11 DE AGOSTO DE 2023

23ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA COLAR DE HONRA AO MÉRITO A MÁRCIO MESQUITA SERVA

        

Presidência: VINICIUS CAMARINHA

        

RESUMO

        

1 - VINICIUS CAMARINHA

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - ANA CAETANO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE VINICIUS CAMARINHA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Márcio Mesquita Serva". Nomeia demais autoridades presentes. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece considerações sobre a solenidade. Anuncia a exibição de vídeo sobre a história do Dr. Márcio Mesquita Serva.

        

4 - FERNANDA MESQUITA SERVA

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar - Universidade de Marília, faz pronunciamento.

        

5 - MÁRCIA MESQUITA SERVA REIS

Superintendente do Hospital Beneficente Unimar, faz pronunciamento.

        

6 - THIAGO AURICCHIO

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

7 - PRESIDENTE VINICIUS CAMARINHA

Tece considerações regimentais sobre a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Lê currículo do Dr. Márcio Mesquita Serva.

        

8 - ANA CAETANO

Mestre de cerimônias, anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Márcio Mesquita Serva.

        

9 - MÁRCIO MESQUITA SERVA

Magnífico reitor da Unimar - Universidade de Marília, faz pronunciamento.

        

10 - PRESIDENTE VINICIUS CAMARINHA

Discorre sobre a história e a relevância do homenageado para a sociedade de Marília. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vinicius Camarinha.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Márcio Mesquita Serva, magnífico reitor da Universidade de Marília, a Unimar.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no Youtube, pelo canal do Youtube do deputado estadual Vinicius Camarinha, e na página do Instagram do deputado Vinicius.

Convido, para que componha a Mesa Diretora, o deputado estadual Vinicius Camarinha. (Palmas.) O homenageado da noite, Dr. Márcio Mesquita Serva, magnífico reitor da Universidade de Marília, a Unimar. (Palmas.) A esposa do homenageado, Prof.ª Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva, vice-reitora da Universidade de Marília, a Unimar. (Palmas.)

A filha do homenageado, Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Universidade de Marília, a Unimar. (Palmas.) Também filha do homenageado, Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do Hospital Beneficente Unimar. (Palmas.) O deputado estadual Thiago Auricchio. (Palmas.).

Passo a palavra ao presidente desta sessão solene, deputado Vinicius Camarinha.

 

O SR. PRESIDENTE - VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Boa noite a todos, boa noite a todas. Queria dizer que é com muita alegria que nós recebemos todos os senhores, senhoras, familiares do reitor, amigos, amigas.

Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Márcio Mesquita Serva, magnífico reitor da Universidade de Marília - Unimar.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida, como já dito pela nossa mestre de cerimônias, pelos canais já citados. Convido, para que componha a Mesa, além das autoridades já citadas...

Já composta a Mesa, eu gostaria aqui de dar sequência, agradecendo. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. e Srs. Deputados, meus amigos, minhas amigas, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Márcio Mesquita Serva.

Agora, sim, convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coro do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Mota, ao qual eu agradeço pela presença.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Agradecemos ao Coro do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Mota, pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

O SR. PRESIDENTE - VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Nós queremos, nesta noite, agradecer as honrosas presenças do vice-prefeito de Pirajuí, Sr. Alexandre Faria Barrozo; do prefeito de Lupércio, Sr. Cleber Menegucci; do prefeito de Ocauçu, Dito Costa e Silva; do delegado de Polícia Seccional de Ourinhos e delegado adjunto aqui da Capital, Dr. Antônio José Fernandes Vieira.

Do conselheiro regional, representante da 31ª subseção da OAB de Marília - São Paulo, Dr. João Carlos Pereira; do ex-presidente da subseção da OAB de Marília, Dr. Marlúcio Bomfim Trindade; desembargador, neste ato representando o Dr. Samuel Hugo Lima, desembargador presidente do TRT-15, de Marília, Dr. Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani.

Agradecer a presença dos vereadores: de Parapuã, Éder Castro Menezes; agradecer a presença da vereadora de Tarumã, Sra. Kelly Patricia Baratela; de Lupércio, Sr. Julio Cesar Pimentel; vereadora de Oriente, Sra. Monica Soares.

Agradecer à secretária de Saúde de Garça, Sra. Deyse Serapião; agradecer ao Sr. Rodolfo Guerra, da Associação de Relações Institucionais; agradecer à minha esposa, Dra. Beatriz, que está aqui também me acompanhando, deixou os nossos filhos lá em casa, com o coração apertado, mas fez questão, Dr. Márcio, de estar aqui com a gente.

Agradecer a presença do Dr. Douglas Camarinha, juiz federal aqui da Capital; o Dr. Cosenzo, subprocurador-geral de Justiça, que também nos honra com a sua presença; agradecer o Dr. Torquato Jardim, nosso ex-ministro de Justiça, grande advogado que nos abrilhanta com a sua presença.

Agradecer, também, aqui nesta noite, os familiares do Dr. Márcio Mesquita Serva: a sua esposa, que já está aqui ao nosso lado, as suas filhas, os seus netos, genros, amigos, amigas, colaboradores da universidade que eu vejo aqui.

E todos que estão aqui nesta noite, em uma sexta-feira, prestigiando, homenageando uma das pessoas mais especiais que eu pude conhecer na minha vida, durante os quarenta e três anos.

Eu quero, também, dizer que este plenário, Dr. Márcio Mesquita, que é fruto de tantos embates na elaboração de leis, na elaboração de propostas, de sugestões para melhorar a vida das pessoas, também é palco para homenagear as pessoas especiais do nosso estado.

E quero aqui também agradecer muito a presença de um colega de trabalho, o deputado Thiago Auricchio, que é o nosso mascote aqui da Casa. Eu já fui jovem uma vez também, Dr. Márcio, e hoje o Thiago assume esse posto - um jovem deputado de 26 anos de idade, da cidade de São Caetano do Sul, que fez questão de prestigiá-lo aqui nesta noite.

Então, eu vou seguindo aqui a sessão solene. Peço perdão se eu não conseguir nominar a todos, mas queria que todos se sentissem abraçados. Eu vejo que o pessoal da imprensa está toda aqui, muito obrigado por vocês terem vindo de Marília para estar conosco aqui. Muito obrigado a todos os senhores, vejo aqui a nossa equipe toda.

Gostaríamos, agora, de assistir a um vídeo que representa um pouco, evidentemente em um curto espaço de tempo, uma singela síntese da história do nosso reitor Márcio Mesquita Serva.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Neste momento, convidamos, aqui da tribuna, a Prof.ª Fernanda Mesquita Serva, representando a família do homenageado, e todos os colaboradores e parceiros da Universidade de Marília, a Unimar.

 

O SR. PRESIDENTE - VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Enquanto a Dra. Fernanda se dirige à tribuna, eu gostaria de agradecer a presença do Dr. Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente, que o reitor veio dizer que foi aluno, inclusive, da Unimar - não é isso, Dr. Joaquim?

E está aqui conosco também a superintendente do Hospital das Clínicas de Marília, a Dra. Paloma, a gente também agradece a presença. Dra. Fernanda, a senhora tem a palavra.

 

A SRA. FERNANDA MESQUITA SERVA - Muito boa noite. Inicialmente, cumprimento o deputado Vinicius. Muito obrigada mais uma vez por este importante espaço, nesta Casa, com a honraria máxima do nosso magnífico reitor. Cumprimento o deputado Thiago e então, em nome do deputado, cumprimento todas as autoridades já nominadas na Mesa.

Cumprimento toda a família, especial, que veio aqui prestigiar este momento memorável para a nossa família, para a nossa comunidade, para a cidade de Marília. Cumprimentar, também, todos que estão que aqui, que de forma direta ou indireta contribuíram para que esta honra máxima aqui pudesse estar acontecendo nesta data tão especial.

Hoje, o meu papel aqui, reitor... Esse reitor... É muito difícil falar em nome da nossa família, prestar esta homenagem ao nosso magnífico reitor em nome da família, em nome de todos os colaboradores da Universidade de Marília, porque aqui nós estamos em comitiva, deputado. Viemos em comitiva lá de Marília para prestigiar, e quem não pôde estar aqui está, com certeza, acompanhando esta sessão nas redes.

Falar do homem mais importante da minha vida, compartilhar as nossas experiências, a nossa inspiração diária. Pai, você é nossa inspiração diária, para mim, para Márcia.

Então, esse é um grande desafio, mas aqui eu queria só lembrar rapidamente um telefonema. Mais ou menos uma semana atrás, a Márcia estava aqui na cidade de São Paulo, nesta imensidão. Nós somos do interior do estado de São Paulo, e lá todo mundo se conhece; não é bem assim aqui na Capital.

A Márcia, um dia, à noite, me liga e fala: “Fernanda, você não sabe o que aconteceu agora. Eu peguei o carro do meu pai...”. A gente tem um carro aqui, que fica em um apartamento aqui, que meu pai tem. “Fui a um restaurante pegar uma comida, e o manobrista do restaurante perguntou: ‘Você está sozinha? Cadê o seu pai?’”.

Aí a Márcia olhou e falou: “Aqui? Na cidade de São Paulo? Está lembrando do meu pai?”. Aí o manobrista falou para ela: “O seu pai é uma pessoa inesquecível”. E é assim. (Palmas.)

E é assim, pai. Das pessoas mais humildes às pessoas mais cheias de dotes, o que você representa realmente é esse cara inesquecível. Reitor, eu sou uma pessoa privilegiada. Eu tenho a oportunidade de trabalhar diuturnamente ao lado dele, à frente da Pró-Reitoria da Universidade de Marília, e tenho a sorte de tê-lo como pai.

Quero aqui só lembrar uma passagem dele, enquanto gestor, para que vocês entendam esse compromisso que o reitor tem, enquanto educador, enquanto gestor de uma grande universidade, que hoje desponta, sem dúvida nenhuma, como uma das mais importantes universidades do estado de São Paulo, do Brasil. Com muita honra, a gente vê muitos egressos, aqui, da Universidade de Marília.

Durante a pandemia, naquele momento em que nós não sabíamos o que aconteceria no dia seguinte, nós tínhamos a oportunidade de levar para ele planilhas, para o reitor, para a tomada de decisão dele - o gestor máximo nosso -, rever algumas planilhas, olhar alguns colaboradores.

Naquele momento difícil, empresarial, que nós, enquanto universidade, também estávamos passando, ele então pega todas aquelas planilhas e devolve para nós, pró-reitores, em uma reunião de planejamento, e fala: “Quem esteve comigo até agora, fica. Eu não mando embora nenhum colaborador em tempo de pandemia.  Eu vou ficar com todos e não vou reduzir salário, em tempos de pandemia, dos meus colaboradores”. (Palmas.)

E foi assim, Vinicius, foi realmente com lições... e essas lições são passadas para mim; para a Márcia; para o Júlio, meu sobrinho que está aqui; o meu cunhado, Dr. Carlos Henrique; meu marido. Nós almoçamos todos os dias juntos, com a minha mãe, com o meu pai. Todos os dias ele passa, então, ensinamentos diários.

E o que eu desejo na noite de hoje é que o senhor tenha muita saúde e que a gente consiga, juntos, realmente continuar vivenciando o trabalho brilhante que o senhor faz à frente da Saúde e da Educação da nossa cidade de Marília e região.

Enfim, realmente é uma alegria imensa poder compartilhar este momento histórico. Deputado, mais uma vez, muito, muito, muito obrigada por este reconhecimento, que é um reconhecimento de todos nós.

Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Convido para que faça uso da palavra, neste momento, a outra filha do homenageado, Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente do Hospital Beneficente Unimar.

 

A SRA. MÁRCIA MESQUITA SERVA REIS - Boa noite a todos, boa noite a todas as autoridades presentes, aos nossos amigos marilienses aqui presentes. Boa noite, deputado e amigo Vinicius Camarinha. Boa noite, deputado Thiago, que já o considero um amigo de Marília também, porque é amigo do nosso deputado.

Estou bastante emocionada e nem comecei a falar ainda. Na verdade, é uma noite de muita emoção, muita emoção mesmo, ainda mais... Esta homenagem vem do nosso deputado Vinicius Camarinha, então vem de alguém que, de fato, conhece a história do Márcio Mesquita Serva.

Não é uma mera homenagem. Realmente, é uma homenagem da comunidade de Marília e região, não é, deputado? A gente sabe os seus milhares de votos aí e isso faz com que esta honraria tenha ainda mais valor, porque você representa essas pessoas que de fato amam o Márcio Mesquita. Filho sempre ama mesmo, então... (Palmas.)

Obrigada, deputado, obrigada, obrigada.

E aí, vou falar, tentar ser breve e falar o que é o magnífico reitor. Todo mundo conhece esse nome, e não é à toa. Ele realmente é magnífico, e é assim que eu me inspiro todos os dias. É a minha inspiração. (Palmas.)

E é através dele que eu aprendi, nestes muitos anos - não é, pai -, muitos anos de trabalho, que fazer o bem faz bem. Faz bem. E é assim que ele vem fazendo há 65 anos à frente da Universidade de Marília; e agora, há 23 anos, sendo a cabeça, a cabeça do Hospital Beneficente Unimar, um hospital que atende milhares de pessoas, milhares de pessoas, e que não escolhe quem atender, onde 70% desses atendimentos são SUS.

Em um país pós-pandemia, onde as dificuldades de Saúde estão cada dia mais desafiadoras, a cada desafio que eu levo para esse magnífico, ele é visionário e entende de Saúde muito mais do que muitos médicos e muito mais do que muitos gestores. Ele olha e fala: “Este País é para os fortes. Respira e vai”. E é assim que, todos os dias, a Fernanda falou muito bem, a gente chega na hora do almoço achando que não vai terminar o dia, respira fundo e termina às dez da noite.

Obrigada, magnífico, por fazer a diferença. Realmente, contar as suas histórias aqui não seria possível, porque elas são enormes e uma mais linda que a outra, e eu posso garantir que todas elas envolvem muito trabalho, muito suor.

E ele não está sozinho. Aqui nós estamos representando você, pai, enquanto família, mas ele tem uma família, em Marília, de mais de 2 mil funcionários só dentro do Hospital Beneficente Unimar, que reza para ele todos os dias. Então, essa fortaleza aí... tem muita gente orando para ele todos dias, e está dando certo. Obrigada, obrigada por este espaço. (Palmas.)

Eu estou tentando não chorar, mas as pessoas que me conhecem sabem que eu sou pura emoção. Então, vir a este espaço não era possível para mim sem soltar algumas lágrimas.

Obrigada gente, obrigada pela presença. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Com a palavra, agora, o deputado estadual Thiago Auricchio. (Palmas.)

 

O SR. THIAGO AURICCHIO - PL - Boa noite a todos, boa noite a todas. Prometo que eu vou, meu presidente Vinicius, ser muito breve. Até quero já cumprimentá-lo, agradecer pelo convite e a oportunidade de estar aqui hoje.

Quero cumprimentar o homenageado da noite, o magnífico reitor Dr. Márcio. Quero cumprimentar as suas filhas, a Regina, cumprimentar a Márcia. Eu falei para a sua mãe que, ouvindo você falar - não é, Vinicius - senti que quase chora também, vendo esse emocionante depoimento que você deixou.

Quero cumprimentar a Sra. Fernanda também aqui, esposa do Dr. Márcio. Quero cumprimentar, em nome de todas as mulheres aqui, a esposa do Vinicius, a Dra. Bia, parabenizando sempre pelos lindos filhos que vocês têm. Quero deixar um abraço para o Dr. Cosenzo, representando o procurador-geral Mário Sarrubbo.

Antes de iniciar meu discurso, Vinicius, só para fazer um comparativo, eu sou de São Caetano do Sul, e o pessoal da Saúde às vezes brinca que eu sou o deputado da Saúde, porque eu sou o deputado, graças a Deus, que mais ajudou a Saúde de São Caetano do Sul.

E eu não tenho dúvida que... eu estou vendo aqui as duas gestoras dos principais hospitais da cidade de Marília, a Dra. Márcia e a Dra. Paloma - desculpa -, que são os maiores hospitais de Marília e, sem dúvida, Vinicius, eu tenho certeza de que você também tem a fama, na cidade de Marília, como o deputado da Saúde, o deputado que mais levou recursos para o município de Marília. Então, quero parabenizar você por todo o seu trabalho.

Como eu falei, e o Vinicius deixou aqui, quando eu cheguei na Assembleia, o pessoal falava: “Olha, lá você não vai ter amigos, fica de olho aberto que você vai ter colegas”. Mas a vida nos surpreende, e eu tenho aquela coisa que é: quando a gente tem empatia com a pessoa, não tem por que a gente não construir uma amizade.

Desde o princípio, antes de virar deputado, eu já conhecia a história do deputado Vinicius, a história do seu pai. Meu pai é prefeito de São Caetano do Sul e sempre falou da história do deputado Camarinha, depois do deputado Vinicius.

Quando eu cheguei aqui na Assembleia, o Vinicius foi um dos que... Sempre que a gente chega a um lugar pela primeira vez, a gente chega parece que em um território meio estranho, e o Vinicius sempre trouxe uma palavra de orientação como amigo, e eu fico muito feliz de ter a sua amizade.

Reitor, eu estou aqui hoje por causa desse rapaz que sempre reverenciou o trabalho que a Unimar tem na cidade de Marília. Em São Caetano do Sul, a gente também tem uma universidade que se assemelha ao porte da Unimar, e é uma universidade já com quase 60 anos.

Eu tive a oportunidade, neste pouco tempo de deputado - acompanhando antes o meu pai também, pela quarta vez prefeito da cidade de São Caetano do Sul -, eu tive a oportunidade de ver como uma universidade transforma um município.

E eu não tenho dúvidas que a Unimar também ajudou a contribuir com desenvolvimento de Marília e também sendo a referência da região. Não é à toa que tem tantos prefeitos aqui da região de Marília.

Então, parabenizar o senhor, a sua história, a sua linda família, por tudo o que você fez, principalmente no momento da pandemia, que acho que foi um dos momentos mais difíceis que a gente passou nos últimos anos.

A gente fala que, como pessoa pública, um dos maiores desafios do nosso País é a área da Saúde, é a área da Educação. E o senhor, com muita maestria, vem conduzindo a Unimar sempre com a vida dedicada, como as suas filhas falaram, na Saúde e na Educação. Então, no mais, parabenizar a todos que estão aqui.

Eu não posso, deputado Vinicius, na presença do Dr. Cosenzo, eu não posso lançar a sua candidatura como prefeito de Marília no ano que vem, porque eu estaria cometendo um crime eleitoral, mas eu não tenho dúvida que você ainda... pela sua votação no ano passado, a gente viu o carinho que a população de Marília tem com o deputado Vinicius, então eu tenho certeza - viu, Dr. Cosenzo -, que ainda ele tem grandes missões para aquele município.

Um abraço a todos, pessoal.

O meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Agradeço a palavra do deputado Thiago, como a de todos os demais oradores. Dando sequência, inicio as formalidades da outorga lendo o seguinte texto.

 “O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honra conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneia a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Esta sessão solene homenageia, com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Sr. Dr. magnífico reitor Márcio Mesquita Serva.

Um breve currículo: Márcio Mesquita Serva é empresário e economista, com pós-graduação em Auditoria Pública. Iniciou suas atividades na cidade de Marília, onde nasceu. Hoje, é ícone, não só em sua cidade, mas na região e no Brasil.

Desde muito jovem, desenvolvia atividades empreendedoras e sempre foi um brilhante aluno. Aos seis anos, se vê nos fundos de sua farmácia, do vizinho, a lavar vidros de penicilina e éter. Aos 14, é auxiliar de escritório da Companhia Bandeirantes de Armazéns Gerais.

Ao atingir a maioridade, assume como exator, uma espécie de auxiliar administrativo de finanças públicas, sairia de lá 12 anos mais tarde. Tesoureiro responsável por 49 municípios, fez curso de economia em Marília e foi o presidente do Diretório Acadêmico entre 1962 e 1967.

Dr. Márcio monta uma fábrica para secar arroz no mesmo período em que ingressa na faculdade. Cria 13 imobiliárias, diversifica seus negócios, até focar-se integralmente à Educação, no início dos anos setenta. Pouco tempo após a formatura, é contratado como corretor pelos mantenedores da Associação de Ensino de Marília. Como pagamento, recebe 5% do controle, e chega à diretoria em 1968.

Depois de pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em Auditoria Pública, em 69, assume o cargo de diretor secretário. Atualmente, é reitor da Universidade de Marília - Unimar, administrador do maior campus universitário do interior paulista e um dos maiores do País, localizado em uma área de 840 hectares, com 21 cursos de graduação presencial e inúmeros cursos de pós-graduação em um ambiente movido por pesquisa.”

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Chamamos à frente o Sr. Dr. Márcio Mesquita Serva, para que seja outorgado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Neste momento, ouviremos as palavras do homenageado da noite, o magnífico reitor Dr. Márcio Mesquita Serva. (Palmas.)

 

O SR. MÁRCIO MESQUITA SERVA - Boa noite a todos e a todas. Excelentíssimos componentes da Mesa, meus familiares, meus amigos, eu estou que nem a Márcia, vou começar a chorar.

Meus queridos deputados, representantes das comunidades do interior, da nossa região; nossos professores; Dra. Paloma, representando a faculdade oficial de Marília, na área de curso superior, principalmente Medicina; a todos vocês, meus parentes que estão aqui; meus agradecimentos ao doutor, que veio nos prestigiar; nossos professores; e a todos.

Olha, eu não sou muito discursivo, nunca fui político. Eu comecei a minha vida bastante humilde, mas com a intenção de trabalhar, trabalhar e ir até o final da vida trabalhando.

Eu já passei dos 80, mas ainda espero ter alguns décimos aí, para poder continuar trabalhando na área de Saúde, na área de Educação, e hoje estou pensando seriamente em Saneamento, porque acho que o mundo inteiro está carente disso, principalmente o nosso País.

Eu queria dizer aos senhores o meu agradecimento de coração ao Vinicius Camarinha, à sua família inteira, que esteve conosco, com a minha família, a vida toda. Seu pai, sua mãe, seus irmãos.

Eu gostaria de dizer que eu quero agradecer aqui hoje a presença do meu irmão; sua mulher; do (Inaudível.), meu primo querido; dos meus sobrinhos e do meu neto, que está lá escondidinho, porque chegou tarde, o Júlio Cesar; da Márcia, que é uma chorona, mas é uma chorona maravilhosa. Ela tem prestado um serviço, tanto quanto a Paloma, na escola pública e no hospital público, ela está prestando um serviço maravilhoso. Parabéns.

Você e a sua irmã compõem um quadro maravilhoso, aí soma a sua mãe, que deu uma educação maravilhosa a vocês duas - com amor, com carinho, mas com respeito ao valor que tem de ter à sociedade e à comunidade. Vocês são um exemplo para quem quer servir, porque vocês são trabalhadoras, decentes e honestas, que vêm fazendo a continuação de um trabalho bastante árduo.

Eu sei o quanto vocês podem chorar, chorar, chorar e vão continuar chorando, porque na verdade é uma guerra. A dona Paloma sabe disso, e todos os que estão na Saúde sabem como é difícil convencer o governo a investir na Saúde e convencer o pobre que você não é responsável por não ter a Saúde que merece este País maravilhoso.

Mas não só no Brasil nós temos problemas com Saúde. Quase o mundo todo tem esse tipo de problema, e nós vamos continuar lutando para que nós possamos resolver, cada vez mais, o sistema de Saúde do mundo todo.

E, assim, eu espero estar junto com os senhores, esses senhores da região: prefeito, vereadores, deputados. Nós, tenho certeza, que estamos lá - eu, a Dra. Paloma, todos nós da Saúde de Marília - para atender a região. Nós não queremos só atender Marília, queremos atender a região com dignidade, com amor, com carinho.

Quero dizer aos senhores que agradeço o comparecimento. Agradeço primeiramente ao meu querido deputado, por fazer esta homenagem, esta surpresa maravilhosa. E quero repartir com todos os meus funcionários, que trabalham maravilhosamente nas empresas nossas, com carinho, com amor, sabendo que aquela é uma empresa em que não se demite, ao contrário, se admite, e fazendo com que nós possamos trabalhar cada vez mais para o bem da comunidade mariliense e da região.

Meu muito obrigado pela presença dos senhores.

Eu espero que nós possamos tomar um champanhe, uma bebida, e nos tornar mais íntimos, maiores conhecidos, porque é só assim que nós vamos ter um País melhor, uma vida mais gostosa. É com o trabalho um pelo outro.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ANA CAETANO - Chamamos à tribuna o deputado estadual Vinicius Camarinha.

 

O SR. PRESIDENTE - VINICIUS CAMARINHA - PSDB - Oi, gente, boa noite mais uma vez a todos, boa noite a todas. Uma palavra bem breve. Eu inicio aqui, mais uma vez, reiterando meus agradecimentos a todos os senhores por estarem aqui em uma sexta-feira, véspera de dia dos pais. Para a gente, é muito importante a presença de cada um que está aqui.

De alguma maneira, vocês vieram aqui homenagear o nosso querido magnífico reitor por algum motivo pessoal, pelo que ele representa para cada um que está aqui nesta noite, pelo que ele representou, pelo que ele representa na vida de cada um, por alguma passagem, por alguma história. E eu estou muito feliz por receber todos vocês aqui.

Hoje, reitor, dona Regina, Márcia, Fernanda, meu amigo, deputado Thiago Auricchio, se eu estou podendo fazer esta homenagem, eu devo a vocês, a cada um que está aqui, que meu deu a oportunidade de estar aqui nesta Casa, na nossa Casa, na mais legítima Casa que representa o nosso povo de São Paulo.

Aqui, são 94 deputados estaduais; cada um senta em cada cadeira em que vocês estão sentados e cada um luta, diariamente, nesta Casa, para que as suas convicções, aquilo que lhes trouxe até aqui, de alguma forma, aconteça.

E, dentro de tudo que a gente planejou que pudesse acontecer de bem para a nossa população, reitor, eu estou tendo esta honrosa oportunidade de, em nome do povo de São Paulo - da nossa região em especial - poder estar lhe homenageando.

Mas a minha homenagem não é uma homenagem simples, para fazer média, ou alguém que apareceu por aí. Eu conheço a história do senhor. Eu conheço há 43 anos, desde que eu nasci, a história da família Mesquita Serva, e a história da família Mesquita Serva, Dr. Cosenzo, se mistura com a história de Marília. Se Marília é o que é hoje, nós devemos a muita gente, Dr. Jeferson, a muita gente, mas devemos em especial à família Mesquita Serva.

Eu me lembro que, em 1990, Dr. Marlúcio - eu sou acho que um pouquinho mais velho que o senhor -, nós não tínhamos essa quantidade de faculdades à disposição das pessoas. Nós não tínhamos. Quem tinha na sua cidade uma faculdade, era uma cidade privilegiada, e vejam bem, não era uma faculdade pública, era uma faculdade privada.

Com isso, Marília passou a se tornar um polo regional de Educação. Com a sabedoria, o conhecimento e a determinação do reitor, passou a ser um polo estadual de Educação.

Depois, no final da década de 90, em 2000, passou a ser uma referência nacional em Educação e, com isso, a universidade, evidentemente, cresceu muito, passou de faculdade à universidade; trouxe para Marília mais de 20 mil alunos.

Então, imaginem os senhores, 20 mil alunos frequentando uma cidade, movimentando o serviço, o comércio, o setor imobiliário, movimentando a economia da cidade. E a cidade começou a se desenvolver, a crescer juntamente ao ramo alimentício. A cidade começou a prosperar de forma maravilhosa.

Não bastasse isso, eu comecei a observar algumas atitudes do reitor que me tocaram o coração, porque, ao fazer pela Unimar, estava fazendo para a vida que ele planejou ao lado da sua família, mas ele começou um trabalho social maravilhoso, maravilhoso, que foi poder retribuir um pouco aquilo que a cidade e o povo do Brasil tinham lhe dado.

Iniciou um trabalho social, que eu me lembre - pelo menos, que me marca até hoje -, que foi, na época, o sopão da Unimar. Eu me lembro que o sopão era um sucesso. Depois, ainda no final da década de 90, a Unimar era uma grande referência em Odontologia, e aí o Márcio começou a pôr dente em todo mundo, trocar dente, atender o povo mais humilde, e aí abriu as portas da Universidade e tal.

E, mais recentemente, ele pirou de vez e foi decidir fazer um hospital. Agora, fazer hospital... O poder público já não aguenta um hospital, as Santas Casas fechando, uma dificuldade enorme, está aqui a Dra. Paloma, que sabe o quanto é duro você manter as contas.

O reitor decide construir um hospital beneficente, no qual, como eu já disse aqui, a Márcia recebeu essa honrosa missão de administrar um hospital, 70% SUS.

Então, gente, foi somando todas essas atitudes que, quando eu olhei alguns colegas homenageando algumas pessoas, eu falei: “Poxa, eu tenho que homenagear alguém”. E é uma homenagem por mandato; não é feirão de homenagem aqui, não, viu? Senão vira... Acaba avacalhando aqui a homenagem.

E aí eu falei: “Essa pessoa tem que ser muito especial. Tem que ser muito especial”. Eu passei o mandato todo, isso foi passando: “Eu preciso eleger alguém especial”. E um dia eu olhei e falei: “Essa pessoa está na minha frente, está na minha frente”. Eu tenho certeza que vocês concordam comigo, concordaram comigo, em fazer esta homenagem ao nosso querido Márcio Mesquita Serva. (Palmas.)

Eu tenho algumas passagens... Eu conheço o Márcio desde adolescente, desde criança. Eu estudei com a Márcia no berçário, depois nós fomos para a escolinha, depois colegial, nós crescemos juntos. Então, eu frequentei a casa do Márcio, frequentei a casa da Regina, e a gente se conhecia muito.

E com pessoas que são geniais, como o Dr. Márcio, você tem que aprender. Eu digo que o Márcio é como o cometa Halley, pessoas assim aparecem de 300 em 300 anos, e realmente é um aprendizado.

Um dia, eu estava no hospital com a Márcia, e a Márcia com muita dificuldade... Até o deputado Thiago chegou em mim agora e falou: “É nesse hospital que você põe todos aqueles recursos?”. É esse o hospital.

Tem um projeto grande de oncologia. E aí, eu com a Márcia ali, uma hora ela estava com muita dificuldade financeira, e a gente foi lá na reitoria falar com o reitor. Ela, muito apavorada, porque o salário estava chegando e tinha que pagar os funcionários.

Aí o reitor olhou para ela - e isso me marcou muito -, o reitor olhou para ela e disse assim: “Filha, não se preocupe. Trabalha que o dinheiro vem”. E é verdade. “Trabalha que o dinheiro vem, continua trabalhando. E eu não quero parar por aqui, quero fazer mais um hospital ao lado”. Eu falei: “Esse povo está tudo doido aqui, eu vou embora, porque senão... Não é possível, poxa, mais um hospital.”.

E eles começaram mais um hospital ao lado. Ergueram mais uma torre e, não bastasse isso, mais uma torre oncológica, que eu tive a satisfação de poder participar com um projeto maravilhoso de oncologia, com PET Scan - equipamentos que nós não tínhamos na cidade.

E isso tudo, minha gente, faz com que nós possamos, enquanto homens públicos, encontrar na iniciativa privada pessoas que ajudam a gente a resolver os problemas das pessoas, melhorar a vida das pessoas.

Ao falar em melhorar a vida das pessoas, eu não posso deixar de agradecer também, enquanto prefeito, as boas parcerias que nós tivemos. A UPA, que é uma referência em atendimento em Saúde, em uma grande inciativa de colocar a Unimar para atender ao público com a eficiência da iniciativa privada - com coisa boa, com agilidade para não faltar ninguém e, se faltar, substituir rapidamente.

E a Unimar, eu confesso que, quando nós abrimos o edital de licitação e a Unimar venceu a licitação e nós começamos a operar - pelo menos na minha época -, é só elogio.

E acredito que, se depender da Unimar, também é só elogio. Tantas experiências que, depois, a Unimar expandiu. Depois, eu fiquei sabendo de Echaporã e outros municípios que vocês acabaram socorrendo a Saúde Pública.

Então, gente, a minha homenagem se deu por todas essas razões. Ficaria a noite toda aqui descrevendo algumas histórias, momentos que nós passamos juntos e tanta coisa boa que aconteceu.

E eu tenho aqui, Márcio, Dr. Márcio, magnífico amigo, o que eu tenho aqui para lhe desejar, como a tua filha sabiamente desejou, é muita saúde.

Eu gostaria de te desejar muitos anos ainda conosco. Muitos anos de vida ao nosso lado, nos ajudando a carregar e a enfrentar as missões que nós temos pela frente, porque você tem da gente aqui, de mim, em especial, dos meus colegas que estão aqui, desta Casa, dos amigos aqui, toda amizade, todo apoio, todo carinho pela pessoa e pelo coração que o senhor tem.

O que eu tenho a dizer é muito obrigado por todas essas ações que o senhor proporcionou para todos nós. E a vocês, muito, muito obrigado por estarem conosco aqui, dividir esta homenagem que o Dr. Márcio está recebendo hoje. Sem vocês aqui, nós não teríamos a homenagem, sem dúvida nenhuma, tão abrilhantada, na noite de hoje.

E eu faço aqui o encerramento oficial da sessão, já tomando tempo demais, mas... Portanto, esgotado o objeto da presente sessão, mais uma vez, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada esta sessão.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 04 minutos.

 

* * *