7 DE AGOSTO DE 2023

21ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PIRACICABA - ACIPI

        

Presidência: ALEX MADUREIRA

        

RESUMO

        

1 - ALEX MADUREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene em "Homenagem aos 90 anos da Associação Comercial de Piracicaba - Acipi", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.

        

2 - RENATO ARIEDI

Mestre de cerimônias, convida os presentes a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE ALEX MADUREIRA

Destaca a justeza da homenagem que será prestada à Associação Comercial de Piracicaba. Ressalta que a entidade é uma das maiores de seu gênero no País.

        

4 - RENATO ARIEDI

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo institucional da Associação Comercial de Piracicaba.

        

5 - PRESIDENTE ALEX MADUREIRA

Faz a entrega de homenagens a Silvanete Borges Neves, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial de Piracicaba, e a toda a diretoria da entidade. Parabeniza a associação pela sua atuação ao longo de suas nove décadas de existência. Considera que a entidade contribui para o progresso de todo o estado de São Paulo e do Brasil. Concede o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Associação Comercial de Piracicaba, na pessoa de seu presidente, Marcelo Delfini Cançado.

        

6 - MARCELO DELFINI CANÇADO

Presidente da Associação Comercial de Piracicaba, faz pronunciamento.

        

7 - PRESIDENTE ALEX MADUREIRA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex Madureira.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o aniversário de 90 anos da Acipi - Associação Comercial de Piracicaba, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta audiência pública está sendo transmitida ao vivo pelo canal Alesp no YouTube. Convidamos para compor a Mesa: deputado estadual Alex Madureira. (Palmas.) Também para compor a Mesa, convidamos Marcelo Delfini Cançado, presidente da Acipi. (Palmas.) Para compor a Mesa, também convidamos Silvanete Borges Neves, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da Acipi. (Palmas.)

Com a palavra, o presidente desta sessão solene, o deputado estadual Alex Madureira, corregedor-geral da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhores e senhoras, esta sessão solene atende à minha solicitação, como deputado estadual desta Casa, com a finalidade de homenagear o aniversário de 90 anos da Acipi, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Convidamos a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro primeiro-sargento Ivan Berg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Neste momento, ouviremos o discurso de abertura do deputado Alex Madureira.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Uma boa-noite a todos e a todas. Eu quero agradecer a Deus a oportunidade de podermos estar aqui hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Algumas pessoas me cumprimentaram quando eu cheguei. Eu cheguei atrasado, Marcelo, pois nós estávamos no Palácio em uma reunião da bancada do Partido Liberal com o governador Tarcísio de Freitas. E uma reunião que a gente achava que ia durar uma hora, que é o que geralmente dura uma reunião de trabalho, acabou durando três horas e 40.

Eu querendo sair, Silvana, da sala, mas não podia, ia ser deselegante. Até que uma das deputadas se levantou e falou: “Olha, eu tenho uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo, governador. Eu precisava ir embora.” E isso foi a deixa de todo mundo levantar e dizer ao governador: “Vamos para as fotos, então, e a gente termina essa reunião.”

E deu tempo de chegar aqui a tempo de recepcionar vocês e dizer que eu estou muito feliz hoje por alguns motivos. Um deles é poder representar não só a minha cidade, como a minha região, mas também o estado de São Paulo hoje, aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Onde vocês estão sentados é onde eu tenho a honra de sentar pelo segundo mandato. A vida... E o Marcelo, tenho certeza que já conhece isso, o Jorge, toda a diretoria, e também nos seus negócios, na sua indústria, no seu comércio: cada um de vocês sabe que é difícil tomar decisões. E aqui é um lugar de tomada de decisões, em que muitas vezes nós somos impelidos a decidir.

Eu digo para todo mundo que no botão de votação só tem dois botões: é “sim” ou é “não”. Então, você tem que tomar uma decisão, e muitas vezes é na hora ali, Mauricio, que você tem que decidir.

O voto que você vai dar é a decisão daquele projeto e que impacto isso vai trazer para a população ou não. As escolhas que nós fazemos aqui trazem impacto para a população. Então, esse é o primeiro motivo pelo qual estou muito feliz hoje: é de poder estar aqui, tendo a honra de poder representar minha cidade, minha região e o estado de São Paulo.

E o segundo motivo pelo qual estou feliz, Marcelo, é que esta é a maior honraria que a Assembleia Legislativa tem: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. E eu estou tendo também essa honra de poder ofertar esta honraria à Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

Esse aqui, gente, é o Marcelo, que vai receber hoje, mas o Marcelo representa a Associação Comercial, representa os seus associados, representa os seus cooperados, representa a diretoria, representa o conselho e todos aqueles que fazem parte, como os colaboradores que fazem com que a Associação Comercial seja essa pujança que é.

E quando eu estive com o governador e levamos o convite a ele do aniversário de 90 anos, eu pude dizer para ele, com a boca cheia mesmo, dizer assim: “governador, essa é a maior associação comercial de São Paulo.”

E aí ele olhou para mim, falou: “mas e a Associação Comercial de São Paulo, da cidade de São Paulo?”. “Olha, governador, há controvérsias. A gente não pode dizer aqui, afirmar ou também não afirmar, mas eu garanto para o senhor que a Associação Comercial”, e ele fez questão de falar isso no vídeo, “é uma das maiores do País.”

E eu acho que é motivo de orgulho para vocês, também, que representam essa entidade tão importante para nossa cidade. E se eu fosse falar aqui do trabalho que a Associação Comercial presta para Piracicaba e para toda a região, nós ficaríamos aqui a noite toda, e acho que esse não é o nosso intuito. Eu preciso ainda voltar para casa, porque amanhã tenho que voltar para cá, e sei que todo mundo amanhã tem que trabalhar também.

Então, só para externar neste discurso inicial a minha felicidade, a minha alegria de poder estar aqui e de poder prestar esta homenagem hoje à Associação Comercial de Piracicaba.

E para quem me disse: “Olha, estamos aqui na sua Casa”, não, esta aqui não é a minha Casa. Esta aqui é a Casa de todos vocês, esta aqui é a Casa de todos os paulistas. Nós somos representados aqui, e eu estou tendo a honra de representar, mas esta Casa é nossa, é de vocês também.

Então sejam bem-vindos à sua Casa.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Assistiremos agora a um vídeo de apresentação institucional.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Neste momento, chamamos a senhora Silvanete Borges Neves - neste ato, representando todas as mulheres da Acipi - para que receba uma homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Agora, daremos início à entrega da homenagem legislativa para toda a diretoria da Acipi. Neste ato, irei chamar pelos nomes e convido o deputado anfitrião, Alex Madureira, juntamente com Marcelo Delfini Cançado, presidente da Acipi, à minha esquerda.

Neste ato, Marcelo Delfini Cançado receberá a homenagem legislativa, com um diploma de homenagem. Convidamos para receber também esta homenagem o 1º vice-presidente da Acipi, Mauricio Benato. (Palmas.)

Convidamos também para receber a homenagem legislativa o 2º vice-presidente da Acipi, Rodrigo Mario dos Santos. (Palmas.) Convidamos também para receber a homenagem legislativa o 3º vice-presidente da Acipi, Jorge Aversa Junior. (Palmas.)

Convidamos também para receber a homenagem legislativa, da Acipi, Marcos Marcelo de Moraes e Matos, 1º secretário da Acipi. (Palmas.) Convidamos também para receber a homenagem legislativa o 1º diretor financeiro, Antonio Carlos Schievano. (Palmas.) Convidamos também para receber esta homenagem o diretor administrativo José Antônio de Godoy. (Palmas.)

Chamamos para receber esta homenagem o diretor da Acipi, Guilherme Gorga Mello. (Palmas.) Convidamos para receber esta homenagem o diretor José Francisco Calil. (Palmas.) Convidamos o diretor Juliano Meneghel Dorizotto. (Palmas.) Convidamos para receber a homenagem o diretor Luis Francisco Schievano Bonassi. (Palmas.)

Convidamos para receber a homenagem Odair Luiz Renosto. (Palmas.) Convidamos para receber a homenagem Paulo Roberto Checoli. (Palmas.) Convidamos para receber a homenagem parte da diretoria do conselho da Acipi, Eliana Caneva Aguileira, vice-presidente do conselho consultivo (Palmas.).

Convidamos para receber a homenagem César Lásaro Ferreira Costa, secretário do conselho executivo. (Palmas.) Convidamos, neste ato, para receber a homenagem, Silvanete Borges Neves, coordenadora do CME. (Palmas.) Convidamos para receber a homenagem a conselheira Adriana Maria de Lara Storel. (Palmas.)

Convidamos para receber a homenagem o Claúdio Roberto Zambello, conselheiro da Acipi. (Palmas.) Convidamos o conselheiro Luiz Angelo Sabbadin. (Palmas.) Convidamos o conselheiro Marcelo Antonio Ferraz. (Palmas.) Convidamos o conselheiro Marcos Rogério Rossi. (Palmas.) Convidamos o conselheiro Orlando José Berto. (Palmas.) Convidamos a conselheira Sueli Lopes Garcia. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

Os demais homenageados que compõem a diretoria receberão na sede da associação.

Neste momento, iremos dar início à entrega do colar ao mérito. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Foi criado em 2015, e é concedido às pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Convidamos o deputado Alex Madureira para o discurso de homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - Marcelo, eu vou seguir o seu conselho de outro dia. O Marcelo falou que tinha escrito um discurso para poder falar. Então, eu escrevi aqui algumas palavras também, para poder falar hoje, nesta noite tão importante. Eu vou iniciar. Acho que são umas cinco ou seis páginas só, mas vai ser rápido.

“Caro amigo Marcelo Cançado, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, em teu nome congratulo a atual Diretoria, bem como todas as demais lideranças e associados que dedicam ou já dedicaram os seus dons e talentos à Acipi, ao longo de sua rica história que está completando 90 anos.

É um privilégio e uma grande responsabilidade poder, ainda, de forma singela, fazer parte dessa trajetória, auxiliando a entidade em suas pautas enquanto desempenho a minha função pública, seja no Parlamento paulista, seja pelas ruas de Piracicaba.

Portanto, quero aproveitar o ensejo para parabenizar a Acipi pelos 90 anos de um sério trabalho em defesa de quem trabalha para o bem de Deus e seus associados, em busca de um Brasil melhor.

É uma grande alegria celebrar a comemoração dos 90 anos dessa entidade, que desempenha um papel importantíssimo para o desenvolvimento da nossa região e, consequentemente, para todo o nosso estado e para o nosso Brasil. Que, desde a sua fundação, tem contribuído diretamente para a rica história da cidade de Piracicaba.

Acompanho as atividades da entidade desde que me conheço por gente, quando ainda me lembro das campanhas de natal da Acipi. E, mais tarde, já adulto, como a entidade esteve presente em pleitos públicos, no âmbito do Poder Judiciário e de representatividade política nas esferas do Executivo e do Legislativo.

Mas a grande importância da Acipi não se restringe somente à cidade e nem à pujante região metropolitana de Piracicaba, mas a todo o estado de São Paulo, que testemunha a ampla representatividade que a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba tem, através de seus associados.

Sejam eles comerciários, industriais, os empresários das mais diversas áreas de serviço, que prestam grande contribuição para toda a municipalidade e ao seu redor.

Com abrangência regional, tanto na geração de emprego e renda, mas também nas discussões de projetos de nível estadual e também federal. Principalmente em relação às questões tributárias e fiscais, protegendo os seus associados, sejam eles desde pequenos comércios até grandes indústrias.

Para que, cada vez mais, Piracicaba e todo seu entorno possam continuar sendo competitivos, seguindo o norte da prosperidade como geradores de emprego e renda através do seu progresso.

Enfim, fazendo com que a nossa próspera região continue cada vez mais desenvolvida. Não só no estado de São Paulo, mas também em todo o território nacional. Mas não apenas isso.

Quero destacar ainda os trabalhos da Associação na educação dos seus munícipes, como os contínuos esforços para implantar e realizar cursos técnicos e profissionalizantes.

Hoje, com mais de 6.400 empresas associadas, é inegável que a Acipi é referência absoluta entre as associações comerciais do estado de São Paulo e do Brasil. Uma verdadeira vitrine de exemplos de sucesso, filiada à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, a Facesp, que reconhece a pujança da Acipi, com diversas premiações. A última, em 2023, quando a entidade recebeu a homenagem pelo desenvolvimento entre os municípios de grande porte.

Quero ainda lembrar que, para coroar os seus 90 anos, a Acipi inaugurou, nesse mês de julho, um novo prédio, com mais de seis mil metros quadrados, que carrega o nome de Inovação e Tecnologia, completamente alinhado ao título.

E com o que há de mais moderno aos associados e futuros associados, que terão acesso a um espaço integrado e dinâmico, condizente com a relevância de Piracicaba e do estado de São Paulo.

Concluo aqui o meu discurso com o mais sincero reconhecimento por esses 90 anos de contínuas e profícuas ações conduzidas pelos seus presidentes, suas respectivas diretorias, que trabalharam e continuam trabalhando em prol da comunidade, desde a sua fundação, ajudando a contribuir e a construir a história de Piracicaba. Por fim, quero agradecer a todos que me deram a oportunidade de seguir representando-os aqui no Parlamento paulista.

Muito obrigado. Já iniciamos esse novo mandato com muito trabalho em defesa de um Brasil melhor. E, com muita alegria, nós queremos celebrar e comemorar os 90 anos da Acipi, dessa entidade que empenha um papel importantíssimo para o desenvolvimento da nossa região e, consequentemente, do nosso estado e do nosso país. Podem contar comigo para que esse belo trabalho da Acipi continue avançando.”

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Por mais esta razão, chamamos à frente o presidente da Acipi, Marcelo Delfini Cançado, para que seja outorgado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Neste momento, ouviremos as palavras do senhor Marcelo Delfini Cançado, presidente da instituição homenageada nesta noite, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

 

O SR. MARCELO DELFINI CANÇADO - Bem, Alex, eu já estava feliz e fiquei mais ainda quando eu vi você falando com o papel na mão... E, mais ainda, quando você falou que a medalha era para mim, representando a todos - porque já estava dando briga, tinha algumas pessoas que inclusive queriam até leiloá-la. Gente, quanta honra.

 Boa noite a todos. Senhores e senhoras, gostaria de iniciar a minha fala agradecendo a esta Casa de Leis, que representa o nosso pujante e tão importante estado de São Paulo; também à banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela apresentação do hino nacional maravilhoso. Uma homenagem vinda desta Assembleia, sem dúvida, para a Acipi, que acaba de completar nove décadas de existência, é algo muito gratificante e marcante.

Nosso agradecimento em especial ao deputado Alex Madureira, representante de Piracicaba e de toda a nossa região, pela iniciativa. Deputado, somos muito gratos pela lembrança e homenagem à nossa associação.

Bem, a Acipi chegou aos seus 90 anos no último dia nove de julho, data marcante, aliás, também para nós, paulistas. O confronto da Revolução Constitucionalista de 1932 marcou a luta contra um governo provisório autoritário e defendia uma nova Constituição. Apesar de não haver vitória, o movimento não foi em vão e contribuiu para a elaboração e posterior promulgação da Constituição de 1934.

Neste mesmo contexto de busca por mudanças, nascia, em nove de julho de 1933, a Acipi, a Associação Comercial de Piracicaba, que depois passou a se chamar Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

Nossa Noiva da Colina, como carinhosamente também chamamos Piracicaba, na época aos seus 166 anos, era pacata e somava apenas 72 mil habitantes. Hoje acabamos de completar 256 anos, somos sede da região metropolitana e, conforme o último Censo, registramos mais de 420 mil habitantes.

Voltando um pouco no tempo, no domingo de nove de julho de 1933 - aliás, data do primeiro aniversário da Revolução de 32 -, muitos comerciantes se reuniram no Teatro Santo Estevão e compareceram à reunião de fundação da Acipi - localizada, então, na praça Sete de Setembro, hoje Praça José Bonifácio, no coração da cidade.

O objetivo sempre foi de representar e dar suporte às classes representadas. Este mesmo objetivo é o que move a Acipi hoje, 90 anos após a sua fundação, e permanece com foco principal no trabalho desempenhado pelos seus cerca de sete mil associados nos ramos do comércio, indústria e serviços.

Muitos são os desafios diários, e este ano inauguramos um novo prédio, uma nova casa para receber com mais comodidade e conforto todos os nossos associados e a população, que todos os dias nos procura para utilizar os serviços que oferecemos.

Isso só foi possível graças à dedicação de toda a nossa diretoria e conselho, que atuam de forma totalmente voluntária e que estão ao meu lado nessa gestão, a qual nomeamos “Inovar para o Futuro”.

Preciso ressaltar, também, o importante trabalho e dedicação dos nossos mais de 70 colaboradores, que fazem a Acipi acontecer e ser o que ela é hoje, sinônimo de base e apoio para todos os segmentos representados.

O sucesso da Acipi, como disse em outras ocasiões, é o resultado do esforço e engajamento de muitas pessoas e empresas; cada um tem um papel fundamental para esse todo. Por isso, a nossa gratidão a quem está conosco e a todos que passaram por ela e deixaram a sua contribuição.

São 90 anos de uma história sólida, construída com muitos esforço, amor e entrega. Hoje, temos um escritório regional da Jucesp; certificação digital; atendimento ao MEI; convênio médico, odontológico e funerário; setor de consulta e proteção ao crédito - o SCPC; a Escola de Negócios junto à FAC - Faculdade do Comércio; convênios educacionais; salas e auditórios para locação; entre outros serviços e benefícios.

Elaboramos campanhas, promoções, eventos, congressos empresariais, participamos de debates e questões relacionadas ao município. Iniciamos, também, neste ano, o Projeto Pescar, projeto de apoio aos jovens em situação de vulnerabilidade e capacitação para o mercado de trabalho. Em tudo, pensamos nas pessoas e na nossa cidade.

A Acipi é feita de gente, com erros, muitos acertos e aprendizados todos os dias. Para nós, que estamos à frente dessa locomotiva, é um aprendizado diário e muito estimulante. Sabemos que o crescimento e o desenvolvimento pleno só se alcançam na busca incessante por dar o nosso melhor, e é isso o que procuramos fazer todos os dias.

Trabalhamos em prol do futuro, mas vivenciamos o hoje na busca de sempre fazer mais e melhor para os que buscam a Acipi. Esse é o nosso objetivo, construir o amanhã, trabalhando hoje.

Mais uma vez, nosso muito obrigado ao deputado Alex e a todos os parlamentares desta Assembleia por esta homenagem, que guardaremos no coração; e eu, no peito. Dessa jovem senhora de nove décadas que ainda tem muito a trilhar, a Associação Comercial Industrial de Piracicaba.

Excelente noite a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RENATO ARIEDI - Agradecemos as palavras e convidamos o deputado Alex Madureira para fazer o encerramento.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX MADUREIRA - PL - É, gente, acabou. Agradecer mais uma vez, Marcelo, a você na Presidência da Acipi. Em seu nome, agradecer a toda a diretoria, a todos os membros do conselho, a todos os associados, colaboradores. Em nome da sua esposa, Roberta Cançado, também, da Silvanete Borges, agradecer a todas as mulheres.

E que Deus continue nos abençoando, nos dando força para a gente continuar trabalhando. Sei que o trabalho na Acipi também não é fácil, trabalho voluntário, que vocês prestam.

Estão lá todos os dias, fazendo a diferença na nossa cidade. Mais uma vez, externar minha alegria, minha honra e minha felicidade de poder estar prestando esta homenagem, hoje, à Acipi.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço aos presentes, à imprensa piracicabana - que veio fazer a cobertura deste evento -, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, taquigrafia e fotografia - fotografia, não sei se eu vou agradecer não -, dos serviço de ata, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 30 minutos.

 

* * *