21 DE JUNHO DE 2024
39ª SESSÃO SOLENE EM RECONHECIMENTO ÀS AÇÕES PROMOVIDAS PELOS PRESIDENTES DOS FUNDOS SOCIAIS
Presidência: ANA CAROLINA SERRA
RESUMO
1 - ANA CAROLINA SERRA
Assume a Presidência e abre a sessão às 10h39min.
2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS
Anuncia a composição da Mesa.
3 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA
Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, "em reconhecimento às ações promovidas pelos presidentes dos Fundos Sociais", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Demonstra sua alegria em ver o plenário cheio. Agradece às autoridades presentes.
4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS
Convida todos a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
5 - ANA CAROLINA SERRA
Agradece a presença de todos neste dia especial. Solicita a presença, ao seu lado, do seu marido Paulo Serra, prefeito de Santo André. Ressalta o trabalho longo, de bastidor, para dar o melhor para a comunidade, realizado pelas equipes dos Fundos Sociais. Menciona o trabalho realizado em prol dos 645 municípios do estado de São Paulo, sempre com o apoio dos prefeitos. Faz agradecimentos às diretorias do Fundo Social, cujo objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas e alcançar, com a legislação moderna, as necessidades de todos os municípios. Presta homenagem ao seu marido, prefeito de Santo André. Parabeniza todos os presentes que fazem a diferença nas suas cidades.
6 - PAULO SERRA
Prefeito de Santo André, faz pronunciamento.
7 - MESTRE DE CERIMÔNIAS
Anuncia a exibição de vídeo de Luana Pocay, presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo.
8 - ANDRÉIA LUZIA FACHINI BRAIT
Presidente do Fundo Social do município de Poloni, faz pronunciamento.
9 - PATRÍCIA CALIN ZEITOUM DOS SANTOS
Presidente do Fundo Social do município de Monte Azul Paulista, faz pronunciamento.
10 - BRUNA FERNANDES PERISSINOTTO
Presidente do Fundo Social do município de Rio Claro, faz pronunciamento.
11 - CLAU CAMARGO
Presidente do Fundo Social do município de Arujá, faz pronunciamento.
12 - ANA CLAUDIA DE FABRIS
Presidente do Fundo Social do município de Santo André, faz pronunciamento.
13 - MESTRE DE CERIMÔNIAS
Anuncia a entrega de certificados para os representantes de diversos municípios do estado de São Paulo, como reconhecimento de ações anteriormente realizadas, promovidas pelos homenageados presentes.
14 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA
Alegra-se em ver muitos representantes de municípios paulistas e o plenário desta Casa lotado. Ressalta o objetivo do Fundo Social de melhorar a vida das pessoas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 12h26min.
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- Assume a
Presidência e abre a sessão a Sra. Ana Carolina Serra.
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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS -
Senhoras e senhores, bom dia. Daremos início, neste momento, à sessão solene em
reconhecimento às ações promovidas pelos presidentes dos Fundos Sociais. Esta
sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.
Convidamos para
compor a Mesa solene as seguintes personalidades. Deputada estadual Ana
Carolina Serra, proponente desta homenagem. (Palmas.) Coordenadoras regionais
da Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Presidentes dos Fundos Sociais
Municipais do Estado de São Paulo: Presidente do Fundo Social do município de
Santo André, Sra. Ana Claudia de Fabris (Palmas.); Vice-prefeita e presidente
do Fundo Social do município de Poloni, Andréia Luzia
Fachini Brait (Palmas.)
Primeira-dama e
presidente do Fundo Social do município de Rio Claro, Bruna Fernandes Perissinotto (Palmas.) Primeira-dama e presidente do Fundo
Social do município de Arujá, Clau Camargo (Palmas.); Primeira-dama e presidente
do Fundo Social do município de Monte Azul Paulista, Sra. Patrícia Calin Zeitoum dos Santos
(Palmas.)
Agradecemos a
presença de todas e todos os presidentes de fundos sociais aqui presentes.
Passo a palavra, neste instante, para a deputada Ana Carolina Serra, para que
proceda à abertura desta sessão solene.
A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA -
Olá, muito bom dia. Senhoras e senhores, sejam todos muito bem-vindos à
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Eu ainda quebro o protocolo para dizer que é uma alegria e uma honra
muito grande ver este plenário lotado, com um intuito e uma força muito maior,
que é de apoiar e de fortalecer o trabalho dos fundos sociais municipais.
Muito obrigada pela
presença de todas as primeiras-damas, primeiros-cavalheiros, prefeitos e
prefeitas neste evento.
Nós iniciamos,
então, os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a
leitura da Ata da sessão anterior.
Senhoras e
senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis,
deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de
homenagear e, principalmente, reconhecer as ações realizadas por todas as
presidentes e os presidentes de fundos sociais aqui presentes ou devidamente
representados.
O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras
e senhores, nos coloquemos em posição de respeito para acompanharmos a reprodução
do Hino Nacional Brasileiro.
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- É reproduzido
o Hino Nacional Brasileiro.
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Todos podem se assentar. Solicita-se às
presidentes dos fundos sociais, que não confirmaram presença, que se apresentem
na recepção para o devido registro de presenças. Queremos registrar nesse
instante a presença, e ao mesmo tempo que agradecemos, das seguintes
personalidades: prefeitos Ricardo Lemes, Piacatu; Sisinio Leão, Pontalinda; Joel Rodrigues, Canitar.
Dinoel
Rocha, Eldorado; Anderson Pinheiro, Borebi; Marquinho
Pinheiro, São Pedro do Turvo; Nercilio Pinheiro da
Silva, Embaúba; Marcelo Otaviano, Monte Azul Paulista; Rodrigo Primo Antunes,
Barbosa; Isael Domingues, Pindamonhangaba; Robson Forte, Uru; Terezinha
Castilho, Coroados.
Prefeito de Narandiba, Itamar dos
Santos; Prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio; Prefeito
de Bom Jesus dos Perdões, Benedito Rodrigues Filho; Pinhalzinho, Paulo Pereira;
Pradópolis, Silvio Martins; Santo André, Paulo Serra; Sabino, Éder de Andrade;
vice-prefeito de Itápolis, Rodolfo Braguini; vereador de Miracatu, Jair Silva;
vereador do Rio Grande da Serra, Zé Carlos; vereador Leonardo Alves, de Mauá; Roge, vereador de Pirapora do Bom Jesus; Dijanira Martins, presidente da câmara de Tejupá.
Rebeca Freire, representante da
Defensoria Pública-Geral; Senhora Luciana Jordão... E representando também a
Defensoria Pública Geral, Senhora Luciana Jordão; secretária de Educação de
Santo André, Senhora Érica Ferreira; Senhor Cássio Luciano dos Santos,
secretário de Assistência Social de Mogi Guaçu; Senhora Valéria Romera Marcelino, secretária da Pessoa com Deficiência de
Santo André; e deputada Paula da Bancada Feminista.
Senhoras e senhores nesse instante
retornamos a palavra à deputada Ana Carolina Serra.
A
SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA -
Olá. Mais uma vez, muito bom dia. Esse é um dia, como eu já disse, muito especial.
E eu não tenho como deixar de agradecer a presença de todas as primeiras-damas,
primeiro-cavalheiros, prefeitos, prefeitas, vice-prefeitas, vereadores,
secretários municipais e principalmente pré-candidatos e pré-candidatas a
vereadores, a prefeito, que estão aqui.
Porque o intuito que a gente tem aqui
com essa sessão solene, e que começou lá no início, com a frente parlamentar, é
justamente transformar. E tudo isso começa com um sonho, e por isso eu queria
que estivesse aqui ao meu lado, queria chamar o meu marido, o prefeito de Santo
André, Paulo Serra. (Palmas.)
Porque toda essa história... Toda essa
história, o motivo de eu estar aqui hoje com vocês reunidos, reunidas, ela
começa com um sonho. Com o sonho de um menino que queria ser prefeito, e que eu
costumo brincar que eu vim como acessório.
E, em 2015, nesse sonho, já com a minha
filha recém-nascida, ele foi se tornando realidade. É um trabalho longo de
bastidor, que eu tenho certeza que todos vocês que estão aqui sabem bem.
Mas muitos dos que estão lá fora não
têm esse conhecimento de tudo aquilo que a gente trabalha, se esforça,
principalmente sacrifica, para dar o melhor para as pessoas, para dar o melhor
para a nossa comunidade, para cada um de cada cidade. E, como a gente fala - eu
tenho certeza que aqui vocês vão concordar comigo -, se Santo André é o quintal
da nossa casa, eu tenho certeza que a cidade de vocês também é o quintal da
casa de vocês.
E, como toda casa, a gente tem muito
amor, muito carinho envolvido, a gente quer cuidar da melhor forma possível e,
principalmente, com o apoio da família. Então por isso queria dizer aqui que
nós estamos em família.
Uma família em prol dos 645 municípios
do estado de São Paulo. Uma família que quer tratar das suas vulnerabilidades,
das suas dificuldades, assim como todos nós temos dificuldades na nossa casa.
Essa história, esse sonho começou lá
atrás, com um menino querendo ser prefeito, e com uma menina que não tinha a
menor ideia que um dia seria primeira-dama de Santo André.
Mas a gente sabe que, quando o trabalho
vem, a gente encara de frente, de cabeça erguida, e com o motivo, quando a
gente fala que é cuidar das pessoas, transformar as vidas das pessoas, a gente
não mede esforços pra que isso aconteça.
Então, se o trabalho em Santo André
frente à presidência do Fundo Social de Solidariedade deu certo é porque antes
de tudo eu tive o apoio de uma figura muito importante na minha vida, que é o
prefeito Paulo Serra, de Santo André.
E eu tenho certeza de que o trabalho de
vocês, com todas as dificuldades, em cada município, ele só é feito porque tem
o apoio da figura mais importante do Poder Executivo municipal, do prefeito.
E é claro, gente, a gente não pode
esquecer que esse é um trabalho feito de equipe. Feito por uma equipe do Fundo
Social de Solidariedade. E aqui eu agradeço a Ana Claudia de Fabris, que é a
presidente do Fundo, assumiu a presidência do Fundo, mas sempre esteve comigo,
ao meu lado, desde 2017 na diretoria do Fundo Social.
E a toda a equipe, e a toda a equipe de
Santo André, que se transformou também agora em uma equipe de gabinete da
deputada estadual Ana Carolina Serra, e que tornou a essa sessão solene
realidade.
Então, gente, sem equipe... E eu
agradeço também, claro, à equipe de todos vocês que fazem da dificuldade a
realização, porque é isso que a gente passa frente ao Fundo Social.
E esses debates, essas discussões, elas
não começaram à toa. Elas começaram justamente porque nós lidamos todos os dias
com as vulnerabilidades. E aí cada uma de nós vai como pode junto aos
secretários, junto aos diretores das prefeituras, junto à iniciativa privada,
aos comerciantes do nosso município, às pessoas que querem ajudar e não sabem
como, para fazer a diferença na vida das pessoas.
E dessa diferença, eu não tenho dúvida,
é o principal mote do Fundo Social de Solidariedade. O que nós temos é a
possibilidade, diferente da Secretaria de Desenvolvimento Social, de
Assistência Social, do Poder Executivo, que é preso a uma legislação muito
engessada. O fundo social é muito mais amplo, mais dinâmico, mais aberto.
E foi com isso que a gente, nessa
brilhante parceria entre o Poder Executivo, a iniciativa privada, as entidades
de terceiro setor e a sociedade civil, organizada ou não - mas que é imbuída de
um único sentimento, a vontade de ajudar -, a gente conseguiu e consegue ainda
transformar a vida de milhares de pessoas.
E baseado nessa experiência, a vontade
de compartilhar essa experiência, de alcançar cada vez mais pessoas, de ouvir
vocês, do diálogo, da escuta, que é o que faz justamente o mote dessa sessão
solene.
O que nós estamos aqui fazendo é a
coroação de todo um trabalho realizado pela frente parlamentar lançada lá no
ano passado, no início do mandato, para a gente ouvir e entender as
necessidades as diferenças de cada município paulista. Porque, sim, nós somos
diferentes, e precisamos trabalhar com essas diferenças.
Mas, acima de tudo, nós precisamos nos
unir. Nos unir nas diferenças, para reivindicar, para postular junto ao Governo
do Estado e junto ao Fundo Social estadual essas mudanças. A sociedade é
dinâmica; nós sabemos disso no nosso dia a dia, nós vivenciamos isso no dia a
dia. Um mandato de quatro anos, quantas coisas não são transformadas e não são
mudadas dentro de uma cidade em quatro anos.
E por que não no estado? E por que não trabalharmos
com uma legislação mais ágil, mais moderna e que nos possibilite chegar até a
ponta e entregar a efetividade da política pública de forma concreta, não só
com o apoio estadual, mas com o apoio de toda a sociedade?
Esse é um
mandamento constitucional que é carregado lá no preâmbulo da Constituição e que
a gente traz agora para a ponta da lei, unificando, modernizando e adequando os
decretos que trabalham o fundo social estadual a uma legislação mais moderna,
adequando às necessidades de cada município nessa legislação mais moderna,
trazendo a necessidade de receita que todos nós temos para a aplicação e
efetividade de uma política pública.
Então, eu
queria, já encaminhando para o final, agradecer a presença de todos vocês. E
agora aqui eu agradeço à Mesa que está presente: a Clau Camargo, minha grande
parceira do município de Arujá; Ana Claudia de Fabris, que eu já agradeci, em
Santo André; a Andréia Luzia, muito obrigada, vice-prefeita e que em breve se
tornará prefeita na sua cidade de Poloni.
Inclusive ontem estive presente junto
com o prefeito de Poloni numa ação do Governo do Estado da habitação. À
Patrícia, muito obrigada desde sempre por todo seu apoio e suas ideias.
Aliás, todas que estão aqui sempre
compartilharam ideias que foram ouvidas e colocadas em prática nessa lei.
Então, à Patrícia de Monte Azul e à Bruna, muito obrigada, Bruna, por todo seu
trabalho, que é a primeira-dama de Rio Claro.
Gente, eu já encaminho para o final,
mas antes eu não posso deixar de homenagear você, prefeito, meu marido, que
tornou esse sonho, que eu jamais sonhei, realidade.
Mas, quando a gente traz um trabalho
para si, nós tínhamos um compromisso. Lembro que nós firmamos em 2015, naquele
dia dos namorados, com a Maria com 15 dias de vida. Gente, se é para ser, vamos
fazer a diferença na vida das pessoas, e hoje nós estamos fazendo.
Parabéns a todos vocês, porque eu digo:
não somos só nós dois de Santo André que fazemos a diferença na vida das
pessoas. Todos vocês que estão aqui fazem a diferença na vida das pessoas mais
vulneráveis do município de vocês. Mas, mais do que isso, vocês têm ideias, nós
precisamos ser ouvidos e melhorar cada vez mais a efetividade da política pública.
Muito obrigada. (Palmas.)
O
SR. PAULO SERRA - Bom dia, não estava no protocolo, mas de maneira muito breve
agradecer a todas as autoridades que já foram anunciadas e a todos que compõem
a mesa.
É uma alegria estar aqui e um orgulho
muito grande ver, Carolina, sua evolução e principalmente a confiança que as
pessoas que estão aqui, hoje, têm no que representou o seu trabalho.
Então, a gente realmente começou lá em
2015 com esse projeto em uma cidade como Santo André, que é muito complexa, que
é muito diversa, que é muito plural. Uma cidade que está beirando os oitocentos
mil habitantes.
Então, tem as suas mazelas, e tudo em
Santo André é muito grande, os desafios também. Mas eu quero só deixar aqui uma
mensagem de otimismo e de destaque da importância do trabalho que os fundos
sociais têm e a diferença que isso fez na nossa cidade.
E aí, mais do que o marido apaixonado e
fã da primeira-dama e da deputada, é dizer do que a gente sentiu em Santo André,
da efetividade que isso fez. Não só na pandemia, mas especialmente na pandemia.
Se a gente não tivesse um fundo social
organizado do jeito que a Carolina organizou desde o início, talvez a pandemia
teria impactos sociais muito mais profundos do que teve. A gente conseguiu
minimizar.
Eu sempre dizia lá que não faltava
leito, não faltava respirador, mas também não faltava máscara e comida na mesa.
E essa segunda parte era diretamente do fundo social.
Então, a gente conseguiu superar essas
dificuldades e viu o quanto o trabalho que vocês fazem pode tocar, se feito de
uma maneira organizada, com essas boas ideias, com essas boas práticas, toca a
vida das pessoas. Não tenho dúvida disso.
Isso não é um acessório, não é uma
coisa que tem que ser feita pelo script ou porque é apenas uma tradição da
política ter o fundo social e a primeira-dama atuando. Não. Faz diferença. Não
tenho nenhuma dúvida, e o que eu queria deixar aqui de mensagem é isso.
A votação que a Carolina teve foi
inesperada para nós também lá. Eu mesmo, e quebrando o protocolo, perdi o bolão
feio lá que tinha em Santo André de quantos votos a Carolina ia ter e perdi
muito para menos.
E aí, qual é a conclusão que a gente
chegou? Como é que ela teve mais de 40% dos votos da cidade, de uma cidade
enorme como a nossa? É porque o trabalho impactou a vida das pessoas e as
pessoas retribuíram com a gratidão, com a melhoria da qualidade de vida.
Retribuíram na oportunidade que ela se colocou como uma alternativa, como a
forma de agradecimento e trouxeram a Carolina até aqui.
Claro que teve os votos por todo o Estado.
A gente agradece também muito, mas foi muito impactante para nós ela ter 154
mil votos na cidade de Santo André. Um recorde absoluto.
E isso não é questão de vaidade, não é
nem questão de força política, nada disso. Para nós, o que ficou é que o
trabalho feito impactou a vida das pessoas e as pessoas reconheceram com
gratidão, com carinho, com sentimento, como a gente é tratado na rua lá em
Santo André, graças a Deus.
Até mesmo nesse último ano de gestão, o
carinho e a conexão com a cidade são muito grandes. Mas, para deixar essa
mensagem, esse recado e esse testemunho de que o trabalho de vocês faz
diferença, que as pessoas reconhecem e que muda a vida da nossa gente para
melhor.
Então, parabéns a todos. Especial
parabéns a você, por capitanear e por fazer dessa oportunidade que a nossa
gente te deu em algo muito maior que eu tenho certeza vai melhorar a vida no
estado de São Paulo todo.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. MESTRE
DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, deputada. Muito
obrigado, prefeito. Registramos também, nesse instante, a presença - ao mesmo
tempo que agradecemos - do presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires,
Sr. Paulo Cesar.
Eu preciso que
alguém que veio corrigir aqui o nome de uma cidade volte aqui pra me dizer
certinho o nome da cidade, porque aqui está escrito ainda como eu disse. Ah
sim, Ricardo Lemes, de Piacatu. Está certo o nome do
prefeito? É isso? Então, é Piacatu. E nós dissemos
“Miracatu”, um pouquinho diferente. Desculpe.
A primeira-dama
e presidente do Fundo Social do Município de Ourinhos, Sra. Luana Pocay, não
pôde estar presente aqui hoje nesta cerimônia, mas enviou um vídeo. E pedimos,
portanto, a sua atenção, assistindo a este vídeo neste instante.
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* *
- É exibido o
vídeo.
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* *
O SR. MESTRE
DE CERIMÔNIAS - A Luana Pocay é também presidente
da Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo.
Vamos seguir
com os nossos pronunciamentos, agora com os pronunciamentos presenciais. Eu
passo a palavra, nesse instante, à Sra. Andréia Luzia Fachini Brait, presidente
do Fundo Social do Município de Poloni.
Vamos
recepcioná-la com carinho. (Palmas.)
A SRA. ANDRÉIA LUZIA FACHINI BRAIT -
Bom dia a todos e a todas. Primeiramente, quero agradecer a Deus por ter dado a
oportunidade de eu estar aqui, estar à frente do nosso município para poder
melhor atender às nossas famílias.
Agradeço à
minha família, agradeço ao prefeito pela oportunidade de poder exercer o meu
trabalho. E imensamente agradeço à deputada Ana Carolina Serra e a toda a
equipe, por me acolher desde o primeiro dia em que eu a conheci. Então, só
gratidão.
Serei muito
breve. Eu costumo dizer que o fundo social é o coração de um município. A gente
tem que cuidar muito bem dos nossos corações, então a gente tem que cuidar
muito bem do fundo social e das pessoas que aí chegam para pedir, até mesmo, às
vezes, se você não tiver nada para dar, um abraço, um carinho.
Então, quando
chegou até mim a oportunidade de participar desse projeto, eu falei: “meu Deus,
vamos encarar, encarar para que nós possamos atender melhor ao nosso município,
para que assim, no começo de um ano, a gente possa organizar um projeto, um
plano de trabalho, para que a gente possa melhor atender à nossa população”.
Então, eu quero agradecer imensa e
novamente a todos vocês aqui presentes, para que possam dar ainda mais força,
para que esse projeto seja, sim, concluído. Muito obrigada a todos, que Deus
abençoe a nossa vida para que tenhamos sempre sabedoria e coragem para podermos
realizar o nosso trabalho.
Muito obrigada, que Deus abençoe todos
vocês. (Palmas.)
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Registramos mais uma
presença e também agradecemos Paulella, vereador de
Tabapuã. Na sequência, subirá à tribuna para transmitir a sua mensagem a Sra. Patrícia
Calin Zeitoum dos Santos, presidente do Fundo Social do Município de Monte Azul
Paulista. (Palmas.)
A
SRA. PATRÍCIA CALIN ZEITOUM DOS SANTOS - Bom dia a
todos, bom dia a todos da Mesa, em nome da deputada Ana Carolina. Eu gostaria
de agradecer a presença de todos vocês.
Para mim é um fato histórico, esta
manhã é muito importante para a gente aqui, porque, na verdade, nós estamos
tendo algumas mudanças em uma lei antiga, de 1968. Então eu acho que é uma
sessão muito histórica para todas nós, para todos, para a nossa política.
Gostaria também de agradecer à deputada
Ana Carolina Serra pela confiança, por me convidar a ser uma das coordenadoras.
Eu fiquei responsável por três regiões:
uma minha, que é Barretos, Ribeirão Preto e Franca.
Então, na verdade, nosso trabalho era
saber, no meu caso, das três regiões, o que elas gostariam que fosse feito na
mudança da lei. A lei foi feita devido ao questionamento: o que as
primeiras-damas precisavam que fosse melhorado na lei?
Todas nós fomos responsáveis por essa
mudança. Lógico, a deputada fez essas mudanças junto com o governo, então foi
uma mudança bem significativa do que era. É muito histórico mesmo a mudança.
Gostaria de dizer que no meu município
eu também criei um projeto, chamado “Empodera Monte Azul”, que é voltado às
mulheres em vulnerabilidade. E assim, deu tão certo, graças a Deus, que hoje a
gente está com o projeto não só com as mulheres em vulnerabilidade, mas com
todas as mulheres de qualquer classe social.
Está expandindo e está sendo muito
proveitoso. São cursos, porque eu fiz parceria com o Sebrae, tenho parceria
também com o Sindicato Rural e o Senai. Então, está sendo muito importante na
minha cidade, além do Fundo Social.
Eu acredito que o Fundo Social não é só
o social, eu acredito que a gente faz hoje políticas públicas. Nós ajudamos os
nossos maridos a se elegerem e a se reelegerem, por quê?
Porque na parte social - que hoje em dia
não é só o social -, a gente também lida com pessoas em vulnerabilidade, a
gente lida com aquela parte da nossa população a qual, às vezes, o prefeito não
consegue chegar.
O prefeito é uma pessoa que leva uma
vida corrida, só faz a parte política dele aonde ele consegue chegar, mas nós,
não. Nós conseguimos chegar às pessoas carentes, às pessoas que precisam, como
disse a nossa colega, de um abraço, às vezes escutar o problema da pessoa, como
já aconteceu comigo, de a pessoa chegar e querer só conversar, querer falar dos
problemas dela.
Então eu acho que essa parte é
importante, até em uma eleição ou em uma reeleição. Porque é esse tipo de
pessoa, são essas pessoas que vão eleger um prefeito, são elas e de repente
elas vão votar - talvez na reeleição - devido à sua primeira-dama, à sua
presidente do fundo social, porque ela que está acolhendo, ela que está dando
os cursos para elas fazerem.
Eu falo isso porque acontece na minha
cidade, muitas delas queriam até que eu fosse prefeita, porque agora meu marido
vai passar a sucessão, então elas queriam que eu fosse prefeita, porque eu
estou fazendo isso, eu estou dando cursos de capacitação, porque eu estou
atendendo ao que elas querem, entendeu? Qual é a pergunta? “Vai continuar?” É
uma coisa que não dá para eu responder a elas, mas eu falo que a gente vai
tentar continuar tudo.
O coração da gente fica apertado,
porque é como se fosse um filho, faz oito anos, começa tudo com a gente. É como
se fosse um filho, também aperta o coração, a gente fica triste, mas faz parte.
E o que a gente mais quer é que continue o trabalho que a gente começou.
Eu acho, acredito assim: o fundo social
também é uma parte da política da nossa cidade, então faz parte, sim, de
políticas públicas. Hoje não é só assistencialismo não, viu? Obrigada, obrigada
pela confiança, e estou à disposição também para qualquer trabalho.
Obrigada. (Palmas.)
O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, Sra.
Patrícia. Vem à tribuna neste instante a presidente do Fundo Social do
Município de Rio Claro, Sra. Clau Camargo. (Palmas.) Já que a senhora está
aqui, Bruna, fale a senhora. Ela é a presidente do Fundo Social do Município de
Arujá. (Vozes
fora do microfone.)
A assessora aqui me corrigiu. A Clau
Camargo é presidente do Fundo Social do Município de Arujá, que vai falar já,
já; e a Bruna Perissinotto é presidente do Fundo Social do Município de Rio
Claro. (Palmas.)
A SRA. BRUNA FERNANDES PERISSINOTTO - Bom dia a todos e a todas. Já
começamos com muita emoção, não é mesmo? A pessoa nunca pisou aqui e já começa
com um tumulto, já deixa a gente nervosa, o coraçãozinho batendo na garganta,
mas está tudo bem.
Bom, primeiramente quero muito
agradecer a todos vocês pela presença, a todos os municípios da região que eu
coordeno, que é a região de Campinas. Muito obrigada, Ana, você nem sabe o
tamanho do presente.
Acredite, é um presente que você está
nos dando hoje, colocando a nós, mulheres, presidentes de fundo,
primeiras-damas vice-prefeitas, em uma posição como esta, em uma coordenação de
um trabalho histórico. Nós, que trabalhamos em fundos sociais, sabemos das
dificuldades e das dores que é estar à frente do fundo social e fazer políticas
públicas eficazes para a nossa população.
Assim como a Ana, em conversa com o
Vagner, seu chefe de gabinete, na visita que ele fez lá no meu gabinete, eu
acredito que a Ana nos escolheu a dedo aqui. E como nós, existem outras
primeiras-damas que querem fazer a diferença, que querem fazer.
Nós somos primeiras-damas que não ficam
sentadas quietinhas em uma cadeira tomando chá o dia todo, como pensam que a
gente faz. Nós batemos na porta dos deputados federais, estaduais, nós batemos
nas secretarias, nós pedimos ajuda.
Eu acho que isso é muito importante,
essa discussão e essa implantação dessa lei. A nova lei dos fundos sociais é
algo muito feliz para nós. A criação do Conselho foi uma ideia que nós tivemos
lá em Rio Claro, que nasceu lá em Rio Claro.
Isso é um orgulho pra mim, eu e a
Letícia conversando lá. Quero mandar um beijo para o pessoal de Rio Claro
também, da minha equipe lá do Fundo Social que está assistindo a gente ao vivo
agora. Um beijo para vocês. Sem vocês, isto não seria possível.
Um beijo especial também ao meu marido
Gustavo, que é o prefeito. Nós estamos no primeiro mandato. Estamos felizes,
porque estamos a caminho de uma reeleição, de um trabalho sério que começou,
como a Ana disse, através do trabalho deles e do sonho deles. Nós realizamos um
sonho que nem era um sonho nosso, mas que está se tornando realidade e faz
parte do nosso dia a dia.
É muito importante nós, mulheres, à
frente disso, porque somos mães, somos administradoras do lar, somos
trabalhadoras à frente de um trabalho de uma responsabilidade tão grande quanto
um fundo social. Então a dor daquela pessoa também é nossa, de uma mãe que
procura um leite, um alimento, também é nossa.
Eu, na minha história - e até me desculpem
se eu me emocionar agora -, tive momentos muito desafiadores em que eu não
tinha mesmo o que comer. Então eu sei o que aquela pessoa está sentindo.
Eu perdi minha mãe muito cedo. Minha
mãe tinha 29 anos quando faleceu, e eu tinha seis. Minha mãe não era
primeira-dama, mas ela catava a cesta básica do fundo social lá de Campinas,
punha no porta-malas do carro e ia entregar para as famílias que precisavam.
Então está no sangue, eu a sinto presente aqui hoje.
Então, uma homenagem a ela também, que
me deu a vida e que me permite viver esse sonho e trabalhar em prol das pessoas
que mais precisam, ajudando, deixando o legado e hoje aqui fazendo história com
vocês. Isso para mim é algo magnífico, de uma magnitude absurda.
Então que Deus nos abençoe mesmo, porque
o nosso trabalho tem que ser muito abençoado e é abençoado, independentemente
da fé de cada um. E que a gente continue firme e forte, com muita coragem,
muita sabedoria e muita força para fazer história onde a gente tem que fazer,
na população da cidade de cada um que está aqui.
Quero agradecer também a todos os
municípios que vieram da nossa região aqui mais uma vez, que pegaram viagens
longas até para estarem aqui presentes hoje.
Meu muito obrigada e um excelente dia a
todos vocês. (Palmas.)
O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito
obrigado, Sra. Bruna Fernandes Perissinotto, presidente do Fundo Social do
Município de Rio Claro. Agora, senhora Clau Camargo, presidente do Fundo Social
do Município de Arujá. (Palmas.)
A
SRA. CLAU CAMARGO - Muito bom dia a todos e todas
que estão aqui. É uma alegria imensa, muita honra estar nesta Casa, na
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, neste dia tão importante, nesse
marco. É importantíssimo para todas nós, do fundo social de solidariedade de
todas as cidades do alto Tietê. Um dia que nós vamos dar um passo significativo
na assinatura desse projeto de lei.
Eu quero aproveitar e cumprimentar a
nossa deputada estadual, Ana Carolina Serra, que também é primeira dama, que
também sabe das nossas dificuldades, dos nossos anseios.
E que, de forma muito democrática,
criou a Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Fundos Sociais de
Solidariedade para que todas nós pudéssemos participar, todas nós pudéssemos
colaborar, enviar as nossas sugestões, para que esse projeto pudesse ser
colocado em papel.
E, se Deus quiser, vai ser aprovado,
com o apoio de todos os deputados dessa Casa, com o apoio do nosso governador,
Tarcísio, e da nossa primeira dama do Estado de São Paulo, Cristiane de
Freitas. Eu tenho certeza que eles também têm um olhar social, voltado
principalmente na emancipação social de todo cidadão paulista.
Quero cumprimentar a Mesa também, Ana
Carolina Cepra. É isso? Serra. Ô, não! Ana Carolina,
desculpe, é a Ana Claudia Fabris. Eu já falei da Ana Carolina, nossa deputada
querida. É Ana Claudia Fabris, a presidente do Fundo Social de Santo André, que
eu tive a honra de conhecer os projetos sociais.
Parabéns à nossa deputada Ana Carolina
Serra, que é a primeira dama, e à Ana Claudia, por desempenhar um trabalho
brilhante no Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
A Bruna Fernandes, a primeira dama de
Rio Claro, falou aqui brilhantemente, a gente sabe o papel importante que a
gente desempenha em nossas cidades. Aline Sobrinho, primeira dama e presidente
do Fundo Social de Conchas; Patrícia Calin, primeira
dama e presidente de Monte Azul.
A dona Cida Gambale, que está aqui.
Porque eu estou aqui não apenas representando a cidade de Arujá, mas todas as
14 cidades do Alto Tietê, que compõem o nosso consórcio Condemat.
E a Andréia Luzia, vice-prefeita e
presidente do Fundo Social de Poloni. Que Deus abençoe a sua trajetória, que
Deus abençoe a sua pré-campanha. Realmente a gente precisa de mais mulheres na
política.
Nós, primeiras damas, precisamos sim
participar. Está aí o exemplo da nossa querida deputada, que se tornou deputada
pelo trabalho exemplar que fez na cidade de Santo André.
Cumprimentar o prefeito Paulo Serra,
que esteve aqui, maravilhoso, um gestor exemplar, uma inspiração para nós. O prefeito,
doutor Isael Domingues, e a primeira dama, Cláudia, do Fundo Social de
Pindamonhangaba. Uma cidade que eu tive o prazer já de conhecer, que também é
um exemplo.
Em nome dessas autoridades eu quero
cumprimentar a todos que estão aqui presentes. Eu tenho certeza que todos
colaboraram demais para que a gente pudesse colocar no papel as nossas
sugestões, e que vai melhorar com certeza a vida de muitas pessoas,
principalmente aquelas pessoas mais vulneráveis.
Hoje é uma oportunidade única que a
gente tem, na assinatura desse projeto de lei, que nós podemos criar políticas
públicas positivas, e que realmente vai gerar um impacto direto na vida das
pessoas.
Como primeira dama de Arujá e
presidente do Fundo Social, assim como todas as primeiras damas que estão aqui,
a gente sabe as dificuldades que a gente enfrenta no dia a dia. A gente sabe
que nós, do fundo social de solidariedade, nós somos uma luz. E que, o
munícipe, ele vai nos procurar diretamente.
É por isso que esse projeto é tão
importante. A gente vai ter mais autonomia, a gente vai ter mais recurso para
gente desempenhar os nossos trabalhos, implementar projetos sociais com os
recursos. Porque a gente sabe o quão difícil, o quão desafiador é atuar no
fundo social de solidariedade sem recurso.
Então, mais uma vez, eu estou aqui
realmente muito feliz, deputada, por essa brilhante iniciativa que você nos
propôs, e que nos fez participar desse projeto tão importante. A gente sabe que
o município é o lugar onde as necessidades mais emergentes chegam através do
município.
O estado é importante, o país é
importante, mas as pessoas moram no município. É lá onde o munícipe vai bater
na porta. A gente sabe que, quando os municípios são fortes, todo o estado se
fortalece, todo o país se fortalece. É por isso que eu tenho certeza que esse
projeto vai ser aprovado.
Eu tenho certeza que os deputados vão
nos apoiar. Eu tenho certeza que o nosso governador e a nossa primeira dama
também vão nos apoiar para que a gente tenha um futuro mais digno para todas as
cidades do estado de São Paulo, e para todos os paulistas.
Muito obrigada.
Que Deus abençoe a cada um de vocês por
estarem aqui.
Deus abençoe. (Palmas.)
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, senhora
Clau. A seguir, tem a palavra a presidente do Fundo Social do Município de
Santo André, senhora Ana Claudia de Fabris. (Palmas.)
A SRA. ANA CLAUDIA DE FABRIS - Bom dia
a todas aqui presentes, às primeiras damas, primeiros cavalheiros, prefeitos e
prefeitas dos municípios do estado de São Paulo, a toda nossa equipe, às
presidentes e presidentes do fundo social de solidariedade. É uma imensa
alegria estar aqui com vocês hoje. E acredito que, para todas vocês, esse
sentimento também nos encheu.
Eu tinha aqui algumas coisas para
falar, mas acabei sendo representada por todas as minhas amigas, que já deram
esses lindos depoimentos. E fico mais feliz ainda em saber que a gente está no
caminho certo, porque a gente está pensando do mesmo jeito, a gente está agindo
do mesmo jeito, que a maior importância, o nosso maior foco é cuidar cada vez
mais das pessoas.
Eu sinto um imenso orgulho em hoje
presidir o Fundo Social de Santo André. É um fundo social que veio presidido
pela nossa primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra de uma maneira
exemplar.
É um trabalho que foi feito de uma
forma muito impecável e sempre buscando soluções para oferecerem uma vida melhor
para todos os munícipes de Santo André por meio de ideias muito inovadoras.
Assim como a criação do Núcleo de
Inovação Social, que faz parte do fundo social de solidariedade, e que
transformou as questões sociais da cidade e elevou pra um outro patamar, um
patamar onde a gente trabalha de maneira transversal com todas as secretarias.
Esse trabalho mútuo, em conjunto, nos
possibilitou tirar do papel programas muito importantes que realmente fizeram a
diferença e fazem a diferença na vida das pessoas, como “Moeda Verde”, o “Moeda
Pet”, a reabertura do Banco de Alimentos da nossa cidade, que sempre é recorde
de arrecadação.
Isso muito nos orgulha, porque não
existia um fundo social de solidariedade na nossa cidade há mais de 11 anos e a
Ana Carolina, nossa deputada, resgatou o fundo social, criando também a Escola
de Ouro Andreense, que cuida de toda capacitação do município.
A gente tem hoje o engajamento dos
munícipes. Quando a gente fala da questão de estar tendo recorde de arrecadação
não é só a questão de números, mas é a questão do quanto a gente faz a
diferença na vida dessas pessoas.
Então, entre tudo isso que aconteceu,
uma outra coisa muito importante que foi falado aqui é a questão de que todo
esse trabalho hoje faz parte das políticas públicas do município. Um dos
últimos feitos da Ana Carolina, ainda como presidente, antes de vir atuar aqui
nesta Casa e ser nossa representante no Estado, ela fez questão... Ela falou:
“Ninguém vai tirar isso de Santo André”.
E a gente tem muito orgulho disso e
também muito orgulho de poder compartilhar com todas vocês esses programas. A
gente faz questão, quando alguém nos procura e fala: “Olha, eu gostaria de
conhecer esse projeto saber um pouco mais”. A gente faz questão, porque a nossa
ideia é que tudo que acontece de bom para Santo André possa acontecer em todo o
Estado e, quem sabe, em todo Brasil.
Eu acho que todos vocês estão aqui para
fazer com a gente esse mesmo papel. Do mesmo jeito que a gente gosta de
ensinar, a gente também gosta de aprender com vocês. Essas boas práticas não
podem ter fronteiras, não podem ficar presas a um único município, a gente tem
que espalhar isso para poder ajudar o maior número de pessoas.
Eu disse que ia ser breve, então eu vou
começar a finalizar aqui. Eu quero agradecer imensamente à nossa deputada
estadual Ana Carolina Serra e parabenizá-la. Eu teria uma lista gigante para
falar de parabéns, porque para eu falar de Ana Carolina Serra, como tomo a
liberdade de chamá-la neste momento, é infinito tudo que eu posso falar para
agradecê-la por todos os ensinamentos.
Todo esse legado que você deixou para
mim, eu tento cuidar da melhor forma possível, junto com a nossa equipe porque
não sou sozinha. A nossa equipe toda - estão aqui os nossos coordenadores -,
faz um trabalho de muito coração, porque a gente sabe e acredita no resultado
disso tudo.
Quero também parabenizar a todos que
estão aqui nesta Casa, porque hoje a gente começa a dar um passo, e um passo
largo para um grande objetivo, para uma grande recompensa que esses municípios
podem ter com a aprovação dessa lei. Então, parabenizo todas as nossas
primeiras-damas e presidentes que fazem parte dessa frente parlamentar, porque
isso é uma construção conjunta.
Assim como nada funciona sozinho, como
a gente aprendeu no fundo social de que a gente precisa de todos juntos
trabalhando da mesma forma, eu tenho certeza que essa lei será aprovada porque
todos vocês nos ajudaram nessa construção.
Muito obrigada. (Palmas.)
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado,
senhora Ana Claudia. Senhoras e Senhores vamos agora para o nosso objetivo
deste encontro, desta reunião que é a entrega do certificado. O certificado que
será entregue tem como objetivo reconhecer todas as ações realizadas
posteriormente e futuramente promovidas pelos homenageados hoje aqui presentes.
Pedimos então que a Mesa Diretora neste instante se posicione à frente para
entrega destas homenagens, desses certificados.
Vamos dar início, portanto, à chamada
nominal das personalidades que receberão este certificado: Arujá, Clau Camargo. (Palmas.);
Monte Azul Paulista, Patrícia Calin Zeitoum dos Santos (Palmas.); Poloni, Andréia Luzia Fachini
Brait. (Palmas.); Rio Claro, Bruna Fernandes Perissinotto. (Palmas.); Santo
André, Ana Claudia de Fabris. (Palmas.); Adamantina, Maria de Lourdes Santos
Gil. (Palmas.); Águas de Lindóia, Flávia Franco Zamuner
Helou. (Palmas.); Américo Brasiliense, Maria Eunice de Fátima Christóvão Pano. (Palmas.); Araçariguama, Mirelle Trevisan.
(Palmas.)
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* *
- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pedimos a todas que já
foram chamadas que agora voltem aqui à frente para tirarmos uma foto com este
grupo, juntamente com a Mesa Diretora.
Vamos dar continuidade à chamada:
Araçatuba, agora, Jorge Cinti. (Palmas.); Barbosa, Ângela Rosa Nascimento
Antunes. (Palmas.); Bastos, Luzia Kiyoko Honda. (Palmas.); Bebedouro, Cristiane
Carone Seren. (Palmas.); Bofete,
Graziela Maria Bertoncini Ebúrneo. (Palmas.); Boituva,
Maria Nazaré Patekoski Marcusso. (Palmas.); Bom Jesus
dos Perdões, Eliana Ferreira Guerra da Silva. (Palmas.); Borebi,
Leila Ayub Vaca. (Palmas.); Brotas, Juliana Serignolli de Oliveira Chaves. (Palmas.); Caieiras, Stefania Moreda Oliveira.
(Palmas.)
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* *
- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos tirar a foto.
Não voltem para os seus lugares. Aguardem aqui para fazermos a foto com o
grupo, juntamente com os integrantes da Mesa Diretora.
Vamos seguir.
Município de Cajamar, Nadja Haddad. (Palmas.); Cândido
Mota, Rosana Pereira Zimerman. (Palmas.; Canitar, Maria de Fátima Alonso Rodrigues. (Palmas.); Capivari,
Adriana Maria Martins Godoy Riccomini. (Palmas.); Eldorado,
Celina Marli de Souza Rocha. (Palmas.); Embaúba, Roseli Terezinha Botelho da
Silva. (Palmas.); Estrela D’Oeste, Alessandra Lopes. (Palmas.); Floreal,
Luciane Gueia Machado Garcia. (Palmas.); Flórida
Paulista, Nelci Ramalho de Araújo Fróio.
(Palmas.)
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* *
- São entregues as homenagens.
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O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos fazer a foto
com este grupo. A seguir, vamos tirar uma foto com este pequeno grupo também,
juntamente com a Mesa Diretora.
Próximo município a receber certificado,
Francisco Morato, Ana Cláudia Gonçalves Gusmão. (Palmas.); próximo município,
Garça, Cláudia Furlanetto dos Santos. (Palmas.); Getulina, Denise Albuquerque.
(Palmas.); Guaíra, Marta Maria Santana Barbar da Silva. (Palmas.)
Guapiaçu, Renata Freire Vetorasso. (Palmas.); Ferraz de Vasconcelos, Aparecida
Vieira. (Palmas.); Itariri, Regina Peroni. (Palmas.);
Ilha Comprida, Juliana Peitl Gonçalves Barbosa de
Oliveira. (Palmas.); Indaiatuba, Maria das Graças Araújo Massimo. (Palmas.);
Inúbia Paulista, Solange Umbelino Vitorino. (Palmas.)
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* *
- São entregues
as homenagens.
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* *
O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Estamos
registrando mais uma vez a foto aqui com a última que chamamos deste grupo.
Agora vamos então para a foto geral do grupo. Se houver representantes na
galeria, pedimos que desçam para que possamos antecipar o tempo quando chegar a
sua vez de ser chamado.
Então se você é
representante de alguém que não está presente e que vamos então anunciar para
receber o certificado, antecipe a sua vinda aqui para frente, descendo agora da
galeria. Seguimos então com a chamada dos municípios e os seus homenageados ou
suas homenageadas.
Município de
Itapecerica da Serra, Christina Tiemi Nakano.
(Palmas.); Itápolis, Nadiesa Colombo de Camargo.
(Palmas.); Itatinga, Rute Vieira de Barros Borges. (Palmas.); Itupeva, Aline
Leandro Cavalin. (Palmas.); Jacareí, Sandra Regina
dos Santos Barbosa. (Palmas.); Jarinu, Diva Aparecida Soranz
Lopes de Camargo. (Palmas.); Jumirim, Andreia Civitella
Bedê. (Palmas.); Laranjal Paulista, Maria Lúcia Zugliane de Moura Campos. (Palmas.); Leme, Roberta Cristina
da Silva Borges. (Palmas.); Lençóis Paulista, Adriana Lenci.
(Palmas.)
*
* *
- São entregues
as homenagens.
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* *
O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos
para a foto geral.
Vamos seguir.
Município de Lins, Marcia Moraes Pandolfi. (Palmas.);
Louveira, Magali Bragile Steck.
(Palmas.); Lucélia, Élida Aparecida Guilhermino Tazinázzio.
(Palmas.); Município de Lupércio, Michele Benevides Menegucci. (Palmas.);
Macatuba, Michelle Braz. (Palmas.); Mogi Guaçu, Ana de Elisabete Filomeno. (Palmas.);
Município de Nantes, Beatriz de Oliveira Silva. (Palmas.); Município de Nova
Castilho, Maria Eduarda Malta Bistafa. (Palmas.);
Paraibuna, Leila Aparecida Lopes Sales Rangel. (Palmas.)
Completando
este grupo: Piacatu, Vera Lucia Lemes da Silva.
(Palmas.)
Seguindo em
frente, agora chamando o município de Piedade, Crislene
Andrade. (Palmas.); Pindamonhangaba, Claudia Maria Vieira Domingues. (Palmas.);
Pinhalzinho, Elizabete Aparecida da Silva Pereira. (Palmas.); Piracaia,
Fernanda Tessaro Cintra. (Palmas.); Pirajuí, Amanda Simionato de Almeida Fiala. (Palmas.);
Pontalinda, Clarinda Silva Leão. (Palmas.); Porto Ferreira, Bianca Pereira Carandina Ripa. (Palmas.)
*
* *
- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Na sequência, vamos
fazer a foto geral com este grupo.
Próximos municípios: Pradópolis,
Eliana Aparecida de Castro Martins. (Palmas.); Promissão, Andréa Carla Piocopi Novaes Franco. (Palmas.); Quatá, Cláudia Bidóia. (Palmas.); Ribeirão Branco, Silmara Aparecida da
Costa. (Palmas.); Ribeirão Pires, Lígia Pinheiro Volpi. (Palmas.)
Pederneiras, Laís Camarinha Garnica. (Palmas.); Ribeirão Pires, já chamamos, Lourdes
Nogueira da Silva. (Palmas.); Peruíbe, Apolonia Muller.
(Palmas.); Roseira, Fabiana Caltabiano de Souza Siqueira. (Palmas.); Sabino, Kelli Andrea Pena. (Palmas.); Sales, Marli Lopes Paulino de
Abreu. (Palmas.)
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- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - A foto do grupo.
E continuamos. Vejam sempre se o
certificado está colocado da maneira correta, de cabeça para cima e voltado
para a frente.
Continuamos agora com os seguintes
municípios: Santa Adélia, Jucieli Patrícia Costa.
(Palmas.); Santa Bárbara d’Oeste, Maria Cristina da Silva. (Palmas.); Santa
Clara D’Oeste, Ana Flávia Lourenção Pelaio. (Palmas.); Santa Rosa de Viterbo. (Palmas.); Santo Antônio
do Pinhal... A Santa Rosa de Viterbo nós não dissemos o nome da homenageada,
Maria Helena Mussolin; agora sim. (Palmas.)
Santo Antônio
do Pinhal, Claudete Aparecida Moreira Mendonça. (Palmas.); São Pedro do Turvo,
Eduarda Caroline de Freitas Campos Pinheiro. (Palmas.); São Sebastião,
Francisco das Chagas Almeida. (Palmas.); Sete Barras, Jeany
Maria Fudalli Martins. (Palmas.); Taboão da Serra,
Pedro Soares. (Palmas.); Tatuí, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso. (Palmas.;) Taboão da Serra, vai receber a homenagem a Jeane
Gomes (Palmas.). Tatuí já foi? Está ali, não é?
*
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- São entregues as homenagens.
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O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Por favor, deixem
sempre o certificado virado para a frente e olhem se está devidamente com a
cabeça dele para cima, voltada para cima, a parte legível para cima. Fechamos.
Vamos para a foto deste grupo.
Seguimos com os seguintes municípios:
Tejupá, Marilza Lúcia Gabriel. (Palmas.); Uru,
Luciana Aparecida Pitol Forte. (Palmas.); Vargem
Grande do Sul, Eva Vilma da Silva Rodrigues. (Palmas.); Vera Cruz, Maria Célia
Michele. (Palmas.)
Vinhedo, Karine Teixeira Schwanke. (Palmas.); Barra do Turvo, Flávia Martins. (Palmas.);
Ferraz de Vasconcelos, Aparecida Vieira. (Palmas.); Mairiporã, Maria Lucia Mella Naf. (Palmas.); Santo
Expedito, Maria Marta Marques. (Palmas.); Cerqueira César, Gisele Cinto.
(Palmas.)
*
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- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos seguir, então,
com os nossos novos municípios. Santo Expedito já está aqui, Maria Marta
Marques. (Palmas.) Próximo município: Jaú, Cilea Alonso. (Palmas.); Todos os
homenageados, por favor, sempre que vierem à frente a nossa chamada podem vir
sempre para cá, aqui pertinho, para se identificar.
Penápolis, Maria Rita. (Palmas.); Rio
Grande da Serra, Regiane Santos. (Palmas.); Martinópolis, Maria Isabel Soares. (Palmas.);
Alumínio, Sara Lima. (Palmas.); Birigui, Silvana Milani. (Palmas.); Areiópolis, Anay Santos.
(Palmas.); Município de Fernão, Madalena Pimenta. (Palmas.); Narandiba, Eliana
Santos. (Palmas.) e São Vicente, Bruna Lopes. (Palmas.)
*
* *
- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos para a foto com
esse grupo.
Vamos completar então a nossa chamada
nominal. Agora, Ilhabela, Eliana Barbosa. (Palmas.); Miracatu. Brotas, Juliana Serignolli. (Palmas.); Tarabai,
Vanda Lira.
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- São entregues as homenagens.
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* *
O
SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos fazer a foto
com esse pequeno grupo. Senhoras e senhores, com esse último grupo nós
encerramos a chamada nominal. Nós vamos aguardar essa foto e a Mesa Diretora
subirá novamente, tomará assento aqui em cima, no palco. Esse último grupo não
teve aplausos de vocês. (Palmas.)
Passamos a palavra, então, para suas
considerações finais e encerramento oficial desta celebração à deputada Ana
Carolina Serra.
A
SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Muito
obrigada. De verdade, agora eu preciso respirar um pouquinho porque eu estou
emocionada, são muitos municípios aqui presentes, muitos representantes.
Ver, mais uma vez, repetindo, este
plenário lotado, a galeria lotada, a participação de todos vocês em todas as
reuniões. A tecnologia nos ajudou muito, as ideias, discutir, celebrar as
diferenças, encontrar caminhos, tudo isso com um único objetivo: melhorar a
vida das pessoas.
Então eu fico muito emocionada e eu
tenho muito que agradecer a cada um de vocês presentes aqui, hoje, nesta manhã,
que viajaram quilômetros para estar aqui, que aguardaram a chamada de todos que
merecem esse reconhecimento, de um trabalho social que desta vez mostra sua
força.
A gente não tem muito tempo para
conversar durante a sessão de fotos até por conta do tempo da entrega do
plenário, daqui a pouco vai ter sessão ordinária. Então queria render meus
agradecimentos à toda equipe da Assembleia Legislativa, que trabalha sem medir
esforços para o bem-estar de todos nós, porque nós somos representantes, nós
que estamos aqui representamos o povo do estado de São Paulo.
Mas, mais do que isso, vocês que estão
aí representam cada um dos seus municípios, buscando sempre o melhor. Então até
brincava, falava assim, os municípios da letra “s”, da letra “t”, “u” são os
que mais sofrem. Eu, como de Santo André também, sempre nas chamadas a gente
fica para o final.
Então eu tenho muito que agradecer, a
paciência, a colaboração de todos, e dizer que esse é um trabalho que está só
começando. Procuro ouvir cada um. A gente ouviu aqui algumas palavras que eu
considero essenciais, um momento histórico, pessoas que trabalham há 20, 30, 35
anos com o Fundo Social de Solidariedade e, pela primeira vez, estão recebendo
esse reconhecimento de qualquer matriz ideológica.
O nosso objetivo é um só, melhorar a
vida das pessoas. Então, por isso, eu rendo aqui os meus agradecimentos a todos
vocês que viajaram quilômetros de distância para receber esse reconhecimento,
mas não só isso, para trabalhar em prol de quem mais precisa. Meu muito, muito
obrigada. (Palmas.)
Com isso, meus parabéns a todos, meu
agradecimento à Alesp, à equipe do gabinete, à equipe de todos os fundos
sociais presentes, primeiras-damas, prefeitos, vereadores, secretários.
Esgotado o objeto da presente sessão,
eu agradeço a todos e a todas envolvidos na realização desta solenidade aqui
presentes.
Por isso declaro encerrada esta sessão
solene.
Um bom dia, um bom final de semana a
todos. (Palmas.)
*
* *
- Encerra-se a sessão às 12 horas e 26
minutos.
*
* *