21 DE JUNHO DE 2024

39ª SESSÃO SOLENE EM RECONHECIMENTO ÀS AÇÕES PROMOVIDAS PELOS PRESIDENTES DOS FUNDOS SOCIAIS

        

Presidência: ANA CAROLINA SERRA

        

RESUMO

        

1 - ANA CAROLINA SERRA

Assume a Presidência e abre a sessão às 10h39min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, "em reconhecimento às ações promovidas pelos presidentes dos Fundos Sociais", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Demonstra sua alegria em ver o plenário cheio. Agradece às autoridades presentes.

        

4 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Convida todos a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

5 - ANA CAROLINA SERRA

Agradece a presença de todos neste dia especial. Solicita a presença, ao seu lado, do seu marido Paulo Serra, prefeito de Santo André. Ressalta o trabalho longo, de bastidor, para dar o melhor para a comunidade, realizado pelas equipes dos Fundos Sociais. Menciona o trabalho realizado em prol dos 645 municípios do estado de São Paulo, sempre com o apoio dos prefeitos. Faz agradecimentos às diretorias do Fundo Social, cujo objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas e alcançar, com a legislação moderna, as necessidades de todos os municípios. Presta homenagem ao seu marido, prefeito de Santo André. Parabeniza todos os presentes que fazem a diferença nas suas cidades.

        

6 - PAULO SERRA

Prefeito de Santo André, faz pronunciamento.

        

7 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo de Luana Pocay, presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo.

        

8 - ANDRÉIA LUZIA FACHINI BRAIT

Presidente do Fundo Social do município de Poloni, faz pronunciamento.

        

9 - PATRÍCIA CALIN ZEITOUM DOS SANTOS

Presidente do Fundo Social do município de Monte Azul Paulista, faz pronunciamento.

        

10 - BRUNA FERNANDES PERISSINOTTO

Presidente do Fundo Social do município de Rio Claro, faz pronunciamento.

        

11 - CLAU CAMARGO

Presidente do Fundo Social do município de Arujá, faz pronunciamento.

        

12 - ANA CLAUDIA DE FABRIS

Presidente do Fundo Social do município de Santo André, faz pronunciamento.

        

13 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega de certificados para os representantes de diversos municípios do estado de São Paulo, como reconhecimento de ações anteriormente realizadas, promovidas pelos homenageados presentes.

        

14 - PRESIDENTE ANA CAROLINA SERRA

Alegra-se em ver muitos representantes de municípios paulistas e o plenário desta Casa lotado. Ressalta o objetivo do Fundo Social de melhorar a vida das pessoas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 12h26min.

        

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- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Ana Carolina Serra.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, bom dia. Daremos início, neste momento, à sessão solene em reconhecimento às ações promovidas pelos presidentes dos Fundos Sociais. Esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convidamos para compor a Mesa solene as seguintes personalidades. Deputada estadual Ana Carolina Serra, proponente desta homenagem. (Palmas.) Coordenadoras regionais da Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Presidentes dos Fundos Sociais Municipais do Estado de São Paulo: Presidente do Fundo Social do município de Santo André, Sra. Ana Claudia de Fabris (Palmas.); Vice-prefeita e presidente do Fundo Social do município de Poloni, Andréia Luzia Fachini Brait (Palmas.)

Primeira-dama e presidente do Fundo Social do município de Rio Claro, Bruna Fernandes Perissinotto (Palmas.) Primeira-dama e presidente do Fundo Social do município de Arujá, Clau Camargo (Palmas.); Primeira-dama e presidente do Fundo Social do município de Monte Azul Paulista, Sra. Patrícia Calin Zeitoum dos Santos (Palmas.)

Agradecemos a presença de todas e todos os presidentes de fundos sociais aqui presentes. Passo a palavra, neste instante, para a deputada Ana Carolina Serra, para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Olá, muito bom dia. Senhoras e senhores, sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Eu ainda quebro o protocolo para dizer que é uma alegria e uma honra muito grande ver este plenário lotado, com um intuito e uma força muito maior, que é de apoiar e de fortalecer o trabalho dos fundos sociais municipais.

Muito obrigada pela presença de todas as primeiras-damas, primeiros-cavalheiros, prefeitos e prefeitas neste evento.

Nós iniciamos, então, os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo a minha solicitação, com a finalidade de homenagear e, principalmente, reconhecer as ações realizadas por todas as presidentes e os presidentes de fundos sociais aqui presentes ou devidamente representados.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, nos coloquemos em posição de respeito para acompanharmos a reprodução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

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Todos podem se assentar. Solicita-se às presidentes dos fundos sociais, que não confirmaram presença, que se apresentem na recepção para o devido registro de presenças. Queremos registrar nesse instante a presença, e ao mesmo tempo que agradecemos, das seguintes personalidades: prefeitos Ricardo Lemes, Piacatu; Sisinio Leão, Pontalinda; Joel Rodrigues, Canitar.

Dinoel Rocha, Eldorado; Anderson Pinheiro, Borebi; Marquinho Pinheiro, São Pedro do Turvo; Nercilio Pinheiro da Silva, Embaúba; Marcelo Otaviano, Monte Azul Paulista; Rodrigo Primo Antunes, Barbosa; Isael Domingues, Pindamonhangaba; Robson Forte, Uru; Terezinha Castilho, Coroados.

Prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos; Prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio; Prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Benedito Rodrigues Filho; Pinhalzinho, Paulo Pereira; Pradópolis, Silvio Martins; Santo André, Paulo Serra; Sabino, Éder de Andrade; vice-prefeito de Itápolis, Rodolfo Braguini; vereador de Miracatu, Jair Silva; vereador do Rio Grande da Serra, Zé Carlos; vereador Leonardo Alves, de Mauá; Roge, vereador de Pirapora do Bom Jesus; Dijanira Martins, presidente da câmara de Tejupá.

Rebeca Freire, representante da Defensoria Pública-Geral; Senhora Luciana Jordão... E representando também a Defensoria Pública Geral, Senhora Luciana Jordão; secretária de Educação de Santo André, Senhora Érica Ferreira; Senhor Cássio Luciano dos Santos, secretário de Assistência Social de Mogi Guaçu; Senhora Valéria Romera Marcelino, secretária da Pessoa com Deficiência de Santo André; e deputada Paula da Bancada Feminista.

Senhoras e senhores nesse instante retornamos a palavra à deputada Ana Carolina Serra.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Olá. Mais uma vez, muito bom dia. Esse é um dia, como eu já disse, muito especial. E eu não tenho como deixar de agradecer a presença de todas as primeiras-damas, primeiro-cavalheiros, prefeitos, prefeitas, vice-prefeitas, vereadores, secretários municipais e principalmente pré-candidatos e pré-candidatas a vereadores, a prefeito, que estão aqui.

Porque o intuito que a gente tem aqui com essa sessão solene, e que começou lá no início, com a frente parlamentar, é justamente transformar. E tudo isso começa com um sonho, e por isso eu queria que estivesse aqui ao meu lado, queria chamar o meu marido, o prefeito de Santo André, Paulo Serra. (Palmas.)

Porque toda essa história... Toda essa história, o motivo de eu estar aqui hoje com vocês reunidos, reunidas, ela começa com um sonho. Com o sonho de um menino que queria ser prefeito, e que eu costumo brincar que eu vim como acessório.

E, em 2015, nesse sonho, já com a minha filha recém-nascida, ele foi se tornando realidade. É um trabalho longo de bastidor, que eu tenho certeza que todos vocês que estão aqui sabem bem.

Mas muitos dos que estão lá fora não têm esse conhecimento de tudo aquilo que a gente trabalha, se esforça, principalmente sacrifica, para dar o melhor para as pessoas, para dar o melhor para a nossa comunidade, para cada um de cada cidade. E, como a gente fala - eu tenho certeza que aqui vocês vão concordar comigo -, se Santo André é o quintal da nossa casa, eu tenho certeza que a cidade de vocês também é o quintal da casa de vocês.

E, como toda casa, a gente tem muito amor, muito carinho envolvido, a gente quer cuidar da melhor forma possível e, principalmente, com o apoio da família. Então por isso queria dizer aqui que nós estamos em família.

Uma família em prol dos 645 municípios do estado de São Paulo. Uma família que quer tratar das suas vulnerabilidades, das suas dificuldades, assim como todos nós temos dificuldades na nossa casa.

Essa história, esse sonho começou lá atrás, com um menino querendo ser prefeito, e com uma menina que não tinha a menor ideia que um dia seria primeira-dama de Santo André.

Mas a gente sabe que, quando o trabalho vem, a gente encara de frente, de cabeça erguida, e com o motivo, quando a gente fala que é cuidar das pessoas, transformar as vidas das pessoas, a gente não mede esforços pra que isso aconteça.

Então, se o trabalho em Santo André frente à presidência do Fundo Social de Solidariedade deu certo é porque antes de tudo eu tive o apoio de uma figura muito importante na minha vida, que é o prefeito Paulo Serra, de Santo André.

E eu tenho certeza de que o trabalho de vocês, com todas as dificuldades, em cada município, ele só é feito porque tem o apoio da figura mais importante do Poder Executivo municipal, do prefeito.

E é claro, gente, a gente não pode esquecer que esse é um trabalho feito de equipe. Feito por uma equipe do Fundo Social de Solidariedade. E aqui eu agradeço a Ana Claudia de Fabris, que é a presidente do Fundo, assumiu a presidência do Fundo, mas sempre esteve comigo, ao meu lado, desde 2017 na diretoria do Fundo Social.

E a toda a equipe, e a toda a equipe de Santo André, que se transformou também agora em uma equipe de gabinete da deputada estadual Ana Carolina Serra, e que tornou a essa sessão solene realidade.

Então, gente, sem equipe... E eu agradeço também, claro, à equipe de todos vocês que fazem da dificuldade a realização, porque é isso que a gente passa frente ao Fundo Social.

E esses debates, essas discussões, elas não começaram à toa. Elas começaram justamente porque nós lidamos todos os dias com as vulnerabilidades. E aí cada uma de nós vai como pode junto aos secretários, junto aos diretores das prefeituras, junto à iniciativa privada, aos comerciantes do nosso município, às pessoas que querem ajudar e não sabem como, para fazer a diferença na vida das pessoas.

E dessa diferença, eu não tenho dúvida, é o principal mote do Fundo Social de Solidariedade. O que nós temos é a possibilidade, diferente da Secretaria de Desenvolvimento Social, de Assistência Social, do Poder Executivo, que é preso a uma legislação muito engessada. O fundo social é muito mais amplo, mais dinâmico, mais aberto.

E foi com isso que a gente, nessa brilhante parceria entre o Poder Executivo, a iniciativa privada, as entidades de terceiro setor e a sociedade civil, organizada ou não - mas que é imbuída de um único sentimento, a vontade de ajudar -, a gente conseguiu e consegue ainda transformar a vida de milhares de pessoas.

E baseado nessa experiência, a vontade de compartilhar essa experiência, de alcançar cada vez mais pessoas, de ouvir vocês, do diálogo, da escuta, que é o que faz justamente o mote dessa sessão solene.

O que nós estamos aqui fazendo é a coroação de todo um trabalho realizado pela frente parlamentar lançada lá no ano passado, no início do mandato, para a gente ouvir e entender as necessidades as diferenças de cada município paulista. Porque, sim, nós somos diferentes, e precisamos trabalhar com essas diferenças.

Mas, acima de tudo, nós precisamos nos unir. Nos unir nas diferenças, para reivindicar, para postular junto ao Governo do Estado e junto ao Fundo Social estadual essas mudanças. A sociedade é dinâmica; nós sabemos disso no nosso dia a dia, nós vivenciamos isso no dia a dia. Um mandato de quatro anos, quantas coisas não são transformadas e não são mudadas dentro de uma cidade em quatro anos.

E por que não no estado? E por que não trabalharmos com uma legislação mais ágil, mais moderna e que nos possibilite chegar até a ponta e entregar a efetividade da política pública de forma concreta, não só com o apoio estadual, mas com o apoio de toda a sociedade?

Esse é um mandamento constitucional que é carregado lá no preâmbulo da Constituição e que a gente traz agora para a ponta da lei, unificando, modernizando e adequando os decretos que trabalham o fundo social estadual a uma legislação mais moderna, adequando às necessidades de cada município nessa legislação mais moderna, trazendo a necessidade de receita que todos nós temos para a aplicação e efetividade de uma política pública.

Então, eu queria, já encaminhando para o final, agradecer a presença de todos vocês. E agora aqui eu agradeço à Mesa que está presente: a Clau Camargo, minha grande parceira do município de Arujá; Ana Claudia de Fabris, que eu já agradeci, em Santo André; a Andréia Luzia, muito obrigada, vice-prefeita e que em breve se tornará prefeita na sua cidade de Poloni.

Inclusive ontem estive presente junto com o prefeito de Poloni numa ação do Governo do Estado da habitação. À Patrícia, muito obrigada desde sempre por todo seu apoio e suas ideias.

Aliás, todas que estão aqui sempre compartilharam ideias que foram ouvidas e colocadas em prática nessa lei. Então, à Patrícia de Monte Azul e à Bruna, muito obrigada, Bruna, por todo seu trabalho, que é a primeira-dama de Rio Claro.

Gente, eu já encaminho para o final, mas antes eu não posso deixar de homenagear você, prefeito, meu marido, que tornou esse sonho, que eu jamais sonhei, realidade.

Mas, quando a gente traz um trabalho para si, nós tínhamos um compromisso. Lembro que nós firmamos em 2015, naquele dia dos namorados, com a Maria com 15 dias de vida. Gente, se é para ser, vamos fazer a diferença na vida das pessoas, e hoje nós estamos fazendo.

Parabéns a todos vocês, porque eu digo: não somos só nós dois de Santo André que fazemos a diferença na vida das pessoas. Todos vocês que estão aqui fazem a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis do município de vocês. Mas, mais do que isso, vocês têm ideias, nós precisamos ser ouvidos e melhorar cada vez mais a efetividade da política pública.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PAULO SERRA - Bom dia, não estava no protocolo, mas de maneira muito breve agradecer a todas as autoridades que já foram anunciadas e a todos que compõem a mesa.

É uma alegria estar aqui e um orgulho muito grande ver, Carolina, sua evolução e principalmente a confiança que as pessoas que estão aqui, hoje, têm no que representou o seu trabalho.

Então, a gente realmente começou lá em 2015 com esse projeto em uma cidade como Santo André, que é muito complexa, que é muito diversa, que é muito plural. Uma cidade que está beirando os oitocentos mil habitantes.

Então, tem as suas mazelas, e tudo em Santo André é muito grande, os desafios também. Mas eu quero só deixar aqui uma mensagem de otimismo e de destaque da importância do trabalho que os fundos sociais têm e a diferença que isso fez na nossa cidade.

E aí, mais do que o marido apaixonado e fã da primeira-dama e da deputada, é dizer do que a gente sentiu em Santo André, da efetividade que isso fez. Não só na pandemia, mas especialmente na pandemia.

Se a gente não tivesse um fundo social organizado do jeito que a Carolina organizou desde o início, talvez a pandemia teria impactos sociais muito mais profundos do que teve. A gente conseguiu minimizar.

Eu sempre dizia lá que não faltava leito, não faltava respirador, mas também não faltava máscara e comida na mesa. E essa segunda parte era diretamente do fundo social.

Então, a gente conseguiu superar essas dificuldades e viu o quanto o trabalho que vocês fazem pode tocar, se feito de uma maneira organizada, com essas boas ideias, com essas boas práticas, toca a vida das pessoas. Não tenho dúvida disso.

Isso não é um acessório, não é uma coisa que tem que ser feita pelo script ou porque é apenas uma tradição da política ter o fundo social e a primeira-dama atuando. Não. Faz diferença. Não tenho nenhuma dúvida, e o que eu queria deixar aqui de mensagem é isso.

A votação que a Carolina teve foi inesperada para nós também lá. Eu mesmo, e quebrando o protocolo, perdi o bolão feio lá que tinha em Santo André de quantos votos a Carolina ia ter e perdi muito para menos.

E aí, qual é a conclusão que a gente chegou? Como é que ela teve mais de 40% dos votos da cidade, de uma cidade enorme como a nossa? É porque o trabalho impactou a vida das pessoas e as pessoas retribuíram com a gratidão, com a melhoria da qualidade de vida. Retribuíram na oportunidade que ela se colocou como uma alternativa, como a forma de agradecimento e trouxeram a Carolina até aqui.

Claro que teve os votos por todo o Estado. A gente agradece também muito, mas foi muito impactante para nós ela ter 154 mil votos na cidade de Santo André. Um recorde absoluto.

E isso não é questão de vaidade, não é nem questão de força política, nada disso. Para nós, o que ficou é que o trabalho feito impactou a vida das pessoas e as pessoas reconheceram com gratidão, com carinho, com sentimento, como a gente é tratado na rua lá em Santo André, graças a Deus.

Até mesmo nesse último ano de gestão, o carinho e a conexão com a cidade são muito grandes. Mas, para deixar essa mensagem, esse recado e esse testemunho de que o trabalho de vocês faz diferença, que as pessoas reconhecem e que muda a vida da nossa gente para melhor.

Então, parabéns a todos. Especial parabéns a você, por capitanear e por fazer dessa oportunidade que a nossa gente te deu em algo muito maior que eu tenho certeza vai melhorar a vida no estado de São Paulo todo.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, deputada. Muito obrigado, prefeito. Registramos também, nesse instante, a presença - ao mesmo tempo que agradecemos - do presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, Sr. Paulo Cesar.

Eu preciso que alguém que veio corrigir aqui o nome de uma cidade volte aqui pra me dizer certinho o nome da cidade, porque aqui está escrito ainda como eu disse. Ah sim, Ricardo Lemes, de Piacatu. Está certo o nome do prefeito? É isso? Então, é Piacatu. E nós dissemos “Miracatu”, um pouquinho diferente. Desculpe.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social do Município de Ourinhos, Sra. Luana Pocay, não pôde estar presente aqui hoje nesta cerimônia, mas enviou um vídeo. E pedimos, portanto, a sua atenção, assistindo a este vídeo neste instante.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - A Luana Pocay é também presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo.

Vamos seguir com os nossos pronunciamentos, agora com os pronunciamentos presenciais. Eu passo a palavra, nesse instante, à Sra. Andréia Luzia Fachini Brait, presidente do Fundo Social do Município de Poloni.

Vamos recepcioná-la com carinho. (Palmas.)

 

A SRA. ANDRÉIA LUZIA FACHINI BRAIT - Bom dia a todos e a todas. Primeiramente, quero agradecer a Deus por ter dado a oportunidade de eu estar aqui, estar à frente do nosso município para poder melhor atender às nossas famílias.

Agradeço à minha família, agradeço ao prefeito pela oportunidade de poder exercer o meu trabalho. E imensamente agradeço à deputada Ana Carolina Serra e a toda a equipe, por me acolher desde o primeiro dia em que eu a conheci. Então, só gratidão.

Serei muito breve. Eu costumo dizer que o fundo social é o coração de um município. A gente tem que cuidar muito bem dos nossos corações, então a gente tem que cuidar muito bem do fundo social e das pessoas que aí chegam para pedir, até mesmo, às vezes, se você não tiver nada para dar, um abraço, um carinho.

Então, quando chegou até mim a oportunidade de participar desse projeto, eu falei: “meu Deus, vamos encarar, encarar para que nós possamos atender melhor ao nosso município, para que assim, no começo de um ano, a gente possa organizar um projeto, um plano de trabalho, para que a gente possa melhor atender à nossa população”.

Então, eu quero agradecer imensa e novamente a todos vocês aqui presentes, para que possam dar ainda mais força, para que esse projeto seja, sim, concluído. Muito obrigada a todos, que Deus abençoe a nossa vida para que tenhamos sempre sabedoria e coragem para podermos realizar o nosso trabalho.

Muito obrigada, que Deus abençoe todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Registramos mais uma presença e também agradecemos Paulella, vereador de Tabapuã. Na sequência, subirá à tribuna para transmitir a sua mensagem a Sra. Patrícia Calin Zeitoum dos Santos, presidente do Fundo Social do Município de Monte Azul Paulista. (Palmas.)

 

A SRA. PATRÍCIA CALIN ZEITOUM DOS SANTOS - Bom dia a todos, bom dia a todos da Mesa, em nome da deputada Ana Carolina. Eu gostaria de agradecer a presença de todos vocês.

Para mim é um fato histórico, esta manhã é muito importante para a gente aqui, porque, na verdade, nós estamos tendo algumas mudanças em uma lei antiga, de 1968. Então eu acho que é uma sessão muito histórica para todas nós, para todos, para a nossa política.

Gostaria também de agradecer à deputada Ana Carolina Serra pela confiança, por me convidar a ser uma das coordenadoras. Eu fiquei responsável por três regiões:  uma minha, que é Barretos, Ribeirão Preto e Franca.

Então, na verdade, nosso trabalho era saber, no meu caso, das três regiões, o que elas gostariam que fosse feito na mudança da lei. A lei foi feita devido ao questionamento: o que as primeiras-damas precisavam que fosse melhorado na lei?

Todas nós fomos responsáveis por essa mudança. Lógico, a deputada fez essas mudanças junto com o governo, então foi uma mudança bem significativa do que era. É muito histórico mesmo a mudança.

Gostaria de dizer que no meu município eu também criei um projeto, chamado “Empodera Monte Azul”, que é voltado às mulheres em vulnerabilidade. E assim, deu tão certo, graças a Deus, que hoje a gente está com o projeto não só com as mulheres em vulnerabilidade, mas com todas as mulheres de qualquer classe social.

Está expandindo e está sendo muito proveitoso. São cursos, porque eu fiz parceria com o Sebrae, tenho parceria também com o Sindicato Rural e o Senai. Então, está sendo muito importante na minha cidade, além do Fundo Social.

Eu acredito que o Fundo Social não é só o social, eu acredito que a gente faz hoje políticas públicas. Nós ajudamos os nossos maridos a se elegerem e a se reelegerem, por quê?

Porque na parte social - que hoje em dia não é só o social -, a gente também lida com pessoas em vulnerabilidade, a gente lida com aquela parte da nossa população a qual, às vezes, o prefeito não consegue chegar.

O prefeito é uma pessoa que leva uma vida corrida, só faz a parte política dele aonde ele consegue chegar, mas nós, não. Nós conseguimos chegar às pessoas carentes, às pessoas que precisam, como disse a nossa colega, de um abraço, às vezes escutar o problema da pessoa, como já aconteceu comigo, de a pessoa chegar e querer só conversar, querer falar dos problemas dela.

Então eu acho que essa parte é importante, até em uma eleição ou em uma reeleição. Porque é esse tipo de pessoa, são essas pessoas que vão eleger um prefeito, são elas e de repente elas vão votar - talvez na reeleição - devido à sua primeira-dama, à sua presidente do fundo social, porque ela que está acolhendo, ela que está dando os cursos para elas fazerem.

Eu falo isso porque acontece na minha cidade, muitas delas queriam até que eu fosse prefeita, porque agora meu marido vai passar a sucessão, então elas queriam que eu fosse prefeita, porque eu estou fazendo isso, eu estou dando cursos de capacitação, porque eu estou atendendo ao que elas querem, entendeu? Qual é a pergunta? “Vai continuar?” É uma coisa que não dá para eu responder a elas, mas eu falo que a gente vai tentar continuar tudo.

O coração da gente fica apertado, porque é como se fosse um filho, faz oito anos, começa tudo com a gente. É como se fosse um filho, também aperta o coração, a gente fica triste, mas faz parte. E o que a gente mais quer é que continue o trabalho que a gente começou.

Eu acho, acredito assim: o fundo social também é uma parte da política da nossa cidade, então faz parte, sim, de políticas públicas. Hoje não é só assistencialismo não, viu? Obrigada, obrigada pela confiança, e estou à disposição também para qualquer trabalho.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, Sra. Patrícia. Vem à tribuna neste instante a presidente do Fundo Social do Município de Rio Claro, Sra. Clau Camargo. (Palmas.) Já que a senhora está aqui, Bruna, fale a senhora. Ela é a presidente do Fundo Social do Município de Arujá. (Vozes fora do microfone.)  

A assessora aqui me corrigiu. A Clau Camargo é presidente do Fundo Social do Município de Arujá, que vai falar já, já; e a Bruna Perissinotto é presidente do Fundo Social do Município de Rio Claro. (Palmas.)

 

A SRA. BRUNA FERNANDES PERISSINOTTO - Bom dia a todos e a todas. Já começamos com muita emoção, não é mesmo? A pessoa nunca pisou aqui e já começa com um tumulto, já deixa a gente nervosa, o coraçãozinho batendo na garganta, mas está tudo bem.

Bom, primeiramente quero muito agradecer a todos vocês pela presença, a todos os municípios da região que eu coordeno, que é a região de Campinas. Muito obrigada, Ana, você nem sabe o tamanho do presente.

Acredite, é um presente que você está nos dando hoje, colocando a nós, mulheres, presidentes de fundo, primeiras-damas vice-prefeitas, em uma posição como esta, em uma coordenação de um trabalho histórico. Nós, que trabalhamos em fundos sociais, sabemos das dificuldades e das dores que é estar à frente do fundo social e fazer políticas públicas eficazes para a nossa população.

Assim como a Ana, em conversa com o Vagner, seu chefe de gabinete, na visita que ele fez lá no meu gabinete, eu acredito que a Ana nos escolheu a dedo aqui. E como nós, existem outras primeiras-damas que querem fazer a diferença, que querem fazer.

Nós somos primeiras-damas que não ficam sentadas quietinhas em uma cadeira tomando chá o dia todo, como pensam que a gente faz. Nós batemos na porta dos deputados federais, estaduais, nós batemos nas secretarias, nós pedimos ajuda.

Eu acho que isso é muito importante, essa discussão e essa implantação dessa lei. A nova lei dos fundos sociais é algo muito feliz para nós. A criação do Conselho foi uma ideia que nós tivemos lá em Rio Claro, que nasceu lá em Rio Claro.

Isso é um orgulho pra mim, eu e a Letícia conversando lá. Quero mandar um beijo para o pessoal de Rio Claro também, da minha equipe lá do Fundo Social que está assistindo a gente ao vivo agora. Um beijo para vocês. Sem vocês, isto não seria possível.

Um beijo especial também ao meu marido Gustavo, que é o prefeito. Nós estamos no primeiro mandato. Estamos felizes, porque estamos a caminho de uma reeleição, de um trabalho sério que começou, como a Ana disse, através do trabalho deles e do sonho deles. Nós realizamos um sonho que nem era um sonho nosso, mas que está se tornando realidade e faz parte do nosso dia a dia.

É muito importante nós, mulheres, à frente disso, porque somos mães, somos administradoras do lar, somos trabalhadoras à frente de um trabalho de uma responsabilidade tão grande quanto um fundo social. Então a dor daquela pessoa também é nossa, de uma mãe que procura um leite, um alimento, também é nossa.

Eu, na minha história - e até me desculpem se eu me emocionar agora -, tive momentos muito desafiadores em que eu não tinha mesmo o que comer. Então eu sei o que aquela pessoa está sentindo.

Eu perdi minha mãe muito cedo. Minha mãe tinha 29 anos quando faleceu, e eu tinha seis. Minha mãe não era primeira-dama, mas ela catava a cesta básica do fundo social lá de Campinas, punha no porta-malas do carro e ia entregar para as famílias que precisavam. Então está no sangue, eu a sinto presente aqui hoje.

Então, uma homenagem a ela também, que me deu a vida e que me permite viver esse sonho e trabalhar em prol das pessoas que mais precisam, ajudando, deixando o legado e hoje aqui fazendo história com vocês. Isso para mim é algo magnífico, de uma magnitude absurda.

Então que Deus nos abençoe mesmo, porque o nosso trabalho tem que ser muito abençoado e é abençoado, independentemente da fé de cada um. E que a gente continue firme e forte, com muita coragem, muita sabedoria e muita força para fazer história onde a gente tem que fazer, na população da cidade de cada um que está aqui.

Quero agradecer também a todos os municípios que vieram da nossa região aqui mais uma vez, que pegaram viagens longas até para estarem aqui presentes hoje.

Meu muito obrigada e um excelente dia a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, Sra. Bruna Fernandes Perissinotto, presidente do Fundo Social do Município de Rio Claro. Agora, senhora Clau Camargo, presidente do Fundo Social do Município de Arujá. (Palmas.)

 

A SRA. CLAU CAMARGO - Muito bom dia a todos e todas que estão aqui. É uma alegria imensa, muita honra estar nesta Casa, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, neste dia tão importante, nesse marco. É importantíssimo para todas nós, do fundo social de solidariedade de todas as cidades do alto Tietê. Um dia que nós vamos dar um passo significativo na assinatura desse projeto de lei.

Eu quero aproveitar e cumprimentar a nossa deputada estadual, Ana Carolina Serra, que também é primeira dama, que também sabe das nossas dificuldades, dos nossos anseios.

E que, de forma muito democrática, criou a Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Fundos Sociais de Solidariedade para que todas nós pudéssemos participar, todas nós pudéssemos colaborar, enviar as nossas sugestões, para que esse projeto pudesse ser colocado em papel.

E, se Deus quiser, vai ser aprovado, com o apoio de todos os deputados dessa Casa, com o apoio do nosso governador, Tarcísio, e da nossa primeira dama do Estado de São Paulo, Cristiane de Freitas. Eu tenho certeza que eles também têm um olhar social, voltado principalmente na emancipação social de todo cidadão paulista.

Quero cumprimentar a Mesa também, Ana Carolina Cepra. É isso? Serra. Ô, não! Ana Carolina, desculpe, é a Ana Claudia Fabris. Eu já falei da Ana Carolina, nossa deputada querida. É Ana Claudia Fabris, a presidente do Fundo Social de Santo André, que eu tive a honra de conhecer os projetos sociais.

Parabéns à nossa deputada Ana Carolina Serra, que é a primeira dama, e à Ana Claudia, por desempenhar um trabalho brilhante no Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

A Bruna Fernandes, a primeira dama de Rio Claro, falou aqui brilhantemente, a gente sabe o papel importante que a gente desempenha em nossas cidades. Aline Sobrinho, primeira dama e presidente do Fundo Social de Conchas; Patrícia Calin, primeira dama e presidente de Monte Azul.

A dona Cida Gambale, que está aqui. Porque eu estou aqui não apenas representando a cidade de Arujá, mas todas as 14 cidades do Alto Tietê, que compõem o nosso consórcio Condemat.

E a Andréia Luzia, vice-prefeita e presidente do Fundo Social de Poloni. Que Deus abençoe a sua trajetória, que Deus abençoe a sua pré-campanha. Realmente a gente precisa de mais mulheres na política.

Nós, primeiras damas, precisamos sim participar. Está aí o exemplo da nossa querida deputada, que se tornou deputada pelo trabalho exemplar que fez na cidade de Santo André.

Cumprimentar o prefeito Paulo Serra, que esteve aqui, maravilhoso, um gestor exemplar, uma inspiração para nós. O prefeito, doutor Isael Domingues, e a primeira dama, Cláudia, do Fundo Social de Pindamonhangaba. Uma cidade que eu tive o prazer já de conhecer, que também é um exemplo.

Em nome dessas autoridades eu quero cumprimentar a todos que estão aqui presentes. Eu tenho certeza que todos colaboraram demais para que a gente pudesse colocar no papel as nossas sugestões, e que vai melhorar com certeza a vida de muitas pessoas, principalmente aquelas pessoas mais vulneráveis.

Hoje é uma oportunidade única que a gente tem, na assinatura desse projeto de lei, que nós podemos criar políticas públicas positivas, e que realmente vai gerar um impacto direto na vida das pessoas.

Como primeira dama de Arujá e presidente do Fundo Social, assim como todas as primeiras damas que estão aqui, a gente sabe as dificuldades que a gente enfrenta no dia a dia. A gente sabe que nós, do fundo social de solidariedade, nós somos uma luz. E que, o munícipe, ele vai nos procurar diretamente.

É por isso que esse projeto é tão importante. A gente vai ter mais autonomia, a gente vai ter mais recurso para gente desempenhar os nossos trabalhos, implementar projetos sociais com os recursos. Porque a gente sabe o quão difícil, o quão desafiador é atuar no fundo social de solidariedade sem recurso.

Então, mais uma vez, eu estou aqui realmente muito feliz, deputada, por essa brilhante iniciativa que você nos propôs, e que nos fez participar desse projeto tão importante. A gente sabe que o município é o lugar onde as necessidades mais emergentes chegam através do município.

O estado é importante, o país é importante, mas as pessoas moram no município. É lá onde o munícipe vai bater na porta. A gente sabe que, quando os municípios são fortes, todo o estado se fortalece, todo o país se fortalece. É por isso que eu tenho certeza que esse projeto vai ser aprovado.

Eu tenho certeza que os deputados vão nos apoiar. Eu tenho certeza que o nosso governador e a nossa primeira dama também vão nos apoiar para que a gente tenha um futuro mais digno para todas as cidades do estado de São Paulo, e para todos os paulistas.

Muito obrigada.

Que Deus abençoe a cada um de vocês por estarem aqui.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, senhora Clau. A seguir, tem a palavra a presidente do Fundo Social do Município de Santo André, senhora Ana Claudia de Fabris. (Palmas.)

 

 A SRA. ANA CLAUDIA DE FABRIS - Bom dia a todas aqui presentes, às primeiras damas, primeiros cavalheiros, prefeitos e prefeitas dos municípios do estado de São Paulo, a toda nossa equipe, às presidentes e presidentes do fundo social de solidariedade. É uma imensa alegria estar aqui com vocês hoje. E acredito que, para todas vocês, esse sentimento também nos encheu.

Eu tinha aqui algumas coisas para falar, mas acabei sendo representada por todas as minhas amigas, que já deram esses lindos depoimentos. E fico mais feliz ainda em saber que a gente está no caminho certo, porque a gente está pensando do mesmo jeito, a gente está agindo do mesmo jeito, que a maior importância, o nosso maior foco é cuidar cada vez mais das pessoas.

Eu sinto um imenso orgulho em hoje presidir o Fundo Social de Santo André. É um fundo social que veio presidido pela nossa primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra de uma maneira exemplar.

É um trabalho que foi feito de uma forma muito impecável e sempre buscando soluções para oferecerem uma vida melhor para todos os munícipes de Santo André por meio de ideias muito inovadoras.

Assim como a criação do Núcleo de Inovação Social, que faz parte do fundo social de solidariedade, e que transformou as questões sociais da cidade e elevou pra um outro patamar, um patamar onde a gente trabalha de maneira transversal com todas as secretarias.

Esse trabalho mútuo, em conjunto, nos possibilitou tirar do papel programas muito importantes que realmente fizeram a diferença e fazem a diferença na vida das pessoas, como “Moeda Verde”, o “Moeda Pet”, a reabertura do Banco de Alimentos da nossa cidade, que sempre é recorde de arrecadação.

Isso muito nos orgulha, porque não existia um fundo social de solidariedade na nossa cidade há mais de 11 anos e a Ana Carolina, nossa deputada, resgatou o fundo social, criando também a Escola de Ouro Andreense, que cuida de toda capacitação do município.

A gente tem hoje o engajamento dos munícipes. Quando a gente fala da questão de estar tendo recorde de arrecadação não é só a questão de números, mas é a questão do quanto a gente faz a diferença na vida dessas pessoas.

Então, entre tudo isso que aconteceu, uma outra coisa muito importante que foi falado aqui é a questão de que todo esse trabalho hoje faz parte das políticas públicas do município. Um dos últimos feitos da Ana Carolina, ainda como presidente, antes de vir atuar aqui nesta Casa e ser nossa representante no Estado, ela fez questão... Ela falou: “Ninguém vai tirar isso de Santo André”.

E a gente tem muito orgulho disso e também muito orgulho de poder compartilhar com todas vocês esses programas. A gente faz questão, quando alguém nos procura e fala: “Olha, eu gostaria de conhecer esse projeto saber um pouco mais”. A gente faz questão, porque a nossa ideia é que tudo que acontece de bom para Santo André possa acontecer em todo o Estado e, quem sabe, em todo Brasil.

Eu acho que todos vocês estão aqui para fazer com a gente esse mesmo papel. Do mesmo jeito que a gente gosta de ensinar, a gente também gosta de aprender com vocês. Essas boas práticas não podem ter fronteiras, não podem ficar presas a um único município, a gente tem que espalhar isso para poder ajudar o maior número de pessoas.

 Eu disse que ia ser breve, então eu vou começar a finalizar aqui. Eu quero agradecer imensamente à nossa deputada estadual Ana Carolina Serra e parabenizá-la. Eu teria uma lista gigante para falar de parabéns, porque para eu falar de Ana Carolina Serra, como tomo a liberdade de chamá-la neste momento, é infinito tudo que eu posso falar para agradecê-la por todos os ensinamentos.

Todo esse legado que você deixou para mim, eu tento cuidar da melhor forma possível, junto com a nossa equipe porque não sou sozinha. A nossa equipe toda - estão aqui os nossos coordenadores -, faz um trabalho de muito coração, porque a gente sabe e acredita no resultado disso tudo.

Quero também parabenizar a todos que estão aqui nesta Casa, porque hoje a gente começa a dar um passo, e um passo largo para um grande objetivo, para uma grande recompensa que esses municípios podem ter com a aprovação dessa lei. Então, parabenizo todas as nossas primeiras-damas e presidentes que fazem parte dessa frente parlamentar, porque isso é uma construção conjunta.

Assim como nada funciona sozinho, como a gente aprendeu no fundo social de que a gente precisa de todos juntos trabalhando da mesma forma, eu tenho certeza que essa lei será aprovada porque todos vocês nos ajudaram nessa construção.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Muito obrigado, senhora Ana Claudia. Senhoras e Senhores vamos agora para o nosso objetivo deste encontro, desta reunião que é a entrega do certificado. O certificado que será entregue tem como objetivo reconhecer todas as ações realizadas posteriormente e futuramente promovidas pelos homenageados hoje aqui presentes. Pedimos então que a Mesa Diretora neste instante se posicione à frente para entrega destas homenagens, desses certificados.

Vamos dar início, portanto, à chamada nominal das personalidades que receberão este certificado: Arujá, Clau Camargo. (Palmas.); Monte Azul Paulista, Patrícia Calin Zeitoum dos Santos (Palmas.); Poloni, Andréia Luzia Fachini Brait. (Palmas.); Rio Claro, Bruna Fernandes Perissinotto. (Palmas.); Santo André, Ana Claudia de Fabris. (Palmas.); Adamantina, Maria de Lourdes Santos Gil. (Palmas.); Águas de Lindóia, Flávia Franco Zamuner Helou. (Palmas.); Américo Brasiliense, Maria Eunice de Fátima Christóvão Pano. (Palmas.); Araçariguama, Mirelle Trevisan. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Pedimos a todas que já foram chamadas que agora voltem aqui à frente para tirarmos uma foto com este grupo, juntamente com a Mesa Diretora.

Vamos dar continuidade à chamada: Araçatuba, agora, Jorge Cinti. (Palmas.); Barbosa, Ângela Rosa Nascimento Antunes. (Palmas.); Bastos, Luzia Kiyoko Honda. (Palmas.); Bebedouro, Cristiane Carone Seren. (Palmas.); Bofete, Graziela Maria Bertoncini Ebúrneo. (Palmas.); Boituva, Maria Nazaré Patekoski Marcusso. (Palmas.); Bom Jesus dos Perdões, Eliana Ferreira Guerra da Silva. (Palmas.); Borebi, Leila Ayub Vaca. (Palmas.); Brotas, Juliana Serignolli de Oliveira Chaves. (Palmas.); Caieiras, Stefania Moreda Oliveira. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos tirar a foto. Não voltem para os seus lugares. Aguardem aqui para fazermos a foto com o grupo, juntamente com os integrantes da Mesa Diretora.

Vamos seguir. Município de Cajamar, Nadja Haddad. (Palmas.); Cândido Mota, Rosana Pereira Zimerman. (Palmas.; Canitar, Maria de Fátima Alonso Rodrigues. (Palmas.); Capivari, Adriana Maria Martins Godoy Riccomini. (Palmas.); Eldorado, Celina Marli de Souza Rocha. (Palmas.); Embaúba, Roseli Terezinha Botelho da Silva. (Palmas.); Estrela D’Oeste, Alessandra Lopes. (Palmas.); Floreal, Luciane Gueia Machado Garcia. (Palmas.); Flórida Paulista, Nelci Ramalho de Araújo Fróio. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos fazer a foto com este grupo. A seguir, vamos tirar uma foto com este pequeno grupo também, juntamente com a Mesa Diretora.

Próximo município a receber certificado, Francisco Morato, Ana Cláudia Gonçalves Gusmão. (Palmas.); próximo município, Garça, Cláudia Furlanetto dos Santos. (Palmas.); Getulina, Denise Albuquerque. (Palmas.); Guaíra, Marta Maria Santana Barbar da Silva. (Palmas.)

Guapiaçu, Renata Freire Vetorasso. (Palmas.); Ferraz de Vasconcelos, Aparecida Vieira. (Palmas.); Itariri, Regina Peroni. (Palmas.); Ilha Comprida, Juliana Peitl Gonçalves Barbosa de Oliveira. (Palmas.); Indaiatuba, Maria das Graças Araújo Massimo. (Palmas.); Inúbia Paulista, Solange Umbelino Vitorino. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Estamos registrando mais uma vez a foto aqui com a última que chamamos deste grupo. Agora vamos então para a foto geral do grupo. Se houver representantes na galeria, pedimos que desçam para que possamos antecipar o tempo quando chegar a sua vez de ser chamado.

Então se você é representante de alguém que não está presente e que vamos então anunciar para receber o certificado, antecipe a sua vinda aqui para frente, descendo agora da galeria. Seguimos então com a chamada dos municípios e os seus homenageados ou suas homenageadas.

Município de Itapecerica da Serra, Christina Tiemi Nakano. (Palmas.); Itápolis, Nadiesa Colombo de Camargo. (Palmas.); Itatinga, Rute Vieira de Barros Borges. (Palmas.); Itupeva, Aline Leandro Cavalin. (Palmas.); Jacareí, Sandra Regina dos Santos Barbosa. (Palmas.); Jarinu, Diva Aparecida Soranz Lopes de Camargo. (Palmas.); Jumirim, Andreia Civitella Bedê. (Palmas.); Laranjal Paulista, Maria Lúcia Zugliane de Moura Campos. (Palmas.); Leme, Roberta Cristina da Silva Borges. (Palmas.); Lençóis Paulista, Adriana Lenci. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos para a foto geral.

Vamos seguir. Município de Lins, Marcia Moraes Pandolfi. (Palmas.); Louveira, Magali Bragile Steck. (Palmas.); Lucélia, Élida Aparecida Guilhermino Tazinázzio. (Palmas.); Município de Lupércio, Michele Benevides Menegucci. (Palmas.); Macatuba, Michelle Braz. (Palmas.); Mogi Guaçu, Ana de Elisabete Filomeno. (Palmas.); Município de Nantes, Beatriz de Oliveira Silva. (Palmas.); Município de Nova Castilho, Maria Eduarda Malta Bistafa. (Palmas.); Paraibuna, Leila Aparecida Lopes Sales Rangel. (Palmas.)

Completando este grupo: Piacatu, Vera Lucia Lemes da Silva. (Palmas.)

Seguindo em frente, agora chamando o município de Piedade, Crislene Andrade. (Palmas.); Pindamonhangaba, Claudia Maria Vieira Domingues. (Palmas.); Pinhalzinho, Elizabete Aparecida da Silva Pereira. (Palmas.); Piracaia, Fernanda Tessaro Cintra. (Palmas.); Pirajuí, Amanda Simionato de Almeida Fiala. (Palmas.); Pontalinda, Clarinda Silva Leão. (Palmas.); Porto Ferreira, Bianca Pereira Carandina Ripa. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Na sequência, vamos fazer a foto geral com este grupo.

Próximos municípios: Pradópolis, Eliana Aparecida de Castro Martins. (Palmas.); Promissão, Andréa Carla Piocopi Novaes Franco. (Palmas.); Quatá, Cláudia Bidóia. (Palmas.); Ribeirão Branco, Silmara Aparecida da Costa. (Palmas.); Ribeirão Pires, Lígia Pinheiro Volpi. (Palmas.)

Pederneiras, Laís Camarinha Garnica. (Palmas.); Ribeirão Pires, já chamamos, Lourdes Nogueira da Silva. (Palmas.); Peruíbe, Apolonia Muller. (Palmas.); Roseira, Fabiana Caltabiano de Souza Siqueira. (Palmas.); Sabino, Kelli Andrea Pena. (Palmas.); Sales, Marli Lopes Paulino de Abreu. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - A foto do grupo.

E continuamos. Vejam sempre se o certificado está colocado da maneira correta, de cabeça para cima e voltado para a frente.

Continuamos agora com os seguintes municípios: Santa Adélia, Jucieli Patrícia Costa. (Palmas.); Santa Bárbara d’Oeste, Maria Cristina da Silva. (Palmas.); Santa Clara D’Oeste, Ana Flávia Lourenção Pelaio. (Palmas.); Santa Rosa de Viterbo. (Palmas.); Santo Antônio do Pinhal... A Santa Rosa de Viterbo nós não dissemos o nome da homenageada, Maria Helena Mussolin; agora sim. (Palmas.)

Santo Antônio do Pinhal, Claudete Aparecida Moreira Mendonça. (Palmas.); São Pedro do Turvo, Eduarda Caroline de Freitas Campos Pinheiro. (Palmas.); São Sebastião, Francisco das Chagas Almeida. (Palmas.); Sete Barras, Jeany Maria Fudalli Martins. (Palmas.); Taboão da Serra, Pedro Soares. (Palmas.); Tatuí, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso. (Palmas.;) Taboão da Serra, vai receber a homenagem a Jeane Gomes (Palmas.). Tatuí já foi? Está ali, não é?

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Por favor, deixem sempre o certificado virado para a frente e olhem se está devidamente com a cabeça dele para cima, voltada para cima, a parte legível para cima. Fechamos. Vamos para a foto deste grupo.

Seguimos com os seguintes municípios: Tejupá, Marilza Lúcia Gabriel. (Palmas.); Uru, Luciana Aparecida Pitol Forte. (Palmas.); Vargem Grande do Sul, Eva Vilma da Silva Rodrigues. (Palmas.); Vera Cruz, Maria Célia Michele. (Palmas.)

Vinhedo, Karine Teixeira Schwanke. (Palmas.); Barra do Turvo, Flávia Martins. (Palmas.); Ferraz de Vasconcelos, Aparecida Vieira. (Palmas.); Mairiporã, Maria Lucia Mella Naf. (Palmas.); Santo Expedito, Maria Marta Marques. (Palmas.); Cerqueira César, Gisele Cinto. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos seguir, então, com os nossos novos municípios. Santo Expedito já está aqui, Maria Marta Marques. (Palmas.) Próximo município: Jaú, Cilea Alonso. (Palmas.); Todos os homenageados, por favor, sempre que vierem à frente a nossa chamada podem vir sempre para cá, aqui pertinho, para se identificar.

Penápolis, Maria Rita. (Palmas.); Rio Grande da Serra, Regiane Santos. (Palmas.); Martinópolis, Maria Isabel Soares. (Palmas.); Alumínio, Sara Lima. (Palmas.); Birigui, Silvana Milani. (Palmas.); Areiópolis, Anay Santos. (Palmas.); Município de Fernão, Madalena Pimenta. (Palmas.); Narandiba, Eliana Santos. (Palmas.) e São Vicente, Bruna Lopes. (Palmas.)

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos para a foto com esse grupo.

Vamos completar então a nossa chamada nominal. Agora, Ilhabela, Eliana Barbosa. (Palmas.); Miracatu. Brotas, Juliana Serignolli. (Palmas.); Tarabai, Vanda Lira.

 

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- São entregues as homenagens.

 

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O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Vamos fazer a foto com esse pequeno grupo. Senhoras e senhores, com esse último grupo nós encerramos a chamada nominal. Nós vamos aguardar essa foto e a Mesa Diretora subirá novamente, tomará assento aqui em cima, no palco. Esse último grupo não teve aplausos de vocês. (Palmas.)

Passamos a palavra, então, para suas considerações finais e encerramento oficial desta celebração à deputada Ana Carolina Serra.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANA CAROLINA SERRA - CIDADANIA - Muito obrigada. De verdade, agora eu preciso respirar um pouquinho porque eu estou emocionada, são muitos municípios aqui presentes, muitos representantes.

Ver, mais uma vez, repetindo, este plenário lotado, a galeria lotada, a participação de todos vocês em todas as reuniões. A tecnologia nos ajudou muito, as ideias, discutir, celebrar as diferenças, encontrar caminhos, tudo isso com um único objetivo: melhorar a vida das pessoas.

Então eu fico muito emocionada e eu tenho muito que agradecer a cada um de vocês presentes aqui, hoje, nesta manhã, que viajaram quilômetros para estar aqui, que aguardaram a chamada de todos que merecem esse reconhecimento, de um trabalho social que desta vez mostra sua força.

A gente não tem muito tempo para conversar durante a sessão de fotos até por conta do tempo da entrega do plenário, daqui a pouco vai ter sessão ordinária. Então queria render meus agradecimentos à toda equipe da Assembleia Legislativa, que trabalha sem medir esforços para o bem-estar de todos nós, porque nós somos representantes, nós que estamos aqui representamos o povo do estado de São Paulo.

Mas, mais do que isso, vocês que estão aí representam cada um dos seus municípios, buscando sempre o melhor. Então até brincava, falava assim, os municípios da letra “s”, da letra “t”, “u” são os que mais sofrem. Eu, como de Santo André também, sempre nas chamadas a gente fica para o final.

Então eu tenho muito que agradecer, a paciência, a colaboração de todos, e dizer que esse é um trabalho que está só começando. Procuro ouvir cada um. A gente ouviu aqui algumas palavras que eu considero essenciais, um momento histórico, pessoas que trabalham há 20, 30, 35 anos com o Fundo Social de Solidariedade e, pela primeira vez, estão recebendo esse reconhecimento de qualquer matriz ideológica.

O nosso objetivo é um só, melhorar a vida das pessoas. Então, por isso, eu rendo aqui os meus agradecimentos a todos vocês que viajaram quilômetros de distância para receber esse reconhecimento, mas não só isso, para trabalhar em prol de quem mais precisa. Meu muito, muito obrigada. (Palmas.)

Com isso, meus parabéns a todos, meu agradecimento à Alesp, à equipe do gabinete, à equipe de todos os fundos sociais presentes, primeiras-damas, prefeitos, vereadores, secretários.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço a todos e a todas envolvidos na realização desta solenidade aqui presentes.

Por isso declaro encerrada esta sessão solene.

Um bom dia, um bom final de semana a todos. (Palmas.)

 

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- Encerra-se a sessão às 12 horas e 26 minutos.

 

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