20 DE JUNHO DE 2023

63ª SESSÃO ORDINÁRIA

        

Presidência: GILMACI SANTOS

        

RESUMO

        

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 15 horas.

        

2 - REIS

Por inscrição, faz pronunciamento.

        

3 - MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS

Por inscrição, faz pronunciamento.

        

4 - MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS

Solicita a suspensão dos trabalhos até as 17 horas, por acordo de lideranças.

        

5 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido e suspende a sessão às 14h23min, reabrindo-a às 17h. Convoca sessão extraordinária a realizar-se hoje, dez minutos após o término desta sessão.

        

ORDEM DO DIA

6 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Coloca em votação e declara aprovado o requerimento, do deputado Thiago Auricchio, de constituição de uma comissão de representação com a finalidade de "acompanhar os trabalhos do XI Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, no período entre 26 e 28/06".

        

7 - DELEGADO OLIM

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

        

8 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 21/06, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra sessão extraordinária a ser realizada hoje, às 17 horas e 12 minutos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e recebe o Expediente.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, convocação. Nos termos do Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Planejamento, a realizar-se hoje, às 15 horas, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei nº 912, de 2023, de autoria do Sr. Governador.

Iniciamos, então, o Pequeno Expediente. Convidamos para fazer uso da palavra o nobre deputado Itamar Borges. (Pausa.) Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Deputado Paulo Fiorilo. (Pausa.) Deputado Tomé Abduch. (Pausa.) Deputado Capitão Telhada. (Pausa.) Deputada Thainara Faria. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputado Reis.

 

O SR. REIS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Já estou aqui no posto, presidente. Cumprimento o presidente Gilmaci Santos, cumprimento todos os funcionários desta Casa, os integrantes das Polícias Civil, Militar, Penal, Técnico-Científica, público presente e todos aqueles e aquelas que nos assistem e que nos acompanham pela Rede Alesp.

Sr. Presidente, nós estamos aguardando os projetos, ou o projeto, de aumento dos demais servidores. O governador um tempo atrás esteve aqui, nesta Casa, e se comprometeu de que todos os servidores teriam reajuste acima da inflação.

Vou pedir para a assessoria técnica passar o vídeo que ilustra o dia em que o Sr. governador do estado Tarcísio de Freitas, o privatizador, esteve nesta Casa.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Então está aí o depoimento, a fala do governador de São Paulo.

Nós perguntamos sobre os demais servidores e ele disse que todos os servidores teriam aumento acima da inflação. Nós perguntamos sobre os oficiais administrativos, mas até agora não tem nenhuma mensagem do Sr. Governador para atender os educadores, os profissionais da Educação, os profissionais da Saúde, os demais servidores, inclusive aqueles que nós nominamos, como a Polícia Penal, que está aguardando o projeto de reestruturação, está aguardando a lei complementar, está aguardando a mensagem sobre o reajuste das perdas salariais.

Então é fato que ele mandou o projeto para cá contemplando a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Técnico Científica, mas ele está devendo o projeto que trata das outras categorias dos demais funcionários públicos.

E, principalmente, como ele não mandou na mensagem dele sobre a Polícia Penal, alegando que a Polícia Penal teria, recentemente sendo aprovada a PEC que organizou, que instituiu como polícia, que anteriormente eram agentes prisionais.

E que ele mandaria esse projeto, essa lei complementar, de reestruturação, e ali, criando inclusive subsídio. Que inclusive, o próprio secretário de Assuntos Penitenciários, o secretário da SAP, esteve aqui, explicando por que não poderia não ser subsídio. Mas o fato é que, até agora, não apareceu nenhum desses projetos.

Essa semana começa a discussão da LDO. Quando se começa a discussão da LDO, isso é um sinal que os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas estão muito próximos de entrar em recesso. Esta Casa está próxima de entrar em recesso.

Então seria muito bom que o Sr. Governador pudesse apressar um pouco os seus técnicos e a sua assessoria, e remetesse, o quanto antes, para esta Casa de Leis, os projetos que tratam da recuperação de perdas salariais dos profissionais da Educação, dos professores, diretores de escola, dos policiais penais, dos oficiais administrativos, entre outros, que aguardam ansiosamente por esse aumento acima da inflação.

Em que pese que, tudo indica, será, se ele mandar ainda esse mês, só para agosto.

 

O SR. REIS - PT - Sr. Presidente, para requerer a suspensão dos trabalhos até as 17 horas.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - A Monica vai falar. Depois da deputada Monica pode ser, se assim houver acordo. Obrigado, deputado.

Com a palavra, o deputado Lucas Bove. (Pausa.) Deputado Rui Alves. (Pausa.) Deputado Eduardo Suplicy. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputada Márcia Lia. (Pausa.) Deputado Rafael Saraiva. (Pausa.) Deputado Conte Lopes. (Pausa.) Deputada Andréa Werner. (Pausa.) Deputado Alex Madureira. (Pausa.) Deputado Dr. Jorge do Carmo. (Pausa.) Deputado Valdomiro Lopes.

Entrando na Lista Suplementar. Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Deputada Thainara Faria. (Pausa.) Deputado Dr. Elton. (Pausa.) Deputado Delegado Olim. (Pausa.) Deputada Paula da Bancada Feminista. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Deputado Caio França. (Pausa.)

Deputado Donato. (Pausa.) Deputada Leci Brandão. (Pausa.) Deputado Major Mecca. (Pausa.) Deputado Bruno Zambelli. (Pausa.) Deputada Professora Bebel. (Pausa.) Deputado Leonardo Siqueira. (Pausa.) Deputado Paulo Mansur. (Pausa.) Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Deputado Vitão do Cachorrão. (Pausa.) Deputada Monica Seixas do Movimento Pretas.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa tarde presidente, boa tarde a todos.

Aproveitando alguns segundos do meu tempo para pegar o final da fala do Reis. Eu estive na Secretaria da Administração Penitenciária hoje de manhã, discutindo a respeito de uma emenda nossa, para chegar projetos aí. E aí eu acabei por perguntar, para o secretário, do reajuste da categoria dos policiais penais.

Ele disse que está parado em outra esfera do governo. Provavelmente, na Secretaria de Governo mesmo. Que já saiu dele, e está encarando algumas dificuldades na tramitação, mas tem um imbróglio aí. Porque o aumento salarial, ele vem repetindo isso desde sempre, está atrelado ao que ele pretende fazer de regulamentação da carreira do profissional penal.

E a gente tem uma série de outros trabalhadores da SAP que não são policiais penais. A gente está falando do pessoal da Saúde, a gente está falando dos psicólogos, a gente está falando dos administrativos etc. Então, ainda que venha a regulamentação dos policiais penais, vai ter uma série de trabalhadores da SAP que estarão ainda de fora.

A gente está sempre nessa, de não esquecer ninguém. Porque deixar as pessoas para trás? E, provavelmente, serão deixadas pessoas para trás. Não houve sinalização da inclusão de demais setores.

Eu ocupo hoje a tribuna para me solidarizar com os trabalhadores do Juizado Federal de Ribeirão Preto. Mas, sobretudo, a todos os servidores públicos com deficiência, do estado de São Paulo. E para fazer uma denúncia, triste e grave.

Porque, nesse juizado, no Juizado Federal da Vara de Ribeirão Preto, o terceiro da região, o juiz recebeu a solicitação de teletrabalho de um servidor com deficiência com mais de 10 anos prestados, com prontuário atestando a sua competência, a sua dedicação até acima da média etc. Solicitou o seu direito, previsto em lei, a teletrabalho.

O problema foi a resposta desse juiz, que não só negou, mas indicou que o servidor deveria ir para um lugar que atendesse às suas necessidades especiais. Ou seja, praticamente disse que aquele juizado não era o lugar para um servidor, uma pessoa com deficiência. Discriminação, capacitismo é crime, inclusive previsto no arcabouço. Nenhuma dessas palavras rima com justiça.

É triste que um servidor público estadual que sirva o Estado e solicite o teletrabalho de forma legal, como outros tantos, tenha que passar por uma situação como essa, que no mínimo a gente pode chamar de assédio: assédio moral, inclusive; exposição, capacitismo, discriminação da sua condição de pessoa com deficiência. E é por isso, também, que a gente protocolou hoje uma moção de repúdio.

A gente também enviou o caso à Comissão da Pessoa Com Deficiência. A gente precisa discutir com seriedade a condição da pessoa com deficiência que presta serviço ao estado de São Paulo, para que ela não seja vitimada e para que não seja vítima de discriminação justamente por operadores do direito, justamente por aqueles que deveriam defender o direito da população.

Então, a minha solidariedade a esse servidor, a minha solidariedade a todos os servidores públicos com deficiência, a minha solidariedade às pessoas com deficiência. Porque a gente sabe da dificuldade, dos longos passos que a gente tem pela frente até a inclusão dessas pessoas.

Trabalhadores do Sindjud estão aqui hoje, inclusive, também trazendo esse caso à Assembleia Legislativa, denunciando. Hoje estão aqui no nosso público com cartazes; nossa solidariedade, a solidariedade da bancada do PSOL.

Mas a gente tem que cobrar respostas; a gente tem que cobrar a Justiça, não só por conta desse servidor, mas por outras tantas pessoas com deficiência que podem sofrer assédio nos seus postos de trabalho.

 

A SRA. MONICA SEIXAS DO MOVIMENTO PRETAS - PSOL - Presidente, não havendo mais ninguém para usar a palavra, peço a suspensão dos trabalhos até as 17 horas, ao final da Comissão de Educação.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - É regimental, deputada. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nós estamos suspendendo os nossos trabalhos até as 17 horas, para retorná-los.

Está suspensa até as 17 horas.

 

* * *

 

- Suspensa às 14 horas e 23 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas, sob a Presidência do Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Reaberta a sessão. Sras. Deputadas e Srs. Deputados, convocação. Nos termos do Art. 100, inciso I, do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma sessão extraordinária a realizar-se hoje, 10 minutos após o término da presente sessão, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 17a Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 21/06/2023.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Há sobre a mesa requerimento do nobre deputado Thiago Auricchio, com o número regimental de assinaturas, nos termos do Art. 35, do Regimento Interno, para a constituição de uma comissão de representação com a finalidade de acompanhar os trabalhos do XI Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, a realizar-se no período entre os dias 26 e 28 de junho do corrente ano, sem ônus para este Poder.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Pela ordem, Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Pedir o levantamento da sessão, havendo acordo de líderes.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje, lembrando-os ainda da sessão extraordinária a realizar-se hoje, 10 minutos após o término desta sessão.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 02 minutos.

 

* * *