10 DE MAIO DE 2023

10ª SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO EM HOMENAGEM AO PRESIDENTE DA MARCHA PARA JESUS NO BRASIL, APÓSTOLO ESTEVAM HERNANDES

 

Presidência: CARLOS CEZAR

        

RESUMO

        

1 - CARLOS CEZAR

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, para a “Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Marcha para Jesus no Brasil, apóstolo Estevam Hernandes”, por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Agradece a Deus pelas oportunidades recebidas. Diz ser esta sessão solene uma justa homenagem ao apóstolo Estevam Hernandes. Anuncia a apresentação do Grupo Renascer Praise, conduzida pela bispa Sonia Hernandes.

        

2 - RODRIGO MANGA

Prefeito de Sorocaba, faz pronunciamento.

        

3 - ALTAIR MORAES

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

4 - LUCAS BOVE

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

5 - DR. EDUARDO NÓBREGA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

6 - ALEX MADUREIRA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

7 - GIL DINIZ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

8 - SONIA HERNANDES

Bispa e esposa do homenageado, faz pronunciamento.

        

9 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história do apóstolo Estevam Hernandes e a Marcha para Jesus no Brasil. Discorre sobre o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Lê a história do homenageado. Lembra a fundação da Igreja Renascer em Cristo há 37 anos. Menciona os programas, grupos de acolhimento e de apoio da igreja. Agradece o apóstolo Estevam Hernandes por todo apoio em todas as seis eleições disputadas pelo deputado. Diz ser autor da lei que determina que a Marcha para Jesus seja sempre celebrada no dia de Corpus Christi. Cita lei, juntamente com o deputado Gil Diniz, que reconhece a Marcha para Jesus como um patrimônio cultural de natureza imaterial no estado de São Paulo.

        

10 - ESTEVAM HERNANDES

Apóstolo e presidente da Marcha para Jesus no Brasil, faz pronunciamento.

        

11 - PRESIDENTE CARLOS CEZAR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Cezar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Bom dia a todos. Senhoras e senhores, sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Marcha para Jesus no Brasil, apóstolo Estevam Hernandes.

Eu comunico a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Eu quero agora, com muita honra e muita alegria, convidar, para que componha a Mesa Diretora desta sessão solene, o nosso querido presidente da Marcha para Jesus no Brasil, apóstolo Estevam Hernandes. (Palmas.) Com a mesma alegria, quero convidar a nossa querida bispa, Sonia Hernandes, esposa do apóstolo Estevam Hernandes. (Palmas.)

Ainda para compor a extensão desta Mesa Diretora, eu convido, para tomarem os seus assentos aqui no plenário, os meus grandes amigos deputados, companheiros de bancada, deputado Gil Diniz. (Palmas.) Deputado Lucas Bove, que está aqui. (Palmas.) Meu irmão querido, deputado Eduardo Nóbrega, que está aqui inclusive com toda a sua família, seus pais e seu irmão. (Palmas.)

Quero agradecer muito a presença do Aloisio Antonio de Camargo Barros Pupin, que é procurador de Justiça, nosso querido prefeito de Igarapava e a sua esposa, o prefeito Zé Ricardo e a Mônica. O vereador de Taboão da Serra, irmão do deputado Eduardo Nóbrega, o vereador Anderson Nóbrega, obrigado pela presença. Agradecer a presença do meu grande amigo, delegado Helio Bressan, e também do Roberto Ribeiro Junior.

Quero convidar todos eles a subirem e tomarem seus assentos aqui ao lado, por favor, também compondo esta Mesa Diretora estendida.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras que aqui se fazem presentes, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado André do Prado, atendendo minha solicitação com a finalidade, como já falado, de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Marcha para Jesus no Brasil, apóstolo Estevam Hernandes.

Eu convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do nosso querido maestro capitão Vagner Pontes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Agradecemos à camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro cabo PM Vagner Pontes. Eu quero também convidar, para assumir aqui a Presidência estendida desta Mesa Diretora, o nosso querido vereador Pedro Botaro, da cidade de Santo André, vereador também que está aqui e que nos honra com sua presença.

Eu quero registrar a presença também das seguintes personalidades aqui presentes e agradecer muito ao nosso querido Olívio Nóbrega, o pai do meu irmão, deputado Eduardo Nóbrega, sua mãe, Maria Irone Nóbrega. Também o Robson Nascimento dos Santos, o “Boy”, que é vereador de Diadema, obrigado pela presença.

Cumprimentar os nossos queridos bispos da Igreja Renascer, bispo Fábio, bispo Klinger Portella, bispo Ricardo Lima, bispo Nilton Rueda, bispo Phillip Guimarães, a nossa querida bispa Rosana, bispo Marcelo.

Quero agradecer ao nosso bispo Lalá. Cadê o bispo Lalá? Deve estar por aí. O Bill, nosso bispo Bill, bispo Efren Giovani, bispa Giselda, nosso querido Bispo Gê, Geraldo Tenute, que estou vendo ali. Nosso querido pastor Rudnei, que é o presidente do Conselho Metropolitano de Pastores aqui de São Paulo, todos os pastores do conselho da Cieag. Agradeço muito a presença de cada um de vocês.

Olha, quero apenas dizer deste momento, apóstolo, de muita gratidão a Deus pelas oportunidades que Deus nos dá, e esta é mais uma oportunidade. Oportunidades, a gente aproveita cada uma delas para fazer um justo reconhecimento.

Tenho certeza de que esta será uma manhã memorável em que todos nós poderemos ouvir aqui um pouco da sua história e saber da justiça que se faz hoje o maior Parlamento da América Latina ao reconhecer e outorgar a maior honraria que este Parlamento pode fazer a alguém, que é a entrega do Colar do Mérito Legislativo.

Eu quero, neste momento, assistir a uma apresentação do grupo Renascer Praise, conduzido pela nossa querida bispa Sonia Hernandes. Nós vamos ter, neste momento, mais do que a apresentação, o momento também de todos nós louvarmos e adorarmos ao Deus que nós servimos, que é por isso que nós estamos aqui nesta manhã.

E também porque a bíblia diz: “Façais tudo para a glória do Senhor”, e eu tenho certeza de que a vida do apóstolo tem sido, como ele canta, um louvor a Deus. E é isso que nós vamos viver aqui nesta manhã.

 

* * *

 

- É realizada a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus. Gratidão esse ministério lindíssimo do Renascer Praise pela vida da nossa querida bispa Sonia Hernandes, esse louvor maravilhoso.

Eu quero agradecer muito e agradecer a presença do meu irmão querido, deputado Altair Moraes, que nos honra com sua presença, está aqui também na Mesa estendida, e também o nosso querido prefeito da cidade mais bonita do Brasil e a melhor cidade para se viver, que é o prefeito da cidade de Sorocaba: prefeito Rodrigo Manga. (Palmas.)

Obrigado por sua presença aqui.

E eu quero já reconhecer também a presença do superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular, pastor Neilson, que está aqui presente também. Agradeço muito a presença dele. E quero convidar, com muita alegria, para fazer o uso da palavra - se puder já ir à tribuna - o nosso prefeito Rodrigo Manga. Ele tem uma palavra para falar conosco, usar a tribuna aqui.

O prefeito Rodrigo Manga tem ganhado diversos prêmios no Brasil. Uma das melhores cidades para se viver é a cidade de Sorocaba. Inclusive daqui a pouco vou falar um pouco mais sobre isso, mas o apóstolo Estevam Hernandes - bispo Sidney está aqui, meu querido - é cidadão sorocabano.

E hoje eu não tenho dúvida de que a cidade tem um sucesso muito grande porque, há quase 20 anos, o apóstolo Estevam esteve lá em Sorocaba, nós pedimos e hoje é uma realidade na cidade que, quando alguém entra na cidade, tem que declarar que Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo, essa é uma realidade imutável.

E hoje temos à frente da Prefeitura um servo de Deus, alguém que teme a Deus e que tem ajudado muito a continuar pregando o evangelho, resgatando vidas e transformando a cidade - quando se transformam vidas, toda a cidade é abençoada.

Faça o uso da palavra, prefeito Rodrigo Manga.

 

O SR. RODRIGO MANGA - Bom dia a todos. Quero cumprimentar o nosso apóstolo Estevam. Parabenizá-lo, apóstolo, por todo esse trabalho e dedicação que o senhor tem com a obra de Deus, e essa homenagem é extremamente importante, porque a Marcha para Jesus, sem dúvida nenhuma, é o maior projeto evangelístico que existe no mundo. Quantas vidas foram salvas e foram alcançadas através da Marcha?

Cumprimentar também a nossa bispa Sonia, dizer que é uma alegria muito grande estar aqui. Na pessoa do deputado Carlos Cezar, presidente desta sessão, cumprimento todos os deputados aqui presentes, dizer que é uma honra poder falar desta tribuna e parabenizar os senhores pelo trabalho que vêm realizando.

Na pessoa do prefeito José Ricardo, eu cumprimento todos os prefeitos aqui presentes. Nas pessoas dos meus amigos bispo Kleiton e bispo Sidney, eu cumprimento todos os amigos, homens e mulheres de Deus que aqui estão.

Dizer que é uma alegria muito grande. A Marcha para Jesus, sem dúvida nenhuma, como nós falamos, é o maior projeto evangelístico que existe que conseguiu superar a questão de religião, e hoje a Marcha para Jesus é um movimento cristão que envolve todas as igrejas, todas as denominações e tem alcançado vidas a cada dia. E o mais importante: são 30 anos, Altair, que, a cada dia, cresce.

A cada ano que passa, a Marcha para Jesus tem alcançado maior número de pessoas, e as pessoas têm contado esse testemunho do antes e do depois de participarem da Marcha.

Tivemos a grata felicidade, deputado Carlos Cezar, depois daquela última em que o senhor participou em Sorocaba, voltar com a Marcha para Jesus em Sorocaba em 2022, que foi um sucesso também. E o faremos novamente, no dia 07 de setembro, na cidade de Sorocaba - lógico que estaremos presentes também na Marcha que vai acontecer aqui na cidade de São Paulo.

E muito nos honra, apóstolo, que o senhor continue neste ministério junto à bispa. A gente sabe que não é fácil a vida de um homem e de uma mulher de Deus que deixam de lado muitas vezes os compromissos familiares, aqueles que estão mais próximos, para servir ao outro. Mas Deus tem honrado vocês nesse ministério.

E olhem aqui, somente neste local, quantos homens e mulheres de Deus que nasceram desse trabalho de vocês, e vocês não têm noção do tanto de pessoas que foram alcançadas através da palavra de Deus levada pela vida de vocês.

Que Deus abençoe a todos vocês. Parabéns, Carlos Cezar, mais uma vez por esta homenagem, e contem sempre com a Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Eu que agradeço, prefeito Rodrigo Maganhato, que falou em nome de todos os prefeitos aqui presentes. Eu quero, com muita alegria, já passar a palavra para o meu irmão, deputado Altair Moraes, para fazer uso da tribuna também e usar a palavra.

O deputado Altair Moraes, apóstolo, é vice-presidente da nossa Frente Parlamentar Evangélica aqui da Casa, que vamos ter o lançamento semana que vem juntamente com esses colegas deputados aqui.

Tem a palavra, deputado.

 

O SR. ALTAIR MORAES - REPUBLICANOS - Obrigado, meu amigo. Graça e paz aos irmãos. Bom dia. É uma honra estar aqui com vocês, grande apóstolo, bispa Sônia, beijo para vocês, Deus os abençoe, os guarde e os ilumine. Eu tive o grande prazer de ser coautor do projeto do nosso amigo Gil Diniz aqui, da Marcha para Jesus.

Estive na Marcha, na última que houve, ali no meio das pessoas, o Gil estava lá no trio com o pessoal. Eu estava ali no meio dos irmãos orando, com os joelhos dobrados, junto à minha esposa, pelo nosso Brasil. Muito nos honra a presença de vocês aqui. Parabéns por esse projeto tão maravilhoso, evangelístico.

Eu levei pessoas que não são cristãs para a Marcha, que ficaram impactadas, e hoje estão indo à igreja. Para mim, isso é motivo de muita honra, muito orgulho, porque uma alma que se salva vale mais do que todo o mundo. A alma não tem preço. Mas meus irmãos, sem querer ter muita delonga aqui, porque vocês sabem que deputado gosta de falar muito, não é?

Mas, para não atrapalhar vocês, cumprimento todos os nossos amigos deputados, todos os pastores que estão aqui, nosso prefeito Manga e todos os prefeitos que estão aqui. Só trago boas novas, Manga, nunca trago o mal. Falei há uns dias desses com o Manga que existem alguns mensageiros de Jó que só chegam para a gente para contar coisa ruim.

Eu falei: “Meu irmão, não fale para mim coisa ruim, segura para você”. “Ah, porque deu errado...”. “Não fale para mim, não gosto de mensageiro de Jó”. Toda vez que eu vejo o Manga, eu dou um abraço nele e falo: “Coisas boas estão por vir, vai dar tudo certo, vai arrebentar”, não é, Manga?

Mas eu queria deixar uma mensagem bem rápida, irmãos. Nós vivemos hoje em um mundo muito difícil de pouca união, de pouca unidade, inclusive nas igrejas também a gente vê isso.

E eu estava refletindo ainda hoje sobre 1º Coríntios, 6:17, que diz que aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Nós podemos ter divergências em muitas coisas, mas aquele que é unido ao Senhor é um com ele, não são dois.

Aqueles que são da fé, meu grande amigo que está aqui, (Inaudível.) deputado, mas sempre deputado, aquele que está unido com Cristo não tem divisão: ele é um com ele. Então, a cada dia que passa, é importante ver os irmãos unidos.

E, de verdade, fico muito emocionado de ver vocês aqui, porque é uma Casa de Leis que está sendo hoje tomada pelo espírito de Deus. E vamos nos unir ao Senhor, porque quem se une a ele é um com ele, não são dois.

Que Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Obrigado, meu irmão deputado Altair Moraes. Eu quero, com muita alegria, passar a palavra ao nosso querido deputado Lucas Bove, que nos honra com sua presença, deputado da minha bancada do PL.

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Bom dia a todos. Bom dia, pessoal.

 

TODOS - Bom dia.

 

O SR. LUCAS BOVE - PL - Aê, agora sim. Parabenizar o pastor Carlos Cezar, que está presidindo a sessão hoje, nosso líder, que tem nos guiado aí nos caminhos aqui dentro da Alesp, não é fácil.

Parabenizar o apóstolo Estevam e a bispa Sonia por esta solenidade tão importante, por essa honraria que estão recebendo aqui hoje, que o apóstolo está recebendo aqui hoje. Parabenizar todos vocês.

Que alegria que é ver esta Casa lotada com tanta gente de tanta fé. Então, além de todos vocês, nós temos aqui que honrar hoje a presença do Senhor nesta Casa. Nós, que aqui presenciamos tantos embates, que aqui temos por muitas vezes situações tão desagradáveis, tão pesadas, hoje, de fato, deputado Gil Diniz, o sentimento é de alegria, é de leveza por estarmos entre irmãos, entre cristãos, entre pessoas que são tementes a Deus. Então, é uma manhã de muita felicidade nesta Casa.

Parabéns aos senhores pelo trabalho, por disseminar a palavra e por levar fé ao lar das pessoas. Hoje em dia nós temos acompanhado aí diversas situações das mais extremas e das mais terríveis nas escolas, nas ruas, no centro de São Paulo, e eu tenho para mim que isso se dá pela falta da presença do nosso Senhor Jesus Cristo nos lares das famílias brasileiras.

Existem certas correntes que buscam, de fato, derrubar a igreja, derrubar a fé, mas Deus, Jesus Cristo, é muito maior do que todas essas forças contrárias. A batalha é árdua, mas nós, juntos, certamente venceremos. Parabéns a todos vocês, parabéns, apóstolo, parabéns, bispa. O trabalho de vocês é fundamental para a sociedade brasileira.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Obrigado, deputado Lucas Bove. Quero aqui ler uma mensagem do nosso governador Tarcísio de Freitas, que agradece o convite para a participação da sessão solene de outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao presidente da Marcha para Jesus no Brasil, apóstolo Estevam Hernandes, e lamenta a impossibilidade de participar por conta de viagem anteriormente agendada fora do País. Ele não está no Brasil, mas pede que transmita aqui ao apóstolo Estevam seus cumprimentos e votos de sucesso cada vez maior, está certo?

Eu quero agora passar a palavra à nossa bela aquisição aqui também desta Casa, que é o deputado Dr. Eduardo Nóbrega, irmão querido também, que faz parte da nossa Frente Parlamentar Evangélica.

Tem a palavra o deputado Eduardo Nóbrega.

 

O SR. DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Obrigado, Sr. Presidente. Graças e paz. Quero saudar a igreja do Senhor aqui na Alesp. Estamos todos felizes. Aqui hoje é uma igreja, não é, apóstolo?

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - É um culto.

 

O SR. DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Quero pedir licença para o presidente da sessão o pastor Carlos Cezar, deputado Carlos Cezar, que me recebeu de braços abertos aqui na Alesp, tem me ajudado, contribuído, todos os queridos deputados aqui mais experientes, para que encurtem os meus caminhos aqui e facilitem o dia a dia.

Mas apóstolo, antes de homenageá-lo, falar da bispa, da Marcha, eu só posso dividir essa alegria. Estou aqui hoje porque tem uma mulher que está há 30 anos com o joelho dobrado na Igreja Renascer, não sai da Igreja - o bispo Gê sabe, o bispo Carlinhos, o Bispo David, o bispo Sidney -, que é a minha mãe, que está aqui chorando, mas eu queria pedir que você viesse aqui, mãe, você, o pai e o Anderson. (Palmas.) É impossível compartilhar essa felicidade sem eles, apóstolo, me perdoem.

Enquanto eles vêm, para não atrasar a cerimônia, dizer que esta manhã é feliz para o estado de São Paulo. Nós estamos aqui homenageando o presidente do maior evento evangélico do mundo - do planeta, como gosta de dizer o bispo Carlinhos.

E nós, para chegarmos até aqui e participar disso, mãe, começou há muito tempo com o bispo Sidney, quando foi a Taboão, converteu toda a família e nós seguidos as orientações do apóstolo e da bispa desde então. Inclusive, ele fez o meu casamento e disse que minha esposa não deve gostar muito dele, porque foi o que Deus deu para ela.

E dizer, apóstolo, que fui vereador por dois mandatos em Taboão, gosto da tribuna, tenho aprendido com o Gil aqui, mas hoje eu estou nervoso, está difícil até de conseguir pronunciar as ideias. Não preparei nenhum discurso, mas quando falou aqui da tribuna o Manga que a Marcha para Jesus é um evento que marca, impacta a vida de uma cidade, pastor Joseias, eu tenho essa mesma convicção.

Para mim, todas as cidades - e São Paulo, a Capital, não foge à regra - é uma São Paulo antes da Marcha, é outra São Paulo pós-Marcha. Esse é o sentimento que eu tenho quando se fala em Marcha para Jesus.

Portanto, apóstolos, lá em Taboão, na década de 90 ainda, meu pai, como vereador, também instituiu a Marcha, teve a honra, a benção de poder homenagear, com o título de cidadão, a bispa Sônia, o apóstolo, e hoje estamos aqui, 30 anos depois, para poder fazer essa homenagem, participar da justa homenagem que o Carlos Cezar faz ao presidente da Marcha, o nosso apóstolo.

Para terminar, para concluir, presidente, dizer que lá em Taboão, por uma lei de 1996, também do meu pai, com a ida do apóstolo agora conversar com o prefeito Aprígio, que foi colega de V. Exas. aqui na Alesp, o prefeito Aprígio também vai cumprir a lei e, após a Marcha que vai se dar em 19 de agosto, em Taboão da Serra, teremos uma placa declarando que Taboão da Serra é do Senhor Jesus Cristo também. (Palmas.)

Por fim, deixar esse versículo, que é Deuteronômio 1:10,11: “Vosso Deus vos têm multiplicado. E eis que, já o hoje, sois multidão como as estrelas do céu. O Senhor, Deus de vossos pais, vos faça mil vezes mais numerosos do que sois e vos abençoe, como vos prometeu”. Apóstolo, ao longo dos últimos 30 anos, Deus tem feito você viver todos os milagres aqui na Terra.

Multiplicou-se. Hoje nós somos este ministério gigantesco graças às orientações e àquilo que Deus colocou no seu coração e no da bispa Sonia. Vossa Excelência venceu todas as oposições, e nós estamos no jejum para também vencermos as oposições que se levantarem.

Deus abençoe a todos.

Viva a Igreja Renascer. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus por toda essa família Nóbrega, família lindíssima e abençoada. Quero convidar o meu irmão também, nosso querido vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Alex de Madureira, deputado Alex Muniz.

 

O SR. ALEX MADUREIRA - PL - Bom dia a todos, a paz a todos, que Deus abençoe cada um de nós pela oportunidade que temos de estarmos mais uma vez com fôlego de vida.

Hoje é um dia especial. Primeiro, parabenizar aqui o deputado Carlos Cezar, que é o nosso líder da bancada. Dizer ao Carlos que eu estou correndo, que já vou ao Colégio de Líderes te representar lá.

Eu tenho a grata satisfação, apóstolo, de ser o vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica aqui já neste segundo mandato e também ser o vice-líder do Carlos Cezar no nosso partido.

Eu estou bem atrás dele, mas estou chegando, viu, Carlinhos? Estamos chegando. Hoje é um dia especial, porque nós estamos homenageando não só uma igreja, não só um movimento, não só uma data comemorativa. Nós estamos homenageando pessoas que mudaram a história.

Mudaram a história de São Paulo, da Capital, mas isso acabou se inflamando para todo o estado de São Paulo, para todo o País e até para fora do País. Então eu quero parabenizar aqui, em seu nome, apóstolo, em nome da bispa Sonia, a atitude que o senhor teve, e a Igreja Renascer em Cristo, de criar esse movimento que se chama Marcha para Jesus, não só na Capital de São Paulo, mas se espalhou por todo o interior, se espalhou por todo o País e até para fora do País.

Eu sou de uma cidade do interior chamada Piracicaba. Quem conhece aí, quem já ouviu falar? Piracicaba quer dizer “cidade onde o peixe para” em tupi-guarani. E lá nós temos sim a Marcha para Jesus. E essa sementinha da Marcha para Jesus foi colocada lá pelo apóstolo Estevam, pela bispa Sonia, pela família Renascer.

E hoje é uma realidade na nossa cidade que nós esperamos por todo mês de setembro acontecer. Lá acontece em setembro, viu, apóstolo? Já coloca na agenda do senhor para estar lá com a gente. O pastor Fernando Favoreto, pastor Jessié, que são aqueles que fazem acontecer a Marcha, mas sempre carregando a semente inicial que veio através de vocês.

Então, meus parabéns. Mais uma vez, parabenizar o deputado Carlos Cezar pela iniciativa, por ter esse olhar de águia e ver a importância que tem tanto a Marcha para Jesus como a Igreja Renascer em Cristo.

Meus parabéns, que Deus nos abençoe sempre, que Deus abençoe a nossa cidade de São Paulo, que Deus abençoe nosso estado de São Paulo e Deus abençoe o nosso País. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus. Obrigado, deputado Alex, meu irmão querido. Eu quero passar a palavra ao nosso querido deputado Gil Diniz, que apresentou a lei, e eu sou coautor, juntamente com o deputado Altair Moraes, Tenente Nascimento, da lei que agora reconhece a Marcha para Jesus como patrimônio cultural e imaterial aqui no estado de São Paulo.

Tem a palavra, meu irmão.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Obrigado, presidente. Cumprimento os irmãos aqui na graça e paz. Aprendi com vocês. Eu sou irmão católico, um cristão católico, mas aprendo diariamente, apóstolo, com todos vocês, pastor Carlos Cezar, Altair, Alex, com toda a Frente Parlamentar Evangélica, da qual sou membro também.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - É membro.

 

O SR. GIL DINIZ - PL - Carlos Cezar convidou-me a fazer parte dessa Frente, e eu tenho muito orgulho de participar. Apóstolo, eu estava falando aqui para o Lucas, para o Eduardo aqui e para o Altair que minhas mãos estão geladas, estou me tremendo todo aqui, estou emocionado, porque há ocasiões em que é difícil expressar o que a gente sente. Bispa Sonia, cumprimento V. Exa. também.

E hoje esta homenagem é mais do que merecida. E nós olhamos para o senhor e vemos aqui o que o senhor representa: o Senhor Jesus Cristo. Nós olhamos ao senhor e vemos Cristo.

E é difícil expressar. Eu falo tanto, bispo Gê, desta tribuna aqui, entramos em embates com os outros partidos, com a oposição, e chega o momento de homenagear os nossos, os nossos irmãos, e vem aquela coisa: “O que eu vou dizer?”.

Eu, pensando aqui, queria dividir com vocês, compartilhar com vocês esse momento de homenagem ao apóstolo. Já o conhecia pelas redes sociais, pelo trabalho que V. Exa. faz de evangelização na TV, e eu tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.

Não sei se V. Exa. lembra, mas nós estávamos indo para uma “motociata”. E em frente a mim, no helicóptero da Presidência, o apóstolo. Eu falei: “Nossa, meu deus”. Estava o presidente da República, o apóstolo e o presidente. Falei: “Meu deus”.

E aquela oportunidade ali de pedir a sua benção, de cumprimentá-lo. E o senhor me deu atenção ali, foi muito amável como sempre é. E eu me lembro que, ao final, estava um trânsito gigante, nós pousamos no Campo de Marte, o senhor olhou e disse: “Olha, o trânsito está gigante, a minha moto não conseguiu vir”.

Aí eu olhei para um lado, olhei para o outro e falei: “Apóstolo, meu capacete, minha moto, o senhor vai com ela”. E o Galdino, que trabalha comigo, me conduziu ali. No final da marcha, o apóstolo disse: “Gil, nunca orei tanto. Esse menino é maluco em cima dessa moto”. O senhor me deu um livramento naquele dia.

Mas eu divido isso com vocês, porque eu falo que eu tive a oportunidade de, naquele momento, naquela ocasião, servir minimamente a um servo de Deus, alguém que compartilha o Evangelho conosco, alguém que leva a palavra de Deus às nossas famílias, aos nossos lares, nessa sociedade que nós vivemos, que é carente de Deus, que é carente de nosso Senhor Jesus Cristo. E quando nós tiramos Jesus Cristo do debate público, aí nós começamos a ver essa tragédia.

Eu tenho certeza de que o senhor nos abençoa. Nós tentamos honrá-lo aqui. O senhor tem bons amigos aqui. Bispa Sonia, com o seu joelho dobrado ao chão, abençoa os nossos mandatos, e nós seguimos aqui louvando, adorando a Deus, defendendo o nosso povo, defendendo as nossas famílias, os nossos valores.

Porque querem, senhores, nos silenciar, já falei desta tribuna aqui. Não é uma profecia, obviamente - quem sou eu? Isso eu espero que não aconteça no meu turno, mas logo eles nos acusarão de fake news quando nós subirmos aqui e profeticamente anunciar o nome de Cristo, dizendo que nós acreditamos no Ressuscitado. Nós acreditamos em um homem que ressuscitou dos mortos, que nos trouxe à vida eterna, mas no nosso turno não. Neste momento, aqui não.

Eu fico emocionado, apóstolo, de estar aqui hoje nesta tribuna, usando esta tribuna, para honrá-lo, para homenageá-lo, porque eu leio a bíblia, eu leio a palavra, e eu vejo registrado naquele livro, no nosso livro, na nossa regra de fé, aqueles homens importantes, Lucas, aqueles homens gigantes que marcaram a história da humanidade, que marcaram a história do nosso povo.

E nós temos a oportunidade de ver a história do povo de Deus aos nossos olhos. Ver a história do povo de Deus, pastor Carlos Cezar, ser escrita aqui com a bispa Sonia, com o apóstolo Estevam, com a Igreja Renascer, onde eu tenho bons amigos. No meu gabinete, a maior parte dos meus assessores são irmãos de fé também, acreditam em Cristo, são evangélicos.

E para finalizar - como o Altair falou, político gosta de falar demais -, hoje é um momento de alegria, é um momento de glória. Mas nós também, apóstolo, dividimos os momentos tristes, nós choramos também juntos. Eu lembro aqui do falecimento da sua mãe, dona Geni, naquele momento em que o senhor falava da certeza, da convicção na ressureição, naquele momento também anunciando o Senhor Jesus.

Eu acompanho o senhor nas redes sociais e eu a vi lhe abençoando pelas manhãs também, então começava o dia já abençoando. Então hoje é um dia de alegria, mas nós estaremos juntos e unidos também nos momentos para chorar, nos momentos de tristeza também. Mas hoje o Parlamento paulista celebra, louva, honra um homem de Deus, honra nosso Senhor Jesus Cristo quando querem nos silenciar.

Então este evento aqui é um evento profético, é um evento em que nós dizemos: vamos marchar ao Senhor Jesus. Homens e mulheres, evangélicos de todas as igrejas, católicos como eu, que, naquele evento, um evento para adorar o nosso Senhor Jesus Cristo, nós nos encontramos para dizer: São Paulo é do Senhor Jesus, o Brasil é do Senhor Jesus.

Eu tenho a honra de estar nesta tribuna homenageando um irmão de fé como Vossa Excelência.

Meus parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Obrigado, deputado Gil Diniz. Glória a Deus. Eu quero convidar, com muita alegria, para assomar à tribuna para fazer o pronunciamento, a nossa querida bispa Sonia Hernandes.

Enquanto ela se dirige à tribuna, quero reconhecer a presença do Dr. Luiz Teixeira. Ele é médico e (Inaudível.) do comercial da saúde do Consulado do Chipre. Obrigado pela presença. Já está aqui na nossa Mesa estendida. Obrigado pela presença, Dr. Luiz Teixeira.

 

A SRA. SONIA HERNANDES - Sou mais baixinha. Bom dia, graça e paz a todos. Eu quero cumprimentar o deputado Carlos Cezar e assim cumprimentar todos os deputados. Quero cumprimentar o bispo Gê e assim cumprimentar todos os bispos, todos aqueles que estão aqui nesta manhã. E eu quero falar um pouquinho, louvar a Deus pela Marcha para Jesus.

O que é a Marcha para Jesus? Estava pensando sobre isso e orando, para deixar aqui um som nesta Casa, porque a gente sabe que as coisas são medidas pelo som. Quando você quiser saber a idade de um fóssil, é um exame de ultrassonografia, então um som.

Para mim, a Marcha para Jesus assemelha-se muito ao que aconteceu em Êxodo: 33, querido apóstolo Estevam e amor da minha vida: quando Moisés saía do arraial, do acampamento e montava a tenda do encontro fora do arraial.

E quando ele entrava dentro daquela tenda, a nuvem da glória de Deus descia, a presença manifesta de Deus descia. E o que acontecia é que todo o povo que via a coluna da nuvem que se detinha na tenda, se levantava cada um à porta da sua tenda e adorava ao Senhor.

E eu sei que você é esse homem que Deus escolheu para trazer a presença manifesta para as ruas de São Paulo, em primeiro lugar, e hoje em um sem-número de cidades aqui no Brasil, que a gente não sabe mais mensurar, e fora do Brasil.

Você é aquele homem que Deus levantou para, quando a gente vê você falando “Marcha para Jesus”, as multidões saem das suas casas, como saia o povo de suas tendas, e começam a adorar e começam a louvar Deus e começam a exaltar o nome de Jesus.

A Marcha para Jesus é essa multidão que tira ainda hoje aquela mulher que gastou tudo que tinha por causa de uma hemorragia que tinha, ficando cada vez pior, ela sai da sua casa, porque ela sabe: “Eu vou para um lugar onde a presença de Deus é manifesta. Eu vou para um lugar onde tem um homem de Deus que fala com Deus, que manifesta e que traz a presença do Senhor”.

Essa multidão é aquela que também pode presentear, pode mudar e transformar aqueles que não estão enxergando mais, aqueles que estão à beira do caminho, porque não enxergam mais futuro de vida e estão gritando por Deus quando essa multidão passa. O Senhor Jesus abre os olhos ainda hoje, e sinais, prodígios e maravilhas acontecem, porque onde Ele está, a todos ele cura.

Glória a Deus, por termos a Marcha para Jesus. Eu não sei qual é a dimensão, mas para mim é uma dimensão imensurável mesmo nós sermos a cidade e o País que tem o maior evento cristão do planeta. (Palmas.) Aleluia, que grande benção. Obrigada por ter acreditado. Obrigada por não ter escutado os limites religiosos e anticristãos.

Obrigada por ser esse homem maravilhoso, e como homem maravilhoso, não houve um que não subiu a esta tribuna e não mencionou o meu nome. Mas a homenagem é para você, e isso mostra o seu caráter, porque dentro de casa você divide conosco também aquilo que Deus colocou no seu coração e que você se levantou em primeiro lugar. Você é a manifestação daquilo que o Senhor Jesus falou, que fariam as mesmas obras de Jesus, e maiores ainda.

Jesus não teve honra na sua casa, mas você tem honra na sua família, e nós somos muito gratos a Deus por ter um homem de Deus, um ungido do Senhor. Nós estávamos vindo para cá, queridos, e a bispa Fê, vocês sabem, dos Estados Unidos ligou, e o Ben e o Noan oraram pelo vovô. E o Ben falou: “Vovô, ‘palabéns’, eu vou ‘olar’ por você. Muito ‘obligado’, Jesus, pela vida do vovô”.

Essa honra, esse alargar das estacas, aquilo que vocês viram hoje aqui na tribuna, um deputado eleito que traz a sua família, que traz sua mãe, que traz seu pai, isso é um romper, isso é um novo tempo de Deus. Isso é uma marca do Senhor. Essa é a Marcha para Jesus, e esse é o presidente da Marcha para Jesus.

Que o senhor te dê vida longa, porque eu sei que, enquanto houver a voz do apóstolo Estevam, enquanto ele se levantar pela manhã, não vai deixar de acontecer a Marcha para Jesus em São Paulo e em cada cidade deste País em nome de Jesus. Obrigada, apóstolo Estevam. Mais do que merecido, obrigada por dividir comigo. Deus te abençoe cada dia mais.

Obrigada, Apóstolo Cezar... Apóstolo...

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus. Então um dia, apóstolo, vou chegar lá.

 

A SRA. SONIA HERNANDES - A sua atitude com certeza é uma atitude apostólica por ter essa sensibilidade de homenagear quem honra a honra, a quem louva o louvor. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Bispa, nós te amamos. Glória a Deus pelas palavras maravilhosas da nossa querida bispa Sonia Hernandes. Apóstolo dizia que parece uma deputada. Eu falei: “No mínimo, uma senadora, presidente, é muito maior”. A bispa é maravilhosa e todos nós somos apaixonados.

Eu quero convidar todos neste momento para nós assistirmos a um vídeo sobre um pouco da história do nosso querido apóstolo Estevam Hernandes e da Marcha para Jesus no Brasil.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus. Glória linda, história linda. Quero aqui reconhecer a presença do filho mais novo do apóstolo Estevam Hernandes, Gabriel Azaph Hernandes, que está aqui no nosso meio também, está sentado aqui, e o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, o vereador Antonio Carlos Albino, agradecer a presença. Quero apenas falar um pouco, apóstolo, a respeito dessa outorga que nós vamos entregar ao senhor nesta manhã.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Concedida a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado como forma de prestar-lhes, pública e solenemente, uma justa homenagem.

Na verdade, é um reconhecimento, uma dívida de gratidão. Esta sessão então homenageia o apóstolo Estevam Hernandes com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

E eu quero falar um pouco, para as pessoas que nos assistem e que não conhecem, da história do apóstolo Estevam Hernandes Filho, que nasceu aqui, nesta cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação, no dia 22 de março de 1954. E é impressionante que a gente assistindo ali, eu falava com o apóstolo: “Parece que o senhor está rejuvenescendo”. Se pega a primeira Marcha, ele está mais novo hoje.

Nasceu em 54, casado com a nossa querida bispa Sonia Hernandes, com quem formou uma linda família com três filhos, o Felipe, a Fernanda e o Gabriel, e cinco netos.

A atuação profissional do apóstolo vem nas áreas de marketing e vendas, trabalhou como executivo em grandes empresas nacionais e multinacionais de tecnologia por mais de 20 anos com extremo destaque.

Presidente da Coalizão das Igrejas Apostólicas Global, a Cieag, membro do Conselho Internacional de Apóstolos, tem desenvolvido um trabalho forte no Brasil em prol da unidade das igrejas cristãs. Em 1996, atendendo a um chamado do Senhor, abriu mão da sua carreira profissional extremamente bem-sucedida e estável e, ao lado da sua esposa, bispa Sonia Hernandes, fundou então a Igreja Renascer em Cristo.

Inicialmente, as ministrações aconteciam na sua casa, no bairro da Aclimação, mas em pouco tempo o espaço ficou pequeno e passou por outros endereços aqui na Capital e cada vez acolhendo mais vidas que se rendiam ao Evangelho transformador de Jesus Cristo.

Hoje, depois de 37 anos, a Igreja Renascer, fundada e liderada pelo apóstolo Estevam, sempre com uma visão inovadora, à frente do seu tempo, seja nos templos próprios, seja na rua, com as Marchas para Jesus, sejam nos trabalhos evangelísticos, como o SOS da Vida, nas rádios - a primeira rádio gospel do Brasil -, na TV - a Rede Gospel de Televisão -, na internet, no Brasil e no exterior, tem restaurado milhões e milhões de vidas.

Como nós vimos aqui na tribuna, testemunhamos uma família inteira restaurada e transformada, família inclusive do nosso deputado Eduardo Nóbrega, aqui desta Casa. Então esses projetos, apóstolo, inspiram e merecem o reconhecimento, além da cidadania a centenas de famílias, de crianças e adolescentes, que são abrigadas no Centro Assistencial Bispo Tid Hernandes, lá na comunidade de Heliópolis.

Também o projeto Gideão da Conquista, que já entregou mais de 18 mil toneladas de alimentos desde 1990. E vamos falar daquilo que aconteceu no período da pandemia, e acontece até hoje, porém mais ainda, de forma acentuada: o programa Fé em Obras, que beneficia a comunidade do Jardim Camacho, no Rio de Janeiro.

Enfim, acolhimento a dependentes químicos através do Centro de Recuperação Renascer, em Santana do Paraíba, e do Grupo de Apoio a Usuários e Familiares, o Gauf, que promove reuniões semanais nas sedes estaduais da Igreja cuidando da família daqueles que são usuários, prefeito Rodrigo Manga, V. Exa. que também cuida bastante dessa área.

Mais do que um visionário, o apóstolo Estevam, realizador, inovou o cenário da música evangélica brasileira. Compositor de mais de 100 canções, autor de mais de 20 livros. Como eu já coloquei aqui, é membro da Coalizão Internacional dos Apóstolos e do Conselho Amigos de Israel, presidente da Marcha para Jesus, que é o maior evento cristão do planeta.

Para falar mais um pouco daquilo que já foi dito no vídeo, essa Marcha tem se multiplicado a partir daqui de São Paulo para o mundo inteiro, diversas denominações religiosas em comunhão de fé louvam ao Senhor. E há uma palavra, apóstolo, que o senhor gosta muito, que eu gosto também, que fala de sinfonia.

Eu penso que, quando Deus colocou no seu coração de levar as pessoas às ruas, independentemente de sua denominação, fala dessa palavra de origem grega, que fala de todos os sons juntos. Quando nós estamos todos juntos, ainda, bispo, que exista alguém que é desafinado, ninguém percebe o desafino dela.

Talvez se eu estiver cantando lá, ninguém vai perceber, porque nós estamos todos em um único som, e é isso que a Marcha para Jesus faz: todos em um único som aqui exaltando o único Deus, o nome que está acima de todo nome, que é o nome do Senhor Jesus.

Nessas três décadas, já reuniu aí mais de 100 milhões de pessoas. Inclusive, hoje é uma realidade - falávamos há pouco - da Marcha para Jesus em Israel, que foi também uma inovação trazida pelo apóstolo Estevam. A primeira marcha aconteceu em 2013, quando levou ali 300 pessoas ao País.

Apóstolo Estevam é conferencista, palestrante e escritor de vários best-sellers, como “Milagres”, que foi editado pela editora Thomas Nelson, além de “A Fumaça do Inferno”, “Casamento mais que vencedor”, “Colheita e Prosperidade”, a coleção “Fundamentos Apostólicos” e publicou ainda “A Bíblia Apostólica”, com mais de 5 mil notas explicativas e estudos.

Eu quero aqui, apóstolo, só dizer desse sentimento que esta Casa faz hoje, que este Parlamento faz, que é o sentimento de reconhecimento. Há um texto, bispo Sidney, que está na bíblia, lá no livro de Deuteronômio, capítulo 8:18, em que o Senhor fala assim: quando você chegar em casa, quando você estiver bem, você vai se lembrar de onde saiu, para que você não venha se ensoberbecer, para que você saiba que Deus esteve com você.

Ou seja, Deus sempre nos cobra o sentimento de gratidão. E eu digo sempre que a gratidão é a memória da alma, e aqui é o sentimento de todo o Parlamento. Quando falamos aqui, estamos falando de mais de 40 milhões de pessoas que moram aqui no estado de São Paulo, e esses 94 deputados, inclusive esses colegas que já falaram aqui, representam esses 40 milhões. E em nome desses 40 milhões, hoje estamos dizendo ao senhor: muito obrigado.

Nós estamos agradecendo, nós reconhecemos tudo que o senhor fez. Eu, em especial, reconheço, tenho uma gratidão, porque são mais de 20 anos de história. E um dia o bispo Sidney viu um adesivo e falou: “Olha, quem é esse Carlos Cezar? Eu vou falar com o apóstolo Estevam, só posso liberar, nós vamos apoiar você”.

E desde então hoje nós estamos, deputado Eduardo Nóbrega, na sexta eleição, que nós temos afinidade. O senhor me adotou como filho. Seis, seis eleições: duas de vereador e estou no quarto mandato aqui.

Tenho o privilégio de me assentar à sua mesa, de cear com o apóstolo Estevam, de ser ministrado e de ser tratado e recebido como filho. E é esse o sentimento, deputado Gil Diniz, que a gente carrega para a vida toda, porque a gente não pode esquecer do bem que alguém faz na nossa vida.

O salmista Davi dizia: “Que eu não me esqueça de nenhum dos benefícios que o Senhor me tem feito”. Então é esse o sentimento que hoje o Parlamento de São Paulo está prestando ao apóstolo Estevam Hernandes ao entregar esta comenda. Tive o privilégio de, já em Sorocaba, há quase 20 anos, apresentar um título de cidadão sorocabano.

Nosso querido vereador Olívio Nóbrega, você que fez a Marcha para Jesus lá em Taboão, e eu pude ser autor da lei que institui a Marcha para Jesus em Sorocaba. E na nossa primeira Marcha, o apóstolo Estevam esteve lá e falou: “Prefeito, eu gostaria que aqui tivesse um marco na entrada da cidade”. E aquilo foi uma confusão até hoje - hoje, um pouco menos -, porque as pessoas não querem, não aceitam.

Há uma resistência do inferno, mas a bíblia diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Jesus. Hoje está lá o marco na entrada, a Marcha voltou a acontecer na cidade sob o comando do prefeito Rodrigo Manga, é uma realidade e isso tem abençoado a nossa e, mais do que isso, tem abençoado vidas. Eu tenho testemunhos na minha igreja - eu sei que aqui há milhares de pessoas que já foram alcançadas.

E eu louvo a Deus, apóstolo, pelo privilégio de ter sido o autor que declarou aqui também que a Marcha para Jesus vai ser celebrada sempre no dia do Corpus Christi. Fizemos uma linda sanção da lei lá no Palácio dos Bandeirantes, à época, e agora, com o meu amigo aqui, deputado Gil Diniz, e outros deputados, também nós criamos a lei que institui a Marcha para Jesus como patrimônio cultural de natureza imaterial no estado de São Paulo.

Então, apóstolo, por todos esses motivos, hoje nós fazemos este reconhecimento e agradecimento ao senhor com a entrega deste Colar de Honra ao Mérito Legislativo. E eu quero, agora, neste momento, convidar o nosso homenageado, apóstolo Estevam Hernandes, para que, juntamente com sua esposa, bispa Sonia Hernandes, nós possamos fazer a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do estado de São Paulo.

Nós vamos descer aqui embaixo agora. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Vamos nos sentar. Eu quero passar a palavra então ao nosso homenageado desta manhã, nosso querido apóstolo Estevam Hernandes. Tenha a palavra.

 

O SR. ESTEVAM HERNANDES - Bom dia a todos, graça e paz. Quero cumprimentar, de maneira muito especial, todos nossos amados parlamentares, os prefeitos amigos, os meus amigos, todos os pastores, bispos, os conselhos de pastores que aqui estão, também da Ciag, todos os meus filhos na fé e agradecer ao meu querido Carlos Cezar e a todos que realmente participaram desta iniciativa.

Eu acho que é muito difícil, a gente deveria falar no começo, que fica mais fácil, porque falar agora é bastante difícil. Mas eu acho que vou dormir com esta comenda aqui. Tudo é para Ele, tudo é por Ele e sem Ele, não existe nada.

O princípio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho, Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna.

Jesus veio a este mundo da maneira mais humilde possível. Jesus veio a este mundo, nós poderíamos até dizer, aos olhos humanos de maneira indigna, porque não havia sequer um lugar para ele, e o único lugar que o acolheu foi uma estrebaria, um lugar onde os animais dormiam.

Mas ali se cumpriu a profecia do profeta Miqueias. Ali se cumpria aquilo que o profeta Isaías profetizou a respeito dele. E o Senhor Jesus teve uma jornada de 33 anos aqui nesta Terra.

O apóstolo Paulo fala, em Filipenses, no capítulo 2, que ele abriu mão da sua glória, que ele se humilhou e que ele foi obediente até a morte, e a morte de cruz, e que a Ele foi dado um nome que é sobre todo o nome. Quebrante o nome do Senhor Jesus Cristo, todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que ele é o Senhor.

Para muitas pessoas, Jesus é um mito; para outras pessoas, Jesus é apenas um líder revolucionário; para muitos, Jesus é uma invenção religiosa. Mas seria incompreensível nós não admitirmos que ele é o filho de Deus.

Porque como um homem, nascido em uma estrebaria, como um homem da longínqua Galileia, que nunca esteve exposto à mídia, que nunca houve uma campanha publicitária a respeito dele, que sempre foi desprezado e que morreu cruelmente injustiçado por aquela sociedade e pelos romanos?

Hoje, ainda que o inferno não queira, é o nome mais conhecido na face da Terra. Então, todos os argumentos do mundo não poderiam invalidar quem Ele é. Por isso nós estamos aqui hoje.

Há alguns anos, meus queridos deputados, prefeitos e amigos que aqui estão, seria inimaginável nós estamos em uma Casa como esta para nós declararmos, com tanta liberdade, o nome de Cristo, porque eu sou da época que apenas você vestir uma camiseta escrito “Jesus”, você era discriminado.

As pessoas hoje falam “bullying”, não é? Na minha época, não era “bullying”, era “tirava uma”, “gozava da cara”, aquelas coisas. Muitas pessoas tinham medo até de carregar uma bíblia. Mas o inferno não pôde resistir e nem prevalecer.

A igreja de Jesus Cristo está em pé e é uma grande realidade no mundo todo. E o Brasil é um País que sempre esteve debaixo de promessas. O Brasil sempre honrou o nome de Jesus Cristo. E o Brasil sempre será um País onde o nome do Senhor será exaltado.

Nós sabemos que lutamos contra um espírito de anticristo. E o apóstolo João fala que ele saiu do nosso meio e que ele habita. E o anticristo não se manifestou, mas o sentimento dele está na Terra.

Só que lá, em Cesareia de Felipe, Jesus disse para Pedro: “Pedro, tu és pedra. Sobre esta pedra, edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. E essa realidade é a Marcha para Jesus.

Muitas pessoas me perguntam: “Como é que você se sente em realizar um evento como esse?”. Eu na verdade só posso dizer a vocês que me sinto privilegiado, porque eu sei que a Marcha não é uma concepção, uma criação humana, que não fui eu ou qualquer outra pessoa que idealizou a Marcha: a Marcha nasceu dos desígnios eternos de um Deus que desejou que nós honrássemos o Seu nome, independentemente de condição social, intelectual e de credo, mas que na verdade, em meio a uma geração corrupta, nós pudéssemos sair às ruas e declarar que Jesus Cristo é o senhor.

E essa motivação celestial fez com que nós viéssemos até aqui. E eu louvo a Deus, porque não foi fácil, porque nós enfrentamos muitas oposições. Nós enfrentamos muitas incompreensões. Muitas coisas que aconteceram nas nossas vidas, aconteceram por causa da Marcha para Jesus.

Mas eu sempre tive, no meu coração, uma certeza. A certeza que talvez Daniel teve na Babilônia, que ainda que os leões o devorassem, cada pedacinho da carne do seu corpo estaria atestando e glorificando o que Jó falou: o meu Redentor vive.

E essa convicção sempre nos levou além. Então, hoje a Marcha é essa realidade que nós vimos aqui e que eu, na verdade, sou apenas uma peça deste tamanho, porque nós temos milhares de pessoas anônimas que trabalham, que realizam e que fazem, e pessoas que têm um sentimento daquilo que Paulo falou em Filipenses 2:5: “Que habite em vós o mesmo sentimento de Jesus Cristo”. E é esse sentimento, permeado no coração das pessoas, que nos impulsiona a sair nas ruas.

Neste ano, nós estamos chegando a dez mil caravanas de igrejas diferentes. Isso é uma revolução, uma revolução que antecede a volta de Jesus Cristo, porque o Senhor Jesus falou, em João 17, que, na oração sacerdotal, ele disse: “Pai, que eles sejam um como eu, e Tu, somo um, porque quando eles forem um, eu lhes mostrarei a sua glória”. E São Paulo verá a glória de Jesus Cristo, e o Brasil verá a glória de Jesus Cristo e o mundo verá a glória de Jesus Cristo, porque o nome dele é sobre todo nome.

E eu realmente louvo a Deus por esta sessão tão maravilhosa, por cada um de vocês. E quero deixar aqui eternizado, através do registro que nós fazemos pelas câmeras de televisão e todos os meios de comunicação, que tudo é para honra e glória do Senhor Jesus Cristo, e que a Marcha são milhares de pés cumprindo aquilo que Deus falou lá em Gênesis para Satanás: da semente da mulher, eu vou levantar um que vai esmagar a tua cabeça.

E Ele está em nós. Eu sou os pés de Cristo, você é os pés de Cristo, e o Deus de paz esmagará Satanás debaixo de nossos pés. E isso é exatamente o plano de Deus para que a unidade da igreja possa realmente levar esse nome glorioso e maravilhoso. E como nosso querido Gil acabou de falar agora há pouco, não é católico, não é evangélico: são todos aqueles que sabem que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, e, a Ele, toda honra e toda glória.

Muito obrigado pelo amor e pelo carinho de todos vocês. Muito obrigado mais uma vez, pastor Carlos Cezar. Obrigado a cada um que tem realmente nos apoiado, porque às vezes a gente luta com algumas... A gente tem usar a palavra certa aqui para não ferir ninguém, não é? Mas a gente luta contra algumas ignorâncias.

A as pessoas às vezes falam: “Não se pode misturar religião com política”, e eu falo que é ignorância, porque a pessoa nem a bíblia conhece, porque, em todos os livramentos da palavra, Deus usou homens que estavam em posição dentro da sociedade onde lhes permitia fazer algo pelo povo de Deus.

E se Deus não houvera colocado Ester onde ela estava, e se Deus não tivesse feito de Mordecai um homem estrategista, os judeus teriam sido massacrados na Pérsia. Mas Deus constitui para que Satanás não tenha liberdade de fazer a sua obra.

E que, aqui nesta Casa, Deus possa constituir os seus servos, para que sejam realmente uma torre forte e possam defender não a mim nem a você, mas o corpo de Cristo, amém?

E que nós vejamos ainda muitos servos de Deus aqui nesta tribuna contra todas as oposições do inferno, porque nós declaramos: o meu Redentor vive.

Deus abençoe a todos e muito obrigado, aleluia, amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus.

 

O SR. ESTEVAM HERNANDES - Glória a Deus. Obrigado, queridos do meu coração, em nome de Jesus. Aleluia. Eu quero terminar esta palavra dedicando este colar tão lindo à minha família, a bispa Sonia, que meu xaveco para ela faz 51 anos.

Ela estava meio endurecida, coração de faraó estava duro. Eu falei para ela: “Namora comigo, e se você casar comigo, nós vamos ganhar o Brasil para Cristo”. E valeu. E nós continuamos.

Então a você, aos meus filhos, o Tid, a Fê e o Gabriel, aos meus netos, que o Ben orou hoje e, como a bispa disse, ele falou: “Abençoa o vovô da ‘medala’”, a medalha. Ao meu querido filho, bispo Tid, que está na eternidade.

À minha mãe, que, da sua simplicidade, foi uma das pessoas mais sábias e que tinham um sentimento mais puro que eu conheço na Terra. E a todos aqueles que realmente trabalham, porque a gente termina um Marcha, já começamos outra. Então, eu dedico a cada um de vocês, aos meus amigos, irmãos, amém.

E eu nunca fui um cara orgulhoso, porque isso eu acho uma besteira muito grande, mas eu quero ostentar com honra esta medalha, porque ela está aqui no meu pescoço e no meu peito, mas ela vai ser colocada sempre e sempre na minha casa, em um lugar que será para Jesus Cristo.

Então, muito obrigado, Deus abençoe a todos, amém, amo vocês, obrigado a vocês que vieram e estão aqui comigo em nome de Jesus.

Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS CEZAR - PL - Glória a Deus. Aleluia. Só quero agradecer mais uma vez - podem se sentar por um minuto - ao nosso apóstolo Estevam e agradecer a presença do Manoel Conde, penso que já está lá em cima... Ah, está ali o Manoel Conde, obrigado pela presença, nosso querido Manoel.

E agradecer a cada um que se fez presente aqui, nós já nominamos todos. Apóstolo Estevam, bispa Sonia, dizer que esta foi uma manhã memorável, que está escrita nos anais. E a cada bispo, pastor, cada um que nos acompanha pela internet, pela Rede Alesp, enfim, sentimento de gratidão.

Esgotado o tempo da presente sessão, eu quero agradecer a todas as autoridades, quero agradecer a toda a minha equipe, em nome do meu chefe de gabinete, que está comigo também há 20 anos, o Quelbe Luciano Cardoso, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem com a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade, em especial, aos meus amigos parlamentares que já falaram aqui.

Apóstolo, obrigado, gratidão. Meu Deus. Eu quero fazer uma citação especial aqui ao Dr. Cláudio Lottenberg, que parece que não conseguiu acessar a Casa. Peço perdão se algo aconteceu, mas ele tentou chegar a este local também para prestigiar, para abraçar o apóstolo Estevam Hernandes. Fica registrado o lamento de não ter conseguido entrar aqui a esta Casa.

Mas agradeço muito a cada um de vocês e digo, apóstolo, bispa, que nos sentimos muito honrados, e que Deus possa nos dar uma quarta-feira de vitórias, de bênçãos, que Deus abençoe cada um de vocês. E no dia 08 de junho, nós teremos a maior Marcha para Jesus de todos os tempos aqui em São Paulo, e você não pode perder.

Deus abençoe.

Está encerrada esta solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 02 minutos.

 

* * *