4 DE DEZEMBRO DE 2023

59ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A SRA. JANAINA PASCHOAL E O SR. ADRIANO MORAES

         

Presidência: LETÍCIA AGUIAR

         

RESUMO

         

1 - LETÍCIA AGUIAR

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo para a Sra. Janaina Paschoal e o Sr. Adriano Moraes", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos.

         

2 - EDUARDO PANDELÓ

Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a ser outorgado aos homenageados desta sessão. Lê currículo da ex-deputada estadual Janaina Paschoal. Anuncia exibição de vídeo em sua homenagem.

         

3 - PRESIDENTE LETÍCIA AGUIAR

Discorre sobre o trabalho da jurista Janaina Paschoal, sobretudo no período em que esta exerceu um mandato nesta Casa. Reitera a justeza desta homenagem.

         

4 - ANDERSON SENA

Chefe de gabinete da deputada Letícia Aguiar, faz pronunciamento.

         

5 - BARROS MUNHOZ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

         

6 - GILMACI SANTOS

Deputado estadual, faz pronunciamento.

         

7 - DR. EDUARDO NÓBREGA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

         

8 - EDUARDO PANDELÓ

Mestre de cerimônias, anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à jurista Janaina Paschoal.

         

9 - JANAINA PASCHOAL

Jurista e ex-deputada estadual, faz pronunciamento.

         

10 - EDUARDO PANDELÓ

Mestre de cerimônias, nomeia autoridades presentes. Lê currículo do tricampeão mundial de montaria em touros, Adriano Moraes.

         

11 - PRESIDENTE LETÍCIA AGUIAR

Tece elogios ao atleta Adriano Moraes, tricampeão mundial de montaria em touros. Destaca a importância de render-lhe esta homenagem.

         

12 - ANDERSON SENA

Chefe de gabinete da deputada Letícia Aguiar, faz pronunciamento.

         

13 - BRENO ANAYA

Presidente do PP de Cachoeira Paulista, faz pronunciamento.

         

14 - EDUARDO PANDELÓ

Mestre de cerimônias, anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao atleta Adriano Moraes, tricampeão mundial de montaria em touros.

         

15 - ADRIANO MORAES

Tricampeão mundial de montaria em touros, faz pronunciamento.

         

16 - PRESIDENTE LETÍCIA AGUIAR

Reitera a justeza das homenagens prestadas nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

         

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Letícia Aguiar.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Senhoras e senhores, muito bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos homenageados, professora Dra. Janaina Paschoal e Sr. Adriano Moraes, tricampeão mundial de rodeio.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convidamos para compor a Mesa Diretora a Sra. Deputada estadual Letícia Aguiar. (Palmas.) Convidamos a professora doutora - e sempre deputada - Janaina Paschoal. (Palmas.) Convidamos o Sr. Adriano Moraes. (Palmas.) Convidamos para compor a Mesa o Sr. Anderson Sena, chefe de gabinete e, neste ato, representando a equipe do mandato da deputada Letícia Aguiar. (Palmas.)

Registramos a presença do Sr. Deputado estadual Barros Munhoz, a quem agradecemos. Convidamos a Mesa para sentar-se. A Sra. Deputada estadual Letícia Aguiar fará a abertura dos trabalhos.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PP - Bom dia. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhores e senhoras aqui presentes, esta sessão solene atende à minha solicitação, deputada estadual Letícia Aguiar, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a Janaina Paschoal e Adriano Moraes.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Execução do Hino Nacional. Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, entoarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Neste momento iniciamos as formalidades para a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, a pessoas militares e civis que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado, como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem.

Quero registrar a presença do deputado estadual Gilmaci Santos. Muito obrigado, deputado. A primeira a ser homenageada esta manhã é a professora, doutora e sempre deputada, Janaina Paschoal, pelos excelentes serviços prestados para o desenvolvimento do estado de São Paulo e imensa contribuição ao País. Janaina Conceição Paschoal nasceu na zona leste de São Paulo. Neta de imigrantes pernambucanos, vê São Paulo como um grande polo atrativo para toda a Nação.

Aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o famoso Largo de São Francisco, onde se graduou em 1996. Na mesma instituição, obteve seu doutoramento e a livre docência. Desde 2003, leciona na referida faculdade, ministrando diversas disciplinas diretamente relacionadas ao direito penal, além de segurança pública, Biodireito, e religião e direito penal.

Autora de vários livros e artigos, com destaque para “Constituição, criminalização e direito penal mínimo”, “Ingerência indevida”, “Religião e direito penal”. Janaina trabalhou na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e no Ministério da Justiça. Também exerceu a presidência do Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo; advogada há 20 anos, participou do Conselho Seccional da OAB/SP e de várias atividades da Ordem.

Crítica ferrenha da dominação exercida pelo esquerdismo no Brasil, há muitos anos, Janaina denuncia a necessidade de se enfrentar à ditadura que aos poucos vem se instalando. Com o fim de inverter esse tenebroso rumo, ao lado de Hélio Bicudo e, posteriormente, de Miguel Reale Júnior, Janaina Paschoal pediu o impeachment da presidente Dilma Rousseff, participando intensamente do processo mais importante de nossa história recente.

Em 2018, Janaina Paschoal foi eleita com dois milhões e 60.786 votos, que é a maior votação recebida por um parlamentar no Brasil tanto em âmbito estadual como no âmbito federal. Apresentaremos agora um vídeo em homenagem à doutora Janaina Paschoal.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Com a palavra, a solicitante desta sessão solene, deputada estadual Letícia Aguiar.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PP - Bom dia, novamente, quero cumprimentar aqui meus colegas deputados estaduais, Barros Munhoz, Gilmaci Santos, obrigada pela honrosa presença nesse dia tão especial para mim. Realmente é um dia muito especial.

E vir aqui a esta tribuna, recebendo novamente a nossa deputada Janaina Paschoal, esta tribuna que foi tão utilizada por você, Janaina. Quantas aulas você deu aqui nesta tribuna, neste microfone, e eu sou privilegiada de poder ter assistido muitas dessas aulas e de você ter compartilhado conhecimento comigo. Você fez eu me tornar uma pessoa, uma mulher melhor e uma profissional melhor.

Deus sabe de todas as coisas. Deus sabe o porquê nós temos que cumprir os nossos propósitos, as nossas missões. Eu nunca imaginei, verdadeiramente, nunca imaginei que um dia eu estaria numa Casa tão importante como é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e o quanto esta Casa é condutora. A política, ela é condutora, ela conduz a vida das pessoas, e ela pode conduzir para o bem ou para o mal.

E a Janaina Paschoal foi uma parlamentar nesta Casa, muito séria, muito combativa, muito correta, de um caráter imparcial, de uma integralidade única, uma mulher forte, sábia, decente, de coração generoso. Tanto conhecimento que você tem, Janaina, e ao mesmo tempo que você transborda conhecimento, você transborda sabedoria, você transborda humildade.

Você é uma pessoa extremamente humilde, sempre estendeu a mão aqui para quem quer que seja, para todos os colegas, porque você entendeu que o seu papel nesta Casa era trazer, para dentro desta Casa uma qualidade de parlamentar única. A sua votação deu-se não apenas pelo momento político, mas pela sua história na política, o que você fez por nós brasileiros.

Então, eu precisava fazer isso, reconhecer e deixar claro a você, Janaina, meu muito obrigada. Muito obrigada por você ter nascido, por você ter vindo a este mundo. Muito obrigada pelo seu “sim”. Muito obrigada pelas dificuldades que você enfrentou para dar o seu “sim” para a nossa Nação, Janaina do Brasil.

E que orgulho meu, que honra minha, poder falar para as pessoas que a Janaina do Brasil é minha amiga. É minha amiga, é minha conselheira. Eu sei que mesmo a gente estando distante, por conta das eleições, eu sei que a hora que eu precisar, a Janaina vai estar lá. Seja para me aconselhar, para me direcionar, para me ajudar em algum processo legislativo, em alguma ajuda, algum conhecimento legislativo, mas também eu sei que você é uma mulher que honra boas amizades. Eu tenho a honra de ser considerada sua amiga.

Obrigada por tudo que você já fez pelo Brasil. Obrigada por tudo o que você fez pelo estado de São Paulo. Obrigada pelo que você faz, como mulher combativa, uma mulher que nunca em momento algum utilizou o fato de ser mulher para estar onde está. Você está pelo seu mérito, pela sua competência, pela sua qualidade e, acima de tudo, pelo seu caráter, Janaina.

Tenho certeza que o Sr. Ricardo está muito orgulhoso. Ele cumpriu brilhantemente a sua missão como pai, deixando para este mundo uma pessoa, um ser humano como você e os seus irmãos.

À dona Regina, meu muito obrigada também, uma mãe amorosa, uma mãe preocupada, uma mãe que, como toda mãe, quer proteger e resguardar os seus filhos, mas entende que os filhos possuem suas próprias asas e precisam voar. A gente só quer que você voe de volta. Voe de volta para esse lugar, para a política, você é muito importante para a política brasileira, Janaina. Você é muito importante, não apenas pelo seu conhecimento, embasamento jurídico que é ímpar, inquestionável, mas pela maneira e pelo seu coração.

Às vezes tem gente que não compreende Janaina Pascoal. Talvez seja pelo excesso de inteligência que Janaina Paschoal tenha, de conhecimento. Mas mesmo tendo algumas divergências, como nós já tivemos, eu consigo reconhecer e extrair o melhor da Janaina Paschoal, a nossa Janaina, a Janaina do Brasil.

Muito obrigada e que honra, minha, poder entregar em mãos a você o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Você merece todas as honrarias. Que Deus te abençoe, que nossa senhora te cubra de bênçãos. Obrigada. (Voz fora do microfone.).

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Ainda para falar sobre essa homenagem, com a palavra, o coordenador das ações do mandato da deputada estadual Letícia Aguiar, chefe de gabinete, senhor Anderson Sena.

 

O SR. ANDERSON SENA - Bom dia a todos. Bom dia, deputada Letícia. É uma honra poder ombrear ao teu lado tantas e tantas batalhas. E hoje é um dia da gente celebrar. Celebrar ao lado de duas pessoas que marcam e ainda vão marcar muito a história do nosso País. E nós, amigos, familiares, nós somos testemunhas do quão é prazeroso caminhar e saber que tem vocês do outro lado nos protegendo, nos defendendo, brigando por nós.

Há pouco aqui conversávamos, com Adriano Morais no gabinete, com a deputada Janaina, com a deputada Letícia. A gente, expressou em coro, ali, “volta, Janaina. O país precisa da senhora”.

Eu me lembro que quando eu conheci a deputada Letícia, em 2015, foi quando iniciava toda a trajetória do impeachment também e a gente lá em São José dos Campos, pequenininhos, ainda não tínhamos nenhum protagonismo. E a gente falava assim, “poxa, um dia eu vou estar do lado dessa mulher”. E olha só como Deus foi bom e generoso. Fez a deputada Letícia sair daquele ambiente pequeno e a trouxe para esse ambiente gigante, agigantando ainda mais o seu tamanho e trabalhando ao lado da senhora que foi e que é o início desse ciclo da nova direita no país.

O país precisa ser grato pelo que a senhora fez, as pessoas, os brasileiros precisam ser gratos pelo que a senhora é, representou e representa. Símbolos como a senhora em outros países entram para a história, entram para os livros, entram para as matérias jornalísticas e duram centenas de anos, por que no Brasil isso não acontece?

Mas nós vamos seguir juntos, doutora, professora, brasileira, Janaina do Brasil, a minha deputada Letícia Aguiar, nós estamos juntos nas trincheiras. Nós vamos continuar, com certeza, fazendo com que a nossa casa fique segura, que o nosso lar esteja protegido, que o nosso Brasil esteja protegido daqueles que ainda insistem em colocar ideologias, ideias nefastas de destruição do indivíduo, da pessoa humana, da família, que é a base da sociedade.

A senhora passou por esse plenário aqui durante quatro anos. A deputada Letícia em todos os seus pronunciamentos nas comissões.... A gente voltava para casa, para São José dos Campos falando da sua posição, “olha, ela falou isso. Olha lá, ela falou aquilo.” E com certeza foi uma aula para todos nós.

A gente sente muito honrado de poder ser teu amigo. A deputada está num dia honroso de poder lhe conceder essa medalha. E ela foi muito assertiva, e nós somos muito gratos. Em nome da deputada Letícia Aguiar, de toda a nossa equipe, a gente que roda o estado de São Paulo todo, a gente defende a mesma coisa, acreditamos nas mesmas coisas. O que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa. E é por isso que nós somos unidos aqui hoje para selar o compromisso através desse colar de honra ao mérito à senhora.

Parabéns. Que Deus te abençoe, abençoe a tua família. Que Deus lhe conceda muita saúde. Porque nós vamos precisar da senhora com bastante saúde, porque tem muita coisa para a gente fazer junto. Que Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Estamos na sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à professora doutora e sempre deputada Janaina Paschoal, e ao tricampeão mundial de rodeios Adriano de Moraes.

Estamos também no maior Parlamento da América Latina. Então, não poderia ser diferente: eu convido para fazer uso da palavra o Sr. Deputado estadual Barros Munhoz. (Palmas.)

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Pessoal, bom dia a todas e a todos. Quero fazer uma saudação especial à deputada Letícia Aguiar. E parabenizar a Letícia por essa iniciativa tão brilhante, tão oportuna, tão elogiável. Não é de se estranhar que tenha partido de você essa iniciativa, porque você é uma figura extraordinária neste Parlamento. Você não só encanta o Parlamento como abrilhanta o Parlamento. Uma pessoa disposta a trabalhar, a fazer o bem, a fazer da política o que ela deve ser. Eu me orgulho muito de ser seu colega.

E tenho muita esperança de que você continue dando o seu exemplo de trabalho, de dedicação e de luta para a nossa Assembleia Legislativa de São Paulo. Quero saudar o Eduardo Nóbrega também, colega; saudar o nosso querido colega, grande e brilhante deputado Gilmaci. Adriano Moraes, eu sou do rodeio também, comandante. Sou caipira de Itapira. Fiz um centro de exposição só para fazer rodeio lá. O pessoal queria acabar com o rodeio. Eu falei: “pelo amor de Deus; acabar com o rodeio, nunca”. Parabéns, você é brilhante.

E fazer uma saudação e um agradecimento à Janaina. A Janaina foi um exemplo de deputada, uma figura extraordinária: combativa, brilhante, lutadora. Mas um exemplo de político, de político como nós precisamos. Uma figura extraordinária, combativa, como eu disse. Eu discordo de grande parte do que a Janaina defende. Mas eu a respeito profundamente, porque ela luta por aquilo em que ela acredita. E isso, no mínimo, merece o nosso respeito.

Janaina, passei, aqui nesta Casa, pelo convívio de muitas sumidades em matéria legislativa. Aloysio Nunes Ferreira seria um bom exemplo. E muitos outros. Mas não conheci nenhum como você. Nunca vi um deputado ou uma deputada que se aprofundasse em todos os assuntos. Quando vinha um projeto para debater, ela conhecia do início ao fim, detalhe por detalhe. E lutava por aquilo em que acreditava. Um exemplo de político e de política. Um exemplo para todos nós.

Eu lamento, Janaina, que nós estejamos atravessando uma fase tão trágica no Brasil. E que não é de hoje. Os dados todos mostram que crescemos, somos uma grande economia do planeta. Mas regredimos em matéria de qualidade de vida. Porque o que importa não é o Brasil ser a quinta economia, a sexta economia, a décima economia do mundo. O que importa é ele ser a quinta ou a sexta ou a décima em matéria de educação, em matéria de saúde, em matéria de felicidade, em matéria de bem-estar. E isso nós não somos. Nós estamos andando para trás.

Nós precisamos da verdadeira política, que cada vez se pratica menos no nosso País. Estou completando 48 anos de vida pública; comecei em 1976, quando fui candidato a prefeito de Itapira, jovem, com 31 anos de idade apenas. E hoje tenho mais motivos para desencanto do que para ânimo. Por isso, Janaina, é que eu fiz questão de estar aqui hoje. Fiz questão absoluta de estar aqui, Letícia, para te dar os parabéns pela iniciativa e para cumprimentar a Janaina.

Janaina, prossiga na sua luta; você é um exemplo para todos nós. Política é isso que você faz. Você dignifica a política. Nós acreditamos em você. Discordamos muitas vezes, mas sempre a respeitamos. É de gente como você que o Brasil precisa. Que Deus te abençoe, que Deus te ilumine. E não nos deixe, Janaina. Volta, Janaina! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Seguimos com a nossa sessão solene, convidando o deputado estadual Gilmaci Santos para fazer uso da palavra. (Palmas.)

 

O SR. GILMACI SANTOS - REPUBLICANOS - Muito bom dia, senhoras e senhores. Eu queria aqui, antes de começar a minha fala, fazer uma reclamação com o cerimonial. Deixar a gente falar depois de Barros Munhoz não é brincadeira, não é verdade? Mas vamos lá, tentar pelo menos chegar próximo de Barros Munhoz, porque realmente é uma pessoa que faz a diferença aqui nesta Casa.

Em primeiro lugar, cumprimentar, de forma muito especial, a deputada Letícia Aguiar. Parabenizar você por essa sensibilidade de propor essa homenagem a essa grande mulher, Janaina Paschoal. Parabéns. Eu não costumo vir muito, como o senhor, como V. Exa., nas sessões solenes de homenagens nesta Casa. Mas eu me programei para hoje. Eu até falava agora há pouco, com o pessoal do cerimonial aqui na entrada, que eu cometi uma insanidade esse ano: eu voltei para a sala de aula.

Depois de algum tempo, eu resolvi me matricular numa pós-graduação em Direito Público, fazendo Constitucional, Administrativo, e esqueci a outra. Mas estamos fazendo três matérias do Direito. Eu cancelei uma aula hoje, para estar aqui com Vossa Excelência. Parabéns à Leticia. Valeu, parabéns pela sensibilidade.

Isso mostra a grande deputada que você é. Você tem feito um trabalho, no seu segundo mandato. Aquela jovem deputada que chegou aqui, até intrigava a gente, sempre uniformizada, com a camisa, com a bandeira de São Paulo. Eu falei: “Essa mulher, por que ela faz isso?” Mas ela disse: “Eu sou funcionária de São Paulo.”

Então, parabéns. Tem mostrado isso. Parabéns. Parabenizar a Luciana, que está acompanhada, a Leticia, o Adriano, do Rodrigo. Eu não sou muito... Do Rodrigo, ao Barros Munhoz, mas admiramos também. Tenho certeza que faz um trabalho incrível no nosso estado, no nosso País, o pessoal do Rodrigo, gerando renda, gerando emprego, fazendo realmente o Brasil crescer.

E parabenizar, de forma muito especial, o deputado Barros, o deputado Dr. Eduardo Nóbrega, que está ali também. Primeiro mandato, mas fazendo uma grande experiência na política também, fazendo um grande mandato no nosso estado de São Paulo. E saudar, de maneira muito especial, a deputada Janaina. Janaina, eu não poderia faltar. Eu teria que cancelar qualquer coisa, no dia de hoje, nesta manhã, para estar presente nesta homenagem a Vossa Excelência.

Como o deputado Barros Munhoz disse, eu não estou há muito tempo na política, não estou há 48 anos, como o deputado Barros, mas nós estamos completando 20, é o nosso quinto mandato aqui. Já vimos algumas grandes figuras passarem aqui também, Barros. Mas, como você disse: como a Janaina Paschoal, não. A deputada Janaina Paschoal realmente veio para fazer a diferença neste Parlamento. Até para nos ensinar.

Já ensinou lá fora, como se faz política. Mas veio ensinar neste Parlamento, realmente, como se pode, como se deve levar o mandato que o povo te dá. Então, Janaina, parabéns. Você realmente está na história. Ainda que as pessoas não acreditem, ou não queiram, mas você faz parte da história do nosso País, de maneira eterna sim, pelo que você fez, e eu sei que tem muito para fazer ainda.

Porque você é especial, e sabe como fazer. Não só São Paulo, mas o País precisa de você. Mas, enquanto você não vai para longe, pedimos: volta para esta Casa, nós estamos aqui. Talvez nós não estejamos mais aqui no próximo mandato. Mas nós vamos estar admirando você através da TV Alesp, acompanhando, porque realmente você é uma pessoa especial.

Então, parabéns, Janaina Paschoal. Que Deus te abençoe, e continue fazendo muito, pelo nosso estado e pelo nosso País. Porque o nosso País precisa de você, pessoas como você, que venham nos ensinar, realmente, como fazer política no nosso País. Que Deus abençoe, parabéns por essa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Convidamos agora, para fazer uso da palavra, o Sr. Deputado estadual Eduardo Nóbrega. (Palmas.)

 

O SR. DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Bom dia a todos. Quero, antes, saudar a Mesa. Se é difícil para o Gilmaci, que é um professor aqui na Casa, falar depois do mestre Barros Munhoz, imagina para um novato, um neófito, que começa a dar os passos aqui na Assembleia, falar após esses dois grandes deputados. Mas eu vou tomar a ousadia.

Fiz questão de vir, quando cheguei na Casa hoje, e fiquei sabendo da justa homenagem que a deputada Leticia faz a Vossa Excelência, e também ao Adriano Moraes, se eu não estiver enganado, que é tricampeão de rodeio, e recebe essa merecida homenagem. Mas eu falei: “Eu tenho que descer.” Não só como advogado, como operador do Direito, como aluno, mas como um admirador da deputada Janaina, da professora Janaina, da mulher Janaina, das posições que V. Exa. Tem e  que tem a coragem de levar, para todo o estado, para todo o País. Eu tive a honra, quando cheguei à Casa, de pedir o gabinete da deputada Janaina. E pedi com bastante...estava até com medo de solicitar. Porque ela é uma mulher muito forte. As posições dela, sempre combativas, como disse o Barros Munhoz. Me tratou com uma gentileza que é peculiar, que é da sua natureza.

Fez questão de deixar alguns dias, com antecedência, para que pudesse preparar o ambiente, para que eu pudesse assumir. Poucas palavras eu consegui expressar a V. Exa., naquele dia, pela admiração. Um pouco diferente do mestre Barros, eu concordo com quase tudo que V. Exa. defende.

Mas às vezes eu não tenho a oportunidade, ou até mesmo a coragem de fazer publicamente. Tenho, a cada dia buscado mais força, para que isso possa também, para que possa estar nessa trincheira, de bandeiras que V. Exa. defende por toda a sua vida. Então eu fiquei feliz. Tomei a ousadia de vir a esta tribuna, dedicar algumas palavras à professora, à mestre, àquela que defende não só as políticas públicas, mas defende também a advocacia como poucos no País.

Aliás, é um momento em que a advocacia precisa dessa defesa, que tem sido tão atacada. Se atacar a advocacia, quem perde é a democracia. Somos um pilar da democracia, o Estado Democrático de Direito precisa de pessoas como Vossa Excelência.

Como disseram aqui os meus pares, que volte logo. Tenho certeza que será a nível federal, mas se não for, que volte a esta Casa e, se Deus permitir, quero ter a honra de estar ao seu lado. Parabéns, Janaina, parabéns, Adriano, parabéns, Letícia por esta justa homenagem. Deus abençoe a todos, bom dia. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Convidamos para tomar posição de destaque à frente da Mesa Diretora a homenageada professora dra. Janaina Paschoal para que lhe seja outorgado o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Convidamos para retornar à Mesa Diretora, mas para fazer uso da palavra, a nossa homenageada. A professora dra. Janaina Paschoal, e sempre deputada, fará uso da palavra.

Vamos antes fazer um registro fotográfico com os colegas deputados. Feito o registro, agora sim, retorna a esta tribuna a nossa sempre deputada, Janaina Paschoal.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - Muitíssimo obrigada, que alegria, que honra. Muitíssimo obrigada. Vai ser difícil tirar esse colar do pescoço, porque é muito bonito, muito significativo. Eu cumprimento todas as pessoas que nos acompanham, cumprimento todos os parlamentares desta Casa.

Destaco aqui o deputado Barros, que foi o parlamentar que primeiramente me recebeu, abriu o gabinete dele, me explicou como a Casa funcionava, dedicou horas nesse ensinamento antes, inclusive, de eu tomar posse. Esses gestos são inesquecíveis. Agradeço imensamente, agradeço a presença, agradeço as palavras. Fica aqui o meu carinho e a minha admiração, sobretudo pela verve de Vossa Excelência.

Cumprimento também o nosso querido deputado Gilmaci, que tanto me ensinou na CCJ, foram sessões e sessões ao lado. Eu costumo brincar, quando alguém me pergunta sobre a Assembleia, que muito embora eu não seja evangélica, eu me sinto da bancada evangélica porque nós não precisávamos nem combinar votação. As ideias já surgiam, os posicionamentos já surgiam.

Eu sabia que se eu batesse na porta do deputado Gilmaci, como dos demais colegas da bancada evangélica, eu teria sustentação, teria apoio. E quantos não foram os projetos de defesa das crianças, de defesa dos adolescentes, das famílias, de tratamento de pessoas que se perderam no mundo das drogas? Então eu agradeço essa parceria, agradeço essa boa cumplicidade do deputado Gilmaci, que hoje representa, pelo menos para mim, a bancada evangélica.

Desejo ao deputado Nóbrega que seja mais feliz ainda do que eu já fui naquele gabinete, que todas as boas energias tenham permanecido lá e que o senhor possa fazer um profícuo mandato. Cumprimento a Defensoria aqui presente na pessoa do dr. Rafael, é uma honra muito grande, os demais parlamentares e assessores aqui presentes.

Cumprimento todos os assessores que me ajudaram a fazer o meu trabalho na pessoa da dra. Juliane aqui presente, muito significativo. Eu tenho certeza que todos estão nos acompanhando neste momento. Cumprimento a equipe da deputada Letícia na pessoa do dr. Sena aqui presente, a quem agradeço também as palavras.

Cumprimento toda a minha família na pessoa do dr. Jorge Coutinho Paschoal, meu irmão caçula aqui presente, que além de tudo que significa nas nossas vidas, em julho agora, quando meu pai partiu, era ele quem segurava a mão do meu pai. Então isso é o tipo de coisa que torna a pessoa ainda mais especial no seio de uma família.

Cumprimento o senhor Adriano, homenageado desta manhã, todos seus familiares, os seus amigos, e fico muito feliz pelo fato deste colar nos ser outorgados, os colares nos serem outorgados na mesma data, Sr. Adriano, porque eu sinto que todo brasileiro precisa domar um touro todo santo dia.

Então, o fato de eu estar sendo agraciada com essa honra tão grande ao lado do senhor, que tanto merece esse reconhecimento, para mim é muito significativo. Porque é assim que eu me sinto, e é assim que eu sinto a descrição de cada brasileiro, é aquela pessoa que precisa levantar e sabe que tem que domar um touro todo santo dia, e é esse o sentimento que eu quero, ao lado do Sr. Adriano, e eu tenho certeza que da deputada Leticia também, traduzir para quem nos acompanha.

As pessoas têm me parado, assim, muito tristes muito agoniadas, perguntando: “Doutora, a senhora acha que a gente tem que ir embora do nosso País? A senhora acha que eu devo preparar meu filho, minha filha, para estudar fora, ou para fazer sua carreira fora? Olha, eu tenho uma oportunidade, a senhora acha que eu devo desistir?”. E eu insisto. Às vezes até eu volto para casa e falo “Oh, senhor, será que eu estou sendo responsável ao dizer isso para as pessoas?”.

Mas é o que vem. Entendeu? Eu insisto. Eu digo: “Esta terra é nossa, este país é nosso, nós não vamos abandonar”. Porque, se nós abandonarmos, o mal toma conta. Esta terra é nossa, este touro é nosso. Nós temos que domá-lo. Nós temos que cuidar, nós temos que plantar, nós temos que fazer crescer, e, por óbvio, deputada Leticia, se eu fosse homenageada por outros colegas, eu ficaria agradecida, eu ficaria envaidecida, no bom sentido, mas é muito significativo ser homenageada por V. Exa., não só pela amizade, mas por V. Exa. ser uma mulher mais jovem, por V. Exa. ser uma parlamentar que eu vi crescer, em todos os sentidos.

E talvez, nesta condição de professora, e de acreditar que um líder só é de verdade um líder quando ele consegue, de alguma maneira, influenciar para o bem pessoas que vêm depois, em todos os sentidos, então eu me sinto, assim, muito realizada. Muito realizada. Fiquei muito realizada com a sua merecida reeleição. Fiquei muito feliz quando conheci a senhora, ainda lá em 2018, para fazer a campanha em conjunto.

Sei que eu pude, de alguma forma, temperar alguns posicionamentos, inclusive com relação ao papel da mulher, como as mulheres ainda precisam trabalhar para ajudar que outras ocupem os espaços. Muitas vezes as mulheres acabam entrando em conflito, em competição entre elas, sem perceber que cada mulher que ascende, cada mulher que se fortalece, cada mulher que conquista e mantém o seu espaço, é uma vitória de todas nós.

Então, eu tenho certeza que houve esse temperar. Eu agradeço esse reconhecimento, esse carinho, essa amizade. Agradeço o seu trabalho, como paulista que sou. Agradeço o fato de V. Exa. ter abraçado muitos dos meus projetos, de ter apoiado todos os meus projetos, em especial aqueles voltados à proteção da criança e do adolescente, porque eu venho dizendo, todos os grupos vulneráveis têm representantes muito barulhentos até, na política nacional, estadual e municipal, mas o grupo mais vulnerável, que é o grupo das crianças e dos adolescentes, que é o grupo que é o único previsto como prioridade absoluta na Constituição Federal, esse grupo é pouco olhado.

Então, eu agradeço a deputada Leticia. Agradeço todos os deputados que apoiaram aqueles meus projetos que eram voltados às crianças que envelhecem nos abrigos, as crianças que esperam famílias em filas burocráticas, as crianças que muitas vezes são invisíveis dentro das creches, as crianças que muitas vezes são geradas e paridas nas ruas, e são vistas como apêndices de adultos, e não como uma finalidade em si, como uma prioridade em si.

Então, eu fico muito tranquila, porque eu sei que tem uma parlamentar - e outros parlamentares - que se dispôs a abraçar muitas daquelas causas, que são causas da minha vida, esteja eu onde estiver. Eu acredito firmemente que ser política, estar na política, não necessariamente tem a ver com estar em um mandato, não necessariamente tem a ver com o vínculo político-partidário, com o vínculo formal, institucional.

Ser política é estar atenta ao seu país, à sua nação, às suas necessidades, as necessidades do nosso povo. É não permitir omitir, diante dessas necessidades. É buscar construir, é buscar sensibilizar quem pensa diferente, é buscar aglutinar, é buscar trazer para junto.

Agradeço também a presença da doutora, representando aqui a Polícia Civil, parceira aqui de tantas causas. Ser político não é ser deputado, ser vereador, ser presidente da República. Ser político é ser brasileiro e participar e construir esta Nação. É disso que nós estamos carecendo, de envolvimento, de envolvimento real. Eu acredito neste País. Acredito neste País estando fora, estando dentro, da política. Acredito no povo brasileiro. Acredito de verdade, não falo isso da boca pra fora. Eu acredito que nós somos e seremos o coração do mundo. É para isso que vou trabalhar pelo resto da minha vida.

Agradeço a esta oportunidade. Agradeço ter voltado a esta Casa. Agradeço à acolhida que venho recebendo dos colegas, de todos os funcionários. Eu me sinto efetivamente na Casa do Povo, na Casa que é de todos nós. Quando cheguei aqui, a primeira coisa que fiz foi levar meu irmão ao pé do Cristo, porque esta Casa é uma casa protegida, inclusive com termos expressos. Levei meu irmão lá porque todo santo dia que colocava o pé aqui eu pedia a proteção, eu pedia a intuição, eu pedia a clareza, eu pedia ter clareza de quais passos a dar, o que é que Deus espera de cada um de nós.

Então eu desejo, com todo o coração, que essa legislatura consiga fazer muito mais do que a legislatura anterior, e a que venha, assim sucessivamente, porque é isso, independentemente das pessoas, independentemente dos partidos, isso é importante para os brasileirinhos que vão chegar. Que venham muitos, que venham fortes e que venham lúcidos, porque nós precisamos de todos eles.

Muitíssimo obrigada a todos os senhores e, em especial, à nossa querida deputada Letícia Aguiar. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Queremos registrar a presença da Dra. Margarete, delegada titular da Polícia Civil na Assembleia Legislativa; também do Dr. Leandro, delegado de Polícia Civil; o tenente PM Bahia, da Assessoria da Polícia Militar na Assembleia Legislativa. Muito obrigado pela presença. Agradecendo as palavras da nossa sempre deputada Janaina Paschoal, seguimos com as homenagens desta manhã. Sr. Adriano Moraes, pelos excelentes serviços prestados para a valorização do rodeio como esporte e representar o Brasil, conquistando reconhecimento internacional.

Adriano Silva Moraes nasceu em 20 de abril de 1970 no sítio de parentes em Quintana, São Paulo. Em 1995, a cidade de Quintana homenageou o campeão, dando o seu nome ao recinto de rodeio da cidade. Adriano teve uma infância humilde. Por ter o pai como administrador de fazenda, brincava, pescava, caçava, e quando ia à escola, deixava seu cavalo amarrado debaixo de uma árvore.

Aliás, cavalo sempre foi uma paixão. Adriano cativou o mundo pela sua habilidade, coragem e carisma, motivado pela sua fé, e convicto que Deus sempre está a seu lado. Ele fez da montaria em touros a sua missão na vida. Para ele, a montaria em touros significa muito mais que um entretenimento esportivo, ou os vários títulos que conquistou. Católico convicto, Adriano fez da arte de montar em touros um testemunho de sua incansável jornada para estar próximo de Deus. Sua vida atesta que é possível viver a fé e seus princípios nos dias de hoje.

Adriano Moraes é tricampeão mundial de montaria em touros pela Professional Bull Riders, PBR. Ele é o competidor que tem o maior reconhecimento de toda a história do rodeio, e mundialmente conhecido e respeitado por todos os fãs do esporte. Por isso é considerado o grande embaixador do rodeio. Dos 20 anos de carreira, 15 foram em terras estrangeiras.

Foi o primeiro competidor brasileiro a disputar o Campeonato Mundial nos Estados Unidos. Após sua aventura de sucesso no circuito mundial, ele é o responsável pela ida de diversos outros brasileiros aos Estados Unidos, fazendo do Brasil a grande potência mundial da montaria em touros. Convidamos a todos a acompanharem um vídeo em homenagem a Adriano Moraes.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Convidamos para fazer uso da palavra a solicitante desta sessão solene, deputada estadual Letícia Aguiar.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PP - Sabe, Adriano, eu aprendi com a minha família, com meu pai e com a minha mãe a reconhecer pessoas, a reconhecer a história das pessoas. E quando eu conheci a sua história, eu falei: ela é digna de reconhecimento, de merecimento por tudo o que você construiu como atleta, como peão, por tudo que você construiu representando o Brasil, representando o estado de São Paulo em todo o mundo.

E é necessário que uma Casa Legislativa como a Assembleia Legislativa reconheça campeões como você, não só um campeão profissional, mas um campeão na vida. Você que formou uma belíssima família ao lado da Flávia, que é o seu porto seguro, é a mulher que te orienta, que te aconselha, que te guia - a mulher tem essa capacidade. Deus, quando trouxe à vida as mulheres trouxe conosco a capacidade de tornar grande, grandes homens. Eu tenho certeza que a Flávia foi e é fundamental na sua vida.

Em nome da Flávia, eu cumprimento todas as esposas aqui presentes, as mulheres aqui presentes que são benção na vida dos seus lares, as mulheres que têm o dom de Deus e o dom de Maria de governar as nossas casas para que a gente possa deixar homens nobres preparados para o mundo.

E a nobreza do Adriano Moraes, mesmo nesse jeitão dele meio rude, simplão, às vezes meio sistemático, não é Flávia, mas um grande homem, um homem que nos enche de orgulho. Você, Adriano, enche de orgulho o rodeio, a cultura brasileira, as tradições caipiras, a tradição do rodeio. Você é um dos maiores nomes mundiais de montaria em touro, você é um grande profissional e merece todo o reconhecimento.

Que bom que eu, como deputada do estado de São Paulo, estou hoje nesta posição e eu possa fazer esse tipo de reconhecimento. Nós enfrentamos muitas batalhas para sermos políticos, para legislarmos, para cumprir todas as nossas atribuições. Mas existe a parte, muitas partes boas em estar deputada, em ser política, que é poder ser benção na vida de outras pessoas, ser canal de benção na vida de outras pessoas. Então, que eu possa ser esta ferramenta, neste momento, e reconhecer você pelo grande nome que você é do rodeio, pelo grande nome, história que você fez mundo afora.

Você é muito importante, você é patrimônio brasileiro, você é nosso patrimônio no mundo do rodeio. Conte com o trabalho aqui desta deputada, que está ali vizinha de Cachoeira Paulista, em São José dos Campos representando a nossa região e representando o mundo do rodeio, o setor do rodeio que tem todo o apoio desta deputada. Porque a gente sabe quando a gente investe na tradição caipira, nas tradições, nas nossas raízes, na cultura do rodeio a gente investe na família, a gente investe nas crianças, a gente investe no agronegócio brasileiro, traz desenvolvimento, cultura, turismo, geração de renda, emprego. É tudo muito positivo quando a gente tem ao lado pessoas como vocês.

Parabéns pela sua brilhante história. E que honra, a minha, poder entregar pessoalmente este colar a você e a sua família neste momento tão especial. Que Deus continue te abençoando, conduzindo, que Nossa Senhora Desatadora dos Nós continue desatando os nós na sua vida, que você continue sendo esse homem firme, forte, que faz a diferença, não apenas no rodeio, mas na vida de tantas e tantas pessoas que têm o sonho de um dia se tornar um grande Adriano Moraes. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Convidamos para fazer uso da palavra, o coordenador das ações do mandato da deputada estadual Letícia Aguiar, Sr. Anderson Sena.

 

O SR. ANDERSON SENA - Alô, Adriano Moraes, prepara ele, o tricampeão mundial... Vamos começar assim. A minha história também na política começou assim, nas arenas. Não obtive a sequência porque Deus assim me permitiu desbravar outras arenas, e aqui estou ao lado da deputada Letícia Aguiar desbravando esse estado de São Paulo, conhecendo tantas arenas, municípios, e a gente pode levar esse legado.

Adriano, o homem do chapéu na história do Brasil tem uma história muito significativa. As pessoas nos chamam de caipira, de roceiro, analfabeto, bruto, rústico, sistemático, mas a gente carrega um sentimento muito genuíno. Digo isso porque meu pai e minha mãe também vieram da roça, casaram muito cedo e saíram apenas com uma mala de roupa e meia dúzia de panelas e desbravaram o Brasil, desbravaram o mundo e venceram.

São campeões, são pessoas que estão deixando um legado. A minha irmã está aqui, não vai me deixar mentir, mas o meu pai e a minha mãe, a gente não tinha condições de fazer um curso de datilografia - que na época não era informática, a gente fazia máquina de datilografia - e eles deixaram um grande legado. Por que que eu estou falando isso do meu pai e da minha mãe?

Porque você representa muitos pais de meninos que todo dia estão buscando a arena como uma saída de sucesso, uma saída de respiro, porque o mundo fora das arenas não lhes oferece tantas oportunidades. E você tem sido essa referência para milhares de jovens se tornarem um pedacinho de Adriano Moraes.

Quando a gente fala de Ayrton Senna a gente traz referências, a gente traz memórias, a gente traz emoções, a gente vê vídeos, a gente se emociona, a gente se arrepia, a gente chora. Quando a gente vê o Pelé, a gente da geração mais nova que não viu o Pelé jogar, mas viu o Ayrton Senna correr, é o mesmo sentimento que a gente sente quando vê as memórias de Pelé.

Talvez daqui a um tempo memórias da deputada Letícia Aguiar, memórias da deputada Janina Pascoal, quando a gente começar a relembrar momentos da tribuna, das comissões, das ruas, em cima de trios elétricos espalhados pelo País, pelo estado de São Paulo, pelas ruas da nossa cidade de São José dos Campos. Nós estamos deixando história, deputada Janaina.

Nós estamos deixando história, deputada Letícia. Nós estamos, Adriano Moraes, tricampeão mundial de rodeio em touros, escrevendo a história. É debaixo do chapéu que a gente carrega o nosso calendário. É nele que a gente deixa filhos como o Antônio, o Jeremias, a Flávia e tantos outros que seguem os seus passos.

Eu segui os seus passos durante muito tempo e Deus falou para mim: “Agora você vai seguir os passos da deputada Letícia Aguiar”. Mas que bom, porque os nossos passos tiveram caminhos distintos, mas aqui, hoje, os nossos passos se reencontram e eu quero continuar escrevendo essa história ao lado da deputada Letícia e ao seu lado, Adriano Moraes, porque assim como Ayrton Senna e o Rei Pelé, você é o nosso embaixador do rodeio.

Nós temos tantas memórias que a gente traz de dentro do rodeio, tanto salva-vidas que sofrem nas arenas do País, tropeiros, barraqueiros, comerciantes, pessoas que vivem do rodeio. E como diz bem aqui a deputada Letícia, o rodeio não é o que uma pequena parte levanta a bandeira, critica o rodeio, diz que o rodeio maltrata os animais.

Assim como nós temos o desafio no rodeio, eu desafio alguém que critica o rodeio, que critica o animal, o atleta que é o animal quando ele abre a porteira e ele pula apenas oito segundos do seu dia, a ver se esse animal é maltratado. E eu sei que você é um grande defensor dos animais.

Eu sei que você cuida, zela e protege o bem-estar dos animais, porque o animal é a ferramenta do trabalho do caboclo, do sertão, da roça e do rodeio. Então ele tem que estar em alta performance. Assim como os deputados dentro da Casa de Leis precisam estar habituados, antenados nas leis, na legislação, protegendo, assim somos nós lá dentro da arena.

Nós temos que proteger porque ali é o nosso maior bem. Se ele não estiver com saúde, ele não vai brilhar quando abrir a porteira e são apenas oito segundos. E são esses segundos que o peão, o atleta de rodeio tem para brilhar e escrever a sua história. Então, Adriano, me sinto muito honrado de estar aqui, de poder lhe conhecer pessoalmente.

Sou um fã da tua história, sou um fã da tua energia e hoje eu fiquei mais fã ainda de saber esse jeitão bruto, rústico e sistemático de falar de política, mas demonstra o amor que você tem pelo País. E a deputada Letícia foi assim...

Mais uma vez, deputada Letícia, a senhora acertando muito nas indicações tanto no trabalho nas ruas, as indicações de recursos que atendem as entidades sociais, as crianças, os idosos, pessoas que necessitam, mas foi certeira na data de hoje de destinar essa honraria a duas pessoas tão importantes na história do nosso País: a deputada Janaina Paschoal e o nosso tricampeão mundial Adriano Moraes.

Eu sou seu fã, sou seu fã de verdade. Que Deus continue te dando saúde, que você continue prosperando e defendendo a indústria do rodeio. Porque quando a gente fala “indústria de rodeio”, atrás do rodeio tem muita geração de emprego como disse bem a deputada Letícia.

Muitas famílias dependem do rodeio e nós vamos brigar por elas, nós vamos proteger para que isso seja intocável. Parabéns, que Deus te abençoe. Adriano Moraes é o tricampeão mundial. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO PANDELÓ - MESTRE DE CERIMÔNIAS - Representando a cidade de Cachoeira Paulista, convidamos para fazer uso da palavra o Sr. Breno Anaya, presidente do Progressistas de Cachoeira Paulista.

 

O SR. BRENO ANAYA - Bom dia a todos. Se é difícil os deputados há dez minutos atrás falarem, imagine eu depois desses grandes líderes. Primeiro, um bom dia a todos. Quero agradecer a oportunidade da minha líder, deputada estadual Letícia Aguiar. Que honra, deputada, ser seu assessor, servir o Estado através do seu mandato e, de maneira especial, a região do Vale do Paraíba, mais especificamente o Vale Histórico e o Vale da Fé, composto ali das 17 cidades, entre elas a cidade que eu amo, a cidade que eu nasci, que é Cachoeira Paulista.

É uma honra estar falando aqui em nome dos cachoeirenses, a um cidadão cachoeirense, que é o Adriano Moraes, recebeu o título de cidadão cachoeirense e (Inaudível.) Cachoeira Paulista, eu sempre brinco, deputada, brinco falando a verdade, tem um coração gigante para acolher bem as pessoas, como acolheu bem o Adriano Moraes e tantos outros talentos que a nossa cidade acolheu, com muita dignidade, muito amor, muito carinho e respeito. Também tem qualidade para exportar muitos talentos que tem Cachoeira Paulista e hoje estão aí pelos quatro cantos do estado de São Paulo e do mundo.

E falar do Adriano Moraes, não tem como falar do Adriano sem lembrar da Canção Nova. Assim como eu conheci o Adriano Moraes através da Canção Nova, através da TV, através dos eventos, através dos grandes amigos que eu tenho ali dentro dessa comunidade católica tão importante para a nossa cidade, Cachoeira Paulista, como para todo o Brasil e para o mundo, o Adriano Moraes também levou o nome da Canção Nova ao conhecimento de tantas pessoas.

É bonito, deputada, ver realmente, foi o que o Sena disse, essas homenagens. Não tem coisa melhor que fazer uma homenagem para alguém em vida. A melhor coisa que tem é a pessoa receber uma homenagem em vida. Isso a senhora tem feito junto com os demais deputados, mas foi o que o Sena disse, a senhora vem sendo muito assertiva nas suas escolhas. São escolhas que, realmente, são de tirar o chapéu, Adriano Moraes. Deputada, parabéns pelo seu trabalho.

Parabéns também à nossa homenageada Janaína Paschoal, que é um exemplo para o Brasil, é um exemplo para a juventude, para as pessoas que acreditam na direita, para as pessoas que realmente têm compromisso com a vida, com a família, com a sua cidade e com o Brasil.

Já finalizando minha fala, parabéns, Adriano, tricampeão mundial, foi embaixador do Rodeio de Barretos. Não tem como falar de rodeio, e não lembrar de Barretos. Está aqui um exemplo de pessoa, um exemplo de ser humano. Na política, em todas as áreas da vida, e o Adriano faz muito bem isso, infelizmente, a gente sabe que quando a pessoa, às vezes, se torna famosa, consegue atingir um cargo alto, muitas vezes se esquece de Deus, ou tem vergonha de falar de Deus, ou numa oportunidade que tem para falar de Deus, “ah, hoje acho que não é a hora, não é o momento, talvez a pessoa não vai gostar”, e o senhor Adriano faz o oposto disso.

Hoje é um sucesso mundial, tricampeão mundial de rodeio, embaixador do Rodeio de Barretos no ano passado e tantas outras conquistas mundiais que o senhor tem, mas nunca deixando de levar o nome de Deus, de levar o nome da comunidade Canção Nova, de levar uma palavra para realmente a pessoa entender que só chega ao sucesso aquele que não tem vergonha de falar de Deus, de pedir para Deus e de agradecer a Deus.

Então, parabéns, Adriano, por ser esse grande ser humano e eu, como cachoeirense raiz, tenho muito orgulho de ter um cidadão cachoeirense que leva o nome também de Cachoeira Paulista para os quatro cantos do mundo. Então, parabéns aos homenageados, obrigado pela presença de todos e obrigado, deputada, por ser essa líder, por muitas vezes me incentivar, me apoiar, me lapidar dentro da política, que a gente sabe que a gente só se torna um bom político se a gente estiver ao lado de boas pessoas, de bons políticos, de bom caráter.

Então a senhora tem sido um exemplo para mim também. Percorremos o estado juntos, quase 200 municípios, acompanhando a deputada também, participando da assessoria de comunicação, de maneira específica na assessoria política no Vale Histórico e no Vale da Fé. A senhora é exemplo, é inspiração. Eu tenho certeza que, através do seu exemplo, nós vamos provar que o Vale do Paraíba pode mais, que o estado de São Paulo pode mais e que Cachoeira Paulista pode, merece e, se Deus quiser, vai ter muito mais.

Bom dia a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Convidamos para tomar posição de destaque, à frente da Mesa Diretora, o Sr. Adriano Moraes, para que seja outorgado o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Agora o registro fotográfico. Convidamos, também, a família do Adriano Moraes para registrar esse momento, os filhos, a esposa Flávia, para que possamos registrar. (Pausa.) Feito o registro fotográfico, seguimos com a nossa homenagem.

 Vamos registrar mais uma foto com a também homenageada, a nossa sempre deputada Janaina Paschoal, e Anderson Sena, os membros da Mesa Diretora para registrar a foto com os homenageados.

Deputada, acho que também os deputados Barros Munhoz, deputado Eduardo, se quiserem registrar a foto, por gentileza. Registramos a presença do Sr. Deputado Estadual Eduardo Suplicy. Mais um registro fotográfico. Seguimos com a sessão solene de outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a Profª Dra. Janaina Paschoal e o Sr. Adriano Moraes.

Normalmente o Sr. Adriano Moraes tem oito segundos sobre o touro. Agora, aqui, ele tem bem mais tempo. Convido para fazer uso da palavra o nosso homenageado, Adriano Moraes. (Palmas.)

 

O SR. ADRIANO MORAES - Sigo o protocolo? Vou seguir, não é? Excelentíssima deputada Letícia Aguiar, todos os deputados presentes, meus amigos, minha família, bom dia. Ainda é bom dia? Não, boa tarde. Boa tarde a todos.

Antes de eu começar o meu discurso escrito aqui, eu queria falar da honra de estar aqui na presença de pessoas honradíssimas como estas duas... Claro, muito mais pessoas, mais estas duas parlamentares, uma ex-parlamentar e uma parlamentar, pessoas de valor, pessoas de coragem.

Receber esta honraria é muito gratificante, principalmente em um dia como hoje, recebendo da deputada Letícia, que tanto vem fazendo. Não só pelas obras que faz, mas também pelas coisas que a senhora quer implementar, seguindo, claro, a liderança da Excelentíssima Janaina Pascoal. Então para mim é uma honra estar aqui e ser homenageado junto com a senhora, pela senhora e junto com a senhora. Então faço de novo o coro: volta, Janaina.

Senhores deputados, muito obrigado pela presença. Eduardo Nóbrega, muito obrigado. Como jovem parlamentar, não é? Às vezes, como você mesmo falou, um pouco ainda intimidado. Nós precisamos de jovens, mas com coragem. Você fala que às vezes ainda falta um pouquinho de coragem. Enfrenta, coragem. Deus lhe dá força. Estamos juntos. Precisamos de homens de coragem e mulheres de coragem.

Nada mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento, não pela vaidade de ser notado, mas pela validação de que o que você fez com tanto sacrifício e dedicação transformou a vida de tantos competidores. Para o menino pobre de fazenda nascido em uma casa de chão batido, ter uma carreira abençoada como a que eu tive era algo que não fazia parte nem sequer dos meus sonhos.

Mesmo em meio a tantas dificuldades, eu não desisti. Fui forjado no interior do grande estado de São Paulo. Consegui fazer uma carreira internacional de sucesso e tive a honra de trazer conhecimento e ferramentas para contribuir à profissionalização desse esporte que, muitas vezes, era invisível aos olhos da sociedade.

Posso dizer que o esporte de montarias em touros conseguiu superar paradigmas importantes na história do rodeio brasileiro. Vendo o crescimento do rodeio brasileiro, não só como um esporte, mas como uma indústria geradora de empregos e entretenimento, me emociono profundamente, principalmente, quando me lembro de toda a evolução desde o início da minha carreira, sabendo que humildemente fiz parte dessa mudança. Espero continuar contribuindo para que cheguemos ao lugar merecido.

Hoje, recebo esta homenagem, não somente em meu nome, mas em nome da minha família, que está aqui, meus amigos, que estão aqui. Muito obrigado por estarem aqui. Para mim, foi uma supressa. Muito obrigado. Por isso, expresso meu profundo agradecimento.

Em primeiro lugar, agradeço a Deus, por tudo que tem me dado e abençoado. Agradeço à minha esposa, como bem disse a Letícia, esposa e companheira Flávia, com quem compartilho a minha vida há mais de 30 anos. Faz tempo, hem, Flávia? Seu apoio e estimulo foram fundamentais. Tenho convicção, e sempre confessei, que essa grande jornada não teria acontecido sem a participação sua, minha companheira, Flávia Moraes. Nós passamos por muitas dificuldades no início da minha carreira - da nossa, não é? Porque eu não fiz sozinho -, mas sempre superamos com amor e dedicação.

Agradeço aos meus filhos, Jeremias e Antônio, que estão aqui, ao Pedro, que por problema de saúde, nada grave, não pôde participar com a gente. Desculpe. Onde que estou aqui? Me emocionei. Cadê? Onde está? Por isso que eu não gosto de fazer nada lido.

Aos meus filhos, muitas festas na escola, tantos outros momentos que eu não pude estar presente, porque eu estava viajando, muito obrigado pela paciência. De verdade, muito obrigado pela paciência que vocês tiveram com o papai, e têm até hoje. Eu sei que não é fácil. Muito obrigado. Muito obrigado pela paciência e pelo amor. Só existe paciência por causa do amor. Eu sei disso. Eu sei disso. (Palmas.)

Agradeço à minha Comunidade Canção Nova, que esteve ao meu lado em todos os momentos da minha carreira, sempre me ajudando a encontrar a minha missão de vida no esporte de montaria de touros.

Em especial, quero agradecer à deputada Letícia Aguiar, não só pelo reconhecimento que a mim foi dado, mas também pela sua dedicada atuação no Vale do Paraíba, sempre defendendo com firmeza a vida e os valores cristãos. A sua contribuição incansável faz a diferença na promoção de uma sociedade fundamentada em princípios éticos e morais. Por isso, agradeço o seu comprometimento e liderança inspiradora. Muito obrigado. Que Deus continue abençoando a senhora, porque é de gente como a senhora que a gente precisa.

Para finalizar, que este reconhecimento que eu recebo hoje possa vir acompanhado da responsabilidade de luta, ainda mais, por uma classe de atletas que ainda não é devidamente reconhecida. A principal conquista de um indivíduo é quando ele assume o papel de ser, não apenas um campeão, mas defensor e promotor daqueles que não têm voz ainda. Deus abençoe a todos. Muito obrigado. Acredite no Brasil. Força, irmão, coragem. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDUARDO PANDELÓ - Seguimos com a sessão solene de outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à professora Dra. Janaina Paschoal e ao tricampeão mundial de rodeios, Adriano Moraes. A fim de encerrar esta solenidade, com a palavra a deputada estadual Letícia Aguiar, para as suas considerações finais e encerramento.

 

A SRA. PRESIDENTE - LETÍCIA AGUIAR - PP - Com muita honra retorno aqui, a esta tribuna, com este chapéu, que tem tanto significado para o rodeio, tanto significado para o agronegócio brasileiro, para os produtores rurais. Este chapéu que protege, este chapéu que guia, este chapéu que guarda uma oração, este chapéu que representa o peão brasileiro mundo afora.

Eu quero finalizar, mais uma vez, agradecendo a Deus a oportunidade de estar neste local, de poder representar valores e princípios que, para mim, são alicerces de vida, de poder trazer a esta tribuna temas tão importantes e relevantes para a sociedade do estado de São Paulo e para o Brasil, e poder reconhecer pessoas que merecem todo o nosso reconhecimento. São essas pessoas, Dra. Janaina Paschoal, Adriano Moraes, que, com muito orgulho, eu tiro o chapéu e agradeço a Deus pelo dom da vida de vocês. Parabéns a todos.

A presente solenidade está encerrada.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 21 minutos.

 

* * *