17 DE NOVEMBRO DE 2023

53ª SESSÃO SOLENE PARA POSSE E MENÇÕES HONROSAS PELO INSTITUTO ELOS QUE EMPODERAM

         

Presidência: SEBASTIÃO SANTOS

         

RESUMO

         

1 - SEBASTIÃO SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para "Posse e Menções Honrosas pelo Instituto Elos que Empoderam", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

         

2 - DANIEL NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, lê histórico do Instituto Elos que Empoderam. Anuncia a exibição de vídeo acerca da entidade. Nomeia as autoridades presentes.

         

3 - TATIANE RODRIGUES

Integrante da diretoria do Instituto Elos que Empoderam, faz pronunciamento.

         

4 - HELEN CRISTINA DOS SANTOS

Integrante da Usbea São Paulo, faz pronunciamento.

         

5 - IVAN PRADO

Presidente da Usbea Brasil, faz pronunciamento.

         

6 - PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS

Agradece ao Instituto Elos que Empoderam pelo trabalho realizado no Brasil e no mundo. Enfatiza a justeza desta homenagem à entidade. Deseja sucesso aos futuros projetos da instituição.

         

7 - DOUGLAS NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, faz agradecimento às empresas apoiadoras do Instituto Elos que Empoderam. Anuncia apresentação da Amaaf - Associação Missionária Amigos da África.

         

8 - FLÁVIA MELLYSSE DE SOUZA

Fundadora do Instituto Elos que Empoderam, faz pronunciamento.

         

9 - LETÍCIA SOUZA

Diretora do Instituto Elos que Empoderam, faz pronunciamento.

         

10 - DOUGLAS NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, descreve o papel dos chanceleres do Instituto Elos que Empoderam.

         

11 - IOLANDA ABREU

Embaixadora nacional do Instituto Elos que Empoderam, nomeia novos chanceleres da instituição.

         

12 - DOUGLAS NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, fala sobre o título de guardião, concedido pelo Instituto Elos que Empoderam.

         

13 - FLÁVIA MELLYSSE DE SOUZA

Fundadora do Instituto Elos que Empoderam, concede o título de guardião do instituto a várias personalidades.

         

14 - DOUGLAS NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia nova apresentação da Amaaf.

         

15 - PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS

Faz agradecimento gerais. Encerra a sessão.

         

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Sebastião Santos.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de empossar a nova diretoria de chanceleres do Instituto Elos que Empoderam, com o objetivo de formar uma grande equipe de lideranças que possa promover o desenvolvimento socioeconômico na comunidade, na sociedade, e combater as desigualdades sociais.

Na oportunidade, esse instituto também vem orgulhosamente outorgar os títulos de doutor honoris causa, guardiões sociais e menções honrosas às lideranças, aos influenciadores e defensores da segurança pública e dos direitos humanos que fizeram a diferença no nosso País. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo canal Alesp no YouTube.

Convido, para que possa compor a Mesa Diretora, o deputado estadual Sebastião Santos, proponente desta sessão solene. (Palmas.) Flávia Mellysse de Souza, fundadora do Instituto Elos que Empoderam. (Palmas.) Letícia Souza, futura presidente do Instituto Elos que Empoderam. (Palmas.) Elieza Silva, membro da diretoria do Instituto Elos que Empoderam. (Palmas.) Tatiane Rodrigues, também membro da diretoria Elos que Empoderam. (Palmas.)

Neste momento, passamos a palavra ao deputado Sebastião Santos, para que proceda a abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Boa noite a todos, é um prazer estar aqui presidindo esta sessão solene. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de empossar a nova diretoria do Instituto Elos que Empoderam. Convido a todos os presentes para que, em posição de respeito, venhamos a ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - O Instituto Elos que Empoderam é uma OSC, uma organização da sociedade civil, oficialmente fundada em 2018 com o propósito de promover o desenvolvimento social e econômico e a assistência à família.

Durante os oito anos de atuação, assistiu a mais de dez famílias, arrecadou mais de dez toneladas de alimentos, distribuídos em 20 cidades e dois países. Formamos 100 lideranças de impacto social e formamos parcerias com diversas organizações, tecendo um grande elo de solidariedade e impacto na sociedade.

Hoje, neste evento, uma nova era se inicia, com a posse da nova presidente e da diretoria, que assume o compromisso de promover os cinco elos que são a base da organização: humanização, saúde, educação, cultura e criatividade.

Os agentes de responsabilidade social se comprometem com a sociedade civil em continuar sendo o elo que une povos, línguas e nações e de um jeito simples impactar vidas de pessoas, dando a elas dignidade e promovendo o desenvolvimento socioeconômico.

Neste momento, assistiremos a um vídeo sobre o Instituto Elos que Empoderam.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Estamos alegres. Registramos e agradecemos a presença de algumas personalidades que estão conosco: Flávia Mellysse de Souza, fundadora do Instituto Elos que Empoderam; Letícia Souza, futura presidente do instituto; Tatiane Rodrigues, membro da diretoria do Instituto Elos.

Rafael Batista, diretor da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, a ONU; Nayane Souza, gestora da Amaaf; Ivan Prado, da (Inaudível.); e também Helen Cristina dos Santos, da Usbea São Paulo, representando os alunos do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Saudamos ainda as demais autoridades. De forma especial, os coordenadores, vice-diretores, alunos, professores, servidores, imprensa e a comunidade aqui presente.

Neste momento, ouviremos as palavras de Tatiane Rodrigues, membro da diretoria do Instituto Elos.

 

A SRA. TATIANE RODRIGUES - Eu saúdo a todos que estão aqui presentes. É de suma alegria poder participar deste momento aqui com vocês, e vocês conosco também. Em primeiro lugar, eu acho que o agradecimento é para Deus, pois é graças a ele que estamos aqui, não é? E é com grande satisfação que eu assumo essa enorme responsabilidade, como diretora executiva, de representar na pessoa maior o Instituto Elos que Empoderam.

Satisfação não por vaidade, mas pela importância que esse instituto tem para a sociedade. O desafio de ser uma instituição com olhos para os cinco pilares do desenvolvimento sustentável, que envolvem pessoas, prosperidade, paz, parcerias e o planeta.

Pessoas: garantir a dignidade e a igualdade. Prosperidade: vida próspera e plena. Paz: sociedades pacíficas. Parcerias: parceria global envolvendo todos. E planeta: proteção de recursos naturais e climas para as gerações futuras.

Nossa atuação será sempre norteada pelo espírito público - expresso pelo compromisso inarredável - como interesses da nossa sociedade, com foco no alvo e zelo com o público.

Para tanto, hoje, nesta cerimônia de apresentação da nova diretoria, eu gostaria de contar com a parceria de cada um dos representantes públicos aqui presentes - governantes, empresários, diplomatas -, considerando esse instituto como o instituto para um novo tempo de recomeço e inovação social. Na capacitação, mulheres, jovens, idosos, autonomia dentre outros públicos-alvo que a Elos vem nos mostrar.

Aos empresários aqui presentes, estamos desde já nos colocando à disposição para sermos o elo para a intermediação das suas ações sociais: Elos por Elas; Beleza Empreendedora; EloTech; a plataforma digital Jovem Empreendedor; Saúde Sem Fronteiras; Elos Ambiental e Rota do Bem. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Neste momento, passamos a palavra e quero convidar à tribuna Helen Cristina do Santos, da Usbea São Paulo. (Pausa.) Lembrando a todos de que, por conta do tempo, nós teremos dois minutos por participante. Muito obrigado.

 

A SRA. HELEN CRISTINA DOS SANTOS - Boa noite. Tudo bom com todos vocês? Gente, que fé é essa? Oxe. Hein? Boa noite, queridos. Tudo bom?

 

TODOS - Boa noite.

 

A SRA. HELEN CRISTINA DOS SANTOS - Que privilégio estar aqui nesta noite, aqui em São Paulo, em uma sexta-feira.

E todo mundo já sabe que, na sexta-feira, a gente trabalha o dia inteiro e, quando chega a noite, a gente quer fazer o quê? Assistir Netflix? “No way”, não. Não, a gente quer fazer alguma coisa de bom, e aqui é o momento em que a gente pode primeiro dar os parabéns para a Flávia e para toda a equipe.

É uma honra estar aqui em nome da Usbea São Paulo. A Usbea é um programa, na verdade, um networking de ex-bolsistas do governo americano, no qual a gente desenvolve projetos - que nós aprendemos lá nos Estados Unidos - aqui em São Paulo.

Então, para 2024 nós temos muitas novidades junto com a Elos, com a nova diretoria, já estou avisando aqui. Vou contar já - ela não estava sabendo ainda, mas temos muitos projetos em comum. E com o deputado também, porque ele já vai dar apoio em muita coisa junto à embaixada e ao consulado, e vocês podem acompanhar tudo nas nossas redes.

O principal que eu quero dizer, aproveitando este momento, é que nós estamos em um fim de semana falando sobre consciência negra. Eu como mulher, uma mulher preta e são paulina... as situações que a gente... moro na zona leste de São Paulo, um pleno berço do Corinthians, e eu sou são paulina. Então, tudo o que é mais complicado a gente tem que enfrentar, mas graças a instituições como a Elos a gente consegue chegar lá.

Sim, a gente pode chegar aonde a gente quiser. Sim, a gente pode chegar aos Estados Unidos, à Europa, Itaquera e, aonde for, a gente pode fazer a diferença. E eu dou os parabéns para a Flávia. Sabe o porquê, Flávia? O melhor de tudo é que as gerações estão continuando.

Existem gestores que ficam no cargo e não querem sair nunca mais. O legal da Elos e o que você está fazendo, Flávia, é já ir preparando uma nova geração, porque o Brasil não vai andar se a gente não investir nos jovens. O Brasil não vai andar se nós não investirmos nas crianças e na Educação.

Então, os meus parabéns, em nome da Usbea, em nome da Helen, em nome de todas as mulheres, em nome de todas as mulheres pretas que estão lutando.

E você nos representa junto com toda a sua equipe.

Um abraço e obrigada.

Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Convido à tribuna Ivan Prado, da (Inaudível.). (Palmas.)

 

O SR. IVAN PRADO - Uma boa-noite a todos e todas aqui presentes. É gostoso demais estar aqui honrando todo esse sucesso e toda essa história desse instituto que impactou, e ainda vai impactar muitas vidas - não só no Brasil, como no mundo. E também ter a honra de falar logo depois da Helen, que trouxe tanta energia e tanta responsabilidade aqui para todos nós.

Meu nome é Ivan Prado, fui fundador e estou presidente da Usbea Brasil. É uma organização nacional, parceira da embaixada dos Estados Unidos, que hoje cria oportunidades e conexões para mais de 30 mil pessoas que foram patrocinadas, de alguma maneira, pela missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil nos últimos 200 anos - entre eles, inclusive, alguns ex-presidentes do País.

É de verdade, nesses poucos meses em que eu conheço e venho acompanhando - não só o trabalho do instituto Elos, como o da Flávia -, que eu tenho grande honra de tê-la como diretora hoje na Usbea Brasil. Um dos grandes motivos de ela estar passando adiante o seu cargo... Fascinado com a quantidade de impacto, com a força que essa mulher tem, que ela representa para todos nós.

Letícia, te desejo toda a sorte e sucesso do mundo, conte comigo. Eu, que fundei três ONGs também, já tenho aí um pouquinho de cabelo branco em relação a alguns perrengues que se pode passar.

Mas também para muita parceria, para a gente construir um mundo cada vez mais igual e continuar esse trabalho que não é fácil, correndo atrás das ODS da ONU, e através de um mundo cada vez mais igualitário, sustentável e diverso.

Muito obrigado.

Uma boa-noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Passo a palavra ao deputado estadual Sebastião Santos.

 

O SR. PRESIDENTE - SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Gostaria de agradecer a todos pela presença. É uma oportunidade muito especial para mim ser convidado para presidir esta sessão solene.

E gostaria de parabenizar a Sra. Letícia Souza, presidente do Instituto Elos que Empoderam, por tudo que já foi feito. A gente agradece pelo que foi feito e olha o horizonte para o que vai se fazer. Sempre tem muito mais a ser feito do que já se deixou para trás.

E dizer que esta Casa representa o maior estado da federação, e representa os paulistas e paulistanos que acreditam no terceiro setor, que acreditam em boas práticas na política. E eu quero aqui dizer, a todos que fazem parte do Instituto Elos que Empoderam, que nós agradecemos a cada um de vocês.

A você, que hoje assume uma responsabilidade, essa responsabilidade ultrapassa fronteiras, ultrapassa obstáculos, mas deixa desejos de que você possa fazer muito mais.

Então, a você... à Mellysse, que é fundadora do instituto, que assume uma nova responsabilidade, que sempre é uma escada para se subir degraus, um após o outro. Que você possa ter realmente as bênçãos de Deus, e que a força que você sempre teve possa se renovar, para que você possa dar muito mais a todos que chegarem a ti.

Sinto-me honrado de fazer parte deste evento, e juntamente das pessoas que inspiram essas práticas em prol do bem da nossa sociedade, eu quero dizer ao instituto Elos, que desenvolve diversos trabalhos sociais que impactam a vida de diversas famílias, principalmente as mulheres.

Mulheres que, muitas vezes, não têm com quem falar, não têm a quem recorrer, mas que têm um objetivo, o de ser a mulher, a mãe, a menina, a jovem, a empreendedora, que tem um sonho de fazer parte da vida de todas essas oito bilhões de pessoas que vivem no nosso planeta, quero dizer que vocês que fazem parte de obras sociais em outros países podem contar com esta Casa de Leis.

E eu quero desejar a vocês que Deus acompanhe esse projeto e que possa trazer a cada um de vocês a força necessária e o privilégio de ajudar outras pessoas, pois o nosso senhor Jesus Cristo deixou bem claro: “amai ao teu próximo como a ti mesmo”.

É uma fala muito difícil, mas nós precisamos tirar lição daquele que nos deixou a maior lição, que é amar a todos, independentemente de ser um Deus, e deixar para nós a oportunidade de fazer parte também da vida das pessoas.

Então, a todos do Elos que Empoderam o nosso parabéns, e contem com esta Casa de Leis para que possam agir no estado de São Paulo, dentro dos critérios necessários, e que possam ter todo o privilégio das leis aqui aprovadas, que possam ajudar a cada um de vocês.

Parabéns.

Obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Agradecemos, neste momento, as seguintes empresas apoiadoras: Portal Diplomatique, Connect Group Investments, Connect Visa Ltda., Future Market Tech., Solar Brasil Holding, Daniel Advogados Associados, Global Transportes RT, Coelho Advogados Associados.

Neste momento, nós veremos um vídeo com o logo das empresas, mas enquanto isso, nós assistiremos a uma apresentação da Amaaf, a Associação Missionária Amigos da África.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Para dar início à posse da nova diretoria, passamos a palavra à Flávia Mellysse de Souza, fundadora do instituto Elos que Empodera. (Palmas.)

 

A SRA. FLÁVIA MELLYSSE DE SOUZA - Uma boa-noite a todos. Agradeço pela presença de todos. Eu realmente hoje...

Essa equipe conseguiu me fazer chorar, porque muitas vezes a gente só faz, é só fazer. E, para mim, hoje é um dia muito significativo. Quando eu comecei esse trabalho, eu era apenas uma mulher tentando sobreviver, uma mulher que conheceu desde criança o que é a violência, o que é o desespero de você não saber para onde ir... e uma pessoa que também, graças a Deus, não acessou a morte.

Eu sou sobrevivente a nove tentativas de suicídio, a um relacionamento abusivo, a um casamento que me trouxe também a alegria que ter três filhos maravilhosos, que um deles se torna hoje presidente desse instituto; o irmão gêmeo dela, que hoje é CEO da Connect Visa; e o Pedro, que é o meu caçula.

Então, eu sou uma mulher que só tem aqui a agradecer, porque a dor... muitas vezes, a gente pensa que não sabe o porquê de você estar vivendo tudo aquilo, o porquê que tudo aquilo me sobreveio.

Mas eu aprendi, durante todos esses anos, que nada que é ruim, e também o bom, não duram para sempre. E que uma árvore tem um tempo, toda planta tem um tempo de crescimento, ela germina, ela cresce e também ela é cortada. Para que vocês estivessem apoiados, uma árvore foi cortada, uma transformação foi feita, certamente uma dor foi sentida.

E o Elos que Empoderam nasceu assim, debaixo de uma dor que eu tinha. Eu queria mudar a vida de outras mulheres, e eu não esperava chegar onde eu cheguei. Tive muitos problemas, muitas dificuldades, nós passamos por muitas situações que nos fizeram muitas vezes ter vontade de parar, mas chegamos até aqui.

E eu quero agradecer e honrar, em primeiro lugar, a vida dos meus pais. A minha mãe, que foi uma das pessoas que mais acolheu pessoas na minha região. Eu vim de Campinas, de uma região bastante carente, e a minha mãe acolhia muitas crianças e pessoas.

E o meu pai, até hoje defensor comunitário, nos ensinou o poder que é o amor, o poder da transformação. Com os poucos recursos que eles tinham, eles mudaram a vida e o destino de muitas pessoas.

Eu também mudei o destino da minha vida, mudei o destino que eu nem tinha noção de quantas - das pessoas aqui apresentadas. Mas como se diz - aqui nós estamos com muitos sambistas -, o show tem que continuar.

E eu quero muito agradecer a essa equipe do Elos que Empoderam; a todos; aos embaixadores que aqui estão presentes; está aqui São Paulo; Campinas; os defensores comunitários; essa nova gestão, por estarem aqui, por dedicarem o seu tempo.

E dizer o seguinte, esse é o legado que deve ser perpetuado para outras gerações: não existe cargo de estimação. Eu estou sim hoje deixando a presidência do instituto, mas eu vou continuar o meu trabalho de impacto social junto à sociedade, hoje na diretoria institucional da Usbea, e também, em breve vocês saberão, estou seguindo para outros caminhos dentro da diplomacia.

Então, eu quero agradecer em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de aqui estar. Quero agradecer e honrar a vida dos meus filhos, da Letícia, e desejar uma excelente gestão. Letícia, que você possa fazer a diferença e entenda o seguinte, que você nasceu e foi preparada, você tem total liberdade e capacidade para tocar da melhor forma possível esse grande projeto.

E chega de falar, porque hoje eu estou muito emocionada. Eu quero pedir à minha embaixadora nacional que possa trazer o lenço, esse é um ato simbólico, que eu vou passar para a Letícia. A gente tem a simbologia do lenço da presidente, que por oito anos eu usei em diversas solenidades e que hoje eu estou passando para a Letícia.

E eu quero - até que esses lenços cheguem - falar um pouquinho de legado de família. Como cristã, me faz lembrar do legado de Davi para Salomão. Salomão lutou para construir o templo, mas ele não inaugurou o templo, porque ele passou a vida dele toda lutando: lutando por paz, lutando por justiça, lutando também por coisas que não faziam sentido, porque eu também fiz um monte de “caca” - gente, não tinha como. Mas aí, Salomão construiu o templo.

E a Letícia hoje vai construir um templo de paz dentro do Elos, porque durante oito anos eu lutei, eu estive à frente... coloquei, sim, a minha família em risco, por um objetivo, por um propósito.

Então, que hoje, Letícia, você comece esse legado debaixo de muita paz, de muita sabedoria e de muito discernimento. E aguardando aqui o lenço para que eu possa dar a posse à Letícia. Quero agradecer muito o deputado por esta oportunidade, por abrir novamente esta Casa.

Ano passado, nós empossamos 10 chanceleres, e mais uns quatro embaixadores, foi debaixo de cinco graus; hoje, quase 43 de calor. E agradecer esta Casa, a sua equipe, a Aline, que foi muito importante nesse processo.

Então, muita gratidão.

E eu quero convidar a Letícia para então tomar posse como a presidente desse instituto.

Seja bem-vinda, Letícia. (Palmas.)

 

A SRA. LETÍCIA SOUZA - Olá, boa noite a todos. É com imensa gratidão que eu recebo e participo deste ato solene. E hoje sou muito feliz por tomar a frente e a responsabilidade de seguir com esse legado.

E primeiramente, hoje eu gostaria de agradecer pelo principal desta noite, o nosso criador Deus, porque se não fosse ele, nós não estaríamos aqui hoje. Agradecer a Deus por ele cuidar dos detalhes, cuidar de tudo. Agradecer por ele me capacitar e, principalmente, me conceder a missão e o propósito que é seguir com a presidência do instituto Elos que Empodera.

É com imensa gratidão que eu agradeço ao gabinete do deputado Sebastião. Agradeço ao Excelentíssimo Deputado Sebastião e principalmente também a Aline, o Wellington, pessoas totalmente empenhadas, que nos ajudaram a promover essa causa, a desenvolver este evento tão maravilhoso.

Continuando os agradecimentos, gostaria de agradecer aos meus queridos chanceleres, que moram no meu coração. No dia de hoje, vocês tomam não somente uma honraria ou uma outorgaria, vocês hoje assumem uma missão de promover o desenvolvimento socioeconômico; promover causas e iniciativas, causas que impactam socialmente a sociedade.

No dia de hoje, quero agradecer também a presença dos meus queridos embaixadores sociais, totalmente empenhados em desenvolver projetos em mais de 23 estados e em outros países presentes. Gostaria de pedir a sacola para colocar aqui, por gentileza. Ok.

Na oportunidade, hoje nós estamos lançando o projeto “Beleza Empreendedora”. O projeto “Beleza Empreendedora” vem com a missão e objetivo de incentivar e capacitar mulheres de extrema vulnerabilidade social, em que, dentro desse projeto, que eu me impacto totalmente, porque dentro da área da beleza, é um setor que cresce muito.

Nós, mulheres presentes, sabemos que nós investimos muito em cabelo, unha... Então, é um mercado no qual nós escolhemos, é um setor que nós escolhemos, porque essas mulheres de extrema vulnerabilidade social precisam monetizar, porque muitas delas são mães-solo, são mães solteiras, são mães que... muitas delas têm a responsabilidade de cuidar de filhos com deficiência cognitiva.

Como a minha mãe, a Flávia, eu cresci vendo-a batalhando, sacrificando muitas vezes a vida pelos filhos. E hoje é com muita honra que eu lanço esse projeto de extrema importância para essas mulheres.

E no dia de hoje, eu gostaria de pedir o apoio de todos os presentes. Vocês sabiam que essa sacola é um simbolismo? Essa sacola não é apenas uma sacola. Essa sacola é a sacola do projeto “Beleza Empreendedora”. A partir dessa sacola, quem contribui com a causa, não somente financeiramente, mas com o seu conhecimento, muitas dessas mulheres podem ser impactadas.

Então hoje eu conto com o apoio de vocês para estarem com esse projeto de muita importância, e que também irá impactar mais de 300 mulheres na sociedade.

Começando a primeira edição em São Paulo, em parceria com a Raquel Souza, uma querida empresária que veio e abraçou a nossa causa, se conectou, uma salva de palmas para essa querida. (Palmas.)

E para finalizar, eu gostaria de agradecer à minha família, por eles acreditarem, por eles me incentivarem a ser melhor a cada dia, porque como também como qualquer outra jovem, enfrentei desafios, o medo, uma coisa que ninguém fala, a incredibilidade, de pessoas não acreditarem que você pode sim seguir com um projeto como esse.

E hoje eu quero agradecer à minha família, porque eles foram, eles são a base de tudo, porque o Elos que Empoderam é uma família. E eu agradeço a todos os presentes, pelos meus avós; minha avó, que hoje, infelizmente, não pôde estar presente.

E obrigada, Flávia, por me conceder essa responsabilidade, essa honra de seguir com esse projeto, com uma carreira de mais de dez anos, uma carreira animada.

E agradeço também às instituições presentes, a Usbea, a Amaaf, entre outras presentes que eu não vou lembrar o nome. E também, muito obrigada pela oportunidade de vocês acreditarem no projeto, e seguirem conosco e nos conectarmos.

Agradeço também às empresas de responsabilidades sociais. As empresas são muito importantes dentro do terceiro setor, nós sabemos que quando nós juntamos um setor... Mas o Elos que Empoderam junta como um todo.

E hoje, eu quero agradecer a todos os presentes.

Pessoal, meu primeiro discurso.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Queremos ainda registrar a presença de Virgílio Carvalho, diretor-técnico da Secretaria de Estado de Turismo e Viagem, representando o Sr. Secretário de Estado Roberto de Lucena; bem como o coronel Rodolfo Guerra, assessor de relações institucionais do CMSE, representando o comandante general Amin.

Nesse tempo também, queremos aproveitar para agradecer a equipe de jornalistas: “Jornal Digital”, da região oeste, Aline Barros; jornal “O Repórter Regional”, Valter Wolff; “Jornal Do Estudante”, Nilson Aranha; cinegrafista Cláudio, do “Jornal Digital”; jornalista Mel Recalde, “Network”; Joy Hernandez e Elvis, do programa “Stilo Festas”; e também a TV Alesp.

O que é um chanceler? É servir como uma voz influente e ser defensora das questões relacionadas às mulheres e ao desenvolvimento feminino. Isso envolve aumentar a conscientização sobre questões importantes e destacar desafios enfrentados pelas mulheres.

É elaborar, com outros embaixadores e defensores da causa feminina, para criar uma rede de apoio sólida. Isso pode incluir a participação em eventos conjuntos, campanhas, e projetos de capacitação para mulheres.

É participar ativamente de eventos promovidos pelo Instituto Elos que Empoderam, seminários, e seus parceiros, como palestras e lançamentos de projetos.

Neste momento, convidamos a embaixadora nacional Iolanda Abreu para realizar o seu discurso e entregar o kit chanceler e certificado. (Palmas.)

 

A SRA. IOLANDA ABREU - É com muita honra e muita emoção que eu estou aqui. Eu sou embaixadora líder de Brasília, e agora estou como embaixadora nacional. Eu estou no instituto há três anos, e desenvolvemos vários projetos juntos, e é sempre muito bom ver a família crescer.

Então, é com muita alegria que eu abro as honrarias dos chanceleres. Eu gostaria de chamar aqui à frente a Vivian Antonelli. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Convidamos para vir à frente receber o seu kit e diploma, a Aline Barros, chanceler internacional das comunicações e responsabilidade social. (Palmas.) Anderson Lemes, chanceler internacional da arte, cultura e inclusão social. (Palmas.)

Marcos Mion, chanceler internacional de direitos humanos e inclusão social. Passando. Rodrigo Fernando Amaral da Silva, chanceler internacional de cultura e responsabilidade social. (Palmas.)

Neste momento, passaremos à outorga do título de guardiões e doutor honoris. Um guardião é a pessoa que se dedica ativamente a promover, defender e proteger os direitos e interesses de grupos desfavorecidos ou de causas importantes para a sociedade. Sua missão é ser defensor incansável, advogando por mudanças positivas e lutando pela justiça social.

Convidamos para vir à frente o deputado Sebastião Santos, para que proceda a outorga aos seguintes guardiões.

 

A SRA. FLÁVIA MELLYSSE DE SOUZA - Como hoje o nosso mestre de cerimônia é um dos também homenageados, eu vou seguir aqui com o protocolo da outorga dos guardiões.

Quero chamar neste momento a Sra. Benedita Conceição do Amaral, guardiã das causas humanitárias. (Palmas.) Quero chamar à frente agora o Sr. Daniel Nogueira, como guardião das ações humanitárias internacionais. (Palmas.) O Sr. Dimas Lungarezi já se encontra presente? Não? Seguindo. Guardião social da justiça e cidadania, Dra. Rosângela Tavares. (Palmas.)

Seguindo, quero convidar a Sra. Raquel Souza, como destaque em empresário e impacto social e responsabilidade também à mulher, que deu início, junto com a Letícia, a esse projeto tão maravilhoso da “Beleza Empreendedora”. (Palmas.)

E nós honramos quem nos honra, nestes dez anos de Elos que Empoderam, tivemos parceiros e pessoas que estiveram no “front” conosco, e eu não poderia deixar de hoje dar uma menção honrosa ao nosso diretor institucional da ABFIP, o senhor Dr. Rafael Batista, que, assim como Letícia, iniciou o trabalho muito cedo como patrulheiro mirim e hoje é responsável pelas maiores honrarias da ABFIP-ONU. Por favor, Rafael. (Palmas.)

Como vocês sabem, eu faço parte... Estou aqui deixando a presidência e fazendo parte da Usbea Brasil. Quero muito agradecer ao meu presidente por aqui estar presente, agradecer à Helen pela organização do evento pela manhã, que nós recebemos; a Kimberly, que veio de Connecticut, lá do consulado de São Paulo.

E nós vamos conhecendo, dentro dessa rede, pessoas incríveis, e como aqui a gente está falando de jovens e incentivo para as novas gerações, eu quero chamar uma pessoa que chegou para gente, que veio da Usbea, que é o Felipi Alisson.

A gente brinca e chama ele de nosso feiticeiro, porque ele é um rapaz superinteligente; foi um jovem embaixador que fez todo um trabalho, fez toda a diferença dentro da juventude. Eu não sei se o Felipi foi embora... Felipi Alisson. (Palmas.)

E alguém vai chamar aqui a dona Rosana. A dona Rosana é uma empreendedora, assim como eu, começou a empreender bastante cedo, é parceira do instituto, esteve aí em várias situações, principalmente quando a gente forma os embaixadores, porque formando os embaixadores sociais...

Eles vêm de diversos estados, eles vêm de diversos lugares do Brasil. Nós já reunimos aqui em São Paulo mais de 20 pessoas, de 20 estados, e elas sempre alimentando, nos ajudando a alimentar os nossos embaixadores.

Então, queria chamar a dona Joseli Rosana dos Santos, que é destaque em empreendedorismo social. Cadê a dona Rosana? Alguém a chamou lá? Ela não veio? Ela está aí... mas depois chame-a rapidinho.

Muito obrigada, muito obrigada mesmo a todos vocês que fizeram esse trabalho maravilhoso mediante o instituto. Sra. Presidente, ficou esquecendo alguma coisa? Nosso protocolo hoje ficou... Bom, depois - a dona Rosana está cuidando do nosso coquetel - a gente vai honrá-la.

E eu quero encerrar aqui esse trabalho, e chamar a Tati... Chegou a dona Rosana. Parabéns, muita gratidão pela parceria, pelo carinho que a senhora tem conosco sempre. E por favor, gente, se vai fazer evento, chama a dona Rosana, porque as coisas que ela faz são todas uma delícia e sem miséria, porque a gente gosta de comer. Obrigada.

E agora eu passo a palavra para o nosso empossado... Empossado não, o nosso guardião, doutor honoris, Dr. Daniel, porque o Daniel é presidente da Amaaf aqui no Brasil e também em Moçambique - está saindo do Brasil no dia 30 para Moçambique, para dar andamento ao legado dele lá, estar cuidando das crianças da África; cuida das crianças do Brasil, cuida das crianças do Peru, cuida das crianças da Venezuela. Ele cuida de todo mundo.

Então, quero muito agradecer, Daniel, e passar a palavra para que você possa dar o encerramento. Antes de dar o encerramento, gostaria de convidar a Tati para descer, assinar o livro, por favor. E aí o Daniel já dá o encerramento. Por gentileza, Tatiane, a nossa diretora - o Eliazar ficou preso no aeroporto, mas que ela hoje vem a receber com todo carinho.

O Dimas Lungarezi chegou? Então, o nosso último, o Dimas Lungarezi, que chegou. Por favor, Dimas, se dirija à frente da plenária para receber. Dimas Lungarezi está hoje recebendo... Ricardo Dimas Lungarezi, guardião do desenvolvimento cultural e ações humanitárias.

O Dimas é voluntário no Instituto Elos que Empoderam há mais de cinco anos, e nós queremos agradecer e reconhecer aqueles que lutaram tanto tempo conosco.

Parabéns, Dimas. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - A Associação Missionária Amigos da África, que está hoje oficializando sua parceria com Elos que Empoderam, nasceu em Moçambique, nos idos de 2010, e recebe alunos, jovens estudantes que saem de Moçambique para estudar no Brasil.

Nós contamos lá com quatro bases que cuidam de crianças, velhos, pessoas que vivem com doenças contagiosas. E tem sido um trabalho maravilhoso, e agora nesse novo momento com a Elos e com a Letícia, é um tempo de sonhar com coisas maiores.

Nós queremos, antes de encerrar, de o nosso deputado encerrar... nós veremos mais uma apresentação pela equipe de voluntários que servem na Amaaf, aqui na Liberdade, no centro de São Paulo, que é um projeto não só nacional, mas também transcultural, por conta do número grande de refugiados que frequentam a base.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DANIEL NOGUEIRA - Neste momento nós já estamos terminando, mas queríamos convidar a diretoria para assinar o livro. A pedido da presidente Letícia Souza, nós queremos convidar a Raquel Nogueira, que é uma das coordenadoras do projeto da Amaaf, que também receberá.

A Raquel - enquanto ela chega aqui - ficou, depois de um período de depressão, por sete anos na Cracolândia, nós tentamos ajudá-la de algumas formas enquanto família. Já tínhamos desistido, mas nós queremos agradecer a Deus, porque no mesmo lugar onde ela viveu em situação de rua, usando drogas, tanta situação difícil, hoje ela é uma das coordenadoras do projeto, trabalhando com mulheres no projeto  “Casa de Dorcas”, e tem sido uma referência para todos nós.

Passamos a palavra para o deputado Sebastião Santos, para que proceda o encerramento desta solenidade, e convidamos a todos para que ao final dirijam-se ao salão dos espelhos, onde será servido um coquetel.

 

O SR. PRESIDENTE - SEBASTIÃO SANTOS - REPUBLICANOS - Esgotado o objeto da presente sessão, eu quero agradecer a todas as autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos os que com a suas presenças colaboraram para o pleno êxito da solenidade.

Obrigado a todos, está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas.

 

* * *