22 DE SETEMBRO DE 2023

34ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

        

Presidência: FELIPE FRANCO

        

RESUMO

        

1 - FELIPE FRANCO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física", a pedido deste deputado.

        

2 - ALUÍSIO SILVA SOARES

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Informa um minuto de silêncio em homenagem a Walewska Moreira de Oliveira, ex-jogadora de vôlei, recém-falecida. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre comemorações relativas à educação física.

        

3 - HUMBERTO PANZETTI

2° vice-presidente do CREF4/SP, faz pronunciamento.

        

4 - RICARDO JUHÁS SANCHES

Coronel da Polícia Militar, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar, faz pronunciamento.

        

5 - ALUÍSIO SILVA SOARES

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a campanha "Histórias Que Inspiram".

        

6 - GEORGE HATO

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, faz pronunciamento.

        

7 - ALUÍSIO SILVA SOARES

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a campanha "Histórias Que Inspiram", e vídeo com depoimentos.

        

8 - FLAVIO DELMANTO

Professor de educação física, faz pronunciamento.

        

9 - ALUÍSIO SILVA SOARES

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a campanha "Histórias Que Inspiram".

        

10 - NELSON LEME DA SILVA JUNIOR

Presidente do CREF4/SP, faz pronunciamento.

        

11 - ALUÍSIO SILVA SOARES

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a campanha "Histórias Que Inspiram".

        

12 - BRUNO ROBERTO MACEDO

Profissional de educação física, faz pronunciamento.

        

13 - PRESIDENTE FELIPE FRANCO

Tece considerações acerca de sua atividade parlamentar em prol do esporte.

        

14 - ALUÍSIO SILVA SOARES

Mestre de cerimônias, exibe currículos e anuncia a entrega de comendas aos homenageados.

        

15 - ANGELO VARGAS

Professor de educação física, faz pronunciamento.

        

16 - NELSON LEME DA SILVA JUNIOR

Presidente do CREF4/SP, faz pronunciamento.

        

17 - PRESIDENTE FELIPE FRANCO

Enaltece a importância de políticas públicas a favor da educação física. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Felipe Franco.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Senhoras e senhores, muito boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os profissionais da educação física que se destacam pelo zelo, pela dedicação e pela presteza no trabalho, ou ações na área de atuação e das causas de interesse da educação física para a sociedade.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo, pela TV Alesp e pelo Canal Alesp no YouTube. Convidamos agora para compor a Mesa Diretora o deputado Sr. Felipe Franco. (Palmas.) O professor Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP. (Palmas.)

O vereador pela cidade de São Paulo, George Hato. (Palmas.) O coronel da PM, Ricardo Juhás Sanches, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar, a gloriosa velha escola. (Palmas.) E o nosso vice-presidente do CREF4, professor Humberto Panzetti. (Palmas.)

Convido, agora, para a abertura da sessão solene, o deputado estadual Felipe Franco.

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Boa noite a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de homenagear os profissionais de educação física que se destacaram pelo zelo, pela dedicação e pelo trabalho executado em prol da nossa profissão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, deputado. Agora eu queria convidar, também, para compor a Mesa, o Sr. professor Flavio Delmanto, nosso primeiro presidente do Cref de São Paulo. (Palmas.)

É com muito pesar que eu gostaria de pedir para que todos se levantassem, para que fizéssemos um minuto de silêncio pela atleta campeã olímpica Walewska Moreira de Oliveira.

 Walewska fez história pela seleção. Ela se aposentou no final da temporada de 2021/2022, quando defendia o Praia Clube, de Uberlândia. Ao longo da sua vitoriosa carreira, que também foi marcada pelo ouro nos Jogos Panamericanos de Winnipeg sobre Cuba, teve passagens pelo Osasco, Minas e por clubes do exterior.

O maior momento da sua trajetória se deu nos Jogos Olímpicos da China, como titular de um grande esquadrão, sob o comando de José Roberto Guimarães, que ainda tinha Sheilla, Fofão, as Fabis, Paula Pequeno, entre outras craques.

Ela desfilou em uma campanha invicta que teve o seu auge na vitória de três sets a um sobre os Estados Unidos. Aquele foi o primeiro título olímpico do vôlei feminino brasileiro.

Vamos homenageá-la com um minuto de silêncio.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Dessa mesma forma, em respeito, agora ouviremos o Hino Nacional Brasileiro, que está presente na vitória da vida dos nossos atletas, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1° sargento da PM Jesiel da Fonte Ramos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Podem se assentar. Muito obrigado à banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela entonação do Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro 1° sargento PM Jesiel da Fonte Ramos. Muito obrigado, senhores da banda.

Setembro é um mês muito importante para o profissional da educação física. O Cref fez uma comemoração especial e a cidade de São Paulo ficou iluminada de verde no dia 1º de setembro - alguns prédios continuam iluminados; monumentos como o Monumento às Bandeiras; o Viaduto do Chá; o Edifício Matarazzo, sede do governo municipal; o Pátio do Colégio, onde nasceu São Paulo; e a Biblioteca Mário de Andrade.

Nós preparamos um vídeo, para que vocês assistam, neste momento, sobre essa iluminação.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Isso é um pouquinho da simbólica homenagem à cidade de São Paulo, através dos seus prédios históricos. Agradecer à Ilumi, que faz essa iluminação. Vocês já viram a Ponte Estaiada e outros símbolos de São Paulo e, neste ano, foram esses que vocês acabaram de acompanhar.

Eu queria registrar e agradecer a presença das seguintes personalidades: o Sr. Írio Trindade, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar; o Sr. Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô; o Dr. Milton Moreira de Barros Neto, representando o Cref de São Paulo, chefe de gabinete do Cref de São Paulo; e o Sr. Sílvio Lino da Silva Filho, representando também o Cref de São Paulo. Muito obrigado pela presença.

O Sr. Angelo Vargas, conselheiro federal da educação física, do Confef; e, agora na Mesa, já citado, o Sr. Flavio Delmanto, o primeiro presidente do Cref de São Paulo.

Gostaria de convidar para que faça uso da palavra, primeiramente, o Sr. professor Humberto Panzetti.

 

O SR. HUMBERTO PANZETTI - Boa noite a todos e a todas. Eu queria, deputado, primeiro agradecer à esta Casa de Leis, por acolher essa profissão tão importante, que transforma, que desenvolve qualidade de vida, que desenvolve saúde, inclusão, e demonstra o quanto é essencial para a sociedade. Nosso vereador, nosso coronel.

É coronel, não é?

 

O SR. RICARDO JUHÁS SANCHES - (Inaudível.)

 

O SR. HUMBERTO PANZETTI - Coronel, isso. E o meu querido amigo Nelson. Eu estava dizendo a ele agora o seguinte: que honra é nós chegarmos depois de 25 anos de profissão e enxergarmos uma plenária com pessoas tão importantes, que construíram essa profissão.

Eu estava dizendo quantas medalhas olímpicas têm aqui; o quanto de felicidade nós tivemos no Esporte; o quanto existiu de esforço acadêmico, grandes lideranças acadêmicas, no Esporte, na área da educação física educacional, na gestão pública. Serei bem breve: somos essenciais.

É uma profissão que, sem sobra de dúvida, todos aqui fizeram a escolha da vida. Eu tenho a certeza de que, se pudessem escolher de novo, escolheriam a mesma profissão. Transformamos essa sociedade e cada vez mais entendemos a necessidade dessa profissão dentro do seu seio.

Quero agradecer aos senhores. O nosso conselho, a nossa profissão, está completando 25 anos de existência. Somos mais de 600 mil no País e mais de 200 mil no estado de São Paulo, e os senhores são escolhidos a dedo, por tudo o que construíram e contribuíram para essa profissão. O que eu tenho a dizer é agradecer a cada um e dizer o quão importante os senhores foram para essa profissão.

Parabéns a vocês.

Muito obrigado.

Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Obrigado, professor Humberto Panzetti. Entre as falas, vocês assistirão a alguns vídeos falando sobre a história do Cref e sobre a nova campanha que está no ar.

Gostaria agora de chamar aqui, para fazer uso da palavra, o coronel da Polícia Militar, Ricardo Juhás Sanches, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar. (Palmas.)

 

O SR. RICARDO JUHÁS SANCHES - Boa noite a todos e a todas. Quero aqui primeiro mencionar o nosso deputado e os demais componentes da Mesa, principalmente o presidente do Cref, que está promovendo este encontro, esta homenagem aos profissionais de educação física.

Eu sou comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar e aqui eu vejo alguns integrantes, já veteranos, da nossa Polícia Militar, que passaram por lá. O coronel Corrêa Leite, que é um homenageado de hoje; major Canesso; tenente Írio, com quem eu conversei; e todos os demais que eu não estou vendo agora, mas conversei aqui também.

Quero também agradecer mais uma vez ao corpo musical pela excelência na execução do Hino Nacional.

A Escola de Educação Física, como foi dito aqui inicialmente, é a primeira do Brasil, é a pioneira. Ela vem se desenvolvendo muito bem, principalmente na questão esportiva. Hoje nós temos uma das melhores pistas de atletismo. Segundo o que nos foi informado, a única, no estado de São Paulo, certificada.

Gostaria muito que, além do Cref, dos integrantes do Cref, fossem para lá visitar atletas e entusiastas da educação física. A Polícia Militar tem promovido um desenvolvimento da atividade física em todo o estado para os policiais militares. Temos tentado convencê-los da importância da atividade física, porque a atividade física, como sabemos, também combate os males da depressão, do stress, que a atividade do policial militar sempre enfrenta nessas ocasiões.

Então, quero agradecer muito. Estou representando o comandante geral, o coronel Cássio Haroldo de Freitas, que não pode vir em razão de outros compromissos funcionais. Quero dizer que me sinto honrado em estar aqui e com essa distinção que o Cref tem feito para a Escola de Educação Física.

Muito obrigado, senhores.

Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado pelas palavras, coronel Ricardo Juhás Sanches, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar. Agora veremos o primeiro vídeo da nossa campanha “Histórias Que Inspiram” e toda a questão em homenagem aos profissionais do Cref.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Após esse vídeo, gostaria de convidar para fazer uso da palavra o vereador da cidade de São Paulo, George Hato, que lá na Câmara Municipal, no Viaduto Jacareí, fez uma sessão semelhante a esta.

Por favor, vereador.

 

O SR. GEORGE HATO - Boa noite a todos. Primeiramente, agradecer a Deus por estar aqui hoje com vocês nesta solenidade. Cumprimentar e parabenizar o nosso deputado Felipe Franco, te desejar um ótimo mandato. Nós precisamos de um deputado que levante a bandeira do Esporte aqui na Assembleia Legislativa e que espalhe essa mensagem para todas as cidades do nosso estado.

Cumprimentar também o nosso presidente, Nelson Leme, que vem fazendo uma ótima gestão. Parabéns pelo seu trabalho, pela sua dedicação à frente do Cref. Cumprimentar a Mesa; o coronel Ricardo Sanches; o professor Humberto Panzetti; também o Flavio Delmanto, o primeiro presidente do Cref.

Primeiramente, falar sobre a minha gratidão, sobre o meu respeito, sobre a minha admiração para com os profissionais de educação física, que orientam as nossas crianças, os nossos jovens, a nossa melhor idade, a praticar a atividade física de maneira correta. Não é hoje, mas o Dia do Profissional de Educação Física, 1º de setembro, é uma data muito importante.

Tem muito a ver também comigo esta data, porque eu sou médico, formado em Mogi das Cruzes, e 1º de setembro é o dia em que Mogi das Cruzes faz aniversário e também é o dia do Corinthians, então é muito boa esta data.

Para cumprimentar, parabenizar todos os homenageados, na pessoa do Luiz Onmura, medalhista em Los Angeles em 1984, que vai ser homenageado agora. Deixar um abraço aqui do prefeito Ricardo Nunes.

Vocês podem ver, acho que nunca teve tanto investimento no Esporte nos últimos anos como na gestão do nosso prefeito Ricardo Nunes. Então, eu quero desejar a todos vocês um ótimo evento, muita saúde, muita paz.

Coloco o nosso mandato na Câmara Municipal de São Paulo à disposição e dizer que o esporte também é nossa bandeira, o esporte como prevenção, como grande ferramenta de inclusão social. Fica aqui o meu respeito.

Um abraço e que Deus abençoe a todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Obrigado pelas palavras, vereador. Dando sequência, ouviremos agora, ou melhor, veremos mais dois vídeos. Um falando sobre essa campanha das histórias que inspiram e um depoimento. Vamos lá.

 

* * *

 

- São exibidos os vídeos.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muita emoção nesta solenidade. Gostaria agora de convidar para fazer uso da palavra o nosso primeiro presidente, Sr. Flavio Delmanto. Por favor, professor Flavio.

 

O SR. FLAVIO DELMANTO - Boa noite a todos. Eu queria, primeiro, cumprimentar o deputado estadual Felipe Franco e o professor Nelson Leme, presidente do Cref. Em nome de vocês dois, eu cumprimento o restante da Mesa. Hoje é um dia muito feliz, eu vou ser breve, não vou entrar na discussão da importância do conselho.

Eu estou vendo aqui vários antigos conselheiros, que trabalharam muito, porque ninguém faz nada sozinho. Então, hoje a gente está nessa situação de viver o trabalho dos conselheiros e dos profissionais que acreditaram em nós.

Como o Panzetti falou, já temos quase 200 mil só em São Paulo. Então, é uma coisa muito interessante e muito importante para nós.

Eu só queria agradecer ao Nelson pelo trabalho que está fazendo, vou deixar claro isso, um trabalho honesto, certo, junto com a tua diretoria e os conselheiros. Logicamente, cumprimentar vocês que foram homenageados, está bem?

Boa sorte a todos e obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, professor Flavio, por todo o seu legado para o Cref. Mais um vídeo, por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - E agora, com muita alegria, queria convidar o presidente do CREF4/SP, o professor Nelson Leme da Silva Junior, para fazer uso da palavra. (Palmas.)

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Boa noite a todos. Uma boa-noite especial à esta Casa de Leis. Queria agradecer ao presidente desta Casa, o deputado André do Prado, por ter nos concedido mais esta honraria, porque comemorar o Dia do Profissional de educação física nesta Casa de Leis é muito especial, é muito simbólico.

Mais simbólico ainda é homenagear os senhores e senhoras profissionais de educação física, dentro do limite do estado de São Paulo e além do limite do estado de São Paulo - por termos pessoas de outros estados aqui sendo homenageadas -, os senhores foram escolhidos no meio de 200 mil profissionais. Isso é muito importante.

A lembrança do meu trabalho, a lembrança do seu trabalho - aliás, o nosso trabalho - só se concretiza quando há uma lembrança, e os senhores foram lembrados neste universo todo de profissionais de educação física. Então, meus parabéns a todos vocês. Meu “boa noite” especial a todos vocês.

Boa noite, vereador George Hato. O vereador George Hato é um parceiraço desde a nossa primeira homenagem na Câmara Municipal de São Paulo, que é a maior Casa de Leis municipal da América Latina, nos proporciona também, todos os anos, a honra de estar lá homenageando os profissionais de educação física. Muito obrigado, vereador, por tudo o que o senhor tem feito, não só pela educação física, mas pela Saúde também.

A gente acompanha o trabalho do senhor aqui no município de São Paulo e a gente percebe que o senhor é um vereador muito ativo, que pensa muito na saúde da população do município de São Paulo.

Queria aproveitar também, vereador, para que o senhor cumprimentasse o nosso prefeito, Ricardo Nunes, que tem feito também uma gestão muito profícua no sentido da educação física, no sentido de pensar políticas públicas para a educação física.

Queria cumprimentar aqui o comandante da Escola da Polícia Militar, o coronel Juhás. O nome dele é meio complicado, eu não sei se falo “Rurras” ou “Ruas”, mas ele está entendendo.

Ele assumiu recentemente a Escola da Polícia Militar, com uma tarefa muito árdua: substituir vários comandantes que por ali passaram e construíram aquela história, construíram a história da educação física do Brasil.

Não é de São Paulo, é do Brasil. Nós estamos falando da pioneira, a primeira escola de educação física do Brasil, e é de São Paulo. Não é de outro lugar, que fique bem claro isso, esse registro é importante fazer.

Queria cumprimentar o Panzetti, companheiro nosso desde quando entramos no conselho. Nós entramos com o propósito de mudar a cara da educação física e a gente tem tentado fazer isso junto de outros companheiros de conselho, dar uma cara de respeito ao profissional de educação física, de dizer para toda a sociedade: “Eu sou profissional de educação física, você tem que me respeitar”.

A gente tem feito isso, tem trabalhado nesse sentido e a gente consegue levar o nome de São Paulo para o Congresso Nacional, para os ministérios e para uma gama de entidades, porque, se não houvesse esse trabalho árduo, um trabalho conjunto à diretoria, aos conselheiros, aos empregados do conselho e aos profissionais de educação física, nós não conseguiríamos fazer isso.

E o que falar aqui sobre Flavio Delmanto? Flavio Delmanto foi o nosso pioneiro. Eu costumo dizer que eu imito um pouco o Flavio quando ele diz o seguinte: “Ninguém faz nada sozinho.” Essa frase é muito marcante, do Flavio, dentro da minha concepção de conselho, porque a gente procura sempre fazer as coisas de mão dadas com todos aqueles que estão junto da gente, de um jeito ou de outro, segurando com a mão fechada ou com a pontinha do dedo, mas a gente procura sempre fazer as coisas unido.

Queria cumprimentar também a minha família, que me acompanha. (Palmas.) Desculpem-me. Quem está na vida pública sabe muito bem que toda vez que a gente faz uma opção pela nossa profissão, faz uma opção para aquilo que a gente acredita, alguém se sacrifica e, muitas vezes, esse alguém são os nossos familiares. Minha esposa, o meu filho, a minha sobrinha; enfim, eu amo vocês.

Eu queria lançar para vocês alguns números, só para que os senhores entendam essa situação. Nós temos ofertado, em termos de comenda - ou seja, são comendadores do estado de São Paulo, nós temos 88 comendadores. Nós temos 273 Méritos da Educação Física e temos 77 Prêmios Beneméritos.

Os senhores hoje ampliam esses números e, neste sentido, eu queria aqui fazer um agradecimento especial. Eu quis destacar duas pessoas para que sejam porta-vozes de todos vocês. Primeiro, o professor Dr. Angelo Vargas, do Rio de Janeiro. Esse cara trabalhou, construiu a educação física no conceito ético.

Se temos hoje um código de ética, se temos hoje o respeito da profissão em termos legais e éticos, nós devemos a essa pessoa. Por favor, professor Angelo Vargas, de pé. Uma salva de palmas. (Palmas.) Ícone da nossa profissão.

Queria aqui fazer um destaque especial. Ela esteve do lado do Flavio Delmanto por um bom tempo, esteve ao meu lado também por um tempo considerável e, para homenagear todas as mulheres que vão ser condecoradas aqui nesta noite, eu queria pedir uma salva de palmas para a Célia Gennari, por favor. (Palmas.)

Se nós conseguimos propagar a educação física pelo estado de São Paulo, foi através das informações da Célia, foi através das revistas que a Célia construiu, das entrevistas que ela fez, enfim, e tudo o que ela colaborou e escreveu sobre educação física, inclusive, o livro um da nossa última coleção, que conta a história da educação física, juntamente com Gobi e com outros autores. Então, a Célia é responsável por isso.

Falando sobre a educação física, eu tenho participado, em alguns municípios, dessas homenagens, e a gente tenta sempre mudar um pouquinho o discurso, mas sem sair do foco do discurso. Qual é o nosso foco? A essencialidade. É dizer para todo mundo que a educação física é essencial para a saúde da população.

Ela é essencial, porque ela é vida, porque cuida das nossas crianças. Ela é essencial porque, como eu vivo dizendo, ela ensina o respeito. Se os alunos aprendem alguma coisa na nossa escola é através da educação física, é através do respeito ao próximo, é através da convivência com o próximo.

É ali, com a socialização, que nós proporcionamos para essas crianças que elas adquiram o respeito, que elas saibam muito bem quando e como adentrar em um ambiente. É através da educação física que nós podemos proteger a nossa sociedade em todos os aspectos e, o primordial deles, através da saúde.

Nós proporcionamos saúde. Eu acabei de falar com a TV Alesp e quero destacar isso. O médico cuida, nós preservamos, nós proporcionamos o que há de melhor para o ser humano. É o bem-estar físico, é o bem-estar mental, é o estar bem. Esse é o tripé da educação física, é por isso que somos essenciais.

Nós não somos essenciais porque temos já 650 mil profissionais inscritos. A quantidade nem sempre diz o valor da nossa profissão, mas a qualidade que nós queremos imprimir aos nossos profissionais é o que determina essa essencialidade. É quando a gente põe, em uma Casa de Leis como esta, quatro gerações de medalhistas olímpicos.

 É quando a gente coloca, em uma Casa como esta, pessoas renomadas da literatura da educação física. Sim, da literatura da educação física. A educação física produz, deputado Felipe. A educação física, deputado, produz e produz muito. Eu poderia dar exemplos aqui, milhares, mas vou me basear somente na pioneira.

O trabalho que a Escola de Educação Física da Polícia Militar tem desenvolvido em termos de fisiologia não está escrito em lugar algum, mas nós sabemos disso e devemos valorizar isso, deputado. Não é mais fazendo políticas públicas de grandes espetáculos, nós precisamos concentrar as nossas forças, deputado, com políticas públicas para a educação física, para o profissional de educação física.

Não é só espetáculo, um grande campeonato, um grande torneio. Não é só colocar uma medalha, mas mostrar quem está colocando essa medalha. É mostrar para quem eu me curvo para colocar essa medalha e é um profissional de educação física. Precisamos urgentemente, deputado, desenvolver políticas públicas que envolvam a ação social, a Saúde, a Educação e o Esporte.

Eu coloquei nessa ordem e não foi à toa. Quem cuida da saúde da população é a ação social, é lá que devemos desenvolver políticas voltadas à população de todo o Brasil, quiçá de São Paulo, quiçá do município de São Paulo.

Eu queria, com esse recado, agradecer ao deputado Felipe Franco, que se demonstrou, além de ser um cara, ou melhor, um homem de palavra, porque antes do processo eleitoral ele se sentou com a gente, assinou uma carta de compromisso e, sem mesmo que pedíssemos para que ele cumprisse qualquer item daquela carta, ele vem fazendo o seu trabalho em prol do Esporte, da atividade física, da Saúde e do profissional de educação física. Lançou recentemente um projeto de lei sobre a essencialidade do profissional de educação física no estado de São Paulo.

Precisamos fazer um coro a todos os deputados desta Casa de Leis, para que esse projeto seja aprovado em caráter urgente e seja sancionado pelo governo do estado de São Paulo, para demonstrar a pujança dos bandeirantes que é o estado de São Paulo. Deputado, eu agradeço profundamente por tudo o que o senhor tem feito pela educação física e pelo Esporte.

Quero deixar aqui o conselho à disposição de todo o seu trabalho, do gabinete. O senhor sabe muito bem que a gente está sempre alinhado, mas vamos pensar um pouquinho mais em políticas públicas agora para o profissional de educação física, para as pessoas que estão na ponta. Pensar nas nossas escolas, na cobertura das quadras e, se não for possível cobrir uma quadra, que se estabeleça um local digno para a prática da atividade física.

Se não houver verba para esse tipo de coisa, para que haverá? Está na hora dos políticos pararem com esse discurso de que a Saúde, a Educação, tudo é uma maravilha no período eleitoral e depois cai no esquecimento. Nós estamos aqui para cobrar. Nós estamos aqui para lembrá-los de que somos essenciais e precisamos deles.

Muito obrigado.

Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Obrigado, presidente Nelson, pelas palavras fortes, emocionadas e tocantes. E agora eu gostaria de chamar mais um vídeo. O último dessa série que nós veremos hoje, antes da palavra do nosso deputado Felipe Franco, que vai contar uma história muito emocionante para vocês.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Bruno, esse vídeo é em sua homenagem.

Por favor, uma salva de palmas ao Bruno. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Levante-se, Bruninho, o nosso delegado do CREF4/SP. (Palmas.) Eu disse que seria uma noite emocionante e marcante. Venha cá, Bruninho.

 

O SR. BRUNO ROBERTO MACEDO - Boa noite. (Inaudível.) Nesta noite, eu queria dizer aos companheiros do Cref, (Inaudível.), Panzetti. (Inaudível.) A pessoa com deficiência também tem que ser incluída na educação física, porque, às vezes - eu senti na pele - a pessoa com deficiência é excluída do (Inaudível.) de educação física. (Inaudível.)

Hoje em dia tem um estudo que observa que a educação física é essencial para reabilitação do deficiente, eu só falo disso porque sempre fiz esporte, desde pequeno, (Inaudível.) e isso eu acho que (Inaudível.) uns 50% ou 60% da minha reabilitação eu devo à educação física.

Então, somos essenciais para todo mundo, para todos. (Inaudível.) Somos essenciais.

Obrigado, pessoal. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Esse é o Bruno. Essa é a educação física. Esse é o CREF4/SP. Não tem como não ver... não é, Bruno, quem é deficiente?

Bom, nesse clima de celebração, de alegria, eu queria convidar agora o proponente desta sessão, profissional de educação física e deputado estadual eleito por São Paulo, Felipe Franco. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Vamos lá. Boa noite a todos. É uma satisfação poder falar um pouquinho aqui hoje sobre a minha experiência. Quero cumprimentar todas as autoridades presentes, nosso amigo Nelson, grande presidente do Cref; o vereador, o coronel, Panzetti; Flavio.

E dizer que é muito gratificante estar aqui com vocês, porque eu tenho um texto aqui de quase 15 folhas, mas eu estava olhando ali para esse texto e falei: “Putz, esse não é um texto característico do Felipe”.

O Felipe vem estudando, vem fazendo história, vem deixando o seu legado como atleta, como profissional de educação física há muitos anos. Hoje, poder liderar uma Mesa solene aos profissionais de educação física, onde eu já estive aqui sendo parabenizado como só um profissional.

Hoje eu sou um deputado estadual e venho por políticas públicas, Nelson, assim como comentado por você. Então, eu deixei estruturado o meu texto, para que vocês entendam um pouco sobre a minha história. Mas o que são as políticas públicas? Por que necessitamos de um representante do Esporte, da educação física, dentro desta Casa - a maior Casa de Leis da América Latina, a Alesp?

Então, já convoco aqui diretamente o governador, o presidente da Casa, o prefeito, porque todos me conhecem e sabem que esta Casa agora não tem mais uma pessoa de alegre aqui, que fala da boca para fora assim como você mencionou, Nelson. Eu estarei arduamente brigando pelos profissionais de educação física, pelo Esporte e por tudo que eu venho carregando no meu peito.

Então, já falando a respeito dessas partes das políticas públicas, eu vou mencionar três projetos de lei. Um, já aprovado, é a Bolsa Talento Esportivo, na Casa, teve a aprovação do André do Prado, o nosso presidente.

Também tenho agora um projeto em andamento na Casa, que é o projeto que reconhece o profissional de educação física como um doutor da Saúde. (Palmas.)

Vou mencionar só um breve texto: “O profissional de educação física, de acordo com esse projeto na Lei 14 e 15, protocolado no último dia 20 de setembro, será reconhecido como um profissional da Saúde, poderá atuar em qualquer hospital e UBS”.

Todos os lugares hoje em que necessitamos desses profissionais para que façam com a prevenção da saúde e desafoguem realmente o lado da Saúde dentro dos hospitais e antecipem isso. A prevenção é muito importante, atividade física no geral. Então, esse é um projeto de lei importantíssimo.

Profissional de educação física, eu quero que você não tenha vergonha de dizer que a sua luta diária é física, mental, alimentar, psicológica. Eu vivi durante muitos anos da minha vida para estar aqui hoje e esse projeto de lei já está protocolado na Casa e você vai ser reconhecido como um doutor da Saúde. É um profissional que vai trabalhar dentro desses lugares, ajudando com que as pessoas cuidem da sua saúde.

E mais, tem um projeto da essencialidade também, assim como mencionado pelo Nelson. Projeto da essencialidade que reconhece as academias, os lugares, por situações catastróficas, que não mais vão fechar. Agora a gente vai ter um reconhecimento e um profissional que estará ali ao lado representando por todos nós.

Um projeto PCD também, agora tivemos este momento tão lindo aqui, eu fiquei até emocionado, não sabia onde colocar as palavras, e dizer que estou brigando também muito forte dentro disso, dentro da Casa.

E parabenizar todos os profissionais que serão homenageados aqui hoje e deixar o meu gabinete à disposição de todos para qualquer projeto, para qualquer situação, que possa nos favorecer e trazer essa luta para que a gente continue junto por isso.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado pelas palavras, deputado Felipe Franco, profissional de educação física, que tem feito, como vocês puderam ver com as palavras dele, diferença aqui na Casa de Leis do Estado de São Paulo.

É daqui que saem as leis, a fiscalização, o Orçamento do Estado, e ter um profissional de educação física atuando já mostra a relevância disso para a profissão. Bom, vamos agora para o momento mais esperado da noite. Começaremos a entrega dos Prêmios da Comenda, do Benemérito, do Mérito da educação física.

Então, com muita dedicação, vamos começar aqui, para que a entrega da Comenda do Estado de São Paulo, CREF4 - Ordem da Educação Física, como forma de reconhecer as ações meritórias dos profissionais de educação física que tenham ultrapassado a atuação dos seus deveres funcionais e profissionais contribuindo para o engrandecimento da educação física.

Nós convidaremos todos os 18 homenageados nesta categoria. Virão à frente, receberão, faremos as fotos, assinarão o livro e receberão a sua comenda.

Eu gostaria de começar chamando aqui o primeiro homenageado desta noite, Ailton Amaury Vieira, por favor. (Palmas.) Presidente... Por favor, presidente Nelson, pode descer, o deputado Felipe Franco e toda a Mesa, para entregarmos a Comenda e tirarmos uma foto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Temos de assinar o livro. Por favor, aqui, Ailton. Flavio, por favor. Comandante.

Gostaria de chamar o próximo, agora o Alexandre Zarella Moreira, do Instituto Acreditando, por favor. (Palmas.) Dirija-se ao púlpito, assine o livro e receba a sua comenda. Vocês podem aí acompanhar o currículo dos homenageados, a trajetória.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Gostaria de convidar, agora, o já citado professor Angelo Luís de Souza Vargas, conselheiro federal e agora comendador. (Palmas.) Venha para cá, Angelo.

Muito obrigado, professor Angelo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Dando sequência à nossa homenagem, gostaria de convidar para se dirigir aqui, assinar o livro e receber a sua comenda, o Bruno Alessandro Alves Galati. (Palmas.) Tem que assinar, Bruno, senão não leva.

Muito obrigado, Bruno, nosso representante lá no distante e quente Ribeirão Preto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Queria convidar agora para que receba a sua comenda a Sra. Célia Sueli Gennari, (Palmas.) também já citada como uma das pioneiras do CREF4/SP, agora comendadora.

Por favor, Célia.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, Célia. Gostaria de convidar agora mais um comendador, Charles Eide Júnior. Por favor, pode vir até à frente, assinar o livro e receber o seu título da Ordem da Educação Física do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Gostaria de convidar agora a Sra. Cinthia da Silva Barbosa, mais uma mulher aqui para aumentar a representatividade feminina comendadora. (Palmas.) Cintia, por favor. Pode se dirigir à frente, assinar o livro e receber a sua Comenda Ordem da Educação Física.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, Cinthia. Gostaria agora de convidar o Sr. Fábio Mazzonetto para que receba a sua comenda. Por favor, Fábio. (Palmas.)

Assine o livro, receba a sua comenda, tire uma foto, sorria para a câmera. Lembro vocês novamente que o currículo do homenageado passa ali no telão, mostrando um pouquinho da trajetória, da carreira, de quem é esse profissional de educação física.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Agora com a presença do nosso conselheiro Mário Charro entregando a comenda ao Fábio Mazzonetto. Muito obrigado, Fábio. E agora eu gostaria de pedir que ele se apresentasse, o presidente está vindo aqui, vocês já imaginam, não é?

É o Felipe Souza Murakami de Franco, conhecem? O nosso deputado Felipe Franco. (Palmas.) Parabéns, deputado, agora comendador. Vai ser ali colocado o pin e a medalha que o faz comendador e entrar para esse seleto grupo de homenageados com a Comenda Ordem. Deputado, o senhor precisa assinar o livro, viu? É para todo mundo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Profissional de educação física, deputado, votado em mais de 600 municípios dos 645 do estado de São Paulo. Parabéns, deputado.

Gostaria agora de chamar aqui à frente, da nossa querida Presidente Prudente, Ismael Forte Freitas Júnior. Por favor, Ismael. (Palmas.) Sede da próxima seccional do CREF4, Presidente Prudente.

O Cref que tem seccionais em Campinas, onde já estivemos; Ribeirão Preto, que passa por uma grande reforma; também Sorocaba e as próximas em São José dos Campos e Presidente Prudente.

Parabéns, Ismael Forte Freitas Junior, o nosso delegado na região de Presidente Prudente.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Gostaria de, mais uma vez, chamar uma mulher, a Rosemeire de Oliveira. Por favor, Rosemeire. Venha receber a sua comenda. (Palmas.) Como eu disse, a representação da mulher na educação física. Parabéns, Rose.

Olhem o currículo da Rosemeire, também nossa delegada. Para vocês verem, as mulheres fazem tudo certinho, vão e assinam o livro, o pessoal já vai para o outro lado, já vão pegando a comenda e tirando foto. Muito obrigado, Rose.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Gostaria agora de convidar o Rudney de Oliveira Jácomo para que se encaminhe aqui para frente, para receber também a sua Comenda Ordem da Educação Física. (Palmas.) Parabéns, Rudney. Está lá o currículo do Rudney, lá de Bauru, olhem só. Coração do estado de São Paulo, a nossa Bauru, a cidade sem limites.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Gostaria agora de convidar o Sr. Timóteo Leandro de Araújo, para que receba a sua Comenda Ordem da Educação Física, Comenda do Estado de São Paulo CREF4/SP. (Palmas.)

Parabéns, Timóteo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, Timóteo. Gostaria agora de chamar a Sra. Débora de Sá Branco. Por favor, Débora, pode se dirigir aqui à frente para receber a Comenda Ordem da Educação Física, Comenda do Estado de São Paulo. (Palmas.) Vai ficar bonito na parede esse quadro, hein, Timóteo. Está aí o currículo da Débora, está apresentando para vocês.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, Débora. E agora o nosso último homenageado deste seguimento com a comenda, o Sr. Henrique Carlos Serra Azul Guimarães. Por favor, Henrique. (Palmas.) Vocês conhecem esse moço ou não? Medalhista olímpico. Parabéns, Henrique Guimarães.

Gostaria de agradecer a presença do nosso querido amigo, o coronel Merino, coordenador de Esportes da Secretaria do Estado de São Paulo.

Muito obrigado, coronel, pela presença. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, nosso judoca. Bom, parabéns a todos os 18 homenageados com a Comenda Ordem da Educação Física do Estado de São Paulo.

E, agora, começaremos a entrega da Medalha de Mérito aos profissionais de educação física registrados no Confef-Cref, como reconhecimento aos profissionais de educação física que se distinguiram de forma notável ou relevante.

Agora chamarei quatro ou cinco para que venham aqui à frente e recebam em grupo sua Medalha de Mérito. Por favor, começando também com uma atleta, Alessandra Marques de Oliveira; Alessandra Santos de Oliveira (Palmas.); Altair Ramos Barbosa e Carlos Rogério Thiengo.

Parabéns, agora, a vocês que recebem a Medalha Mérito da Educação Física do Cref de São Paulo.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - A nossa querida Alessandra também foi homenageada na Câmara Municipal. Para quem quiser conhecer um pouquinho da história dessa moça pequenininha que está aí na frente, está no YouTube da Câmara, o nosso dia lá, dia quatro, também impactante o que ela disse sobre o que o esporte pode fazer por ela. Muito obrigado a todos vocês. Vamos a mais uma foto.

Continuando a nossa homenagem, gostaria de chamar à frente o Sr. Claudemir Canesso; Diego Laudano Rocha (Palmas.), o Diego trouxe torcida; Eduardo Figueira de Aguiar; Juliano Antônio Esperança e o Henrique Stelzer Nogueira.

Por favor.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado a todos os homenageados com a Medalha Mérito da Educação Física. Gostaria agora de chamar a Sra. Isabel Cristina Azevedo de Albuquerque; Juliana Cardoso Calheiros (Palmas.); Lúcio Leite de Melo e Marina Ivete Miotto Silva.

Mulher dominando esse bloco, hein. Rui Calheiros, sua mulher te aguarda. Fala do presidente. Cadê, presidente? Juliana Cardoso Calheiros.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - E para fechar este bloco de homenageados com a Medalha de Mérito CREF4/SP, gostaria de convidar - essa foto é bonita, só de mulher - vamos lá, o Sr. Uelber Marques Soares, Vinícius Savioli e Walmir Corrêa Leite. Por favor. (Palmas.)

Só um minutinho, porque essa foto ficou grande.

Muito obrigado.

Por favor, Uelber Marques Soares, Vinícius Savioli e Walmir Corrêa Leite, aqui acompanhados pelo nosso tenente Wagner Espírito Santo, conselheiro do CREF4/SP.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado a todos os homenageados com o Mérito da Educação Física. Parabéns. Uma salva de palmas para todos os homenageados. (Palmas.)

E agora também um momento especial, nos encaminhando para o final desta solenidade, porque logo mais serão todos recebidos ali na sala dos espelhos para um coquetel.

Gostaríamos de passar para a entrega do Prêmio Benemérito, que é outorgado por ocasião da comemoração do Dia do Profissional da Educação Física, o dia 1º de setembro, destinado a reconhecer ações meritórias de personalidades e autoridades civis, militares, instituições, organizações da sociedade em geral que, por este conselho e no campo da educação física, tenham se distinguido de forma notável ou relevante, assim como contribuído com o seu trabalho para as ações do engrandecimento da educação física.

Gostaria agora de chamar, também em grupo, mas começando por algo muito importante, o nosso Centro Integrado Acreditando, com Fábio Costa. Por favor, Fábio e o Acreditando. (Palmas.) Cadê o pessoal do Acreditando? Está lá o Fábio e o Alexandre. O currículo está lá, vocês estão vendo o que é o Acreditando, está na tela.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Esse merece ser citado, o Acreditando é um centro pioneiro e exclusivo no Brasil, com conceito internacional e método próprio, especializado no programa de exercício físico intensivo, visando a recuperação neuromotora, saúde e qualidade de vida das pessoas com lesões neurológicas. Parabéns ao Acreditando, benemérito. Conheçam mais sobre esse instituto. Parabéns, Fábio.

Gostaria agora de chamar o Sr. Sebastião Gobi, representando neste ato Amilton Ferreira.

Por favor, Sebastião Gobi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Dando sequência, gostaria agora de chamar Cléber do Carmo, representando a Associação de Judô Corpore Sano. Por favor, Cléber. Uma salva de palmas para a Associação de Judô Corpore Sano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Gostaria de convidar agora, em nome do corpo musical da Polícia Militar, o tenente-coronel PM Anísio Araújo dos Santos. Por favor, tenente-coronel. (Palmas.) E claro, o nosso conselheiro Wagner, por favor, sempre faz questão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Mais duas beneméritas, que eu gostaria que viessem juntas, a Sra. Esther Picciafuoco e Helen Cristina do Santos Luz.

Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Por favor. Olhem, que foto bonita. Vá lá, nossa nova benemérita, receber das mãos do presidente o seu título de benemérita da educação física.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Parabéns, dona Esther, profissional de educação física. É um encontro de gerações. Gostaria de chamar mais uma entidade benemérita da educação física, o Instituto Incluir.

Por favor, o representante do Instituto Incluir. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado. Gostaria de convidar agora os Srs. Nelson Carvalho Marcelino e Roberto Trindade Nogueira da Silva. Por favor, podem vir aqui para frente. (Palmas.)

Muito obrigado ao Wagner, representando o Instituto Incluir.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado. Gostaríamos agora de chamar, para que venham aqui receber o seu título de benemérito, a Sra. Daniele Bernardes Milan e Douglas Eduardo de Brito Vieira. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Estamos chegando ao final da nossa premiação, da nossa solenidade, das homenagens. Gostaríamos de convidar agora Chiaki Ishii para que venha até a frente receber o título de benemérito da educação física. (Palmas.) Passou no cerimonial. Cadê? Cadê os meus judocas? Ajudem-me.

Puglia não veio e eu tenho mais uma presença confirmada, mas eu não vi. Estive recentemente, o Panzetti e eu, com ele, o Tiago. Cadê o Tiaguinho? Opa, por favor. Nosso medalhista, Tiago Henrique de Oliveira Camilo. (Palmas.)

Fechamos com chave de ouro o Benemérito da Educação Física.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Aproveitando este momento, gostaria também de chamar o Luiz Onmura para que venha a frente receber o Benemérito da Educação Física. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Estamos caminhando para o final, mas temos aqui mais uma Medalha de Mérito da Educação Física. Por favor, Edna Araújo da Silva. Ficou faltando você, Edna. (Palmas.) Não nos esquecemos de você, não. Aproveitando este momento. Com muito mérito, Edna Araújo, Mérito da Educação Física.

E neste momento encerramos os nossos homenageados. Gostaria de chamar para que viesse para a tribuna, para que fizesse uso da palavra, o nosso professor comendador Angelo Vargas. Por favor, Angelo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Pode se dirigir aqui à tribuna, enquanto a Edna, que jamais poderia ser esquecida, recebe a sua Medalha de Mérito. (Palmas.) Professor Angelo, pode falar em nome de todos os homenageados.

Eu gostaria de convidar para que a Mesa se recompusesse, para que partamos, então, para o nosso encerramento desta excelente solenidade, porque ainda temos uma surpresa para vocês.

 

O SR. ANGELO VARGAS - Bom, muito boa noite a todos. É o momento de agradecer, fui honrado duas vezes. Primeiramente, com o título, uma comenda pelo reconhecimento do que temos feito durante a nossa trajetória como profissionais de educação física, no meu caso, como profissional de educação física; e honrado, também, em falar em nome de todos nós que fomos agraciados, homenageados, nesta noite.

Mas o protocolo é uma honra que impõe uma solenidade como esta e eu aproveito, na esteira do que já foi dito aqui hoje com muita propriedade, por todos que fizeram uso da palavra.

Aqui é uma Casa de Leis e, porque é uma Casa de Leis, é também uma Casa do povo. É a Casa do povo porque a lei é feita para o povo e não o povo feito pela lei, para a lei. (Inaudível.) eu cumprimento V. Exa., o deputado Felipe Franco. É uma honra, deputado, saber e ser recebido por alguém da sua envergadura e que respeita, que honra essa profissão belíssima que é a educação física.

O vereador George Hato, o coronel Ricardo Sanches. Coronel, eu, durante muitos anos, lecionei na Universidade do Brasil. Continuo lecionando, sou professor da Universidade do Brasil e tive a honra de ter a cátedra de história da educação física e dos desportos. E nunca deixei de citar a honrosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, um pioneiro do ensino, da propagação e da edificação de todo o sentido arqueológico que faz hoje do Esporte e da educação física.

Se não fosse pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, nós não estaríamos aqui hoje. Então, se estamos revolucionando a educação física, essa revolução se iniciou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Minha honra, coronel. (Palmas.)

Ao meu querido amigo, companheiro de 25 anos - aprendi com ele, mais velhinho do que eu - é o meu amigo Flavio Delmanto, com o qual eu aprendi bastante. Acompanhei a trajetória do Flavio na Presidência aqui do Cref de São Paulo e, como eu disse, aprendi muito com ele. Tive a honra e tenho a honra de ladeá-lo nesse idealismo.

Ao meu amigo Nelson Leme, presidente, que me honra com a Presidência, que me faz ter orgulho. Eu não sou do estado de São Paulo, eu sou do estado do Rio de Janeiro, mas eu tenho a honra de conhecer o trabalho de vocês daqui do estado de São Paulo.

O motivo de existir o CREF4 é o que me faz ter esperança em uma educação física revolucionária realmente e muito melhor do que ela é hoje. Nós podemos exceder nas nossas competências.

Presidente Nelson, com a sua juventude, com o apoio da sua família, que cita tão bem, emocionadamente, eu confio no senhor. Muito obrigado pela deferência e lhe desejo sucesso.

Ao companheiro Panzetti também, desde há muito que aprendi a admirar e a respeitar o seu trabalho, que nos honra e sempre nos representa, com a envergadura que a educação física merece.

Minha saudação a todos os homenageados, mas eu não posso deixar de me referir - como eu disse, eu sou do Rio de Janeiro - ao meu querido estado, Espírito Santo, pois, quando eu cheguei aqui, eu fui cumprimentado pelo meu professor, meu grande amigo, professor Gobi, por estar à frente da empreitada da criação do CREF22 do estado do Espírito Santo, é verdade.

Então, em homenagem ao estado do Espírito Santo, eu não posso deixar de me referir, com a vênia de todos, do deputado, presidente Nelson, à presença da professora doutora, pós-doutora, Eliane Cunha Gonçalves, que é presidente do movimento, que, realmente, com a ajuda de alguns presidentes que acreditaram na causa da educação física do estado do Espírito Santo, conseguiu junto ao conselho federal a edificação e a criação do CREF22.

Dra. Eliane, meus parabéns, e o mérito é seu por essa criação. (Palmas.)

Então, colegas, companheiros - que hoje fomos homenageados -, estamos aqui não por acaso, porque em algum momento unimos as nossas sinergias para que essa educação física hoje, que revoluciona, que é revolucionária, que excede, que vai adiante naquilo que propõe em relação à preservação da saúde. Então, nós fizemos história.

Estamos hoje continuando a fazer história, carimbando a nossa cédula de identidade com este prêmio que nos foi entregue pelo Cref do Estado de São Paulo. E para terminar eu gostaria, sobretudo, de parabenizar ao Cref de São Paulo, na presença dos colegas, vários conselheiros e funcionários que hoje estão aqui, ao presidente Nelson, nomeadamente, ao Panzetti, ao Flavio Delmanto.

Se nós, profissionais da educação física, revolucionamos, conceitualmente, pedagogicamente e tecnicamente a educação física, eu já declinei aqui o meu orgulho. O CREF4 revoluciona administrativamente a educação física no Brasil.

Eu falo com propriedade. Eu não rogo a vênia de ninguém, porque eu sou conselheiro federal. Alguns equívocos e alguns enganos, como aqui é a Casa do povo, deputado, eu posso dizer isso.

O sistema é um sistema integrado e orgânico que se nutre por um idealismo e por uma necessidade de construir, de preservar a saúde. Mas alguns colegas se equivocam ao entenderem que o conselho federal existe para os Crefs, é o contrário, o conselho federal existe porque os Crefs existem, e ai do conselho federal de educação física - falo isso com muita humildade - se não houvesse sinergias, as campanhas, a força de vários conselhos regionais.

Indubitavelmente, na vanguarda, carreando toda essa revolução, está o CREF4, o Cref de São Paulo que, indubitavelmente, revoluciona administrativamente todo o sistema do País. O CREF4 tem sido, desde há muito, o pioneiro em várias empreitadas, sempre em prol do profissional de educação física. Sem populismo, sem estrelismo, na vanguarda. E para sair na vanguarda é necessário, presidente Nelson, ter coragem, isso eu sei que o senhor tem bastante e, acima de tudo, a competência.

Meus parabéns ao Cref de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

Só uma coisa, para terminar, presidente Nelson, peço desculpas a todos, é que o senhor não esmoreça. Eu falo em nome, pelo menos, de mais de dez presidentes de Cref; nós somos hoje 22, pelo menos, mais 10, somos 11 - eu não sou presidente do Cref, sou conselheiro federal.

Que o seu idealismo jamais esmoreça, porque a causa da educação física ainda está entregue aos idealistas e que Deus ampare essa obra, porque está na mão dos idealistas.

É isso aí.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Bom, partindo, então, para o nosso encerramento desta solenidade.

Antes de fecharmos esta solenidade, eu queria convidar o corajoso presidente do CREF4/SP, Nelson Leme, para fazer um anúncio que, como já mencionado, revolucionou, tem revolucionado, como sempre, a frente da inovação, pensando no profissional da educação física.

Hoje vai fazer uma fala e apresentar o novo modelo para vocês de cédula da educação física.

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Para quem pensou que fosse fácil. Bom, agradeço a todas as palavras. Uma noite memorável, mais uma vez, para a educação física.

Uma noite para ficar na história de cada profissional de educação física que aqui esteve, que daqui sai hoje com o peso da responsabilidade, recebendo uma comenda, uma medalha, um título, é até consequência do nosso trabalho.

Mas a manutenção, a responsabilidade, a hombridade, é honrar o título que a gente recebe, e eu conto com os senhores da nossa profissão para que façam isso.

Eu queria aqui aproveitar a oportunidade de fazer o lançamento aqui - já pensando nos nossos 25 anos, Flavio - do nosso aplicativo para a cédula de identidade profissional e, para isso, nós vamos fazer uma pequena apresentação e ela tem uma razão de ser: os bandeirantes.

Foram esses caras que desbravaram o Brasil e é isso que nós queremos fazer. Então, se pudermos continuar aí com a CIP digital, é um passo a passo, nós temos um histórico.

O Cref de São Paulo vai ser o primeiro conselho de educação física a ter a sua chancela pelo aplicativo “E-Gov”. Isso não é pouco, a gente se iguala a conselhos conceituados do País, por exemplo, uma CNH. Eu tenho no E-Gov a minha CNH.

O profissional de educação física do estado de São Paulo tem chancelado, através da Serpro, a sua CIP digital.

Então, é um histórico da linha do tempo, começou em 2020 essa história, a gente vem construindo isso e culminou com a noite de hoje para o lançamento dessa CIP. Por favor.

Aqui é um passo a passo, essa é mais ou menos a interface que nós vamos ter. Eu vou aqui abrir a minha, sei que vocês não vão enxergar daí, mas tudo bem, porque nem eu estou enxergando aqui sem óculos. O ProID. Tem que digitar a senha. Vocês não deem risada, a idade chega para todo mundo. Vocês pensam que não?

Essa interface que vocês estão vendo lá é a primeira da nossa cédula de identidade profissional. Os senhores vão poder baixar hoje. Aliás, a partir de segunda-feira, com mais segurança. Mas quem já tentar se arriscar aí, nós vamos conseguir baixar esse aplicativo e essa é a primeira interface.

A segunda interface é a nossa carteira de identidade profissional, porque não é mais cédula, em que (Inaudível.) o conselho federal esteja vendendo cédula de identidade profissional, nós temos carteira de identidade profissional. Essa é a primeira face, e aqui a segunda, onde tem a fotografia. Então, pode passar as demais.

Aí é do provisionado - pode passar -, e aí um pequeno passo a passo. Fizeram um enredo para que eu seguisse e eu sempre falo: “Não me faça um enredo, porque eu não vou seguir”.

São cinco ou seis passos, em que a gente pode fazer aí, baixar o aplicativo através da App Store ou do Google, baixo o ProID e aí nós temos a possibilidade de fazer a cédula de identidade profissional.

É importante destacar, vieram soprar ali no meu ouvido para que eu não me esquecesse que o primeiro login você tem que fazer todo em caixa alta - não pode ser caixa baixa, está certo? Não me pergunte o que é caixa alta e baixa, porque eu vou falar para vocês que eu não sei, mas é letra maiúscula e minúscula. Então, é letra maiúscula, está certo?

A próxima é aí a face. A próxima, aí estão os QR Codes. Por favor, pode mirar ali no QR Code e começar já baixar no aplicativo de vocês a nossa cédula de identidade profissional.

Essa é a primeira novidade. Nós teremos no final do ano o lançamento da nossa nova logomarca, que vai simbolizar o ano em que nós completamos 25 anos, mas isso fica para uma próxima história.

Eu queria só lembrar uma coisa aqui. Írio, você recebeu o seu Prêmio? Não. Eu queria só pedir desculpas por essa situação, mas ele vai ser da Associação da Polícia Militar. Está aí? Falhas acontecem. Na segunda-feira será entregue por mim na associação. Desculpe-me pela falha. Mais um Prêmio Benemérito. (Palmas.)

Ele é o presidente da Associação dos Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, está bem? Então, na segunda-feira será reparado esse erro irreparável, mas acontece.

Então, queria aqui convidar a todos, depois da fala, é lógico, do Felipe Franco, para que a gente possa fazer uma pequena confraternização ali no hall da entrada, temos ainda um tempinho para isso.

Pouco tempo, mas temos, para que a gente faça uma pequena confraternização. Depois da fala do deputado, eu vou pedir para que todos os homenageados venham aqui à frente para que a gente possa fazer uma foto coletiva, está bem?

Eu agradeço todas as palavras, todo o carinho de todos vocês. Nós contamos com vocês para que nós tenhamos uma educação física na vanguarda, uma educação física que possa simbolizar realmente a área da Saúde.

Parabéns a todos vocês.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ALUÍSIO SILVA SOARES - Muito obrigado, presidente Nelson, pelas palavras. Está lançado o ProID, esse aplicativo, como disse o presidente, do governo federal, do Serpro, onde o CREF4/SP entra na era digital com essa cédula de identidade profissional, ou melhor, a carteira de identidade profissional, a CIP digital do profissional de educação física.

Queria agora convidar, então, para as palavras de encerramento, o nosso profissional de educação física, agora comendador, o deputado estadual Felipe Franco, proponente desta sessão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FELIPE FRANCO - UNIÃO - Bom, não é preguiça de ir até aí, mas vou me dar o luxo de ficar sentado. Bom, é uma noite memorável. Agradecer a presença de todos vocês, todos os profissionais, todos que foram homenageados. Ao meu lado, aqui, grandes profissionais: coronel; Flavio; nosso presidente, Nelson; Panzetti.

Uma honra estar aqui, compondo esta Mesa nesta noite com vocês, e dizer que o gabinete do Felipe Franco, 165, dentro da Casa do povo, assim como mencionado, está de portas abertas para que a gente consiga fazer políticas públicas para a educação física, para o Esporte, para as pessoas, para todos aqueles que realmente têm interesse e vontade de fazer isso aqui mudar.

Eu estarei aqui como um representante da educação física, do Esporte, como atleta, com tudo aquilo que eu carrego todos os dias.

Queria aproveitar o ensejo da palavra para parabenizar o atleta mais novo desta Casa aqui. Eu queria que ele assistisse a esse vídeo daqui alguns anos. Ele fez quatro meses agora, está ali com a minha esposa, é o Vitor de Franco. (Palmas.) Tem 65 centímetros e sete quilos.

Eu menciono isso sempre, porque eu sou um atleta, um profissional da área, trabalho com a parte de desenvolvimento e crescimento das crianças. Fui recreador infantil, trabalhei na escola com licenciatura, trabalho como bacharel e tenho algumas pós-graduações relacionadas à nutrição, fisiologia do exercício.

Tenho a honra de ter professores aqui dentro desta Casa hoje, que foram meus professores. É uma satisfação enorme tudo isso. Dizer que eu te amo, viu, filho? Muito obrigado a todos.

Vou deixar umas palavras finais à minha equipe, porque sem ela eu não estaria aqui hoje com essa força. (Palmas.)

A minha equipe, que trabalha duro todos os dias para que todas as informações, todo o nosso trabalho, todo o nosso suor, tudo aquilo que a gente quer que mude... eles me dão muita força, porque para ter um psicológico hoje entre atleta, empresário, profissional de educação física e político não é fácil.

Muito obrigado, equipe.

É regimental, é esgotado o objeto da presente sessão. Eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada esta solenidade.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 23 minutos.

 

* * *