28 DE SETEMBRO DE 2023

36ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

        

Presidência: LUCAS BOVE

        

RESUMO

        

1 - LUCAS BOVE

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE LUCAS BOVE

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para realizar a "Homenagem a policiais e bombeiros militares", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Afirma serem os homenageados profissionais de vocação. Diz estar orgulhoso e honrado em presidir esta sessão solene. Ressalta que esses profissionais fazem a diferença em seus estados. Agradece a todos pela presença. 

        

4 - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ

Mestre de cerimônias, convida todos a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

        

5 - PRESIDENTE LUCAS BOVE

Lê o nome de todos os homenageados nesta solenidade. Considera fantástico o trabalho dos mesmos. Exalta o trabalho de policiais e bombeiros. Comenta o trabalho incessante da Bancada de Segurança Pública desta Casa para atender as demandas da categoria. Cita a recomposição salarial, o aumento de efetivo e a melhoria de equipamentos. Coloca o seu gabinete à disposição. Informa a criação de uma frente parlamentar de apoio ao Corpo de Bombeiros, que atualmente não tem nenhum deputado focado em suas demandas. Agradece a presença de todos e os serviços prestados para a população paulista.

        

6 - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de vídeo institucional. Lê a ocorrência que gerou a homenagem aos policiais e bombeiros, que impediram o suicídio de uma pessoa. Anuncia a entrega de placas de honra ao mérito aos homenageados.

        

7 - PRESIDENTE LUCAS BOVE

Anuncia vídeo da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, sobre o combate à depressão e prevenção ao suicídio.

        

8 - VITOR DE FREITAS CARVALHO

Coronel PM, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, representando o coronel Jefferson de Melo, comandante do Corpo de Bombeiros, faz pronunciamento.

        

9 - PRESIDENTE LUCAS BOVE

Cita números da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Considera os mesmos brilhantes e bravos, trabalhando pela segurança e ordem do estado de São Paulo e do Brasil. Afirma ser esta sessão solene uma retribuição a toda a contribuição deles para a população. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Lucas Bove.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear policiais e bombeiros militares no estado de São Paulo que salvaram a vida de uma jovem que atentou contra sua vida, e dar visibilidade a esse problema que assola a população mundial, por meio da campanha de conscientização pelo “Setembro Amarelo”.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelo Canal Alesp no YouTube. Convidamos para compor a Mesa Diretora desta sessão solene deputado estadual Lucas Bove. (Palmas.)

Coronel PM Ricardo Roberto Tofanelli, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Coronel PM Vitor de Freitas Carvalho, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, neste ato representando o coronel Melo, comandante do Corpo de Bombeiros. (Palmas.)

Tenente-coronel PM Newton Koba Kage, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. (Palmas.) Sr. Carlos Isa, defensor público, coordenador da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Coronel PM Carlos Alberto de Camargo Jr., comandante dos bombeiros da Região Metropolitana de São Paulo. (Palmas.) Por favor, podem tomar assentos.

Agradecemos a transmissão ao vivo da TV Alesp e Canal Alesp no YouTube. Para a abertura desta sessão solene, ouviremos o deputado estadual Lucas Bove.

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS BOVE - PL - Bom dia. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, atendendo minha solicitação, com a finalidade de homenagear policiais e bombeiros militares.

Policiais e bombeiros militares, que são profissionais de vocação, assim como médicos, padres, até políticos, talvez não tão nobre a vocação, mas também é de vocação.

Eu me sinto muito orgulhoso e muito honrado em poder prestar esta singela homenagem aos 14 bombeiros e dois policiais militares que participaram da ocorrência e, desta forma, homenagear a toda a corporação. Vocês são homens e mulheres que fazem a diferença para o seu estado e para o seu País.

Para mim, como deputado estadual de primeiro mandato, com seis meses de mandato aqui, é motivo de muito orgulho e muita honra servir ao meu estado de São Paulo ao lado de vocês.

Muito obrigado a todos pela presença e um bom evento. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Hino Nacional Brasileiro. Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 1º sargento Isael.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Agradecemos a banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Isael. Registramos e agradecemos a presença do Sr. Carlos Isa, defensor público, coordenador da Defensoria Pública na Alesp; coronel PM Ricardo Roberto Tofanelli, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; coronel PM Vitor de Freitas Carvalho, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; coronel PM Reinaldo, representando o deputado estadual Major Mecca.

Tenente-coronel PM Newton Koba Kage, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; capitão PM Marcia Vitoria Vieira Folote, comandante da 6ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; Sr. Jefferson André, delegado de Polícia, representando a delegada Margarete, chefe da Assessoria da Polícia Civil da Alesp; e ao 1º sargento PM Isael, maestro da nossa banda.

Convido o deputado estadual Lucas Bove para o seu pronunciamento de abertura da sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS BOVE - PL - Meus amigos, eu serei breve, porque hoje não é dia de político falar - e se deixar o político no microfone, vocês sabem que vai longe a sessão aqui.

Então, prometo que serei breve em minhas palavras. Eu não poderia iniciar de outra forma que não - peço desculpas aqui ao Cerimonial se eu estou quebrando alguma sequência prevista - mas eu gostaria de ler o nome de todos aqueles que serão homenageados hoje.

Tenente-coronel PM Diogenes Martins Munhoz, representado aqui pelo 1º Tenente Soo Kim; 1° tenente PM Carlos Augusto Lima de Queiroz; 1º sargento PM Eduardo Rodrigues de Oliveira; 2º sargento PM Cleiton Douglas da Silva Ferrera. Cabo PM Danilo Silva Ferreira Barreiro; cabo PM Eduardo Meo; cabo PM Raphael Walderrama Porto; cabo PM Marcelo José Sena Chaves.

Cabo PM Eduardo Agno de Andrade Inocêncio; cabo PM Alexandre Souza; cabo PM Gilberto Lopes dos Santos; cabo PM Erick Leandro Santos de Souza, representado aqui pela soldado Natayse; cabo PM Felipe Ribeiro dos Santos; cabo PM Rafael Ancelani; cabo PM Athinã Marsura dos Santos, representado aqui pela Cabo Fabiana.

Senhores, o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar é um trabalho fantástico. São quase 200 anos de história das corporações que independentemente do lado político, seja você de direita, de esquerda ou seja você alguém que sequer acompanha a política, você sabe que no momento necessário, no momento que lhe faltar, no momento que você precisar, você pode discar aqueles três números que certamente vai chegar um anjo fardado para te atender, para te ajudar e para te acolher.

Então, por isso eu novamente venho aqui apenas exaltar todos vocês, o trabalho de todos vocês e dizer que nós, aqui na Assembleia Legislativa - eu, assim como diversos outros deputados, como o Major Mecca, que está muito bem representado aqui pelo seu chefe de gabinete...

Major Mecca, que é o nosso líder da Bancada de Segurança Pública, é o presidente da Comissão de Segurança Pública e tem feito um trabalho fantástico junto aos outros deputados. Não vou citar todos aqui para não correr o risco de esquecer algum.

Mas é um trabalho incessante na defesa dos direitos e das demandas que vocês têm. Nós, aqui, logo de início, trabalhamos fortemente por uma recomposição salarial justa a todos vocês.

Algo que, na nossa opinião, não foi satisfatório, mas foi um aumento já, em média, de 20%, o que traz de uma certa forma algum alento, mas temos consciência de que ainda está muito abaixo do que os senhores e senhoras merecem.

Nós estamos, portanto, trabalhando aqui para que o governador, nos próximos anos, continue contribuindo e nos proporcionando a possibilidade de recompor o salário tão defasado.

Mas não é só. Dignidade de homens e mulheres passa obviamente pelo salário, porque é assim que se coloca o pão na mesa, o filho na escola, cuida-se de um problema de saúde quando se tem, mas não se trata apenas de dinheiro.

Se trata de aumentar o efetivo para que vocês tenham cada vez mais apoio. Se trata de melhorar os equipamentos, para que vocês tenham cada vez melhores condições de trabalho.

Então, eu gostaria apenas de deixar claro aqui que o meu gabinete, o gabinete 207, assim como todos os gabinetes que compõem, que são dos deputados que compõem a Bancada de Segurança Pública - tenho certeza de que posso falar por todos eles - estão de porta abertas para vocês.

Eu também farei agora no final do ano, provavelmente no final de novembro, o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros, especificamente, precisa ter um representante aqui na Assembleia.

A Polícia Militar tem vários, e eu fico muito satisfeito de me considerar também um representante da Polícia Militar e caminhar junto de nomes como Major Mecca, Gil Diniz, Conte Lopes, Capitão Telhada e tantos outros que honram aqui a farda que vocês vestem. Mas o Corpo de Bombeiros, nesta legislatura, não tinha nenhum deputado trabalhando focado nas suas demandas. Agora tem.

Faremos o lançamento provavelmente no dia 29 de novembro. Vocês receberão o convite, eu conto com a presença de todos vocês.

Não para por aí. Estamos trabalhando junto à Secretaria da Fazenda para que, por exemplo, as viaturas de resgate sejam enquadradas como verba de Saúde e, assim, nós possamos trazer mais deputados, contribuindo para a melhoria dos equipamentos. E no mais estamos sempre à disposição, como eu disse aqui.

Qualquer demanda que vocês tenham, individual, coletiva, por favor, contem humildemente com o meu apoio. Muito obrigado mais uma vez a todos pela presença, muito obrigado mais uma vez, principalmente pelos serviços prestados à população paulista e brasileira.

Eu sou um grande admirador das forças policiais, sou um grande admirador do trabalho de vocês e com muita humildade, e com muita honra, me sinto orgulhoso mais uma vez em servir ao meu, ao seu, ao nosso estado de São Paulo ao lado de homens e mulheres tão comprometidos.

Muitíssimo obrigado, do fundo do meu coração. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Agradecemos às palavras do deputado Lucas Bove. Pedimos ao Setor de Audiofonia o vídeo 1.

 

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Iniciaremos a entrega das homenagens aos policiais e bombeiros militares. Na manhã do dia 18 de agosto do presente exercício, bombeiros militares lotados no 3º Grupamento e policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano atenderam ocorrência de tentativa de suicídio de extrema relevância. Pelo local dos fatos, uma jovem de 25 anos de idade encontrava-se no parapeito do 17º andar de um edifício, ameaçando atentar contra a própria vida.

As equipes do Corpo de Bombeiros, após serem acionadas pela guarnição composta pelo cabo Senna e pelo cabo Souza, do 21º Batalhão, iniciaram de forma humanizada a abordagem de dissuasão à tentante, a fim de acolher aquela jovem para que desistisse da ideia de morte.

A abordagem foi iniciada pelo sargento PM Douglas, da Estação de Bombeiros do Tatuapé, que manteve os primeiros contatos com a tentante, sob a coordenação do oficial de área, 1º tenente PM Carlos Augusto Lima de Queiroz.

Em face da gravidade, o próprio comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel PM Diogenes Martins Munhoz, seguiu para o local e acompanhou de perto o atendimento de emergência, também intervindo como abordador.

A tentante encontrava-se sob o efeito de remédios em um quadro de crise mais aguda, apresentando-se totalmente inflexível da desistência do seu intuito, e por vezes se projetava em direção ao vão ameaçando o salto.

Porém, com a habilidade das equipes e com a utilização das técnicas especiais desenvolvidas no âmbito do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, após duas horas e meia, veio a desistir da morte prematura e foi imediatamente acolhida pelos policiais militares ali presentes.

A técnica utilizada nessa ocorrência também é adotada em 17 estados do País e vem salvando milhares de vidas por todo o País, sendo motivo de orgulho da corporação militar paulista.

Essa ocorrência representa o completo engajamento da gloriosa Polícia Militar e de seu Corpo de Bombeiros no acolhimento de tentantes de suicídio, sempre de forma humanizada como preconiza a técnica e com toda a segurança requerida às equipes de salvamento e à própria vítima.

Ações como essa devem ser enaltecidas para motivar o profissionalismo e o amor à vida do semelhante, principalmente no mês de setembro, mês que marca a campanha de prevenção ao suicídio em todo o País.

Chamamos à frente para compor o dispositivo, da minha direita para a esquerda, tenente-coronel PM Diogenes Martins Munhoz, hoje representado pelo tenente PM Soo Kim; (Palmas.) 1º Tenente PM Carlos Augusto Lima de Queiroz. (Palmas.) 1º sargento PM Eduardo Rodrigues de Oliveira. (Palmas.) 2º sargento PM Cleiton Douglas da Silva Ferrera. (Palmas.) Cabo PM Danilo Silva Ferreira Barreiro. (Palmas.)

Cabo PM Eduardo Meo. (Palmas.) Cabo PM Raphael Walderrama Porto. (Palmas.) Cabo PM Marcelo José Sena Chaves. (Palmas.) Cabo PM Eduardo Agno de Andrade Inocêncio. (Palmas.) Cabo PM Alexandre Souza. (Palmas.) Cabo PM Gilberto Lopes dos Santos. (Palmas.) Cabo PM Erick Leandro Santos de Souza, hoje representado pela soldado Natayse Gonçalves Salomão. (Palmas.)

Cabo PM Felipe Ribeiro dos Santos. (Palmas.) Cabo PM Rafael Ancelani. (Palmas.) Cabo PM Athinã Marsura dos Santos, hoje representado pela Cabo Fabiana Cristina de Almeida Salinas. (Palmas.) E o soldado PM Breno William de Andrade e Anjos. (Palmas.)

Convidamos o deputado estadual Lucas Bove para que faça a entrega de Diploma de Honra ao Mérito aos policiais.

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS BOVE - PL - Eu gostaria antes só de fazer um adendo aqui à minha fala anterior, porque estava na outra página. Eu peço minhas sinceras desculpas, eu esqueci de mencionar o nome do soldado PM Breno William de Andrade e Anjos quando da minha fala anterior.

Sinta-se aqui especialmente saudado e abraçado, soldado.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Agora convidamos a todos para fazermos a foto oficial junto às autoridades da Mesa e ao deputado estadual Lucas Bove. (Palmas.) Convidamos os homenageados, familiares e autoridades a que retornem aos seus locais de origem.

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS BOVE - PL - Meus amigos, eu gostaria agora que todos prestassem muita atenção, pois tem uma pessoa que não pôde estar presente hoje aqui, devido a outros compromissos, mas é uma pessoa que para mim é muito especial, tenho certeza que todos vocês conhecem e que todos vocês apreciam muito a sua conduta.

É uma pessoa que defende, como poucas, as verdadeiras minorias. Defende, como poucas, aqueles que mais necessitam, e uma pessoa que levanta essa bandeira da prevenção ao suicídio de maneira ímpar, de maneira realmente muito especial e uma pessoa que é muito fã das forças policiais, das forças de Segurança Pública.

Senhores do Cerimonial, por favor, o segundo vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Convidamos para fazer uso da palavra o coronel PM Vitor de Freitas Carvalho, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, no ato representando o coronel Jefferson de Melo, comandante do Corpo de Bombeiros.

 

O SR. VITOR DE FREITAS CARVALHO - Bom dia. Eu gostaria de agradecer, primeiramente, ao nosso deputado Lucas Bove por homenagear as nossas equipes e promover esta sessão solene de tão grande importância para o momento em que estamos, pelo período que estamos passando, e focado nesse objetivo, prevenir as ações suicidas.

Agradecer ao meu amigo, irmão de turma, coronel Tofanelli, nosso representante da Polícia Militar aqui na Alesp. Homenagear, agradecer também a presença do Sr. Procurador Dr. Carlos Isa; ao comandante do 20º Batalhão, coronel Kage. Cumprimentar, na pessoa do coronel Camargo, todo o efetivo do CBM, em especial do 3º GB, e principalmente os homenageados aqui do Corpo de Bombeiros e do 20º Batalhão.

Essa temática da prevenção ao suicídio vem no Corpo de Bombeiros há muito tempo, mas em especial nos últimos anos recebeu uma dose muito grande de revolução técnica e operacional.

O nosso coronel Diogenes, estudioso do tema, elevou e muito a condição operacional do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo nesse tipo de ocorrência e criou doutrinas que hoje são espelhadas por todas as instituições do Corpo de Bombeiros no País. Isso nos deixa muito orgulhoso.

Mais orgulhoso do que isso é ser homenageado aqui, deputado. A iniciativa do senhor... eu vou fazer um paralelo com o nosso querido Sr. Wilson aqui, pai do nosso tenente Queiroz, que veio aqui dar um abraço no filhão aí, orgulhoso por poder compartilhar este momento, e eu me vejo na mesma condição do senhor, viu, Sr. Wilson?

Quando aqui representando o comandante do Corpo de Bombeiros, poder participar desta homenagem àqueles que, como nossos filhos, vamos dizer assim, estão dia a dia aí trabalhando na linha de frente.

E a gente sabe que ocorrências como essa ficam ali no fio da navalha entre o sucesso e a tragédia. Então, desde a primeira equipe que chega, a abordagem tem que ser muito bem medida, a aproximação, a forma de conversar. A estratégia a ser usada tem que ser muito bem pensada. Então a gente sabe que o mínimo de deslize pode pôr tudo a perder.

Eleva um pouco mais esta homenagem, pois ela é ofertada pelo deputado que hoje representa, aqui nesta Casa, grande parcela da população. Não só os que votaram nele, mas todos aqueles que acreditam no Corpo de Bombeiros, que acreditam na causa da prevenção ao suicídio, que acreditam na saúde com qualidade de vida e que querem fazer da nossa sociedade uma sociedade melhor, mais saudável e progressista.

Então, deputado, vejo que sua ação aqui se estende por todo o estado e representa, nesses policiais que hoje estão aqui, todos os outros: policiais militares da infantaria, do Corpo de Bombeiros, que dia a dia...

E a gente viu aí no vídeo as estatísticas da Associação Brasileira de Psiquiatria que em menos de um minuto nós temos um caso de tentativa de suicídio. Dessa forma, inúmeras equipes do Corpo de Bombeiros se deparam com esse tipo de ocorrência no dia a dia. Tanto na Capital quanto no litoral, no interior. E graças a Deus temos sucesso em conseguir ajudar essas pessoas que tanto precisam.

Muito obrigado, deputado, pela oportunidade.

Parabéns aos homenageados pelo trabalho realizado. Parabéns ao coronel Camargo e às equipes do CBM pelo trabalho que realizam aqui na Região Metropolitana.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - DEMETRIUS MARTINS MUNHOZ - Para o encerramento desta sessão solene, ouviremos as palavras e considerações finais do deputado estadual Lucas Bove.

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS BOVE - PL - Que alegria, senhores. Que bela manhã de quinta-feira nesta Casa de Leis, onde nós travamos tantos embates, temos em diversos momentos situações bastante tensas.

Não tão tensas quanto as que os senhores e senhoras presenciam no seu dia a dia, mas hoje, graças a Deus, temos aqui um ambiente de alegria, um ambiente de celebração à vida daquela vítima que vocês, homenageados, salvaram, e à corporação como um todo.

O Corpo de Bombeiros possui aproximadamente 8.400 bombeiros militares, quase 2.500 viaturas. Em 2022, recebeu 2,5 milhões de chamados pelo 193, já atendeu 550.000 ocorrências no ano de 2022, realizou 235.000 resgates, mais de 70.000 salvamentos, extinguiu 44.000 incêndios, salvando mais de 230.000 vidas.

Realizou mais de 1,7 milhões de ações de prevenção em praias e balneários, 8.500 ações de educação pública, 137.000 vistorias em edificações em áreas de risco. Mais de 210.000 licenças emitidas e mais de 34.000 projetos analisados.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, em números, até agosto deste ano, é a maior polícia da América Latina em tamanho e resultado. Tem aproximadamente 82.000 mulheres e homens em suas fileiras, mais 16.000 viaturas de duas e quatro rodas, 25 aeronaves e, até agosto deste ano, recebeu quase 15 milhões de ligações pelo 190.

Prendeu mais 50.000 pessoas em flagrante, apreendeu quase 8.000 crianças e adolescentes por atos infracionais e já recuperou mais de 25.000 veículos que foram perdidos pelos seus proprietários por furto ou roubo.

Esses são alguns números desses brilhantes e bravos homens e mulheres que dia e noite trabalham para manter a ordem e a segurança. A bandeira do Brasil diz: “Ordem e Progresso”, e é justamente nessa ordem, não à toa.

Para ter progresso, primeiro temos de ter ordem, e são os senhores e senhoras que garantem a ordem do nosso estado de São Paulo e a ordem no nosso Brasil.

Esta sessão solene, proposta por mim e com o apoio de toda a minha equipe, em especial do Coronel Munhoz, é um singelo e um mínimo ato que nós podemos fazer para retribuir o tanto que vocês contribuem para a população do estado de São Paulo e para o Brasil como um todo.

Meus sinceros agradecimentos, muitíssimo obrigado e, esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço novamente às autoridades aqui presentes, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa, da imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com sua presença, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.   

Está encerrada esta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 20 minutos.

 

* * *