11 DE MARÇO DE 2024

5ª SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO AO PROFESSOR JAMIL ALBUQUERQUE

        

Presidência: FABIANA BOLSONARO

        

RESUMO

        

1 - FABIANA BOLSONARO

Assume a Presidência e abre a sessão.

        

2 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

        

3 - PRESIDENTE FABIANA BOLSONARO

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, para realizar a "Entrega de Colar de Honra ao Mérito ao Professor Jamil Albuquerque", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Convida todos a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pelo Coral Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 

        

4 - ROGÉRIO SILVA

Representante dos instrutores MasterMind, faz pronunciamento.

        

5 - GIOVANI TESTONI

Representante do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, faz pronunciamento.

        

6 - ANDRÉ CURTARELLI

Gerente regional oeste, das Centrais Elétricas de Santa Catarina, faz pronunciamento.

        

7 - JASON ALBUQUERQUE

Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Napoleon Hill, faz pronunciamento.

        

8 - PRESIDENTE FABIANA BOLSONARO

Cumprimenta todos os presentes. Demonstra sua alegria em homenagear o professor Jamil Albuquerque. Diz ter conhecido o homenageado antes de entrar para a política. Afirma ter feito cursos na MasterMind, que a ajudaram a ser eleita inicialmente como vice-prefeita de sua cidade e depois como deputada estadual. Ressalta que todos em seu gabinete também fizeram o curso da empresa MasterMind. Elogia Jamil, que diz ser uma pessoa admirável. Menciona que tanto Jamil quanto sua família querem transformar o mundo em um lugar melhor para todos, deixando assim grandes marcas na vida das pessoas. Faz leitura de texto sobre o colar de honra ao mérito.

        

9 - JASON ALBUQUERQUE

Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Napoleon Hill Brasil, faz leitura do currículo de Jamil Albuquerque.

        

10 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito ao professor Jamil Albuquerque.

        

11 - JAMIL ALBUQUERQUE

Professor homenageado, faz pronunciamento.

        

12 - PRESIDENTE FABIANA BOLSONARO

Parabeniza Jamil Albuquerque pela homenagem e pelo pronunciamento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Fabiana Bolsonaro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Bom dia, senhoras e senhores. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do estado de São Paulo ao professor Jamil Albuquerque. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pelo Canal Alesp e pelo canal da Alesp no YouTube.

Convido para comparecer à Mesa Diretora a deputada estadual Fabiana Bolsonaro, proponente desta sessão solene. (Palmas.) Convido também o professor Jamil Albuquerque, o nosso homenageado de hoje. (Palmas.)

Convido também Jason Albuquerque, presidente do conselho administrativo Napoleon Hill Brasil. (Palmas.) Convido também Giovanni Testoni, representando o prefeito de Itajaí, Santa Catarina, Sr. Volnei Morastoni. (Palmas.) Convido também André Curtarelli, gerente regional oeste da Celesc, Centrais Elétricas de Santa Catarina. (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra à deputada Fabiana Bolsonaro.

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Esta sessão solene... Só um momentinho.

A sessão solene, ela é toda detalhada. Regimental, inclusive, é documentada. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da Sessão anterior.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito ao professor Jamil Albuquerque.

Convido a todos os presentes a, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral Musical da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente PM Mota.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Parabéns à Polícia Militar, sendo exemplo em todas as áreas possíveis. Parabéns, muito orgulho.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Convido para compor a Mesa dos trabalhos, também, Rogério Silva, representando o grupo Instrutores MasterMind. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Agradeço a entonação do Hino Nacional Brasileiro.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Registro agora algumas presenças da família do nosso homenageado, Jamil Albuquerque. Jusanflora Albuquerque Leal, filha do Sr. Jamil Albuquerque; André Leal, genro; Antonino, neto; e Maria Flor, a neta, que estão presentes aqui, nesta linda homenagem.

Registro também a presença do Sr. Renato Buozzi, presidente do Instituto Acolher, de Ribeirão Preto; a presença do Sr. Tadeu Lockermann; a presença de André Magalhães Pinto; a presença de Celso Sterenberg, empresário; e a presença do Sr. Pedro Ivo, do Instituto Suel Abujamra.

Neste momento, devolvo a palavra à deputada.

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Neste momento, ouviremos as palavras da nossa Mesa Diretora. O primeiro a falar é o Sr. Rogério Silva, representando... Perdão. Gente, eu estou gestante, todos sabem. Estou com tudo alterado no meu corpo, na cabeça. Equilíbrio, tudo.

Sr. Rogério Silva, representando os instrutores MasterMind.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Por favor, pode fazer uso do microfone, aqui. (Palmas.)

 

O SR. ROGÉRIO SILVA - Prazer. Muito obrigado, Jamil, pela oportunidade de poder falar aqui em nome dos instrutores. Esse grupo de notáveis que vêm influenciando o Brasil com a liderança, desenvolvendo relacionamento e a comunicação eficaz.

Quero agradecer e cumprimentar a deputada Fabiana Bolsonaro; o professor Jamil, que é hoje um dos maiores escritores do nosso País, com livros de quase 500 mil cópias vendidas; Jason, que é vice-presidente da Fundação MasterMind, que aqui representa a Napoleon Hill; o Giovanni Testoni, representando o prefeito de Itajaí; o André Curtarelli, que é o gerente regional oeste, nosso amigo. Obrigado pela oportunidade.

E a todos que aqui estão, participando deste momento memorável. Eu tive a oportunidade, tenho a oportunidade de acompanhar a carreira e a história do homenageado, que é o Jamil. Há mais de 22 anos estamos nessa corrida, nessa história, que nós estamos construindo aqui no País.

Eu me lembro, lá em 2000, 2001, quando nós estávamos pensando em como nós estaríamos instalados na nossa nação através do nosso treinamento, através da nossa proposta, que é desenvolver líderes empreendedores com responsabilidade social. E nós conseguimos.

Eu tenho a honra e o prazer, e quero dizer, Jamil, da minha admiração profunda por você, pela sua liderança, pela maneira como você conduz esse exército de notáveis. Hoje nós somos mais de 200 pessoas espalhadas não só no País, mas no mundo - em Portugal, nos países da língua portuguesa e até no continente americano, onde nasceu Napoleon Hill, onde nasceu essa história.

Quero deixar aqui registrado, em nome dos instrutores e em nome da nação MasterMind, nosso profundo respeito e admiração pela tua carreira, pela tua história e pela tua liderança. Quero te dizer que nós estaremos juntos sempre, fortalecendo e melhorando a história do MasterMind no Brasil e no mundo.

Então, beijo no coração.

Obrigado pela oportunidade e obrigado a todos vocês.

Tchau, tchau. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Parabéns pelas belas palavras.

Agora, convido a falar o Sr. Giovanni Testoni, representando o prefeito de Itajaí, Sr. Volnei Morastoni. (Palmas.)

 

O SR. GIOVANNI TESTONI - Bom dia, senhoras e senhores. Aqui, em um protocolo um pouquinho diferente. Em nome da deputada Fabiana, quero parabenizá-la por esta grande iniciativa do dia de hoje, desta homenagem; em seu nome, cumprimentar a todas as autoridades femininas e a todas as mulheres aqui presentes.

Afinal de contas, estamos no mês de março, o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Deveríamos comemorar esse dia todos os dias, porque absolutamente precisamos cada vez mais das mulheres - seja elas no meio político ou no meio empresarial -, porque precisamos da força da mulher, da sua inteligência e sensibilidade, para melhorar muito este País. Muito obrigado.

Ao amigo Jamil; em seu nome, cumprimento a todas as autoridades da Mesa, e aos seus amigos e autoridades aqui presentes. Seus familiares, seus correligionários de empresa, os seus discípulos - digamos assim -, aqueles que estão ao seu lado fazendo esse trabalho maravilhoso.

Em nome do prefeito Volnei, quero agradecer por ter me dado a experiência e o dia de estar aqui representando este notável político catarinense que se despede este ano da vida pública, nos seus 74 anos de idade. Um médico experiente, quatro vezes deputado, três vezes prefeito e amigo pessoal da horta de Jamil Albuquerque.

Dizer um pouquinho do Jamil, de quando nos encontrávamos nos corredores da Universidade lá em Itajaí, da antiga Fepevi, depois Universidade do Vale do Itajaí. Somos conhecidos há muitos e muitos anos, há mais de 40 anos. Dizer da experiência e da surpresa do que transformou Itajaí, Jamil. Da ajuda que nos deu.

O seu MasterMind, a Napoleon Hill. Jamil, no final de 2016, em uma conversa com o prefeito, naquela hora recém reeleito para o seu segundo mandato - depois tivemos o terceiro, na reeleição. Jamil nos trouxe a ideia de formarmos líderes entre os seus secretários e os seus servidores. Uma escola de líderes e lideranças.

Eis que o município de Itajaí implantou o planejamento estratégico do município de Itajaí, com colaboração também do professor Jamil. Ele trouxe para nós a experiência de transformarmos cada um dos nossos servidores, em especial do secretariado, em pessoas capazes de liderar e transformar a vida das pessoas e da cidade.

Eis que o município de Itajaí sai de uma condição meramente comum dentro do estado e do Brasil, para tornar-se o maior PIB catarinense, a décima segunda cidade que mais arrecada impostos no País e a 23ª economia do Brasil, estando a frente de mais de 20 capitais.

Somos a terceira maior economia do sul do País, só perdemos para Curitiba e Porto Alegre. Ou seja, estamos a frente de muitos municípios grandes do Sul do País.

Isso significa que a escola de líderes realmente deu poder aos servidores para que entendessem a sua função dentro do espaço público, buscassem soluções que dessem melhor qualidade de vida às pessoas e transformassem a vida de muita gente.

Nesse sentido, todos capitaneados pelo prefeito, nós conseguimos alcançar muitos êxitos. Sabemos das dificuldades, porque a vida pública é uma vida de disputas eleitorais e nunca se chega à excelência; aliás, a excelência é a utopia a qual estamos sempre buscando, e é importante que ela exista.

Mas é importante dizer, Jamil, que você, além de um amigo, além de um irmão, é uma pessoa que transforma a vida das pessoas com a sua liderança, com a sua pujança, com a sua inteligência emocional, com a sua capacidade mais de ouvir do que de falar.

E quando falar, colocar uma pedrinha, colocar um brilhante dentro do coração de cada um, para que cada um saiba da sua capacidade de buscar resultados. Isso é o mais importante.

O legado que você deixa para seus amigos, para sua família, para os seus... Para onde você circula. Porque sim, é possível todos sermos líderes diante daquilo que nós nos propomos a fazer.

É por isso que esta belíssima homenagem que você recebe hoje, esta comenda talvez seja a comenda mais importante do estado de São Paulo, pelo seu reconhecimento por aquilo que você de fato é, e você merece. Merece mais com certeza, mas isso já é o fruto do trabalho e que as pessoas levam seu nome sempre a frente.

 Muito obrigado, Jamil. Muito obrigado, deputada, pela oportunidade. Do fundo do coração, Itajaí hoje está aqui. Eu represento a cidade, represento o prefeito, mas principalmente represento uma população que lhe agradece. A sua cidade, que é ali do ladinho, Balneário Camboriú, onde você morou durante muito tempo, e onde nós nos conhecemos.

Viva Jamil, viva o MasterMind, viva a Fundação Napoleon Hill. E vamos em frente, minha gente, porque nós precisamos trabalhar e ajudar ainda a muitas pessoas.

Forte abraço a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Agora com a palavra o Sr. André Curtarelli, gerente regional oeste da Celesc. (Palmas.)

 

O SR. ANDRÉ CURTARELLI - Sra. Deputada, que preside a Mesa; professor Jamil; queridos senhoras e senhores, muito obrigado pela palavra e pelo empurrão, não é, Jamil?

Mas, quando a gente fica na dúvida do que falar, eu procuro sempre na Bíblia alguma referência. E lá em Mateus 16:22, fala que a candeia do corpo são os olhos, para onde a gente está olhando. Quem são as nossas referências.

E o Jamil é uma referência não só para mim, Jamil, mas para a minha esposa, que aqui está. Mudou a nossa referência dentro de casa, enquanto família, e o MasterMind é isso, é uma referência para onde eu olho.

De toda sorte que, se eu estiver olhando para o lado errado, meu caminho será errado. Se eu olhar para o caminho certo, para a direção certa, meu caminho terá um propósito correto.

Parabéns, Jamil, obrigado pela oportunidade.

Obrigado, senhoras e senhores, para todos.

Obrigado, deputada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Parabéns. Convoco agora com a palavra o Sr. Jason Albuquerque, presidente do conselho e filho do querido Jamil Albuquerque. (Palmas).

 

O SR. JASON ALBUQUERQUE - Deputada Fabiana Bolsonaro, quero cumprimentá-la, presidindo esta Mesa. É uma honra trabalhar em conjunto e participar deste momento, muito obrigado. Em nome de quem cumprimento as autoridades aqui presentes, senhoras e senhores deputados que estão na Casa.

Jamil, meu pai, porque é uma honra mais uma vez partilharmos uma Mesa, partilharmos da vida como pai e filho, partilharmos como empresa, e chegarmos a um momento desse, de ter...

Poder falar aqui no maior legislativo da América do Sul, na maior Casa Legislativa da América do Sul, falar aqui em nome da fundação, que é aquilo que nós fazemos como propósito, e que é aquilo que nós entregamos a todos como objetivo de vida.

 Então, falar aqui, pai, é uma grande, grande alegria. Quero cumprimentar o André, grande amigo. Giovanni, grande amigo, que temos uma passagem especial juntos, no aniversário de 50 anos estivemos juntos. Você me disse naquele dia: “É muito especial”.

E, a partir daquele momento, nossa amizade se fortaleceu, passando de geração de pai para filho, que foram amigos de faculdade, e hoje somos amigos em conjunto. Rogério, uma caminhada grande representando os nossos instrutores MasterMind que estão aqui.

Rosângela, como nossa associada aqui de São Paulo, representando também os nossos associados; os nossos amigos aqui presentes; Tadeu, do Protagonistas, e todos os nossos amigos do Protagonistas; Celso, que estava aqui; André, muito obrigado pela presença.

O Pedro, do Instituto Suel Abujamra, que temos uma história, uma passagem muito legal e muito marcante, que em 2019 fomos até a África, a Moçambique, levar um projeto social junto da Comitiva Papal.

Ficou marcada aquela história, ficou marcada para nós, porque é algo que nós levamos de coração aberto, e tenho certeza de que marcamos, também, a população de Marracuene, no interior de Moçambique.

Então, obrigado pela presença. O Wellington está aqui, chegou do Instituto Hope Box, que temos um trabalho juntos a fazer. Eu estou cumprimentando a todos. A minha família, a minha irmã que está aqui, meus sobrinhos, meu cunhado; minha irmã que está lá em Ribeirão Preto. É muito bom estarmos aqui.

Falar do pai é sempre um pouco mais fácil, mas de forma formal, trazendo a redundância, um pouco mais difícil. Mas eu quero falar, aqui, como um empresário, porque nós temos... Construímos, ao longo de 20 anos, uma empresa. Nós construímos ao longo de 20 anos, mais de 20 anos, mas como empresa constituída.

Nós colocamos a nossa família, nós colocamos a nossa energia, nós colocamos o nosso tempo, nós colocamos todo o nosso conhecimento, nós colocamos tudo, tudo, tudo em nome do que o Napoleon Hill trouxe, em nome do MasterMind, para construir a fundação Napoleon Hill.

E para construir a grande marca que nós chegamos hoje no Brasil, na América Latina, tendo treinamento nos Estados Unidos, na Europa, já tendo grupos em Angola. Nós colocamos a nossa vida nisso.

E receber, estar aqui, representando a Fundação Napoleon Hill, e falar, pai, que estar presente nesta honraria proposta pela deputada Fabiana é uma honra, porque isto aqui representa para nós a força e o trabalho da nossa família.

A força e o trabalho que nós colocamos nas noites, nos finais de semana. Acordando, indo dormir. Nas brigas de família, nas alegrias em conjunto. E isso é o resultado e o fruto do que nós fizemos.

O resultado dessa energia sendo reconhecido pela deputada - muito obrigado, deputada - e reconhecida por este Parlamento, que é um parlamento que com certeza guia os parlamentos do Brasil, porque é o maior parlamento da América Latina. É uma honra falar nesta tribuna, é uma honra falar neste momento. Então, quero agradecer, deputada.

Muito obrigado, deputada Fabiana Bolsonaro.

Obrigado aos amigos que estão na Mesa e a todos os presentes. Para nós é uma grande honra.

Um beijo no coração de todos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado pelas palavras. Neste momento, convido a deputada estadual Fabiana Bolsonaro, proponente desta sessão solene, a fazer uso da palavra.

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Bom. Primeiro... Como que eu sou a MasterMind e começo com “bom”, não é, Jamil? Cumprimentar a todos vocês. Estou muito feliz em poder, hoje, estar aqui e conceder esta homenagem ao Jamil Albuquerque, que tem muito a ver, na minha trajetória, para chegar até aqui.

Claro que Deus tem um propósito na vida de cada um, mas ele coloca as pessoas certas no nosso caminho para nos ajudar a conseguir subir esses degraus da vida. E eu tenho muitos amigos aqui, inclusive, pessoas queridas.

Eu gostaria de dizer que eu conheci o Jamil lá atrás, antes de pensar... Eu já sempre sonhei em entrar na política, meu pai é político. Sempre sonhei em... Como que eu posso dizer? Em começar a consertar as coisas pela política, que eu entendi que é onde era a raiz do problema.

Se ali tivesse muita gente ruim, não teria como, não teria o que fazer, e a sociedade seria ruim. Então, eu comecei a entrar no mundo, assim. Pesquisar, me desenvolver, para poder... Pelo menos... Como que era minha expectativa, pelo menos no cantinho em que eu morava, poder fazer alguma diferença.

E aí eu encontrei uma pessoa, que é o Marcos, hoje é meu esposo, e ele me apresentou ao MasterMind. Eu via que ele sabia falar muito bem, ele sabia sempre construir suas ideias e desenvolver suas ideias.

Eu fiquei super curiosa e eu quis saber o que era esse MasterMind. Fui atrás de conhecer o MasterMind, fiz o curso do MasterMind, me senti preparada.

Saí candidata a vice-prefeita do município de Barrinha, graças a Deus com toda equipe, todo o trabalho, ganhamos a eleição. E aí fiz outro curso do MasterMind para ir fortalecendo a minha estrutura.

Consegui fazer debates, consegui passar as minhas ideias com mais clareza e graças a Deus, com Deus no caminho, consegui ganhar para deputada estadual com muita batalha, muita luta.

O meu gabinete, eu fiz questão que todo gabinete fizesse o curso do MasterMind também, porque falar do Jamil é falar que é uma pessoa que... com sua família, ele foca a vida dele e dos seus familiares a simplesmente transformar o mundo num lugar melhor. Ele faz a gente querer olhar para todas as áreas da nossa vida, e isso foi muito encantador.

Quando eu conheci o Jamil pessoalmente, eu via que era uma pessoa de uma energia extremamente alta. Ele é uma pessoa grande, de grandeza, que nunca deixou isso subir para a cabeça. É uma pessoa que me encanta muito.

É uma pessoa de uma postura, de um jeito de se comunicar, de cuidados na palavra. É uma pessoa muito admirável. É raro eu ficar nervosa, Jamil, e hoje eu fiquei nervosa de tanta emoção por poder me expressar em relação ao Jamil.

Também está aqui a Conceição, que é do meu gabinete. Eu estou muito feliz. A todos que participaram disso, parabéns a todos vocês que estão aqui. Eu tenho certeza de que cada um de vocês tem uma história muito marcante com o Jamil.

O Jamil é uma pessoa que, quando passa em nossas vidas, não tem como... Ele não passa rapidamente, ele passa e deixa grandes marcas. Sempre marcas de crescimento.

Então, é algo de realmente merecer esta homenagem. Parabéns, Jamil. Este colar de Honra ao Mérito é por conta de tudo a que você se dedicou e dedica na sua vida. Você é uma pessoa incrível, maravilhosa e que segue os princípios de Deus. É alguém a quem tenho muito orgulho de seguir e de pedir sempre conselhos. Muito obrigado, obrigada a todos. (Palmas).

Aproveitar que estou aqui... Agora daremos inícios às homenagens para o professor Jamil Albuquerque. Agora vai ser o início da outorga do Colar.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Foi criado em 2015, e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado, como forma de prestar-lhes, publica e solenemente, uma justa homenagem.

Agora, convido o Sr. Jason Albuquerque para vir aqui à tribuna. (Palmas.)

 

O SR. JASON ALBUQUERQUE - Fazer a leitura de um breve currículo histórico de Jamil Albuquerque. Nasceu em 11 de setembro de 1964, em uma cidade do interior de Santa Catarina chamada Monte Carlo, que conta, hoje, com aproximadamente 10 mil habitantes.

Filho de Epaminondas Lopes de Albuquerque, e Flora Duarte de Albuquerque. De uma família pobre e rigorosamente religiosa, seguia as tradições e as proibições impostas pela igreja àquela época.

Quando completou 9 anos de idade, mudou-se para Balneário Camboriú, Santa Catarina, junto aos seus pais e nove irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento, sendo engraxate, empacotador de supermercado, e o seu momento de lazer era dividido entre ir à igreja e à biblioteca.

Aos 14 anos, em uma visita à biblioteca do bairro, encontrou um livro. O livro “A Lei do Triunfo”. Leu em um final de semana, o que mudou seu modo de pensar e o seu destino. Uma mensagem fundamental no livro dizia: “Você não é pobre. Você apenas está sem dinheiro neste momento”. E aí foi a grande virada de mentalidade.

Aos 20 anos, realizou o treinamento de Napoleon Hill, e a partir deste momento trilhou o caminho da instrução do método para semear a filosofia para outras pessoas. Buscou graduações, especializações, sempre em busca de desenvolvimento comportamental, humano e empresarial.

É administrador de empresas, economista, metodologista, especialista em marketing e arquitetura e gerenciamento de cidades, e tem formação em teologia e filosofia, com ênfase em religiões.

Professor-convidado da Universidade da Califórnia para o curso de liderança global, na “School of Global Policy and Strategy”, o credenciando para ser um observador convidado da Organização das Nações Unidas na “Ecosoc”, Fórum Econômico e Social da ONU, para geração de emprego e renda.

Conselheiro mundial da Fundação Napoleon Hill, que tem sede em Wise, Virginia, nos Estados Unidos, que deu ao MasterMind a licença exclusiva da “The Napoleon Hill Foundation” no Brasil, países de língua portuguesa e América do Sul. Jamil também é palestrante internacional, sendo convidado para palestrar no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Espanha, sempre levando a filosofia de Napoleon Hill.

Jamil Albuquerque mudou-se para Ribeirão Preto, em São Paulo. Fundou a escola de negócios MasterMind, trazendo para o mercado brasileiro uma empresa focada em treinamentos de liderança com um propósito, entendendo que a contribuição para o País passa pela formação de líderes socialmente responsáveis.

Com uma gestão inovadora, atraiu pessoas empreendedoras para atuar em diversas partes do Brasil, ministrando e revelando a metodologia MasterMind. Hoje já são mais de 150 mil líderes treinados pela empresa no Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Autor dos livros como: “A arte de lidar com pessoas”, com mais de 300 mil cópias vendidas; o livro “Líder com mente de mestre”; o livro “As 17 leis do triunfo”, com mais de 100 mil cópias vendidas; o livro “Os 12 segredos de Jesus”, esse tendo ficado na lista dos livros mais vendidos da revista Veja.

Dentre outros livros, nos quais descreve a importância e as lições dos treinamentos em seus livros para que, os que lerem, conheçam um pouco da filosofia de Napoleon Hill.

Jamil Albuquerque dissemina os ensinamentos. Coordena diretores no Brasil, Portugal e Estados Unidos, com mais de 200 instrutores qualificados e capacitados, para ministrarem treinamentos em suas regiões.

Possui metodologia com referencial teórico exclusivo e consistente, estruturado em uma filosofia que agrega vida e valor a quem conhece.

Sua vida profissional baseia-se em três pilares: pessoas, país e empresas, e defende a nobre causa, que é transformar as pessoas em líderes empreendedores responsáveis. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Neste momento, convido a deputada Fabiana Bolsonaro e o nosso homenageado - por favor, posicione-se aqui na nossa frente - para a outorga do colar. E convido à Mesa... Depois, fica um pouquinho ao lado, ali.

Primeira foto é o homenageado com a deputada, e depois todos da Mesa juntos, por favor.

 

* * *

 

- É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Ok, senhores. Meus parabéns ao homenageado.

Neste momento, convido o professor Jamil Albuquerque para fazer uso da sua palavra. A tribuna está a sua disposição. Convido as outras autoridades para que retornem à Mesa, por favor.

 

O SR. JAMIL ALBUQUERQUE - Eu quero começar a cumprimentar as pessoas, e, neste minuto inicial, neste momento inicial de saudação, vai aqui uma das grandes leis da liderança. A saudação é a lei da ancestralidade. Parece um protocolo bastante óbvio, mas ele tem uma relevância muito grande além daquilo que a gente vê. E claro, vou começar cumprimentando a nossa nobilíssima deputada Fabiana Bolsonaro, que é a proponente desta homenagem.

A Fabiana, eu lembro quando chegou aquela menininha fragilzinha. Ela ainda parece menininha e fragilzinha, só que agora ela já tem uma nova vida dentro dela, que começamos.

E aí o Jason me disse: “O pai está muito perfumado. Se o pai for dar um abraço na Fabiana, pode ser que ela passe mal, porque ela está naquela fase em que tudo ela reage”. Então eu cheguei de longe. Quem convive comigo sabe que eu sou sinestésico, eu gosto de abraçar, eu gosto de me entregar.

E aí aquela menina chegou e falou: “Eu tenho um sonho. Eu estou com vontade de ir para a vida pública”. E quem vai para a vida pública, a primeira coisa que tem que preparar - eu vou usar uma expressão aqui muito coloquial -, tem que preparar o lombo. Porque o secretário Giovanni falou aqui com tanta elegância das adversidades da vida pública.

Eu olhei e disse: “Conte comigo. Vamos juntos”. E juntos estamos caminhando. Passou pela prefeitura, e depois ela disse: “Eu vou para a Assembleia”. E veio para a Assembleia, está aqui. E o projeto para os próximos 40 anos já está desenhado. E quem tem agenda muda o mundo. Lembre-se sempre disso. Quem tem agenda sempre muda o mundo.

Quero cumprimentar o meu filho, Jason Albuquerque, que me emocionou com as palavras. A emoção me tocou a alma através das lágrimas. Muito, muito obrigado meu filho, que é presidente do conselho.

O Rogério Silva, que está representando aqui todos os instrutores MasterMind, por ser o mais antigo em atuação junto da Denise, porque os dois são do mesmo... cem por cento da mesma época, juntos deram os primeiros passos.

Registrar a Denise Alcântara aqui, também. Então, saudar os dois como representantes de todos os mais de 200 instrutores MasterMind.

Eu quero cumprimentar o meu amigo pessoal Giovanni Testoni. Nós nos conhecemos lá no fim da adolescência, arrancada da vida adulta, e depois nos reencontramos.

Quis o destino que a gente caminhasse junto lá em Itajaí, essa cidade que é uma das cidades mais pujantes da América do Sul. Figura entre as grandes cidades da América do Sul, conhecida como a nova Roterdã do cone sul do mundo, tamanha a força, a pujança e o vigor daquela cidade sob a batuta dessa administração.

Que é secretário da Casa Civil de Itajaí - que lá em Santa Catarina é conhecida como a cidade dos governadores. O prefeito foi governador em exercício, presidente da assembleia e governador em exercício, porque a cidade produziu quatro governadores. Para vocês terem noção do tamanho da importância política da cidade.

O André Curtarelli... Porque a gente, quando fala siglas estaduais, este País é um continente e às vezes não temos noção do que significa... Ele é como se fosse o superintendente da CPFL, para nós termos uma noção do que significa lá a Celesc do estado de Santa Catarina, e saiu para vir aqui gentilmente nos prestigiar, o que me deixou muito, mas muito feliz.

Cumprimentar André Magalhães, que está aqui. Meu amigo André Magalhães. Um novo amigo que “Os Protagonistas” trouxe, com quem tenho para compartilhar histórias sensacionais. Ele, que acompanhou o nosso grande líder, mito, herói, Ayrton Senna. Seu avô foi dono do Banco Nacional, e aí ele capitaneou toda aquela carreira linda.

Cumprimentar a Rosângela Lipert, que é a nossa associada aqui de São Paulo. Cumprimentar os “Protagonistas do Brasil”, que estão aqui juntos, começando com o fundador do “Protagonistas”, Tadeu Lockermann. André Calnas... É isso? Os sobrenomes sempre são assim, a gente tem que tomar um pouquinho de cuidado. O Felipe França também está aqui.

A Gelma... Gelma, cadê a Gelma? Gelma, o teu café é o melhor café deste País. A Gelma é uma das grandes protagonistas da geração e incentivo da mulher empreendedora, em especial de café. Quando quiserem entender de café, lembrem-se da Gelma. Ivan Assad.

Quero cumprimentar a todos os outros que estão aqui presentes. As pessoas, autoridades, e dizer que não precisa de muita gente para mudar o mundo. Esqueci alguém, Jason, de cumprimentar?

Sinta-se abraçado. Sinta-se abraçado, porque às vezes a gente está aqui e começa a olhar... E a emoção tocou meu coração. Você comentou e aconteceu o mesmo comigo.

Não precisa muita gente pra mudar o mundo, não. Jesus Cristo com 12 pessoas mudou o planeta. Foi tão grande a presença desse líder que a história teve que se dividir para contar a história dele. Antes de Cristo e depois de Cristo. Isso com 12 executivos.

Então, o que importa é: nunca subestime um pequeno grupo de pessoas que, ordenadas, coordenadas, objetivadas, queiram mudar o mundo, porque sempre foi assim que o mundo mudou.

Estar aqui hoje, com 60 anos, poder olhar para trás na trajetória, me tocou o coração. Eu, hoje, confesso que acordei - era cinco e meia, que é meu horário médio de acordar - já emocionado. Não tem como... A vida só pode ser compreendida quando olhada para trás. Mas ela só pode ser vivida quando olhada para frente.

E ontem, quando eu cheguei lá no aeroporto de Guarulhos, quando entrei no táxi e vinha para cá... eu normalmente me sento no banco da frente, mas ontem por algum motivo me sentei no banco de trás, porque eu queria mandar algumas mensagens, e me lembrei de quando cheguei em São Paulo.

Foi no ano de 1983, há exatos 40 anos. Eu estava com 19 anos. Fazia três anos que tinha sido inaugurada a sede da Fiesp, aquele prédio que hoje, 40 e poucos anos depois, ainda é um prédio que tem uma pujança fora do comum, um dos símbolos do capitalismo de resultados brasileiro. E eu cheguei aqui com 19 anos e olhei...

Nós chegamos à noite, estávamos acompanhados de dois amigos, eu olhei a Avenida Paulista, aquela pujança, aquele prédio da Fiesp...

Quando eu cheguei, só via pela televisão, eu só via em revista. Naquela época, nós sabemos disso. Era nas revistas que víamos, ou no Jornal Nacional, na televisão. Eram as únicas fontes chave de recebimento.

Quando eu olhei, eu me emocionei muito, e aquela imagem ficou marcada na minha memória. Eu voltei... Voltei sempre pensando. Voltei para Santa Catarina sempre lembrando daquele momento.

Eu nasci em uma cidadezinha muito pequena, Jason, hoje tem uma quantificada superlativa. Falou em 10 mil pessoas na heráldica Monte Carlo, eu penso que ela deve estar, assim, com... Se contar bastante os animais domésticos e os pets, deve chegar a uns seis mil a população da minha amada e inesquecível Monte Carlo.

Eu nasci e fui criado ali, nas barrancas do Rio Espinilho. Saímos de lá e fomos para o litoral de Santa Catarina. Lá, para sobreviver, como todas as famílias pobres, quando se é muita gente, um vai criando o outro, um vai ajudando o outro.

Você é obrigado a, desde a mais tenra infância, ajudar a colocar o sustento, prover o sustento dentro de casa. Eu fui engraxate, fui vendedor de picolé. Engraxava sapato lá na rodoviária; vendia picolé para o seu Adalto, que era ali do lado.

Depois fui empacotador do supermercado. Depois, eu vendia lenha, porque lá o inverno é ainda muito frio, é muito rigoroso.

Vendia lenha, na época do fogão a lenha - naquela época tínhamos, ainda. Vendia lenha de casa em casa, na região mais da periferia. Balneário Camboriú, naquela época, tinha 11 mil eleitores, para vocês terem noção do que era a cidade na época.

Aliás, 11 mil eleitores já foi em 80... 82, eu cheguei lá em setenta e seis. Onze mil foram quatro, cinco anos depois que teve. Quando eu cheguei, não devia ter 11 mil pessoas na baixa temporada. Era uma cidade muito pequena. Hoje, é uma das pujantes.

Mas nunca saiu da memória essa força, esse vigor desta locomotiva chamada São Paulo. E quando a MasterMind veio para a minha mão em definitivo... porque quando eu li o livro, aos 14 anos, ele virou uma página na minha mente. Meu jeito de olhar o mundo...

Eu comecei a enxergar os meus sonhos, porque aí eu percebi que você pode sonhar. E o problema da pobreza não é a ausência de recursos, o problema da pobreza é a ausência de esperança, porque é uma questão de atitude mental positiva, enxergar os seus sonhos.

E quando eu conheci aquele livro... e os livros não mudam o mundo, mas mudam as pessoas, e as pessoas podem mudar o mundo.

E quando eu encontrei, tive um deslumbrar tão grande, tão grande, tão grande, que aconteceu o mesmo fenômeno que acontece quando alguém encontra Deus. Quando alguém encontra Deus, ele não quer ser Deus, mas ele quer trazer todo mundo para Deus.

E eu quase me tornei um apaixonado, tão apaixonado que eu flertava com o fanatismo, porque eu queria converter todo mundo para aquela nova filosofia. Eu queria mostrar para todo mundo que aquilo era possível, que através do pensamento era possível romper aquela bolha da escassez, da pobreza. Era possível sonhar.

E claro, quando você faz isso, o círculo íntimo se assusta. O círculo íntimo chama você de louco, o círculo íntimo diz que você está tendo delírios, e você vai tendo impactos ali, naquele círculo.

Mas é claro que, quando se tem um sonho bem definido, a dor de ser segurado para trás dói. Mas não tem problema, porque depois que você desperta a mente quer olhar, é a candeia da alma.

Para onde nós olhamos, para onde nossos olhos olham, nós vamos caminhando. E aí, quando vem a marca para a minha mão na década de 90, não se conseguia fazer uma marca nacional a partir de um estado que não fosse o centro do País. Você sempre seria uma... Como se fosse uma empresa de bairro.

E aí eu disse: “Bom, então eu preciso de São Paulo para poder acontecer”. E para uma marca ser nacional, naquela época... Hoje, com o advento das redes sociais e das televisões pessoais é possível você fazer uma marca nacional partindo de uma premissa local, mas naquela época não.

E aí, eu pensei: “Bom, para ser uma empresa nacional, preciso de São Paulo, porque para ser forte no Brasil precisa ser forte em São Paulo, da mesma maneira que para ser forte no mundo precisa ser forte nos Estados Unidos da América”. E eu vim para cá, e desde 98 tenho caminhado dentro do estado de São Paulo.

Daqui expandimos a marca não só para o Brasil, como além-fronteiras. Nós estamos lá na América do Norte, estamos na Europa, estamos na África - com a língua portuguesa, dentro da língua portuguesa - porque acreditamos no nosso objetivo. E qual é o nosso objetivo? E é por isso que venho... Este reconhecimento, é isso que me deixou feliz.

É preparar líderes. Preparar líderes que sejam empreendedores, porque não adianta ser só líder e não produzir riqueza. Porque você vai fazer lambança, e o que mais nós vemos são líderes que fazem coisas que não são nobres. Mas que sejam líderes, que sejam líderes que produzam riquezas, porque se não fosse o empreendedorismo, o mundo não teria ainda saído das cavernas.

Nós não teríamos inventado a penicilina. Nós não teríamos ainda feito o mundo rodar. É só através da liderança que se consegue expandir e desenvolver uma nação. Uma nação só é forte se tiver empresas fortes.

São as empresas que fazem as nações serem fortes. São as empresas que fazem um estado ser forte. Um município, quando é que ele é forte? Quando tem empresas fortes. Quando tem grandes pagadores de impostos. Uma cidade é forte se tiver um empreendedorismo forte.

E esse é o nosso objetivo. É estimular essa liderança. Nós vimos países sucumbirem porque não desenvolveram a liderança. Nós vimos civilizações colapsarem por não desenvolverem a liderança. Então, esse é o nosso objetivo principal, bem definido. É contribuir para que as pessoas consigam enxergar isso de uma forma nobre.

Muito tempo atrás, uma vez eu encontrei um ex-prefeito de Brusque, vizinha de Itajaí, e ele me disse: “Jamil, a cidade de Brusque agradece muito ao MasterMind pela grande contribuição que vocês deram para aumentar a autoestima da cidade, a autoestima empreendedora”. E aquilo foi uma pessoa relevante, com autoridade, que me fez aquele elogio, e aquilo me deixou muito feliz.

Deixou-me muito feliz, porque o ser humano, quando é reconhecido, alimenta a alma. O alimento da alma é o reconhecimento. É uma necessidade que nós temos, sermos reconhecidos.

E hoje, aqui, é o coroamento de uma estrada, deputada Fabiana Bolsonaro, de um plantio. Porque hoje é o reconhecimento por você, que é uma grande autoridade constituída.

São 94 líderes que conduzem a maior Casa Legislativa estadual da América Latina, e é em nome do estado que é um estado empreendedor, é um estado locomotiva da nação, por essa contribuição com a formação de líderes, com a formação de empreendedores. Então, hoje é o coroamento dessa caminhada.

A honra que eu estou sentindo... E eu já me emocionei muitas vezes, aqui. Não tem como não me emocionar, porque, nesses momentos, para todos aqui...

Eu tenho certeza de que esses momentos são daqueles momentos que a criança interior vem. A criança interior vem nesses momentos. Sabe, quando eu vim caminhando aqui, meu coração transbordando e... E nasceu aquele menininho que dizia assim: “Queria que minha mãe me visse, eu queria que meu pai me visse”. Por quê?

Porque é o reconhecimento de uma estrada. É o último reduto ético que nós temos na nossa raiz, é a nossa família. É o nosso núcleo mais perto na nossa existência.

Eu estou muito, mas muito, muito feliz. Feliz por ter todos aqui, por poder contribuir, e para nesses instantes finais, dizer o seguinte. Essa minha caminhada é uma caminhada de um grande grupo de instrutores MasterMind.

Eu cheguei parodiando o grande herói Ayrton Senna, André Magalhães, que ele dizia: “Quando a gente vence, não somos nós que vencemos. É toda uma equipe que vence”.

É todo um grupo de pessoas que vence: desde a pessoa que serve o cafezinho, desde a pessoa que limpa o ambiente, desde a pessoa que arruma o material, desde a pessoa que coloca dentro da caixa, desde a pessoa que transporta.

É esse grupo que vence, que faz a gente estar aqui, que faz a gente chegar aqui. Então, esta homenagem não é para Jamil Albuquerque. Eu sou a face desta homenagem. Esta homenagem é para o MasterMind, para todos os instrutores, toda a equipe, toda a família MasterMind, e para os nossos mais de 150 mil MasterMinds formados no Brasil, os nossos participantes MasterMind.

Quero terminar com uma fala que nós temos dentro do nosso treinamento, que diz assim: “Do futebol à ciência. Do voleibol aos negócios. A resposta está na equipe. O mais importante é a equipe”.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Gostaria de agradecer a presença, e anunciar, inclusive, a presença do Colégio Anglo, de Aldeia da Serra. (Palmas.) Parabéns. É importantíssimo vocês conhecerem como funciona e terem essa oportunidade. Muito bom.

Parabéns, Jamil, pelas lindas palavras. Pela inteligência emocional, por esse exemplo de pessoa que é a todos nós, por essa energia elevada que nos alegra. Mesmo eu estando passando um pouquinho mal por conta da gestação, com certeza animou mais, e nos dá mais vontade realmente de lutar pelo que a gente acredita. Rumo aos projetos dos 40 anos.

 

O SR. JAMIL ALBUQUERQUE - Está desenhado.

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - É.

 

O SR. JAMIL ALBUQUERQUE - E determinado.

 

A SRA. PRESIDENTE - FABIANA BOLSONARO - PL - Amém. Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, da fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade.

Está encerrada esta sessão solene. (Palmas.)

Convido a todos ao coquetel no Salão dos Espelhos.

Grande abraço. (Palmas.)

* * *

 

- Encerra-se a reunião às 11 horas e 32 minutos.

 

* * *