5 DE DEZEMBRO DE 2022

29ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS CONSTELAÇÕES FAMILIARES

 

Presidência: ALEX DE MADUREIRA

 

RESUMO

 

1 - ALEX DE MADUREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa. Convida os presentes a ouvirem, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

3 - PRESIDENTE ALEX DE MADUREIRA

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene para homenagem às Constelações Familiares, por iniciativa própria. Tece considerações sobre o tema objeto desta solenidade.

 

4 - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo.

 

5 - SOPHIE HELLINGER

Homenageada, fundadora da Hellinger Schule e criadora do método de energia Cosmic Power, faz pronunciamento.

 

6 - MIMANSA FARNY

Introdutora das Constelações Familiares no Brasil, faz pronunciamento.

 

7 - DR. RENATO SHAAN BERTATE

Médico docente da Hellinger Schule, faz pronunciamento.

 

8 - DR. FERNANDO FREITAS

Médico presidente do Ibracs - Instituto Brasileiro de Consciência Sistêmica, e do Iasc - International Academy os Systemic Consciousness, faz pronunciamento.

 

9 - MARIA DEL MAR GONZALES FRANCO

Psicóloga fundadora do Instituto Evoluir, faz pronunciamento.

 

10 - HALANA AMORIM

Bióloga e psicanalista, fundadora da instituição Constelando por Aí, faz pronunciamento.

 

11 - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens a Sophie Hellinger e a Mimansa Farny.

 

12 - SOPHIE HELLINGER

Homenageada, fundadora da Hellinger Schule e criadora do método de energia Cosmic Power, faz pronunciamento.

 

13 - PRESIDENTE ALEX DE MADUREIRA

Tece agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

 - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Alex de Madureira. 

 

* * *

                                                          

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear Sophie Hellinger e as constelações familiares. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp, e também pelo canal Alesp no YouTube.

Compondo a nossa Mesa Diretora, já conosco o deputado estadual Alex de Madureira. A seguir, convido também para que componha a Mesa Sophie Hellinger. Por favor.

Nascida na Áustria, em 2020 fundou a Hellinger Schule, e se dedicou ao desenvolvimento de Familienstellen, junto a Bert Hellinger. Criadora do método de energia “cosmic power”, técnica de percepção e respiração, base para “Original Hellinger”. Autora de diversos livros, é a nossa homenageada de hoje. Por favor, Sophie Hellinger.

Também compondo a Mesa, chamamos a seguir Mimansa Farny. Nascida na Alemanha, foi quem introduziu, em 1997, as constelações familiares no Brasil. Tem vasta experiência em treinamentos das mais diversas formas de terapia tradicionais e alternativas, e em 1985 teve seu primeiro seminário com Bert Hellinger, e, desde então, acompanha e contribui com toda a evolução do trabalho de Familienstellen, administrando cursos e treinamentos pelo mundo.

A seguir, também compondo a Mesa, chamamos o Dr. Renato Shaan Bertate. (Palmas.) O Dr. Renato é médico com especializações na Índia, Europa e Estados Unidos. Docente da Hellinger Schule, organizou o primeiro workshop de constelação familiar no Brasil, em 1996, para a Sra. Mimansa Farny.

Primeiro brasileiro a trabalhar e dar treinamentos em constelação familiar e empresarial. Docente da Hellinger Schule em âmbito nacional e internacional. Autor de livro sobre saúde e a adoção, com a abordagem da constelação familiar.

Também chamamos a nossa extensão da Mesa, aqui ao lado, o Dr. Fernando Freitas, médico, presidente do Ibracs, que é o Instituto Brasileiro de Consciência Sistêmica, e também do Iasc, International Academy of Systemic Conciousness.

A seguir, Maria Del Mar Gonzales Franco, psicóloga e fundadora do instituto “Evoluir”.  (Palmas.) Chamamos também Halana Amorim, da instituição “Constelando por Aí”. (Palmas.) Inácio Junqueira, diretor da Faculdade Innovare, parceira da Hellinger Schule no Brasil. (Palmas.) E também os professores da Hellinger Schule Amauri Moreira, Isabela Oliveira, Carla Cunha e o juiz Sami Storch. (Palmas.)

Todos podem acomodar-se, por gentileza. Para a abertura desta sessão solene, ouviremos o deputado estadual Alex de Madureira.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX DE MADUREIRA - PL - Bom dia a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos, nos termos regimentais. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo deputado Carlão Pignatari, presidente desta Casa de Leis, neste momento licenciado do cargo, representando o Governo do Estado de São Paulo, que incumbiu a mim, deputado estadual Alex de Madureira, representando-o aqui com a finalidade de homenagear Sophie Hellinger e as constelações familiares.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Alemão, seguido pelo Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1o Sargento PM Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Nossos agradecimentos à Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1o Sargento PM Gleidson Azevedo.

Muito obrigado.

Convidamos o deputado estadual Alex de Madureira para o seu pronunciamento de abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX DE MADUREIRA - PL - Bom dia a todos. Bom dia, gente. É isso aí. Com muita honra, eu quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus pela oportunidade de estarmos aqui nesta manhã.

Manhã de comemoração, porque homenagem... É o que eu disse para a Sophie, agora, aqui nos bastidores: nós trabalhamos incansavelmente, mas não buscando reconhecimento.

Mas o reconhecimento, quando vem, é bom, porque ele traz consigo não só um conforto daquilo que é o resultado final daquilo que nós fazemos, mas também, para quem faz a homenagem, é algo de bom que você acaba fazendo para a outra pessoa.

Então, com essa alegria, esta sessão foi convocada pelo deputado Carlão Pignatari, que é presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, e a quem eu quero agradecer pela oportunidade de estar aqui. O deputado Carlão está afastado do cargo da Presidência, porque assumiu o Governo do Estado de São Paulo.

E, da mesma forma, quem assumiu a Presidência da Assembleia é o deputado André do Prado. Poderia estar aqui hoje, mas também está atendendo a um outro compromisso. Então, nós estamos aqui hoje representando a Presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo.

E, neste momento, iniciando essa homenagem, quero parabenizar a Sra. Sophie Hellinger, a ilustre homenageada desta Casa de Leis, pelo justo reconhecimento pelo seu relevante trabalho em busca da melhoria da vida das pessoas.

Muito obrigado, um ótimo dia a todos. Um ótimo evento a todos. E que seja uma homenagem honrosa para a Sophie e para todos os demais homenageados desta manhã.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Muito obrigado ao deputado Alex de Madureira. Neste momento, convido todos para acompanhar o vídeo que exibiremos a seguir. Por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Convidamos para fazer uso da palavra a nossa homenageada, Sophie Hellinger. Este pronunciamento terá tradução consecutiva para os nossos convidados. (Palmas.)

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - É uma grande honra para mim poder conversar, falar para vocês neste âmbito sagrado em que estamos hoje.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Esta homenagem é só em segunda linha para mim. Em primeira linha ela é para Bert Hellinger, que sempre está atrás de mim, e eu passo esta homenagem a ele.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E hoje, de novo, eu quero reverenciar as grandes forças que possibilitam este trabalho.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - O Bert sempre disse que este trabalho vem de uma outra dimensão, de que hoje nós tanto precisamos.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Quem poderia falar tanto quanto eu baseado na minha infância e na minha vida anterior e em tudo o que mudou desde então, desde que comecei com esses trabalhos?

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Este trabalho existe para melhorar a vida das pessoas.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Não somente a vida, mas o trabalho, o sucesso, a saúde e os nossos relacionamentos.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Quem estiver aberto para isso pode ter essa vivência e ver o que acontece.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Mas nós sabemos que, onde há luz, há sombra.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E a pergunta que eu faço é, você quer entrar na luz ou permanecer na sombra?

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Todos estão convidados para fazer suas próprias experiências com essa ferramenta inacreditável.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E nós sabemos que nem todos têm a permissão do seu próprio campo de melhorar na sua vida.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Porque todos nós, independentemente da nossa idade, continuamos tendo aquela criança pequena dentro de nós.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Temos a permissão do sistema dos nossos antepassados para que nós possamos viver melhor do que eles viveram, apesar dos nossos pais quererem isso tanto para nós.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Sempre há tempo para nós fazermos nossas próprias vivências e depois decidirmos: isso me ajuda ou não ajuda?

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E aqui no Brasil... E eu sempre digo, o Brasil é o coração do mundo. Aqui no Brasil tudo é possível.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E aqui o que governa são os sentimentos e o amor.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E é exatamente esse amor para com todas as pessoas que dá continuidade e expande esse trabalho.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E, basicamente, trata-se de reconhecer o que um dia foi.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Reconhecer significa aceitar o que foi, na nossa vida, o bom e o ruim. O que foi e aconteceu na nossa família, o bom e o ruim.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Reconhecer significa dizer “sim” para aquilo que aconteceu, não significa que eu vou ficar feliz, mas simplesmente dizer sim, uma vez que não consigo mais mudá-lo.

Então, diga “sim”.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E somente quando conseguirmos dizer “sim” para o passado nós estaremos livres para ir em direção a um novo futuro.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Isso não vale somente para a nossa vida, para a nossa família.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Isso também vale para o nosso trabalho, para os nossos relacionamentos, para nós dizermos sempre “sim”, foi assim.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E agora me permito olhar para frente e caminhar para frente, com a bagagem que eu tenho da minha vida, seja ela pesada ou leve. Esta bagagem me tornou quem eu sou, e assim eu olho e vou para frente.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E também é muito importante não julgar as pessoas que nós não conhecemos.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Quando não vivenciamos o que essas pessoas vivenciaram.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E se sairmos do princípio de que neste universo não existe uma coincidência, então hoje também não é uma coincidência poder estar aqui com vocês e receber esta homenagem em nome do Bert.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E, dessa maneira, eu não perco a esperança de que neste mundo nós teremos mais amor, mais luz, mais saúde e mais sucesso.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E, se os pais souberem como os mecanismos funcionam e criarem seus filhos respeitando e com saúde, o futuro só pode ser melhor.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - As ordens do amor que o Bert descobriu valem para o mundo todo, independentemente de cultura, independentemente de raça.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E, se olharmos para as nossas crianças, entendemos que elas são o nosso futuro. O que nós queremos é que elas também sejam felizes.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Não existe ser contra ou a favor.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Eu acho que o tempo chegou de nós usarmos nossa energia para o próximo passo, para um novo futuro, para um novo uso.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - As crianças entendem rapidamente do que se trata.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Nas escolas, onde nós ensinamos as ordens, as crianças imediatamente sabem do que se trata.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E muitas pessoas têm uma longa história, experiências negativas, assim como eu tive as minhas, mas eu tenho certeza que sempre é possível transformar tudo em positivo.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E eu fico feliz que exista a possibilidade de passar a Constelação Familiar para todas as pessoas que buscam por mais esperança.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - A esperança é a última que morre.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Nesse sentido, gostaria de agradecer mais uma vez em nome do Bert.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E todos que queiram, estão convidados a fazerem suas próprias experiências, e depois decidirem se é válido ou não.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E talvez ainda consigamos mais paz nesse mundo se os políticos decidirem usar essa ferramenta na tomada de decisões.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Se assim não fosse, talvez já teriam apertado o botão vermelho.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Mas as grandes forças estão agindo e elas nos mostram e nos ensinam o caminho.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E eu agradeço poder continuar servindo enquanto me for permitido.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Quero agradecer mais uma vez.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Por ver esse coração jovem e bonito do seu lado esquerdo...

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - E do amor que emana de seus olhos eu posso ver que algo muito grande vai surgir.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Muito obrigada. Muito obrigada a seus pais por você poder existir hoje aqui.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Muito obrigada a vocês todos. (Palmas.)

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Sozinha eu não posso fazer nada, mas com este apoio eu fico muito feliz que nós estamos caminhando para frente.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Muito obrigada a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Dando continuidade aos pronunciamentos, com a palavra a Sra. Mimansa Farny, responsável pela introdução das Constelações Familiares no Brasil.

 

A SRA. MIMANSA FARNY - Eu conheci Bert (Inaudível.) em 1975. Não fazia ainda Constelação, mas tudo estava presente nele. Ele acabou de chegar dos Estados Unidos, onde conheceu aquelas novas terapias que surgiram e começaram a chegar à Europa.

Nossa, e eu estava procurando pessoalmente para mim e, como (Inaudível.) de dizer, estava tudo presente nele já. E, claro, desenvolveu, descobriu, descreveu a experiência. Ele tinha aquela visão totalmente aberta, incluindo tudo, e a possibilidade de descrevê-lo.

Eu não vou reclamar muito, foram anos maravilhosos. Ele veio, deu cursos em algumas cidades, na Alemanha, depois eu comecei a viajar. Eu fui convidada para o Brasil, conheci o Brasil, e agora só uma coisa que vocês talvez já saibam: eu, como na minha família, não tinha nenhuma relação com o Brasil. E quando eu entrei na faculdade eu decidi estudar Português. E toda gente disse: “Você é louca”, mas eu sabia que queria isso e procurei.

E também, até o Brasil me convidou, já nos anos 60, para conhecer o Brasil como professora e eu conheci o Brasil de Porto Alegre até o Amapá. Voltei e, como já falei para vocês, depois conheci o Bert Hellinger, deixei a faculdade e entrei estudando para mim mesma o que ele apresentou. Ah, meu Deus, estou agora muito comovida.

Eu viajei o mundo inteiro, também à Índia. Na Índia, conheci brasileiros (Ininteligível.), pessoas do mundo inteiro. Os brasileiros me convidaram para apresentar as constelações e outros trabalhos no Brasil. Me convidaram para vir ao Brasil.

Então, foi em 1989, a primeira vez que os brasileiros... E quem os representou no Brasil foi o Renato, 23 anos, para organizar o primeiro curso aqui no Brasil. E assim, com o Brasil aberto, continuamos aprendendo, experienciando, continuando.

E agora, hoje, maravilhoso, a Sophie... Nossa! Nossa, continuando. E ela publicou livros maravilhosos. E agora, só para lembrar, claro: tem descrição, mas tem descrição e experiência. As duas coisas: experiência e descrição atuam juntas. Isso na constelação. Não é algo que se aprende. Agora, eu sei que tem que ser experienciado e agora descrito em livros maravilhosos.

Então, eu simplesmente digo para os jovens: continuem firmes nessa busca, continuar na vida. É isso. Acho que é isso. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Muito obrigado à Mimansa Farny por suas palavras.

Vamos ouvir a seguir as palavras do Dr. Renato Shaan Bertate, médico docente da Hellinger Schule.

 

O SR. RENATO SHAAN BERTATE - Não tem como não estar emocionado aqui neste momento. Quero agradecer a oportunidade de poder publicamente falar da minha gratidão ao Bert e a esse legado imensurável que ele deixou não só para nós, brasileiros, mas para toda a Terra.

Esse trabalho é um trabalho a serviço da vida em todas as suas dimensões. Os ensinamentos do Bert nos ensinam como nós podemos purificar o nosso amor, amor esse que permite termos uma vida mais plena, mais saudável, mais em harmonia e trazer curas não só a nós, mas à sociedade, à nossa família. É um trabalho a serviço do amor. Portanto, em primeiro lugar, é uma honra poder publicamente agradecer ao Bert por esse trabalho.

Em segundo lugar, também é uma honra poder agradecer à Sophie Hellinger, criadora da Hellinger Schule, por ela ter aberto um espaço tão amoroso em seu coração para nós, brasileiros, dedicando na sua agenda um espaço tão especial para o Brasil e apoiando esse trabalho que cresceu tanto nesses anos todos.

Eu jamais poderia imaginar que, quando organizei o primeiro trabalho de constelação aqui no Brasil, para a Mimansa, sem intenção, nunca imaginei que esse trabalho pudesse alcançar toda essa dimensão.

Eu organizava os trabalhos para a Mimansa porque eu estava em busca de mim mesmo e era um presente poder receber no Brasil pessoas que tinham condição de acrescentar algo a minha jornada pessoal. Eu confesso que fazia esses trabalhos interessado, em primeiro lugar, em mim, porque eu estava nessa busca de mim mesmo.

Como ela disse, eu era um menino que acabava de se formar em Medicina com 23 anos e, portanto, encontrar a Mimansa nessa época, imediatamente me fez ter a percepção que eu tinha muito a receber estando próximo dela e de tudo aquilo que ela trazia do mundo aqui para o Brasil.

Portanto, também é uma honra e me sinto abençoado de poder agradecer a Mimansa publicamente aqui com todos vocês e agradecer a ela por tudo que ela fez não só por mim, mas por todo o povo aqui no Brasil, em especial com os trabalhos da constelação, ao qual ela se dedicou incessantemente desde essa época. E também agradecer o carinho especial que ela tem pelo Brasil e o quanto através desse carinho ela veio se dedicando cada vez mais a todos nós.

Portanto, muito obrigado, Mimansa. E eu quero dizer que esse amor que você, que a Sophie têm dedicado a todos nós, que o Bert dedicou a todos nós vindo tantas vezes ao Brasil, permite que esse trabalho hoje se expanda de forma firme, legítima, autêntica, ajudando e beneficiando milhares, milhares e milhares de pessoas em muitas áreas.

Eu pessoalmente acredito que esse trabalho cresceu tão rapidamente antes de mais nada pela sua força própria, pela sua legitimidade a serviço da vida. Mas não acredito que isso seria possível sem ter atrás essa constante força que o Bert dedicou, à presença da Sophie com a criação da escola Hellinger Schule mundialmente e por ela também abrir o seu coração e dedicar seu tempo, porque com certeza ela é chamada no mundo todo para estar compartilhando todo o seu conhecimento.

E ela ter dado um espaço na sua vida para nós é um grande presente. Muito obrigado, Sophie, de coração. Fico emocionado de poder fazer isso pessoalmente e publicamente. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Muito obrigado. A seguir ouviremos palavras do Dr. Fernando Freitas, médico criador da abordagem da Consciência Sistêmica com Integração da Medicina Psicossomática, Psicoterapia Corporal Neorreichiana e também Constelação Sistêmica. Também é presidente do IBRACS, o Instituto Brasileiro de Consciência Sistêmica, e do IASC, International Academy of Systemic Consciousness.

 

O SR. FERNANDO FREITAS - É uma honra estar aqui. Eu participei do evento do Senado e hoje aqui na Assembleia Legislativa. E a hora que eu vejo o poder das constelações chegar nesse lugar é algo impressionante.

Quando eu olho para Marie Sophie, a Mimansa, e aí eu consigo ver uma série de pessoas atrás, ao redor, que trouxeram essa semente enorme que o Hellinger teve a capacidade de pegar do passado, conduzir para o futuro uma ferramenta. Uma técnica de trabalho que trouxe e traz resultados impressionantes a todos que passam por profissionais sérios e adequados.

A constelação sistêmica é incompleta, é imperfeita como todas as abordagens que existem. Como o próprio Hellinger fala: “Só os incompletos conseguem montar um relacionamento adequado”.

Nós temos um desafio enorme pela frente de conduzir essa ferramenta e trazer mais bagagem, mais força e mais caminhos de atuação. Eu represento aqui, colocando assim, várias pessoas, por exemplo, da área da Saúde.

Eu venho, eu sou médico gastro-cirurgião e eu conheci a abordagem sistêmica depois de passar pela psicossomática, pela psicoterapia corporal neorreichiana e de repente eu encontro essa formação, eu encontro essa ferramenta que mudou radicalmente, primeiro, a minha própria vida.

Como o Renato colocou e como todos nós aqui vamos colocar: o primeiro doente a ser tratado é o médico, e eu tive um resultado impressionante diante desse tipo de trabalho - e olhe que eu venho de muitas e muitas abordagens de psicoterapia. Isso fez algo, uma mudança profunda dentro de mim, e tudo aquilo que faz sentido para mim eu também quero levar isso para o mundo lá fora.

E aí eu tenho uma gratidão profunda ao Bert Hellinger, que pôde conduzir e semear isso. E como dizia lá na carta lá atrás de Pero Vaz de Caminha: “Nesta terra aqui, no Brasil, em se plantando tudo dá”.

E o Hellinger trouxe uma semente impressionante e nós somos um terreno muito fértil, porque eu vejo aqui no Brasil a quantidade de profissionais e de vários institutos que estão crescendo e desenvolvendo em várias linhas e várias áreas com resultados maravilhosos.

Dinâmicas que eu acompanhava lá atrás, que muitas vezes demoravam décadas para conseguir achar um bom resultado, hoje de repente em uma sessão bem conduzida é possível ver as raízes sistêmicas e as soluções que podem sair desse processo. Dinâmicas que fazem pessoas melhorarem de uma hora para outra. Parece mágica, mas não é, ou é.

Talvez eu acredite que seja um tipo de mágica, que todos nós, seres humanos, somos capazes. O Bert Hellinger nos conduziu para esse tipo de trabalho, nos conduziu para esse tipo de formação. Eu vejo essa semente que o Hellinger colocou aqui, e ela foi produzindo muitas árvores. A sensação que dá é que hoje nós somos uma grande floresta, com uma biodiversidade enorme.

Têm vários profissionais que personalizaram esse tipo de trabalho e estão conduzindo em áreas como a própria medicina, que eu falei, na Justiça, na área da Educação. Em todas as áreas onde existem relacionamentos humanos, a constelação sistêmica se torna um grande benefício.

Quando eu vejo, novamente, olhando, a Sophie, a Mimansa, eu vejo vários outros professores, que eu também trouxe dentro do meu coração ensinamentos deles, como o Gunter, o Éber, o Jacob Schneider, e muitos outros professores, que também foram tocados profundamente por esse trabalho.

Eu quero deixar esse testemunho pessoal, familiar e profissional. Tudo isso que o Hellinger trouxe mudou radicalmente a minha vida, de várias formas. Quando eu consigo passar esse mesmo conhecimento, que eu adquiri de todos esses profissionais e todos esses grandes mestres que vieram dessa grande semente do Bert Hellinger, que também se abasteceu em outras abordagens, como todos nós.

Eu tenho uma satisfação profunda em ver que as pessoas podem ter um resultado, uma vida, muito mais saudável. Não só as pessoas: as famílias, as comunidades, quem sabe, o País.

Como a Sophie também falou, se a dinâmica da política deste País puder ter uma visão mais sistêmica, desenvolver essa dimensão, esse nível de inteligência sistêmica, eu tenho certeza de que vão surgir novos caminhos, caminhos muito mais saudáveis.

A base de todo esse trabalho, no fundo, no fundo, é o amor: amor a mim mesmo, amor à minha família, amor aos meus antepassados, amor à vida, amor a todas as pessoas que existem no universo, porque no fundo nós somos sempre uma mesma família.

Eu não consigo imaginar como a gente consegue criar tantas barreiras, tantos preconceitos e tantos problemas. Somos todos iguais. Somos diferentes, mas somos todos iguais, e isso, para mim, a sistêmica me trouxe uma força muito grande.

Eu trouxe duas lembranças. São lembranças aqui que estão ali. Vou pedir para a Halana, senão eu vou ficar caminhando aqui, duas lembranças. Uma, para a Sophie, a outra, para a Mimansa.

São lembranças simples, que têm uma dinâmica do nosso País aí dentro, algo que ajuda a embelezar, hidratar, a deixar cada vez mais lindas as pessoas que já são lindas por dentro e têm uma beleza também por fora, e que têm dinâmicas do nosso País.

Então que levem para vocês essas coisas boas, que o nosso País agradece profundamente tudo aquilo que vocês vieram aqui. Estão semeando, estão ajudando a mostrar cada vez mais esses caminhos, e que nesse País, e não só nesse País, no mundo inteiro, todo esse amor que o Bert Hellinger trouxe e que vocês representam, possam cada vez mais ter um futuro melhor.

Eu faço parte disso. Eu tenho um prazer enorme, acredito que todos vocês, que estão aqui, também fazem parte desse movimento, e que todos vocês, de alguma forma, já devem ter sido tocados pela constelação sistêmica.

Temos um grande desafio pela frente: fazer com que essa abordagem ganhe uma seriedade ética e uma profundidade cada vez maior, para que os resultados cheguem cada vez mais longe.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Obrigado ao Dr. Fernando por suas palavras neste momento, homenageando Sophie Hellinger e também Mimansa Farny. Parabéns. Obrigado, Dr. Fernando.

A seguir, ouviremos palavras de Maria del Mar Gonzalez Franco, psicóloga, fundadora do Instituto Evoluir, trabalha com as constelações familiares desde 2005, formada por Bert Hellinger, Sophie Hellinger e Mimansa Farny, tem parceria com o Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, onde realiza formações.

Por favor, Maria del Mar Gonzalez Franco.

 

A SRA. MARIA DEL MAR GONZALEZ FRANCO - Inicialmente é agradecer mesmo, agradecer a vida, agradecer a oportunidade de estar aqui com tanta emoção.

Eu inicio agradecendo pelas mãos com que eu fui conduzida às constelações, que foi a Mimansa, que amorosamente me conduziu ao Bert, e o Bert me conduziu à Sophie. Então é com muita gratidão, eu só posso dizer isso. E agradecer também por caminhos muito suaves e muito orgânicos, que fomos então convidados e chamados.

É assim que eu sinto, é um chamado para estarmos juntos com o Instituto de Psiquiatria aqui de São Paulo, do Hospital das Clínicas, onde a formação em constelação familiar tem produzido também grandes resultados.

Então, agradecer ao Bert, agradecer a vocês duas, e também uma carinhosa lembrança à Sophie. Obrigada, Sophie. Também, obrigada. E a Mimansa tinha um hábito, nos treinamentos ela falava assim: “Eu vejo aqui muitas flores”, ela falava quando ela começava os treinamentos dela. “Sabe o que eu vejo aqui? Vocês são flores.”

Então, à minha querida Mimansa: obrigada. (Palmas.) Durante tantos anos, nós estivemos juntas, e você, muito generosa, nos conduziu às constelações por muitos caminhos, e a Halana querida, que nessa lembrança nos trouxe até aqui, que é um campo, nós que acreditamos nos campos, imagine o campo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que se soma ao campo das constelações neste momento. Então muita gratidão e que isso possa se expandir como a vida se expande.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - A seguir, ouviremos as palavras de Halana Amorim, bióloga, psicanalista, pós-graduada em gestão ambiental, fundadora da Instituição Constelando por Aí. Trabalha com as constelações familiares desde 2008.

Participou de treinamentos com Bert Hellinger, Mimansa Farnny, Zaquie Meredith e Dr. Fernando Freitas. Hoje é aluna de pós-graduação da Hellinger Schule em parceria com a faculdade Innovar.

Por favor, Halana Amorim.

 

A SRA. HALANA AMORIM - Primeiramente, agradecer ao deputado Carlão Pignatari, que prontamente atendeu o meu pedido em homenagear Sophie Hellinger. Que bom que temos um deputado como o senhor, Carlão, que não está aqui, mas ouvirá esta sessão. Também agradecer ao deputado Alex de Madureira, que representa a Assembleia, a Presidência em exercício, por estar aqui conosco.

Agradecer a presença de todos, presentes e online. A banda, essa banda que nos trouxe o nosso Hino. E também a esta Casa, eu aprendi com vocês, professores, que a Casa também tem uma alma. Esta Casa tem uma alma e essa alma foi aberta para as constelações hoje.

Querida Sophie Hellinger, que honra para nós poder recebê-la e homenageá-la. A honra é nossa. Cada vez que participo de aulas, seminários com você, eu fico cada vez menor. Ontem mesmo tivemos uma aula com Sophie e eu fiquei menor, ainda menor, e muito grata por poder estar com você. É tanta expansão, aprendi em uma aula com o Renato, quando expande ficamos menor, não é, Renato? E eu estou experimentando tudo isso sempre.

Eu vou contar brevemente o porquê de homenagear Sophie Hellinger. Todos sabem aqui, mas quem está em casa não sabe, quem vai assistir a esta programação da Alesp também não. Então que chegue isso, um pedacinho disso, um cisco. Eu sou só um cisco nessa história toda.

Em 2007, eu estava em um momento muito difícil. Minha mãe, Iara, que está aqui, indicou Del Mar Franco, aqui presente, que é a fundadora do Instituto de Psicologia. E ela me apresentou as constelações familiares de Mimansa. Aí eu não saí mais.

Eu comecei os treinamentos com Mimansa e eu segui Mimansa, eu persegui Mimansa. E comecei a fazer parte disso. Entrei nesse universo e não saí mais. Fiz transformações, como já foi dito. Dr. Fernando, que está aqui, com os (Inaudível.) e agora pós na Hellinger Schule. Eu sou da G7. Tem muitos da G7 aqui? E todos vocês estão aqui comigo e fazem parte. Nós somos da G7.

Em 2014, conheci Bert Hellinger e Sophie em um seminário aqui em São Paulo. No final desse seminário eles nos ofereceram mais uma horinha com Bert e Sophie. Aí os inscritos fariam parte da Hellinger Member Chat. Eu me inscrevi. Era um bate-papo com Bert e Sophie em um grupinho menor.

Aí Bert, no final, disse que poderíamos fazer um pedido em um papelzinho e deixar ali, numa caixinha em cima do palco. E eu pensei, sabia o que pedir, mas eu já estava, já trabalho há muito tempo na política, há 40 anos ou mais, e eu estava no Governo do Estado, já trabalhando com as constelações também.

Eu não sabia, mas sabia, que eu estava diante de um avatar, Bert Hellinger. Aí eu pensei: bom, eu estou dentro da política e amando esse novo universo das constelações que me foi apresentado por Mimansa.

E o meu pedido foi juntar essas duas coisas, levar as constelações para a política. Inclusive, deputado, eu me candidatei até a vereadora com esse objetivo. Nesse mesmo ano de 2014 eu ofereci a Bert Hellinger a homenagem como cidadão paulistano, pedido acolhido pelo vereador Mario Covas Neto.

Essa honraria foi pela votação. A ideia era entregarmos ao Bert no ano seguinte, quando ele viesse de novo para São Paulo, porque ele vinha uma vez por ano, não é isso? Então estava tudo certo e organizado para isso. Mas um vereador votou contra, e aí não conseguimos. E aquilo ficou paralisado, e eu também fiquei paralisada.

Mas era preciso esperar. E eu aprendi isso semana passada com o Dr. Renato numa live, a espera. Gratidão. Esses mestres. Em 2018 enquanto eu arrumava umas pastas aquela autorização assinada pela Bert Hellinger, que fazia parte de toda uma documentação necessária para essa homenagem, caiu ali no meu colo. Eu tomei o ar, não é Mimansa? Não é, Sophie? Eu falei: “Ok, vamos fazer de novo.”

Sim, vamos fazer. Procurei novamente o vereador e ele novamente disse sim. E dessa vez eu fiz diferente: Falei com cada vereador que não conhecia a obra de Bert. E em agosto de 2019 todos os vereadores de São Paulo disseram sim a Bert Hellinger. E em 2019, como iria acontecer o Hellinger Camp, eu decidi que levaria essa homenagem para ele, lá na Alemanha, e assim eu fiz.

Sophie, eu nunca tinha saído do Brasil e eu fui parar lá. E eu recebi tanto, tanto. Me inscrevi em um curso apenas, não dava para ficar no “camp” todo. Eu não conhecia “Cosmic Power” e eu me inscrevi no seu curso.

E no trem, no caminho de Munique para Bad Schandau, deputado, eu fui relembrando de toda essa história. E eu fui me dando conta que o meu pedido lá atrás, em 2014, estava sendo realizado e eu chorei de felicidade no trem. A espera é necessária.

Bert havia deixado o corpo há pouco dias, em 2019, e quando eu cheguei, eu ganhei um dos presentes mais preciosos da minha vida: o Hellinger Camp, eu pude ficar. Entreguei a homenagem ao Bert através da Sophie. Deparei-me com Sophie Hellinger naquele palco.

Deputado, o marido dela tinha falecido há poucos dias e era um evento grande, mundial, e ela estava li inteira, plena. Manteve toda a programação divinamente, literalmente divinamente, com toda a entrega. E eu pensei: “Que mulher é essa?”

E ainda teve a generosidade de providenciar um ônibus para que todos pudéssemos nos despedir de Bert Hellinger, nos levando até o cemitério. O pai das constelações familiares. E nós nos despedimos do corpo de Bert, que para mim é um avatar e um avatar é imortal.

Sophie, querida, eu recebi tanto, tanto, tanto. Foi um presente espiritual, o maior presente. E aqui, seguimos numa das leis, o equilíbrio entre dar e o tomar: eu recebi e continuo dando, na medida do que eu posso, o meu melhor.

E aqui agora nós fazemos essa homenagem à Sophie, a mãe das constelações familiares. Cada vez que participa de um seminário, fico menor e agradeço.

Querida Sophie, que bom que você escolheu o Bert. Bert, que bom que você escolheu a Sophie. Vocês são os melhores para nós e para o mundo.

À nossa avatar Sophie Hellinger! Olha que honra poder estar nessa encarnação e fazer parte disso, para todos nós. E eu agradeço os meus pais, que me deram a oportunidade de estar aqui. E ontem, Sophie, numa aula, disse assim: “Decisão sem ação não faz nada.” E eu adorei isso. Renato também ensina isso, decisão e ação.

Sophie, querida, muito obrigada por nos permitir apreciar a sua presença aqui conosco. É um privilégio nosso poder homenageá-la, o privilégio é nosso. Deputado, ela está aqui presente com a gente, mas ela também está no mundo todo, e assim são os avatares.

Eu vejo você e te agradeço por isso, pois eu aprendi a ver com você, com Mimansa e com todos esses professores. Gratidão eterna. E, como dizia Bert, eu sigo com entusiasmo e à disposição.

Um “gratidão” a todos, à minha família que está aqui, meus filhos, meus netos, todos que virão, muito obrigada. Thais, querida, obrigada pelo apoio cerimonial e a todos os funcionários, todos que fazem parte.

Muito obrigada.  (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Muito obrigado, à Halana Amorim, por suas palavras. Neste momento, o deputado estadual Alex de Madureira, juntamente com a Halana, representando a instituição Constelando por Aí.

Também chamo aqui a Thais Stetner, para que proceda à entrega de uma homenagem à senhora Sophie Hellinger. São duas placas. Uma no idioma português, outra no idioma alemão. Os dizeres da placa são:

“Homenagem especial. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio de seu presidente, deputado Carlos Pignatari, e “Constelando por Aí com Halana Amorim”, homenageiam Sophie Hellinger, por sua contribuição à humanidade, com as constelações familiares.”

Parabéns, mais uma homenagem sendo entregue, neste momento, à senhora Sophie Hellinger.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - A seguir, mais uma homenagem. Novamente, o deputado Alex de Madureira, juntamente com Halana Amorim, e também com Thais Stetner, agora entregam uma homenagem, uma placa de menção honrosa à senhora Mimansa Farny, pelo seu significativo trabalho, abrindo as portas para a Constelação Familiar no Brasil, sendo a pioneira na formação de profissionais de constelação familiar deste País. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS SALOMÃO - Parabéns à senhora Mimansa Farny. Mais uma vez, obrigado ao deputado, obrigado à Thais. Também, o meu muito obrigado à Halana. A seguir, nós teremos palavras de agradecimento da homenageada Sophie Hellinger. Por favor.

 

A SRA. SOPHIE HELLINGER - (Pronunciamento em língua estrangeira)

 

O SR. TRADUTOR - Eu estou verdadeiramente envergonhada. Eu estou muito comovida. Eu peço a essa grande força, que me permite sempre ficar bem embaixo, para que eu possa servir, da melhor forma possível, porque a Constelação Familiar, como eu sempre digo, está, pelo menos, 30 anos mais avançada que os tempos de hoje. Mas, quem sabe, não tenha chegado a hora para um salto quântico em direção ao futuro?

Eu estou pronta para servir, bem embaixo, e agradecer a todos que nos ajudam. E estou pronta para continuar aprendendo. Ser mestre numa disciplina significa, somente, continuar trabalhando e sendo aluno na próxima disciplina. É exatamente isso o que quero fazer durante a minha vida toda.

Muito obrigada pelo tempo. Muito obrigada por esse espaço maravilhoso. E muito obrigada ao senhor Alex de Madureira, aos seus pares e à sua família. Eu ficaria muito feliz em poder convidá-lo, talvez semana que vem, durante uma horinha, de quinta a domingo, de participar de um de nossos cursos. E, se puder, até com toda a sua família. Seria uma imensa honra para mim.

Muito obrigada a todos.

Muito obrigada.

Muito obrigada ao Bert.

Muito obrigada a todos vocês, por tudo isso ter sido possível. (Palmas.)

 

A SRA. - Para o encerramento desta sessão solene, ouviremos as considerações finais do deputado estadual Alex de Madureira.

 

O SR. PRESIDENTE - ALEX DE MADUREIRA - PL - Só agradecer. Agradecer a todos os presentes, agradecer ao presidente desta Casa, deputado Carlão Pignatari. Agradecer à Sophie pelas palavras, pelo convite.

Com certeza, nós estaremos juntos. Depois eu vou procurar a Halana e vou me informar direitinho dos horários e das datas, para podermos estar juntos.

Muito, muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, eu agradeço às autoridades, à minha equipe de trabalho, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, de fotografia, do serviço de Atas, do Cerimonial da Assembleia Legislativa de São Paulo, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp, e das Assessorias Policiais Militar e Civil desta Casa, bem como de todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito dessa solenidade.

Está encerrada esta sessão solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 43 minutos.

 

* * *