http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE FEVEREIRO DE 2020

8ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Coloca em votação requerimento de alteração da Ordem do Dia. Anuncia o item primeiro da pauta: PL 508/19. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de preferência para apreciação do PL 961/19. Coloca em votação e declara aprovado o PL 961/19, restando prejudicado o PL 508/19. Informa o item segundo da pauta: PL 976/19.

 

2 - CARLOS GIANNAZI

Solicita a suspensão da sessão por dois minutos, por acordo de lideranças.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h06min; reabrindo-a às 19h13min.

 

4 - GIL DINIZ

Informa que foi acordado entre as lideranças que seriam dadas duas horas de discussão para o PL 976/19, a ser retomada após o Carnaval.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que o projeto do deputado Altair Moraes também será pautado após o Carnaval.

 

6 - EDNA MACEDO

Para comunicação, solidariza-se com o pronunciamento do deputado Campos Machado, a respeito do assédio do PSDB a prefeitos de outros partidos. Considera uma vergonha e falta de respeito com estes partidos.

 

7 - TENENTE NASCIMENTO

Para comunicação, agradece a aprovação do programa Ronda Maria da Penha, cujo objetivo é atender as mulheres vítimas de violência após as ocorrências. Destaca a assistência social, de saúde e jurídica apresentadas no projeto. Afirma que o mesmo irá conter a escalada da violência. Agradece a todos os deputados e ao presidente desta Casa.

 

8 - HENI OZI CUKIER

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 1 - Votação adiada do Projeto de lei no 976, de 2019.

Há sobre a mesa requerimento a fim de inverter a Ordem do Dia para que a matéria constante no item 2, Projeto de lei no 508, de 2019, passe a constar como item 1, renumerando-se o item 1, Projeto de lei no 976, de 2019, para o item 2.

Em votação o requerimento. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento.

Item 1 - Em discussão o Projeto de lei no 508, de 2019, em anexo com o Projeto de lei no 961, de 2019, do deputado Nascimento. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa requerimento de preferência para o Projeto de lei no 961, de 2019.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o Projeto de lei no 961, de 2019, com parecer favorável do congresso de comissões.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o Projeto de lei no 508, de 2019.

Item 2.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, queria pedir a suspensão da sessão por dois minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pergunto se existe acordo de todos os líderes do plenário para a suspensão por dois minutos. Havendo acordo, estão suspensos os nossos trabalhos por dois minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

 - Suspensa às 19 horas e 06 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 13 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Reaberta a sessão.

Item 2 – Discussão e votação do Projeto de lei nº 508, de 2019. Em discussão.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL – Pela ordem, Sr. Presidente. Mais um minuto de suspensão dos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Para falar contra, o nobre deputado Carlos Giannazi.

Não existia acordo, deputado?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL – Pela ordem, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Pela ordem, deputado Gil Diniz.

 

O SR. GIL DINIZ - PSL – Presidente, houve um acordo aqui entre as lideranças para dar por duas horas por discutido, são seis horas o tempo regimental. E, deixar a discussão para depois do Carnaval.

Então, duas horas por discutido.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Então, existe um acordo proposto pelo deputado Gil Diniz, para dar por duas horas discutido. E, com isso, não continuaremos a discussão, voltando a discussão desse projeto para depois do Carnaval.

É isso?

 

O SR. GIL DINIZ - PSL – Correto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Perfeito. Do mesmo jeito que existia um acordo aqui com o deputado Altair. Se não me engano, foi com o deputado Caruso e outros parlamentares para que também o projeto do deputado Altair voltasse depois do Carnaval.

É por isso, inclusive, que nós não colocamos o projeto na pauta de hoje.

Então, concretizado o acordo, todos os líderes concordam com o acordo? Existe algum líder que não concorda com o acordo proposto?

Deputado Ed, não concorda? Concorda.

Então, todos concordam. Então, está fechado o acordo.

Deputada Edna Macedo, para uma comunicação tem a palavra.

 

A SRA. EDNA MACEDO – REPUBLICANOS – Pela ordem, Sr. Presidente. Para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Tem a palavra Vossa Excelência.

 

A SRA. EDNA MACEDO – REPUBLICANOS – PARA COMUNICAÇÃO - Eu gostaria de me solidarizar com o nobre deputado Campos Machado, quando ele falou desta tribuna a respeito do assédio moral do PSDB com os prefeitos de outros partidos.

Nobre deputado Campos Machado, meu amigo, você tem a minha solidariedade e eu não sou covarde. Eu sou valente e corajosa. Estou contigo.

Porque não é só com o PTB, não. Isso é uma vergonha. O PSDB precisa ter um pouquinho de, como se fala, óleo de peroba para colocar no rosto, porque é muita cara de pau fazer uma coisa dessas. Falta de respeito com os outros partidos. Fica aqui o meu desagravo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para uma comunicação, deputado Tenente Nascimento.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, demais deputados, nossos pares, quero, aqui, agradecer pela aprovação do nosso projeto, o projeto “Patrulha Maria da Penha”, um programa que vem, realmente, atender às mulheres vítimas dessa violência após a ocorrência.

Juntamente com o governo do estado estaremos ali para que venha assistente social, assistência de saúde, assistência jurídica e que possamos, realmente, conter essa escalada muito grande da violência contra as nossas mulheres.

Muito obrigado a todos, principalmente à Presidência, que muito nos apoiou nesse projeto. Obrigado a todos os pares e que Deus abençoe esse parlamento.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Queria pedir o levantamento da sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental o pedido de V. Exa., só lembrando a todos os parlamentares que semana que vem teremos, sim, nossos trabalhos.

O deputado Daniel José tem uma pergunta aqui, só lembrando, Daniel, não é... O acordo foi firmado para que esses dois projetos retornem depois do Carnaval, mas isso não quer dizer que a Assembleia não tenha trabalho semana que vem, com outros temas. Estaremos aí, firmes e a postos.

Havendo acordo das lideranças, estão levantados os nossos trabalhos.

Boa noite a todos.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 17 minutos.

           

* * *