http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE MAIO DE 2019

18ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, informa que deverá ser realizado, em 30/05, ato contra o contingenciamento de verbas da Educação. Acusa o governo federal de tentar censurar os professores.

 

3 - JANAINA PASCHOAL

Solicita a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

4 - CAMPOS MACHADO

Questiona o motivo do pedido de suspensão da sessão.

 

5 - JANAINA PASCHOAL

Explica a razão pela qual fez o requerimento de suspensão dos trabalhos.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido da deputada Janaina Paschoal e suspende a sessão, com anuência das lideranças, às 19h07min, reabrindo-a às 19h14min. Coloca em votação o PL 91/19. Dá conhecimento de emenda aglutinativa ao projeto. Coloca em votação consulta às lideranças, para que seja dado conhecimento da íntegra e votada a emenda aglutinativa ao PL 91/19, sendo dispensada a sua leitura.

 

7 - CAMPOS MACHADO

Solicita a publicação da emenda aglutinativa ao PL 91/19.

 

8 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Determina a publicação, no "Diário Oficial", da emenda aglutinativa ao PL 91/19, ficando adiada a votação. Coloca em discussão o PL 183/19.

 

9 - GILMACI SANTOS

Requer a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, por acordo de lideranças.

 

10 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h15min, reabrindo-a às 19h23min.

 

11 - DOUGLAS GARCIA

Para comunicação, parabeniza a deputada Valeria Bolsonaro por ter visitado os espaços ligados ao PL 91/19. Dispõe-se a receber denúncias de alunos impedidos de entrar nas salas de aula, durante o ato citado pelo deputado Carlos Giannazi.

 

12 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, informa existir um diálogo entre os parlamentares para chegar a um entendimento quanto aos projetos em tela na presente sessão. Critica o presidente Cauê Macris por, a seu ver, não acatar a decisão das lideranças.

 

13 - CAMPOS MACHADO

Solicita a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, por acordo de lideranças.

 

14 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defende-se das críticas feitas pelo deputado Campos Machado. Defere o pedido e suspende a sessão às 19h31min, reabrindo-a às 19h36min.

 

15 - CARLÃO PIGNATARI

Para comunicação, informa que houve entendimento entre as lideranças para que se desse por discutido por uma hora o PL 183/19.

 

16 - CARLÃO PIGNATARI

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

17 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Agradece a compreensão das lideranças partidárias. Dá conhecimento de entendimento para que sejam votados projetos na sessão ordinária de 04/05. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Para fazer uma comunicação, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência tem a palavra.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, primeiro dizer que nós amanhã estaremos nas ruas contra os cortes da área da Educação, cortes criminosos promovidos pelo Governo Bolsonaro, cortando no ensino superior, cortando a Educação básica.

E, para piorar a situação, ontem, o advogado geral da União, nomeado pelo Bolsonaro, foi ao Supremo Tribunal Federal pedir autorização para que a polícia fiscalize os professores.

Um absurdo, Sr. Presidente: introdução da censura, da mordaça e agora da polícia nas universidades públicas. Por tudo isso é que nós estaremos nas ruas do Brasil inteiro amanhã.

Aqui em São Paulo a manifestação vai ser no Largo da Batata, nós vamos ter várias manifestações lá, começando às 14 horas, às 16 e às 15 horas, não só com estudantes, não só com professores, com os servidores da Educação, mas com todas as pessoas que estão nessa luta.

Porque a luta é em defesa da Educação pública; não é uma luta só dos alunos e professores, mas é uma luta de toda a sociedade. Então, é um dia muito importante amanhã. Dia 30 é o dia em defesa da Educação, contra os cortes criminosos do Governo Bolsonaro e do seu “sinistro” da Educação, cortando numa área essencial, que tem a ver com o desenvolvimento do Brasil.

Esses cortes também afetam a ciência, a tecnologia, a pesquisa e, sobretudo, os hospitais universitários.

Então, era isso, Sr. Presidente, que eu gostaria de dizer.

Amanhã, dia 30, todas as pessoas nas ruas, contra, em defesa da Educação pública gratuita e de qualidade.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputada Janaina.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Requeiro a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pergunto se existe anuência dos líderes para suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, eu só queria saber...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Campos Machado, pela ordem.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - A razão da solicitação da nobre deputada Sra. Paschoal.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Janaina Paschoal, com anuência do líder Gil Diniz, que requer a suspensão, o deputado Campos Machado requer saber o motivo da suspensão.

 

A SRA. JANAINA PASCHOAL - PSL - Existe um debate, Excelência, em torno da oportunidade de se iniciarem as discussões em torno do PL 183, porque alguns colegas gostariam de ter mais tempo para amadurecer o posicionamento, seja com visitas, seja com reuniões e estudos.

Esse é o motivo, Excelência.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Concordo, Sr. Presidente. Concordo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo acordo entre lideranças, estão suspensos os nossos trabalhos por cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 07 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 14 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Votação do Projeto de lei nº 91, de 2019, de autoria do Sr. Governador, autorizando a Fazenda a conceder o uso de área que especifique, e dar outras providências correlatas.

Em votação o projeto. Há sobre a mesa uma emenda aglutinativa com o número regimental de assinaturas dos Srs. Líderes, nos termos do Art. 175, inciso IV do Regimento Interno.

Esta Presidência, no termo do Art. 175, § 1º do Regimento Interno, consulta se os Srs. Líderes presentes concordam em dar conhecimento e colocar em votação a emenda aglutinativa.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Requeiro a publicação da emenda aglutinativa.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência. Nos mesmos termos, esta Presidência determina a publicação do texto resultante da fusão.

Item nº 2 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 183, de 2019.

Está inscrito para falar contra o projeto o deputado Carlos Giannazi. O deputado Giannazi abre mão da fala? Convidei V. Exa. para utilizar a palavra.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sr. Presidente, peço a suspensão dos  trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pergunto aos Srs. líderes presentes no plenário se concordam com a suspensão dos trabalhos por mais cinco minutos. Havendo concordância, estão suspensos os nossos trabalhos por mais cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 15 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 23 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Com a palavra o orador, deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - Pela ordem, Sr. Presidente. Enquanto o orador se encaminha, gostaria de fazer uma breve comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência tem a palavra para comunicação.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu gostaria de comunicar esta Casa que a deputada Valeria Bolsonaro, representando praticamente a Assembleia, visitou os locais de acordo com o que é previsto pela aglutinativa, onde os judocas e todos aqueles esportistas que hoje se encontram no Ginásio do Ibirapuera estão veiculados a participar, a se estabelecer, todo o alojamento, etc.

A deputada Valeria Bolsonaro foi visitar esses locais, Baby Barioni, a Etec que fica na Marginal Tietê, dentre outros locais também. Gostaria apenas de parabenizar essa atitude da deputada Valeria Bolsonaro porque ela se preocupou em saber se de fato esses judocas, esportistas de vôlei, dentre tantas outras modalidades serão bem tratadas e terão esse atendimento com um projeto futuro 100% garantido com essa aglutinativa que está chegando. Então ficam aqui registrados meus parabéns à deputada Valeria Bolsonaro.

Aproveitando também, gostaria de comunicar a esta Casa que, assim como aconteceu, 15 dias atrás, o tsunami da doutrinação, amanhã vem o tsunami da doutrinação 2.0. Já quero dizer que as portas do meu gabinete servirão como uma central de denúncias da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para todos aqueles que tiverem o seu direito de estudar violado, transgredido por aquele doutrinador que impedir o estudante de entrar na sala de aula. Podem entrar em contato conosco que a primeira coisa que nós faremos é representá-lo no Ministério Público, pedir processo administrativo disciplinar e sindicância.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, com a anuência do deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Com a anuência do deputado Carlos Giannazi, tem a palavra para uma comunicação, o deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente deputado Cauê Macris, com todo respeito a V. Exa., o deputado Carlão Pignatari construiu um acordo e, embora não seja satisfatório para mim, por exemplo, eu cedi. Vossa Excelência quer ser mais realista que o rei? Foi feito um acordo, Sr. Presidente.

Está certo, tem que passar por V. Exa., estou aqui há 28 anos, sei que V. Exa. é o senhor da pauta, só que eu acho que esse acordo foi construído com bom senso, com boa vontade, com cessão de parte a parte.

O que vai acontecer? Nós vamos continuar aqui, e para mim não tem problema nenhum. Como dizem os boêmios da cidade, a noite é uma criança. Nós vamos ficar aqui, nenhum problema. Agora, em compensação, nós vamos deixar de fazer um acordo pacífico em relação a outro projeto que nós somos contra.

Eu requeiro a V. Exa., com a anuência dos demais líderes e, se possível, a anuência do orador, que nós possamos ter um tempinho para finalizar esse acordo, Sr. Presidente. Em certas situações, deputado Gil, não vale a gente ser radical. Não se constrói nada... Peço a V. Exa., com concordância do deputado Giannazi, do deputado Carlão Pignatari e dos demais líderes, mais cinco minutos para a gente resolver essa pequena pendência que não vai influir em nada nos resultados que esta Casa almeja.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Campos, antes de consultar se os líderes concordam com a suspensão, quero só fazer uma pequena colocação. Se tem um deputado pacifista na Assembleia Legislativa, sou eu. Eu sempre fui um presidente que tenta acalmar os ânimos, juntar as convergências de ideias. Tenho tentado fazer isso com projetos de deputados, e todos os líderes são testemunhas que eu aguentei uma discussão de três horas para não dar em nada em relação aos projetos de deputados.

Esta semana, terminamos o Colégio de Líderes, infelizmente, sem nenhum acordo, sem nenhum entendimento de pauta, zero, por falta de entendimento. Agora, quero deixar uma coisa clara: isso não quer dizer que eu posso aceitar que os líderes se reúnam aqui na minha frente, tomem a decisão e depois venham aqui para que eu seja um carimbador de acordo de todos os líderes. Só para deixar claro: eu não sou presidente para ser carimbador de acordo de líder aqui, em momento nenhum, deputado Campos.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Jamais eu pensei isso, jamais.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O que eu fiz foi uma simples sugestão: diante de todo o acordo, ao invés de a gente votar o projeto na sessão extraordinária de terça-feira, votemos o projeto... Até diante da linha do deputado Heni, por economicidade processual, que a gente vote o projeto na sessão ordinária.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Mais isso nesta Casa agora, economicidade processual.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Foi só esse pedido que eu fiz, e V. Exa. não concordou com o meu pedido. É legítimo, V. Exa. tem direito, V. Exa. é líder, mas eu tenho certeza de que a grande maioria dos líderes concorda com a sugestão que eu fiz. Eu vi, até olhando na cabeça e no aceno dos líderes aqui, que a grande maioria concorda que a gente faça essa votação na sessão ordinária. Foi só esse o pedido que eu fiz.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Permita-me, deputado Cauê Macris. Eu sou muito tradicional em certas coisas. Eu sou tradicional quando se tem um hábito. Esses projetos iguais ao PL do ginásio sempre foram votados em sessão extraordinária. Por que é que nós vamos inverter? Eu sei que V. Exa. queria atender a todos, mas acho que não podemos romper certas tradições da Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Campos Machado, só quero deixar claro aqui.... (Falas sobrepostas.)

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu não presido a Casa. Vossa Excelência faz aquilo que achar melhor.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência não me deixou concluir a minha linha de raciocínio. Eu não estou aqui para defender projeto A, nem B, nem C. Eu gostaria de estar votando projetos. Acho que o papel do plenário, do Legislativo, é que a gente delibere matérias.

Eu quero votar projetos de deputados, eu quero votar projetos do governo, eu quero que o debate venha, eu quero melhorar os projetos, como foi feito nesse projeto, com uma emenda aglutinativa do Legislativo que solucionou a grande maioria dos problemas.

E eu acho que votar na ordinária de terça-feira dá a possibilidade de, na extraordinária, discutir outras matérias relevantes para o estado de São Paulo. É apenas essa a posição que eu tenho como presidente.

Agora, se os líderes não concordarem em fazer o acordo, não tem problema nenhum. Estão todos os deputados aqui, gente. Vamos fazer a discussão. O projeto está colocado, é fazer a discussão.

Agora, atendendo ao pedido do deputado Campos Machado, questiono os líderes se concordam com a suspensão, por cinco minutos, dos trabalhos. Concordando, estão suspensos os nossos trabalhos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 31 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 36 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Havendo acordo de lideranças para se dar por discutida uma hora o PL 183, eu gostaria de pedir o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Eu agradeço a compreensão de todos os líderes, inclusive do deputado Campos Machado, pela cessão e deferência. Então, o combinado ficou de nós votarmos esse projeto na Ordem do Dia, antes das 19 horas, na terça-feira. Perfeito?

Havendo acordo entre as lideranças, consulto os líderes se existe acordo para o levantamento da presente sessão. Havendo acordo, está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 37 minutos.

           

* * *