http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

6 DE MAIO DE 2019

4ª SESSÃO SOLENE CELEBRAÇÃO DO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

 

Presidência: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Celebração do Dia do Profissional da Contabilidade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê justificativas de ausência de diversas autoridades.

 

4 - EDIR SALES

Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta o deputado Itamar Borges, os membros da Mesa e os presentes nesta solenidade. Destaca o seu orgulho em voltar a falar nesta tribuna, após dois mandatos. Parabeniza todos os profissionais da contabilidade presentes. Lembra que as comemorações por este dia iniciaram-se em sessão solene na Câmara dos Vereadores. Destaca a importância da categoria no desenvolvimento da economia do País, garantindo a saúde financeira das empresas. Cita parceria com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, presidida pelo deputado Itamar Borges. Ressalta a necessidade de parceria do Poder Público e as empresas e da valorização da classe. Esclarece que a contabilidade é uma ciência que contribui para o aprimoramento da sociedade. Coloca-se à disposição de todos. Entrega uma homenagem ao deputado Itamar Borges. Informa que amanhã será o aniversário de 20 anos do Semanário da Zona Norte.

 

5 - CASTELLO BRANCO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Conta histórias sobre o seu avô. Lembra que o mesmo veio trabalhar em São Paulo, participando dos primeiros grupos de conselhos de contabilistas. Esclarece que foi criado no meio de contabilistas. Cita os quatro livros escritos por seu avô sobre o assunto. Considera uma classe importante, nobre e essencial para o Brasil. Coloca-se à disposição.

 

6 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Cumprimenta os integrantes da Mesa. Agradece Reynaldo pela parceria, juntamente com a frente parlamentar presidida por ele e o apoio da diretoria do Sescon. Saúda as autoridades e demais homenageados presentes. Cita todas as entidades representadas nesta sessão solene. Agradece a presença de todos. Demonstra seu orgulho em trabalhar em prol da categoria dos contabilistas. Informa que a data é comemorada dia 25 de abril, sendo uma das mais tradicionais sessões solenes desta Casa. Diz ser esta profissão uma das mais demandadas do mercado de trabalho, estando entre as seis profissões de nível superior que mais contrataram em 2018. Considera os contabilistas indispensáveis, tanto nos momentos de recessão ou de desafios e oportunidades. Cumprimenta cada diretoria e todos os associados da capital e do interior. Afirma que a categoria trabalha pelo avanço do empreendedorismo e desenvolvimento do País. Diz ser esta uma homenagem para os profissionais, empresas, associações, entidades contábeis, entre outras. Comenta a necessidade de união para aprovação das reformas da Previdência e tributária. Agradece a Sescon e a Aescon. Demonstra seu respeito e admiração por estes profissionais e entidades. Parabeniza os profissionais pelo seu dia.

 

7 - MANUEL DE OLIVEIRA MAIA

Presidente da Fecontesp, saúda o presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, o deputado Itamar Borges, proponente desta solenidade e todas as autoridades presentes. Cumprimenta todas as mulheres presentes, em nome da presidente do CRC. Afirma que a Fecontesp representa as entidades congraçadas nesta solenidade. Considera a atividade de contabilista como indispensável para o empreendimento econômico. Agradece todos os presentes.

 

8 - SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR

Presidente da Fenacon, agradece o presidente Cauê Macris, o deputado Itamar Borges, proponente desta homenagem e todas as autoridades presentes. Diz estar feliz por participar de mais esta merecida homenagem. Afirma que 98% das empresas nacionais de pequeno e médio porte são orientadas por empresas de contabilidade e os outros 2% também tem profissionais da contabilidade. Destaca a eficiência e o profissionalismo dos contabilistas. Considera esta homenagem como um reconhecimento da sociedade. Menciona a proatividade e o profissionalismo da categoria. Diz ser necessária uma simplificação e redução da burocracia para ajudar o desenvolvimento das empresas e do País. Agradece pela oportunidade de participar desta sessão solene.

 

9 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia a exibição de um vídeo institucional sobre o Sescon SP.

 

10 - REYNALDO LIMA JUNIOR

Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, cumprimenta as autoridades presentes. Cita todas as entidades presentes no evento. Lembra que este é o oitavo ano consecutivo desta homenagem, prestadas aos contabilistas pelo dia 25 de abril. Destaca o reconhecimento da categoria por esta Casa. Cita como exemplo a Frente Parlamentar de Empreendedorismo. Esclarece que o Sescon e a categoria contábil abriram um importante canal de diálogo com esta Casa. Agradece o deputado Itamar Borges por abrir as portas desta Casa para homenagear e acreditar nos contabilistas. Lembra que os contabilistas são o elo entre o Fisco e o contribuinte e trabalham como operadores do sistema tributário e fiscal do Brasil, sendo essenciais para desenvolvimento das empresas e do País. Lamenta a burocracia ultrapassada, que engessa o setor produtivo e prejudica a competição internacional. Compara a quantidade de horas gastas com burocracia no Brasil e em outros países. Exalta as dificuldades impostas aos contabilistas. Parabeniza toda a categoria.

 

11 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, anuncia homenagens, com entrega de placas às diversas entidades presentes.

 

12 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Lembra que o seu novo mandato parlamentar completou 52 dias da posse. Agradece o apoio dos amigos e da classe contábil, que o permitiram ter um novo mandato. Coloca-se à disposição das entidades, do setor e dos amigos profissionais da contabilidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Convidamos para compor a Mesa principal o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. Acompanha o deputado Itamar Borges à Mesa, o Sr. Reynaldo Lima Junior, presidente do Sescon e da Aescon-SP; o Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon, e também o deputado estadual Castello Branco.

Compõem a seguir a extensão da Mesa as seguintes autoridades, os homenageados da noite e demais autoridades que muito nos honram com suas presenças: o Sr. Manuel de Oliveira Maia, presidente da Fecontesp, neste ato representando as entidades congraçadas da contabilidade; o Sr. Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-SP, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; o Sr. Marco Antonio de Carvalho Fabbri, vice-presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção Regional, neste ato representando o presidente Carlos Augusto Pires; o Sr. Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; o Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, neste ato representando o presidente Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna; o Sr. João Batista Diniz, presidente nacional da Cebrasse; o Sr. Márcio Massao Shimomoto, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e presidente do Instituto Fenacon, neste ato representando Alfredo Cotait Neto, presidente da Associação Comercial de São Paulo; o Sr. Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Apejesp, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo e o Sr. Joaquim de Alencar Bezerra Filho, vice-presidente de Política Institucional do CFC, o Conselho Federal de Contabilidade, neste ato representando o presidente Zulmir Ivânio Breda, por favor. Todos podem acomodar-se.

Também registramos e agradecemos as presenças dos Srs. Hamilton de Brito Júnior, presidente do Sinfac-SP, o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring do Estado de São Paulo; André Roberto Messias, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba; Oridio Kiyoshi Shimizu, assessor parlamentar do vereador da Capital Aurélio Nomura; Dr. Odilon Luiz de Oliveira Júnior, conselheiro nacional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, representando aqui o presidente Caio Augusto Silva dos Santos; o Sr. Celso Calegari, representando o deputado estadual Cezar, e um agradecimento especial a toda a diretoria executiva, conselheiros fiscais, conselheiros consultivos e diretoria regional do Sescon e também da Aescon-SP.

Com a palavra o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Boa noite a todas e a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, colega deputado, amigos profissionais da contabilidade, esta sessão solene foi convocada pelo nosso presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Cauê Macris, que neste momento se encontra em reunião no Palácio dos Bandeirantes, atendendo à nossa solicitação com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado sob os acordes da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Agradecemos aos integrantes da Camerata da Polícia Militar.

Muito obrigado. Parabéns.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, 11 de maio, às 21 horas pela Net, canal 7, pela TV Vivo, canal 9 e pela TV digital, canal 61.2.

Convido para compor a Mesa, já chega aqui também entre nós, a nossa representante do Legislativo Municipal e que já foi colega nesta Casa, a vereadora Edir Sales. E, vereadora, não só a acolhemos como já concedemos a palavra.

Enquanto a nossa vereadora se posiciona, quero registrar aqui algumas justificativas de ausência que não puderam comparecer, mas mandaram os cumprimentos às entidades e a todos os profissionais da contabilidade pela comemoração do Dia do Profissional da Contabilidade.

Cumprimento do governador João Doria; do vice-governador Rodrigo Garcia; do prefeito Bruno Covas; do secretário da Fazenda Henrique Meirelles; da secretária do Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen; da Sra. Secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência deputada, sempre deputada, Célia Leão; Sr. Antoninho Marmo Trevisan, do Trevisan Negócios; da Sra. Gelse Mankel Rimoli Koch, presidente do Rotary Club São Paulo-Norte; deputado Cauê Macris, que eu já justifiquei, que está no Palácio dos Bandeirantes; deputado federal Baleia Rossi; deputado estadual Jorge Caruso; Léo Oliveira; Jorge Galvão e também do vereador de Santos, Manoel Constantino dos Santos.

Também faço questão de registrar aqui colegas deputados que não puderam estar aqui, mas se fazem representar aqui por suas assessorias: deputado Aprígio, representado aqui pelo Dr. Alexandre, que se faz presente aqui; o deputado Cezar, representado pelo profissional da contabilidade Celso Calegari, que já me registrou ali também.

Também registro aqui. Perdão, viu, Marcos Vinícius, que chegou posteriormente aqui, você me deixa falar, não é? Então está bom.

O nosso diretor do jornal Semanário da Zona Norte, o João Carlos Dias. Aliás, cumprimentar o João Carlos Dias, que sempre cobre os eventos da Assembleia, em especial veio aqui hoje para registrar a comemoração do Profissional da Contabilidade e repercutir do jornal Semanário da Zona Norte aqui da Capital. E que amanhã, amanhã, exatamente amanhã com a presença do secretário da Justiça, Paulo Dimas, terá uma cerimônia de comemoração dos 20 anos do Semanário. Parabéns aí pelos 20 anos do Semanário.

Também representando aqui o nosso presidente da OAB, o Dr. Caio, estarei com ele amanhã em audiência, o conselheiro Walter Henrique, aqui presente também, representando a nossa OAB de São Paulo.

Passo a palavra para a vereadora Edir Sales, sempre deputada desta Casa.

Enquanto a Márcia se dirige, enquanto a Edir se dirige, chega aqui entre nós representando o Conselho Regional de Contabilidade para compor a extensão da Mesa a nossa presidente, Marcia Alcazar. Bem-vinda.

 

A SRA. EDIR SALES - Chegando e falando, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Chegando e falando, Edir.

 

A SRA. EDIR SALES - Sem se preparar muito, mas tudo bem, o importante...

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Aliás, coincidência ou não, Edir, aconteceu isso comigo na Câmara, lembra?

 

A SRA. EDIR SALES - Foi a mesma coisa, exatamente.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Quem estava lá se recorda.

 

A SRA. EDIR SALES - Foi mesmo, olha, sem combinar, sem combinar aconteceu exatamente igual. É uma sintonia total, você vê que a nossa sintonia é plena.  Então, eu quero aqui cumprimentar a todos que estão presentes aqui hoje pela terceira comemoração da contabilidade. A terceira, a primeira foi na Câmara, a segunda foi no Sindcont, agora a terceira para encerrar com chave de ouro na Assembleia Legislativa de São Paulo.

E é sempre um orgulho muito grande voltar a esta tribuna, já que estive aqui por dois mandatos, sempre é para matar as nossas recordações e lembrar dos tempos em que nós pudemos aqui conviver. E eu saí daqui para o nosso querido Itamar Borges poder assumir o posto aqui, muito melhor do que eu. Muito melhor do que eu, com certeza.

Quero aqui cumprimentar o nosso querido presidente da Mesa, nosso deputado estadual Itamar Borges, em nome de quem eu cumprimento a todos os membros da Mesa, porque a todos os membros que já mencionados pelo nosso querido deputado Itamar Borges.

Quero aqui parabenizar todos os profissionais da contabilidade presentes na noite de hoje na pessoa dos queridos deputados Itamar Borges e Reynaldo Lima Junior, que é o presidente do Sescon/Aescon. Nosso querido amigo Reynaldo, que agora assumiu recentemente e já mostrou a que veio.

Eu quero também dizer que ambos assumiram neste ano um novo mandato para a alegria dos contabilistas e aprimoramento da classe contábil. A nossa sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo tradicionalmente inicia as comemorações nessa data tão importante e hoje temos mais um encontro aqui na Assembleia, porque a contabilidade merece muitas noites de homenagem.

É gratificante quando os 523 profissionais brasileiros, sendo mais de 151 apenas no estado de São Paulo, recebem o reconhecimento pelo importante papel que desempenham na sociedade. Em um momento em que precisamos desenvolver a economia do nosso País e com isso gerar mais emprego, vocês atuam como peça-chave para garantir a saúde financeira das empresas. Um bom exemplo disso é a parceria das entidades congraçadas da contabilidade com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, muito bem presidida, criada pelo nosso querido deputado Itamar Borges.

A avalanche de informações que o governo exige das empresas é um indicativo de que não basta que o governo exige, é um indicativo de que essas empresas realmente têm cada vez mais um aprimoramento muito grande, técnico e é necessário que o contabilista compreenda e tenha a habilidade de comunicar-se dentro e fora da organização visando adaptar tais exigências.

É neste momento que nós do Poder Público trabalhamos de mãos dadas com cada um de vocês. Um exemplo dessa parceria é a nossa luta por conta do desenquadramento das sociedades uniprofissionais. Que luta, hein? E que luta!

Estivemos juntos recentemente com o secretário Philippe Duchateau, que eu tenho certeza que vai encaminhar as nossas reivindicações, que ficamos de voltar para uma segunda reunião com esse novo secretário. Inclusive, está aqui o presidente, o vice-presidente do CRC, que estava junto com a gente naquela reunião e vários representantes aqui.

O trabalho profissional da contabilidade possui caráter social elevado e é fundamental que continuemos nossa jornada para valorizar cada vez mais a nossa classe. A contabilidade é muito mais do que uma questão burocrática, a contabilidade é uma ciência e, como tal, contribui muito para o aprimoramento da nossa sociedade.

Ter uma data para celebrar é, sem dúvida, uma grande emoção. Porém, mais importante do que isso, é que cada um de vocês esteja preparado para as mudanças, como já estão, cada dia mais preparados para as mudanças que estão vindo a cada dia mais, participando ativamente das lutas e contribuindo para as transformações que o nosso País atravessa.

Contem sempre comigo, no gabinete. Eu sei que vocês têm dois gabinetes, um aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo e o outro, na Câmara Municipal de São Paulo, e sempre em união e trabalhando cada um pensando melhor no outro.

Quero aproveitar aqui - e como eu fiquei devendo – ele esteve na nossa solenidade, nosso querido Itamar Borges. Eu fiquei devendo a homenagem a ele, o troféu, uma placa a ele. E eu prometi que hoje entregaria ao nosso querido deputado Itamar Borges.

Por favor, vem até aqui para poder receber a nossa homenagem. É, sempre tempo, não é? Não é tempo sempre?

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. EDIR SALES - Muito obrigada, gente. Obrigada, obrigada.

Como eu sempre quebro o protocolo, sempre eu quebro o protocolo, eu quero aqui lembrar que amanhã é aniversário de 20 anos do Semanário da Zona Norte. Estaremos lá, se Deus quiser, amanhã.

Parabéns ao Semanário. Parabéns a todos aqueles que fazem a diferença nesse jornal tão importante.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado, vereadora Edir Sales. Obrigado pela homenagem, que eu já recebi verbalmente lá na Câmara e recebo agora aqui de suas mãos. Muito obrigado mesmo.

 E já passo na sequência a palavra para o meu colega desta Casa, nome fácil de fazer referência, não é? Bisneto do nosso Castello Branco, o deputado Castello Branco. Aliás, tem história e familiares profissionais de contabilidade que ele ainda está buscando, mas da ordem do mérito da contabilidade com a participação do avô dele.

 

O SR. CASTELLO BRANCO - PSL - Prezados contadores, boa noite. Venerável deputado Itamar Borges, muito obrigado pela deferência e por poder fazer uso da palavra. Espero contribuir neste momento com uma história, no mínimo, que vai agregar valor aos contadores.

Meu avô nasceu em 1896 em Baturité, no Ceará, filho de um contador. Na época não se chamava assim, eram os guarda-livros, que depois veio a trabalhar em Fortaleza no Ceará. Ele era primo-irmão de um jovem que ficou órfão cedo, Humberto de Alencar, que muitos anos depois iria ser o presidente do Brasil em 1964. Naquela ocasião, o meu avô veio a exercer a função de guarda-livros em um importante escritório da família em Fortaleza, quando foi convidado pelo então presidente Getúlio Vargas para vir a São Paulo. Isso era 1929, a indústria paulista crescendo e precisava de uma equipe de contadores competentes ao seu lado.

E ele vem trabalhar então em São Paulo e, segundo consta nos álbuns de família e fotos e em recortes de jornal da época, que oportunamente posso passar aos arquivos, vovô então fez parte dos primeiros grupos do Sindicato, da Ordem dos Contabilistas, dos conselhos. Enfim, e eu fui criado nesse ambiente contábil.

Vovô escreveu quatro livros. O primeiro foi “Contabilidade Rural”, de onde ele tinha vindo, depois ele escreveu “Perícias e Auditorias Contábeis” - todos dos anos 30 -  a “Contabilidade da Indústria Pesada” e o clássico “Fraudes em Contabilidade”, Oscar Castello Branco.

Curiosamente, herdei o nome do meu avô, de maneira que quando fiquei sabendo desta homenagem na Casa, não poderia deixar de vir prestigiar uma classe tão importante, tão nobre e tão essencial ao Brasil como sempre o foi e ainda mais hoje em dia e, claro, compartilhar com vocês um pedaço desta importante história.

 Meu avô continua na profissão de contador, depois faz a então Faculdade de Economia. Funda a Ordem dos Economistas do Brasil - da qual depois funda o seu sindicato também, e vem a exercer a profissão de contador, até que é nomeado fiscal do imposto de renda em São Paulo e, depois, presidente dos fiscais de Imposto de Renda do Estado de São Paulo.

E falece prematuramente com 67 anos, em 25 de dezembro de 63, de um câncer de próstata. Não vendo a assistir o seu irmão -  era primo-irmão, ele chamava de irmão  - Humberto, sair presidente do Brasil. De qualquer maneira, deixou o seu legado à classe, não é? E o seu neto hoje tem a honra, a oportunidade, o orgulho de estar aqui com vocês.

Contem com o apoio que for necessário da minha parte que por DNA, por berço e por origem reconhece a grandeza da profissão.

Muito obrigado. Brasil acima de tudo.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado e parabéns. A história do colega novo na Casa, mas já de muita importância e muita contribuição, deputado Castello Branco.

Assim, estendo este cumprimento a todos os colegas deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo. Quero também deixar aqui uma palavra, antes de ouvirmos aqui as nossas entidades, cumprimentando a Mesa, presidente Reynaldo, parceiro desta sessão solene que integra a organização e representa aqui não só as entidades da contabilidade, mas agrega também todas as entidades neste momento.

Obrigado presidente Reynaldo, não só pela parceria neste momento, mas também pela importante parceria que temos à frente, junto com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Enfretamento da Guerra Fiscal. Aliás, vou ser repetitivo um pouco, mas na próxima quinta-feira, estaremos lá no Sescon fazendo a primeira reunião de trabalho -  o Silvério está ali me reforçando - cumprimentando toda a equipe do Sescon, Marcela, Patricia, todos que nos completam esse trabalho do presidente; a sua diretoria, agradecendo o apoio da sua diretoria.

Cumprimentar, da mesma forma, o nosso presidente da Fenacon, SérgioApprobato Machado Júnior. Deixou São Paulo e agora foi para Brasília, mas está sempre integrado aqui. Com alegria estar ao seu lado também, presidente, quantas vezes e quantos momentos estivemos juntos aqui, presidindo junto esse momento.

Mais uma vez saudar você, Edir Sales, vereadora, deputada, amiga querida, líder que defende o setor. Obrigado pela homenagem, pela sua presença imprescindível sempre aqui neste momento.

Cumprimentar mais uma vez o Castello Branco, meu parceiro, eu já fiz assim, quando ele retornava; cumprimentar o Conselho Federal da Contabilidade e, ao cumprimentá-los agora, tanto o Reynaldo, que eu já citei, como o Sérgio Approbato e os demais que vou cumprimentar, são homenageados que compõem aqui este momento especial da noite, junto com todos nós aqui representando as entidades da contabilidade.           Conselho Federal da Contabilidade, aqui representado pelo vice-presidente, o Joaquim de Alencar Bezerra; o Ibracon, representado pelo Eduardo Augusto Pocetti; o CRC, Conselho Regional de Contabilidade, aqui pela sua presidente Marcia Ruiz Alcazar; a Fecontesp, pelo presidente Manuel de Oliveira Maia; o Sindcont, pelo presidente Antonio Eugenio Cecchinato - já, presidente, mais uma vez justificando a impossibilidade de estar presente, conforme fiz no momento lá para o outro compromisso que não permitiu que eu pudesse participar lá da solenidade - ; do Ibracon, aqui também representado pelo vice-presidente Marco Antonio de Carvalho Fabbri; a Apejesp, pelo presidente Paschoal Naddeo; a Anefac, pelo presidente representado neste ato pelo gerente de contabilidade, o Cristiano Santos; e a APC, Academia Paulista de Contabilidade, representada pelo nosso querido presidente também, Domingos Orestes Chiomento.

Cumprimentando os homenageados, cumprimentando os componentes da Mesa, ainda na extensão da Mesa, o presidente nacional da Central Brasileira do Setor de Serviços, João Batista Diniz.

Estendo meu abraço, o meu cumprimento, o meu agradecimento pela presença de todos vocês, amigas e amigos convidados, sintam-se em casa, amigos da contabilidade, profissionais da contabilidade, queridos líderes que nos ajudam a construir um trabalho de parceria, de mãos dadas. É uma honra poder estar ao lado trabalhando e defendendo e atuando em prol do setor da contabilidade. É um grande prazer novamente receber a classe contábil na Assembleia Legislativa para mais uma vez comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade, claro, celebrado em 25 de abril, tradicionalmente aqui esticado para depois do dia 30, para pularmos o período do imposto de renda.

Esta Casa, a Casa do povo paulista, está sempre de portas abertas para os senhores, da mesma forma, o meu gabinete e o meu mandato. Nesta sessão solene, que se tornou uma das mais tradicionais desta Casa, também é reconhecida pelos funcionários, pelos meus colegas deputados e, principalmente, pela classe contábil de todo o estado de São Paulo.

A profissão contábil está entre as mais demandadas do mercado de trabalho, uma carreira milenar, mas que continua forte no mercado brasileiro e internacional, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

A contabilidade esteve entre as seis profissões de nível superior que mais contrataram em 2018 no Brasil, quase 17 mil vagas com atuação nos nichos de pequenas, médias ou grandes empresas, em multinacionais, no setor público, e até nas decisões familiares os profissionais são indispensáveis. Seja nos momentos de recessão, de desafio ou de crescimento de oportunidade, é a ciência da informação.

Desde o meu primeiro mandato como deputado como eu sempre faço questão de registrar aqui, me aproximei dos profissionais da contabilidade, dos empresários e representantes do setor. Foi uma grata surpresa, encontrei uma categoria unida, pronta para lutar por melhorias. Construímos uma parceria sólida, são anos de muito trabalho, muitas lutas, muitos desafios e, felizmente, muitas conquistas para os profissionais da contabilidade, para os empreendedores e para o desenvolvimento econômico do nosso Estado.

Cumprimento a cada diretoria que já passou, as diretorias atuais das nossas entidades e todos os associados da Capital e do interior pela importante missão que desenvolve a frente das entidades, e esta é a maior qualidade do profissional da contabilidade: não lutam somente pela categoria ou por demandas próprias. Os profissionais, os senhores, as senhoras acreditam e trabalham pela melhora do ambiente de negócios, pelo avanço do empreendedorismo e pelo desenvolvimento do nosso Estado e País, por isso é uma grande honra tê-los como parceiros de nosso mandato, parceiros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 E hoje, hoje, a noite é de homenagem, mas não vamos negar a realidade do nosso País, o aumento dos índices de desemprego, a recessão, o fechamento de empresas está presente no dia a dia de todos nós. Certamente, muitas declarações de imposto de renda que os senhores entregaram na semana passada acusaram um desempenho pior do que nos anos anteriores. Por isso, precisamos nos unir, como fizemos em outros momentos de crise e desafios, precisamos somar forças, construir diálogos, reunir inteligências e sabedorias e assim vamos encontrar saídas.

Temos exemplos de superação de crises no passado recente, temos instituições que estão funcionando. A população está cada vez mais presente, sentimos pulsar nas ruas o desejo de cidadania, de participação e de protagonismo. As manifestações públicas indicam o desejo nacional por valores contemporâneos de competência, mérito e eficiência. O Brasil avançou na democracia, na liberdade e na distribuição de renda, mas precisamos avançar na eficiência da gestão, gestão pública e também das grandes empresas nacionais.

Eu acredito no empreendedorismo. Eu acredito nos empreendedores. Só no estado de São Paulo somos quase dois milhões de empresas e mais de um milhão e 900 mil empreendedores individuais. A vantagem de ser empreendedor é que temos o destino em nossas mãos, isso permite mais independência e valoriza a competência e a dedicação. O empreendedorismo é a marca do nosso estado, desde os bandeirantes do passado ao cientista de nossas universidades. Os paulistas se destacaram pelo planejamento, trabalho e produção. Aí está a nossa força.

Se o estado produz mais, teremos mais recursos para investir em Educação, Infraestrutura, Saúde e Segurança. Esse ciclo virtuoso é que precisa ser recuperado, assim haverá mais emprego e mais renda em circulação. E hoje, estamos aqui para homenagear esta categoria especial de empreendedores: os profissionais da contabilidade. Nossa homenagem é para os profissionais, para as empresas, conselhos, sindicatos, escolas, associações e todas as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo.

Desde quando eu estudava, depois quando tive um pequeno restaurante e em seguida tornei-me vereador e prefeito da cidade de Santa Fé do Sul, aprendi muito com a contabilidade, aprendi muito com os contabilistas e até hoje continuo aprendendo e reconhecendo o valor das ciências contábeis.

Eu quero dizer que vivemos um momento muito especial na economia. Ainda hoje, começamos o dia num debate na Fiesp e lá o tema era um só: ou damos as mãos e apoiamos a aprovação das reformas - e as duas principais - a da Previdência e a tributária, ou nós vamos ter muito mais obstáculos e dificuldades. É por isso que eu vejo aqui neste momento a presença dos senhores, a importância do papel de cada um.

Que tenhamos a consciência de passar a verdadeira realidade, de ajudar o nosso País a assumir e enfrentar esse desafio, onde uns podem ganhar mais ou ganhar menos, outros perder um pouco mais, perder um pouco menos. Mas, quando se trata de salvar o Brasil, também se trata de salvar as empresas e salvar a Nação brasileira, por isso que é importante essa união para que possamos juntos dar as mãos nessa empreitada do momento.

Quero agradecer a todos, em especial ao Sescon e ao Aescon, que apoia e exerce a função da secretaria executiva, como eu disse aqui no início, da Frente Parlamentar, e cumprimento e agradeço o presidente Reynaldo Lima, sua diretoria, seu conselho e todos os colaboradores do sindicato e da associação.

Antes de encerrar, quero novamente ressaltar o meu respeito e admiração pelos profissionais da contabilidade e as entidades que os representam, Sescon, Aescon, CRC, Conselho Federal, Sindcont, Fecontesp, Apejesp, Anefac, Fenacon e Ibracon. Aos profissionais da contabilidade, parabéns pelo seu dia e muito obrigado pela parceria.

Parabéns, contabilistas de São Paulo e do Brasil. Muito obrigado.

E dando sequência, após tomar um pouco do tempo de vocês, mas não poderia deixar de registrar aqui minhas palavras em homenagem, em gratidão e reconhecimento, viver um pouquinho da história, como o Castello viveu aqui também, muito importante e agora vamos ouvir aqui finalizando aí a parte final do nosso momento de homenagem, a palavra do nosso representante das entidades congraçadas nesta noite, presidente da Fecontesp, Manuel de Oliveira Maia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Aproveito a oportunidade, presidente, para convidar para que também se dirija aqui à nossa extensão da Mesa o Sr. Antônio Correia, diretor executivo da Anefac, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, representando o presidente Milton Toledo. Por favor, está aqui conosco. Obrigado.

E também aproveito para registrar e agradecer as presenças dos Srs. Iberê Baena Duarte - representando aqui o vereador da Capital, Mario Covas Neto - o Zuzinha; Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o UGT, aqui representado pelo Francisco Canindé Pegado - que é o secretário-geral -  e, Rodrigo Gonzales, presidente do Sescon de Campinas - aqui representado pela vice-presidente do Sescon de Campinas e delegada do CRC-SP em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi.

Por favor, o presidente Manuel de Oliveira Maia.

 

O SR. MANUEL DE OLIVEIRA MAIA - Boa noite a todos e a todas. Em primazia eu saúdo o Exmo. Deputado Cauê Macris, presidente desta Assembleia Legislativa, embora ausente, porque trata-se da maior Assembleia Legislativa do Brasil.

Cumprimento ainda o amigo dos contabilistas, o deputado Itamar Borges, autor da proposta, objeto desta solenidade. Felicito também todas as autoridades presentes ou aqui representadas já nominadas pelo mestre de cerimônias.

Permita-me abrir um parêntese e cumprimentar a contadora Marcia Ruiz Alcazar, presidente do CRC e em seu nome cumprimentar todas as mulheres, contabilistas ou não, aqui presentes. Mesmo porque sem elas, as nossas mães, nós não estaríamos aqui.

Coube a mim e sinto-me privilegiado em representar as entidades contábeis congraçadas de São Paulo nesta solenidade, as quais nomino: Sescon, que é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, das Empresas de Assessoramento, Pesquisas e Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, que representa mais de 80% dos municípios e é presidida pelo contador Reynaldo Pereira Lima Junior, solicitante deste evento; Aescon, que representa exclusivamente as empresas de serviços contábeis do estado de São Paulo, presidida pelo contador Reynaldo Pereira Lima Junior.

CRC, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, que cuida do registro, fiscalização, aprimoramento profissional e outras atribuições para os contabilistas, presidido pela contadora Marcia Ruiz Alcazar; Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, que antecipadamente me curvo à sua existência há 100 anos - porque sua idade é superior à minha - e o sindicato representa cerca de 80.000 contabilistas na Grande São Paulo e região metropolitana, presidido pelo contador Antonio Eugenio Cecchinato; Ibracon - 5ª Seção Regional de São Paulo, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, cuja função é orientar os profissionais da contabilidade à melhor prática na elaboração das peças contábeis, dos pareceres de auditoria, utilizado por investidores, bancos e sociedades em geral, presidido pelo contador Carlos Augusto Pires.

 Apejesp, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, que representa os contadores e que desenvolve atividades de peritagem judicial, presidida pelo contador Paschoal Rizzi Naddeo; APC, Academia Paulista de Contabilidade, que é uma associação de estudiosos com devotamento e estímulo de promover o conhecimento da ciência da profissão contábil, presidida pelo contador acadêmico Domingos Orestes Chiomento; Anefac, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - que possui uma estrutura composta por mais de 30 comitês de estudos - presidida pelo contador Milton Toledo; Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, que representa 20 sindicatos - sendo um em São Paulo e os demais em outros municípios -  atualmente presidida por mim, Manuel de Oliveira Maia.

Com a união dessas entidades, os contabilistas encontram respaldo e força no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Os profissionais da contabilidade exercem uma atividade indispensável para qualquer empreendimento econômico e, para isso, têm conhecimento de um conjunto de normas e valores para resguardar o patrimônio, bem como servir de anteparo e segurança para os seus objetivos.

Em resumo, o profissional contábil é responsável pelo registro dos elementos que constituem o Produto Interno Bruto de um empreendimento e do Brasil.

Agradeço a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado, presidente Manuel de Oliveira Maia, que deixou aqui uma palavra em nome das nossas entidades congraçadas. Passo a palavra agora ao presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

Enquanto o Sérgio se dirige ao microfone, quero registrar aqui também, na  extensão da Mesa, a presença do presidente do Instituto Fenacon, nosso ex-presidente recente do Sescon, Márcio Shimomoto, também. Vejo aqui ex-presidentes e diretores das nossas entidades de muita importância.

Com a palavra o presidente da Fenacon, SérgioApprobato Machado Júnior.

 

O SR. SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR - Boa noite a todos os amigos aqui, acho que eu conheço a grande maioria que está aqui na Casa, viu, deputado? Grandes amigos, grandes profissionais da contabilidade.

Queria inicialmente agradecer ao presidente da Alesp, o deputado Cauê Macris, responsável pela realização desta sessão solene. Agradecer ao nosso amigo que sempre andou ao nosso lado, deputado estadual Itamar Borges, como proponente aqui da homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade. Agradecer também, aqui presente a nossa vereadora Edir Sales e em seu nome, em nome do nosso deputado cumprimentar todas as autoridades aqui presentes. Queria também agradecer meu amigo, agora presidente do Sescon-São Paulo, Reynaldo Lima Junior e a Marcia Alcazar, presidente Conselho Regional de Contabilidade aqui do estado de São Paulo. Em nome de vocês cumprimentar aqui todas as entidades congraçadas do Estado e todas as entidades congraçadas aqui do Brasil.

Queria dizer aos senhores que eu estou extremamente feliz por mais esta homenagem, esta merecida homenagem, ao profissional da contabilidade.

Não podemos esquecer que 98% das empresas nacionais de médio e pequeno porte são orientadas por empresas de contabilidade e, os outros 2% restantes - que são as grandes empresas - têm na sua estrutura administrativa também um profissional da contabilidade, que está lá no seu dia a dia, cuidando dos trabalhos com muita eficiência e profissionalismo para o bem daquela empresa. Portanto, não podemos esquecer que 100% das empresas nacionais têm sempre lá um profissional da contabilidade ou uma empresa contábil por trás, lhe dando assessoria, acompanhando os seus negócios, para que, de fato, a empresa possa resolver e decidir com mais clareza, com mais técnica a decisão do seu dia a dia dos seus negócios.

Eu fico muito feliz com esta homenagem, este reconhecimento da sociedade aqui da Casa Legislativa, aqui da Alesp. Tivemos, lá em abril ainda, no Congresso Nacional, também uma homenagem a nós profissionais, porque, de fato, é um reconhecimento da nossa profissão, uma profissão que a gente tem que dizer claramente, especialmente nas Casas Legislativas e no Executivo: nós nunca fomos fazer reivindicações para a profissão, nós nunca fomos corporativistas, ao contrário, sempre pensamos no bem-estar no País, das empresas e dos negócios com muita seriedade e com muito afinco para que o País possa crescer.

Então, isso que me dá esse sentimento gostoso desse reconhecimento da sociedade estando aqui mais um ano nesta Casa Legislativa aqui do estado de São Paulo, por conta desse reconhecimento, porque a verdade tem que ser dita, não é?

O profissional da contabilidade é muito proativo, em todas as frentes, especialmente aqui, o pessoal aqui, está aqui o Walter, um grande amigo e companheiro, que fizemos grandes lutas lá no Congresso Nacional, atrás de projetos de lei, tentando mudar alguma coisa. Projetos de lei que às vezes vinham do Executivo com uma formatação que sempre iria prejudicar o empresariado, e a gente procurava realmente lá tentar mudar alguma coisa. Conseguíamos muitas vezes, muita vezes não, mas, enfim, esse é um papel do dia a dia do profissional, aquele cuidado sempre com o dia a dia das empresas, sempre com o dia a dia, o bem-estar das pessoas.

Agora o imposto de renda da pessoa física. Quantas pessoas atendemos no País como um todo, não é? Está aqui o nosso mestre Bordin, que pode nos dizer claramente o papel e a importância do nosso trabalho nessa época do ano. A orientação a ser dada a essas pessoas, para que elas não cometam nenhum erro, porque às vezes a gente comete erro sem querer nesse País, não é? Por conta da própria legislação, uma legislação que a gente sempre brincava, dizia que a legislação brasileira tinha vida, porque ela se mexe, todo dia ela se transforma, causando uma contingência gigantesca, especialmente para as empresas e para as pessoas.

Mas, faz-se um especialista de tudo do País para acompanhar essa parafernália, especialmente tributária, que é uma loucura. E que, se Deus quiser, agora com a reforma tributária, que venha de fato uma simplificação e uma redução da burocracia, para que a gente possa efetivamente ter um País mais estável, mais tranquilo e que a gente possa fazer um trabalho mais técnico no pró e bom desenvolvimento das empresas e dos negócios.

Portanto, não vou me estender. Acho que é importante, eu tenho certeza aqui, olhando todos os meus amigos aqui que estão na minha frente, os nossos amigos que estão aqui atrás, que eu estou conseguindo enxergar aqui a cabeça deles aqui também. Estamos todos muito felizes, tenho certeza, porque isso de fato é um reconhecimento da sociedade. O fato de a gente estar aqui hoje, comemorando um dia, a gente tem que comemorar sim, porque a nossa profissão é uma profissão extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade, importante para o desenvolvimento dos negócios,  o crescimento do País, eu não tenho dúvida disso.

Então, boa noite a todos, meus amigos, e obrigado pela oportunidade de dar essas palavrazinhas.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Obrigado, presidente Sérgio Approbato Machado Júnior, da nossa Fenacon. E para o nosso pronunciamento final, antes das homenagens e o encerramento da nossa sessão solene, convido. Não, antes, perdão, vamos exibir um pequeno vídeo institucional que conta um pouco da história e o propósito do sindicato, que há 70 anos trabalha em defesa e valorização das empresas representadas.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

E agora com a palavra o presidente do Sescon e da Aescon-São Paulo, Reynaldo Lima Junior.

 

O SR. REYNALDO LIMA JUNIOR - Boa noite a todos, deputado estadual Itamar Borges, proponente desta homenagem; deputado estadual Castello Branco; vereadora Edir Sales; autoridades citadas pelo mestre de cerimônias; senhoras e senhores que estão na extensão à Mesa; presidente do Cebrasse João Diniz; Sr. Antonio Correia, representante da Anefac; Sr. Manuel de Oliveira Maia, hoje representando o presidente da Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, representando as entidades congraçadas; Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo; Sr. Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont-São Paulo.

Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; o Sr. Marco Antonio de Carvalho Fabbri, presidente, representando o presidente da 5º Seção Regional do Ibracon; o Sr. Eduardo Augusto Rocha Pocetti, representando o presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; o Sr. Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Apejesp; o Sr. Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representando o presidente de Conselho Federal de Contabilidade, o Sr. Zulmir Breda e o Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon.

Senhoras e senhores, desculpem-me estender um pouco, mas faço questão de repetir a todos os meus pronunciamentos, a todas as nossas entidades e as nossas entidades congraçadas e as nossas entidades contábeis presentes em todos os nossos eventos. Porque são homenagens, não é todo momento que são homenagens que são feitas às nossas entidades, então a gente faz questão de citar todas as entidades presentes, uma a uma.

Senhoras e senhores, colegas de profissão, outras entidades aqui representadas, muito boa noite. Inicialmente, gostaria de manifestar a satisfação de estarmos aqui presentes pelo oitavo ano consecutivo, as entidades contábeis e o Sescon aqui representado, celebrando o Dia do Profissional de Contabilidade, dia 25 de abril, hoje representando neste dia no maior Parlamento Estadual de nosso País.

Lembrar que foi neste estado, em 1926, a primeira comemoração desta data, quando o senador João Lira foi recebido pelas entidades contábeis no estado de São Paulo. Nesses 93 anos que nos separam daquele dia, o mundo mudou, o Brasil mudou, a economia mudou, porém o importante papel do profissional de contábil de agente de desenvolvimento tem sido reconhecido cada vez mais, e a homenagem desta noite é o exemplo do reconhecimento da sociedade do nosso papel. O reconhecimento que esta Casa nos dá nos últimos anos é um exemplo, como a Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

O Sescon e a categoria contábil abriram importante canal de diálogo, de trabalho com esta Casa, pois já colhemos bons frutos dessa parceria, e certamente colheremos outros grandes frutos. Por isso, não podemos deixar de agradecer, e sempre agradecer, ao nosso amigo deputado Itamar Borges, primeiro por abrir as portas desta Casa de Leis anualmente para nos homenagear, o que muito nos orgulha, mas, especialmente, por acreditar nessa categoria e nos permitir trabalhar em conjunto, a favor da melhoria do ambiente de negócios.

Temos sido aguerridos lutando pela simplificação, pela desburocratização e pela melhoria do ambiente de negócios, afinal somos o elo entre o Fisco e o contribuinte. Sabemos das dores e dos anseios desses contribuintes, atuando como operadores do sistema tributário e do sistema fiscal do Brasil.

Há de se destacar que o nosso papel é fundamental para o desenvolvimento das empresas e do País, e agora estamos tendo uma grande oportunidade com essa nova mudança, com esse novo governo que se apresenta, entretanto, o preço disso tem sido alto. Ao nos tornarmos parceiros estratégicos de nossos clientes, nossa missão está cada vez mais difícil, pois estamos perdendo a nossa essência como ciência, a nossa atividade enfrenta cada vez mais burocracia, uma burocracia ultrapassada, ineficiente e dispendiosa.

Vivemos em uma complexidade que inibe o desenvolvimento, que ultrapassa todo e qualquer limite de razoabilidade e bom senso, que engessa o segmento produtivo e ameaça a todo o momento o Brasil na competitividade internacional. A exemplo disso, no último relatório Doing Business do Banco Mundial - que mede a facilidade de se fazer negócio no Brasil - contando com 190 países, o Brasil melhora timidamente a cada ano, pulando de posições, da 125ª para a 109ª, entretanto, na análise de pagamento de impostos, amargamos simplesmente a 184ª posição, ou seja, entre 190 países, estamos quase lá no final.

Entretanto, em países desenvolvidos gastam-se em média 200 horas, nós gastamos praticamente 2.000 horas para realizar os mesmos processos. E, pasmem, 70% dessas 2.000 gastamos entregando obrigações acessórias. Por isso, aproveitamos todas as oportunidades - oportunidades como esta - mesmo em celebrações, para ressaltar a complexidade e inúmeras distorções que o nosso sistema impõe a nós.

 Pedimos, em nome das empresas e dos contribuintes - como citado pelo nosso presidente, Sérgio, da Fenacon -  que sofrem com a elevação do enorme “Custo Brasil” e da burocracia pela classe contábil, mas, ao mesmo tempo, pedimos pela sociedade, que perde seu tempo e oportunidade de focar na sua essência, na atividade contábil, de atuar como gestores empresariais com sua experiência, e auxiliar o empreendedorismo em seu crescimento.

Bem, o deputado Itamar Borges é sempre lembrado como um grande parceiro, em todas as horas, da classe contábil. E nesse objetivo sempre temos que agradecer. E mais uma vez agradeço, deputado.

E, afirmamos que esta Casa pode sempre contar com o Sescon e a Aescon e as entidades contábeis, que eu tenho certeza que podemos contar. Estamos sempre a postos para contribuir, apontando os entraves, dando voz aos anseios dos contribuintes e buscando soluções para as questões que visem a justiça social e ao desenvolvimento das empresas do País.

Senhoras e senhores colegas, vou me atentar às palavras do nobre deputado. Temos o destino em nossas mãos. Empreendedorismo é a marca do nosso Estado. Temos que valorizar cada vez mais esse Dia 25 de abril. Não devemos ser somente lembrados nessa data, portanto, senhores, devemos ser lembrados e comemorados diariamente.

Parabéns, profissionais da contabilidade. Parabéns a todos. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Parabéns e obrigado ao presidente do Sescon e da Aescon-SP, Reynaldo Lima Junior, que, com suas palavras, encerra os pronunciamentos. E agora passaremos para o momento de homenagem das entidades.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Muito obrigado ao nobre deputado Itamar Borges. Neste momento daremos início à entrega das homenagens pelo deputado Itamar Borges, que é o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e também do Combate à Guerra Fiscal, acompanhado das autoridades presentes aqui nesta sessão solene.

Vamos, então, dar início à entrega das homenagens às entidades congraçadas, iniciando pela Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, aqui na figura do presidente SérgioApprobato Machado Júnior.

Recebe, portanto, a sua homenagem o presidente da Fenacon. Lembrando que, ao final, faremos uma foto oficial com todos os homenageados desta noite.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Parabéns à Fenacon, na pessoa do presidente Sérgio Approbato Machado Júnior. Parabéns à Fenacon, muito obrigado.

A seguir, será homenageado o Conselho Federal de Contabilidade, na figura do presidente Zulmir Ivânio Breda, aqui representado pelo vice-presidente de Política Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

Vamos homenagear agora o nosso CFC, Conselho Federal de Contabilidade. Vice-presidente de Política Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho recebe a homenagem neste momento pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Parabéns ao CFC. Muito obrigado.

Próxima homenagem será entregue ao Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Nacional, na figura do presidente Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, representado neste ato pelo presidente do Conselho de Administração do Ibracon, o Sr. Eduardo Augusto Rocha Procetti.

Homenagem agora ao Ibracon Nacional.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Homenagem entregue ao Ibracon Nacional.

Na oportunidade também registramos e agradecemos a presença de José Serafim Abrantes, foi presidente do Conselho Federal de Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo e também do Sescon-SP.

Muito obrigado ao José Serafim Abrantes. Muito obrigado.

Próxima homenagem será entregue ao CRC-SP, Conselho Regional de Contabilidade do nosso estado de São Paulo, na figura da presidente Marcia Ruiz Alcazar.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Conselho Regional de Contabilidade, também recebendo neste momento sua homenagem, na pessoa da presidente Marcia Ruiz Alcazar.

Parabéns ao CRC-SP. Muito obrigado. Muito obrigado.

Próxima homenagem será entregue à Fecontesp, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, na figura do presidente - que aqui falou em nome das entidades congraçadas, Manuel de Oliveira Maia.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Fecontesp, recebendo a sua homenagem neste momento, na pessoa do presidente Manuel de Oliveira Maia. Parabéns à Fecontesp.

A seguir será homenageado o Sindcont, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na figura do presidente Antonio Eugenio Cecchinato.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Sindcont-SP, presidente Antonio Eugenio Cecchinato, recebe a homenagem neste momento ao nosso Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Parabéns ao Sindicont.

Vamos agora entregar a homenagem ao Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, a 5ª Seção Regional, na figura de Carlos Augusto Pires, representado neste ato pelo vice-presidente, Marco Antonio de Carvalho Fabbri.

Por favor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Ibracon, 5ª Seção Regional, aqui conosco o vice-presidente Marco Antonio de Carvalho Fabbri. Parabéns ao Ibracon 5ª Seção Regional.

Próxima entidade é a Apejesp, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Chamamos o presidente Paschoal Rizzi Naddeo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Associação dos Peritos Judiciais do nosso estado de São Paulo, Apejesp. Vai receber a homenagem o presidente Paschoal Rizzi Naddeo. Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Apejesp. Está aqui conosco o presidente Paschoal Rizzi Naddeo.

Parabéns à nossa Apejesp. Muito obrigado.

A seguir, a Anefac, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, na figura do presidente Milton Toledo, neste ato representado pelo Sr. Antonio Correia, diretor executivo da Anefac.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Muito Obrigado ao Antonio Correia, aqui representando o presidente Milton Toledo da nossa Anefac. Obrigado.

A seguir, a APC, a Academia Paulista de Contabilidade. Chamamos o presidente Domingos Orestes Chiomento, presidente da nossa Academia.

Presidente Domingos Orestes Chiomento, que também já foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade, agora preside a nossa Academia Paulista de Contabilidade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

        

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Mais uma homenagem sendo entregue pelo deputado Itamar Borges e demais autoridades presentes conosco. Parabéns à APC, na pessoa do Presidente Domingos Orestes Chiomento. Muito obrigado.

A seguir, será homenageado o Sescon e também a Aescon, na pessoa do presidente Reynaldo Lima Junior. Sescon-SP e a Aescon-SP.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Recebe a homenagem o presidente Reynaldo Lima Junior, em nome do Sescon e também da nossa Aescon-SP.

E a seguir, encerrando as homenagens, agora quem recebe a homenagem é o deputado Itamar Borges.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Quem entrega é presidente do Sescon e da  Aescon - São Paulo, Reynaldo Lima Junior, neste ato representando aqui todas as entidades homenageadas nesta noite.

Parabéns ao deputado Itamar Borges, proponente desta sessão solene e também presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. Parabéns ao deputado Itamar Borges, que a seguir encerra esta sessão solene retomando a palavra, por favor.

Depois nós teremos a foto na parte baixa aqui do Plenário, então o deputado encerra aqui a sessão e depois vamos à foto oficial, por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Antes de rapidamente encerrar, eu gostaria de lembrar que este novo mandato parlamentar nosso e de toda esta Casa completa esta semana 50 dias após a posse, para ser mais preciso, 52 dias de nossa posse, que foi 15 de março agora, recente. Portanto, eu não poderia deixar de mais uma vez aproveitar este momento para agradecer todo apoio que tive dos amigos, da classe contábil, que me permitiu ser reconduzido e estar aqui com esse novo mandato.

Reforço, colocando-me à disposição, não só das entidades do setor, mas de cada amigo e amiga profissional da contabilidade, que me acolhe com tanto carinho, e eu estou aqui com o meu gabinete, com a minha equipe para trabalharmos juntos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, a nossa equipe, equipe do Sescon, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa e da TV Legislativa, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com a sua presença, colaboraram com o êxito desta solenidade.

Está encerrada a nossa sessão. Muito obrigado pela presença de todos. Uma boa noite.

Convidamos todos que receberam a placa de homenagem para que possamos descer aqui à frente da Mesa, no meio aqui, para que possamos registrar uma foto com todos os homenageados, representando a todas as nossas entidades.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20horas e 33 minutos.

 

* * *