http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

30 DE AGOSTO DE 2018

56ª SESSÃO SOLENE

HOMENAGEM À COMUNIDADE JUDAICA

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene para realizar "Homenagem à comunidade judaica e outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Sra. Anna Schvartzman", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Discorre sobre a criação da condecoração citada. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê carta alusiva à solenidade, enviada pelo deputado federal Floriano Pesaro.

 

2 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, tece elogios a Anna Schvartzman pelo seu trabalho social. Menciona visita que fez a Israel. Declara ter aprendido muito com a comunidade judaica. Defende a valorização dos símbolos e instituições da Pátria.

 

3 - MANOEL DAVID KORN

Ex-prefeito de Tietê e primeiro prefeito judeu em São Paulo, parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa de realizar esta solenidade. Presta homenagem a Anna Schvartzman.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a exibição de vídeo acerca do trabalho de Anna Schvartzman em prol de crianças e jovens com deficiência intelectual, realizado no âmbito do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar - Ciam.

 

5 - GABRIEL HARARI

Presidente do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, descreve o atendimento que o Ciam faz a crianças e adolescentes com deficiência intelectual e às suas famílias. Enfatiza a justeza da homenagem a ser prestada a Anna Schvartzman. Ressalta o papel que ela teve à frente da entidade.

 

6 - LUIZ KIGNEL

Presidente da Federação Israelita, expressa a gratidão da comunidade judaica ao estado de São Paulo. Cita quatro grandes mulheres da tradição judaica, que, a seu ver, exemplificam virtudes que Anna Schvartzman também possui. Parabeniza-a pela homenagem.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Cita trecho bíblico. Agradece à comunidade judaica pelo apoio prestado em um momento difícil de sua trajetória política.

 

8 - FERNANDO LOTTENBERG

Presidente da Confederação Israelita do Brasil, faz breve histórico do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar. Cita diversos projetos sociais da entidade. Frisa que a instituição atende a muitos que não pertencem à comunidade judaica. Considera Anna Schvartzman uma grande representante das mulheres do povo judeu. Assegura que o trabalho realizado no Ciam só é possível através do esforço cotidiano de seus colaboradores.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades. Presta homenagem, com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, à Sra. Anna Schvartzman, após fazer a leitura de seu currículo.

 

10 - ANNA SCHVARTZMAN

Agradece pela homenagem recebida. Faz histórico acerca do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, ressaltando a amplitude de atividades realizadas na instituição. Discorre sobre a Aldeia da Esperança, projeto implantado durante sua presidência. Expressa seu desejo de que as pessoas com deficiências sejam mais aceitas pela sociedade. Enaltece todos os funcionários do Ciam, pelo seu trabalho. Declara que presidir a entidade foi uma das maiores honras de sua vida.

 

11 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Agradece à comunidade judaica pela contribuição feita ao estado de São Paulo e ao Brasil. Elogia o povo judeu pelo seu apego às tradições e à unidade familiar. Afirma que o trabalho de Anna Schvartzman e do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar é uma expressão de amor e sacrifício. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.   

  

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sessão Solene com a finalidade de homenagear a comunidade judaica e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Sra. Anna Schvartzman.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência convida para compor a Mesa principal dos trabalhos, primeiro, o nosso querido deputado da Comissão de Segurança, herói da Polícia Militar, Coronel Paulo Adriano Lucinda Lopes - e agora todos saberão quem é - Telhada. (Palmas.)

Sr. Gabriel Harari, presidente do Centro Israelita de Apoio Disciplinar, Ciam. (Palmas.)

Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita. (Palmas.)

Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, Conib. Um leal amigo. (Palmas.)

Também não poderia ficar de fora dessa Mesa principal dos trabalhos esse grande orgulho da comunidade judaica, um dos maiores advogados criminalistas do País e presidente da Hebraica. Meu querido e estimado amigo, Dr. Daniel Bialski. (Palmas.)

Vamos, agora, chamar nossa homenageada. A presidente honorária do Ciam, Sra. Anna Abuleac Schvartzman. (Palmas.)

Estão, também, presentes, o sempre presidente da Hebraica, sempre secretário de estado dos Esportes, atual presidente da Fundação Cultural Exercito Brasileiro e, o que é mais importante, sócio-proprietário da Maringá Turismo, Dr. Marcos Arbaitman. (Palmas.)

Tenente Coronel Reginaldo Antonio Blaszkowski, neste ato representando o comandante militar do Sudeste, general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.

Daniel Leon Bialski, que já está aqui ao nosso lado e fico muito feliz de poder saudá-lo pela segunda vez. Daniel Edelmuth, representando a deputada Célia Leão. Cadê o Daniel? Grande Daniel. Beijo à Celinha, a queridíssima Célia “sete mandatos” Leão.

Agora sim, olha. Que honra. Está aqui presente também o nosso jornalista Salomão Schvartzman, esposo da nossa homenageada. Parabéns, Salomão. Felicidade de vê-lo aqui. Alegria. Com muita saudade das nossas entrevistas na Rede Manchete.

Fabio Chelminski do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar. Alberto Danon, representando meu querido amigo, deputado federal Floriano Pesaro. Salva de palmas também. (Palmas.) Marcelo Pawel, representando o meu querido companheiro, deputado Márcio Camargo, deputado estadual desta Casa. Misael Antonio de Souza, importante empresário, advogado, muito atuante, sobretudo na comunidade judaica.

Os vice-presidentes do Ciam, Milton Clermann e Marcelo Muriel, secretário, Henry Nossig, a tesoureira, Suzana Mester Rosenblatt, e, do administrativo, Giselle K. B. Levy. De Relações Institucionais do Ciam, Ovadia Saadia, Evelyn Elman Hirschfeld Goldbach, e, do Patrimônio, Armando Mesnik.

Marketing institucional e relacionamento do Ciam, Cláudia Fichel, do Jurídico, André Muszkat, nosso colega, do Comitê Técnico, Vivian Renne Lederman e Flávia Chwartzman.

Está aí também o ex-prefeito de Tietê, primeiro prefeito da comunidade judaica do estado de São Paulo, Manoel David Korn. Cadê meu amigo Manoel David? Grande Manoel.

The last, but not the least”, querido presidente executivo da Federação Israelita, meu grande amigo Ricardo Berkiensztat. Entre as suas grandes virtudes está a de ser um grande corintiano. Não, Geraldo Malta?

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, a despeito de algumas brincadeiras, para descontrair o ambiente, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer.

Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, reveste-se de rigorosa forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene só pode ser convocada pelo presidente efetivo desta Casa, cargo que eu tive a honra de ocupar neste mandato, e que, atualmente, é ocupado pelo nosso colega, deputado Cauê Macris.

O presidente só pode convocar sessão solene mediante solicitação de algum dos deputados em exercício no mandato de deputado estadual desta Casa. Uma sessão solene, quando convocada, preenche uma série de requisitos, e é submetida à deliberação do Colégio de Líderes. Há hipótese que, mesmo solicitada, não é autorizada, porque só pode ser solicitada a sessão solene por notório e relevante interesse público e social.

Queria informar sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos deputados desta Casa, e não é por outra razão. Ela tem por objetivo outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à senhora Anna Schwartsman.

Quando exerci o mandato de presidente desta Casa, entendi que faltava ao segundo maior parlamento da América Latina, só menor do que o Congresso Nacional, e a maior Assembleia Legislativa do País, a criação de um colar de honra ao mérito que pudesse espelhar aquelas pessoas que contribuíram para o estado de São Paulo e para o Brasil.

Foi então que nos demos a tarefa de, junto com os demais deputados, de estabelecer a criação do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

A Assembleia Legislativa é bastante econômica na sua concessão. Não é um colar que pode ser outorgado em qualquer ocasião. Ele fica restrito para pessoas que, por seus trabalhos, suas trajetórias de vida, se tornaram merecedoras deste destaque. E é este o caso da Sra. Anna Schvartzman.

Por essa razão, dando início a essa sessão, convido a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, lembrando que não há necessidade de nos voltarmos à bandeira, dado que não há hierarquia entre os símbolos da Nação: Hino e Bandeira.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e também pela TV Assembleia. Neste momento, estão nos assistindo pela Net, Canal 7 - se o sinal não cair, evidentemente -, e pela TV Vivo, Canal 9, e TV Digital 61.2.

Passaremos, dentro do Regimento Interno, às manifestações dos parlamentares aqui presentes. Em primeiro lugar, passo à leitura de uma importante missiva encaminhada pelo nosso colega, deputado federal, Floriano Pesaro:

“Cumprimento à Anna Schvartzman. Neste dia especial, não poderia deixar de prestar homenagem a esta mulher especial, que é Anna Schvartzman, um expoente da nossa coletividade e de toda sociedade brasileira. Hoje, presidente honorária do Centro de Apoio Multidisciplinar, Anna Schvartzman é uma inspiração para nós, que temos o privilégio de conhecê-la. Seu trabalho incansável pelo cuidado, acolhimento, inserção social de crianças e adolescentes com deficiência intelectual tem sido e continuará sendo imprescindível para que nos tornemos uma sociedade mais humana, mais justa e mais fraterna.

Por isso, mais do que parabenizá-la pela justa homenagem que o Legislativo paulista lhe presta, que em nome da comunidade israelita de São Paulo e de todos que trabalham no desenvolvimento social, dizer-lhe muito obrigado por seu exemplo, seu empenho e sua generosidade.” (Palmas.)

Neste momento, passo a palavra ao nosso querido deputado estadual Coronel Telhada. Quando assumi a Presidência desta Casa, não podia colocar a profissão antes do nome. Ele queria colocar. “Eu sou coronel da Polícia Militar. Eu quero ser deputado Coronel Telhada”. No Regimento não podia, tinha que ser deputado. Falei: “Vai ser deputado Coronel Telhada e ponto final.

Com isso, passo a palavra a esse importante deputado, um dos dois deputados mais bem votados do estado de São Paulo e do Brasil. (Palmas.)

É lógico que é a tribuna, Telhada. Vossa Excelência tem que falar na tribuna.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Boa noite a todos. Quero saudar, em primeiro lugar, o presidente desta sessão solene, nosso amigo, sempre presidente desta Casa, o “um” desta Casa, o mais votado, meu amigo, deputado Fernando Capez, amigo de longa data. Desde que eu comandava a Rota o Fernando Capez já era deputado desta Casa, e sempre nos atendeu com toda a gentileza, atenção. Portanto, é amigo nosso de alguns anos já.

Quero saudar também a nossa homenageada, a Sra. Anna Schvartzman, quem eu já cumprimento pela homenagem que está recebendo. Parabéns! A senhora merece. Eu estava vendo que a senhora tem uma atuação e uma luta em prol de crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual, e os seus familiares na inserção social e profissional dessas pessoas. Quando nós procuramos ajudar as pessoas mais necessitadas, é um ato nobre e merece ser, sim, lembrado e homenageado.

Quero saudar também o Sr. Gabriel Harari, presente aqui, presidente do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar; o Sr. Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita; também o Sr. Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil; o Sr. Daniel Bialski, presidente da Hebraica; todos os senhores e senhoras que foram citados ou não. Sejam bem-vindos a esta Casa. Quero saudar, em especial, um amigo, também tenente-coronel do Exército Brasileiro, Reginaldo Antônio Blaszkowski, em nome de quem eu saúdo o nosso querido Exército. Ele está aqui representando hoje o comandante do Comando Militar do Sudeste, general Ramos.

Eu, quando soube da solenidade - fui convidado pelo nosso querido deputado Fernando Capez -, fiz questão de estar presente não só em homenagem ao deputado Fernando Capez, também em homenagem a Sra. Anna Schvartzman, mas em homenagem a todos os senhores e senhoras. Eu tive o prazer, através do amigo Ricardo - tem que ler o nome, porque é um nome difícil -, Ricardo Berkiensztat, de, em 2013, visitar Israel, a convite da Federação Israelita do Estado de São Paulo, onde simplesmente confirmei as impressões que eu já tinha daquele país. O povo nos acolheu muito bem e me ensinou muito, apesar de eu já estar com mais 50 anos de idade, já estar aposentado na Polícia Militar e ser vereador.

Aprendi muito com aquela viagem, Ricardo. Foram poucos dias, mas eu aprendi muito sobre a disciplina, a tradição, a história. Um povo milenar. Aprendi também que nós temos que respeitar - uma coisa que nós estamos esquecendo no Brasil - os nossos ancestrais, as nossas pessoas, a nossa história, a nossa terra. Então eu adquiri um respeito maior do que eu já tinha pela comunidade israelita.

Quero dizer a todos que o nosso deputado Fernando Capez está partindo para uma nova missão. Se Deus quiser, vai alcançar essa missão, que é o cargo de deputado federal. Queria propor ao senhor deputado quase federal Capez que quando lá estiver promova ainda mais o amor à nossa Pátria, à valorização dos nossos símbolos, à valorização das nossas instituições.

Por exemplo, em Israel é normal as jovens servirem o exército. Eu acho que nós aqui nos esquecemos de valorizar as nossas Forças Armadas. Se um dia eu for presidente, as mulheres que se cuidem, porque vão ter toda a valorização, mas vão servir o exército também, porque eu acho de suma importância todos os brasileiros saberem defender a sua Pátria, saberem estar prontos para o combate, para defender a sua pátria. Não adianta ficar na internet gritando, chamando para a revolução, pedindo para tomar providências e não levantar da cadeira. Nós temos que estar prontos para a ação. É assim que eu vejo a situação do nosso Brasil: muita gente gritando, mas pouca gente agindo.

Então eu quero dizer aqui que eu aprendi muito com a comunidade israelita e quero dizer que é um prazer estar aqui com os senhores e as senhoras. Quero dizer também que nós estamos em uma luta constante pelo melhor do nosso estado e pelo melhor do Brasil. Essa luta só vai ser vitoriosa se nós estivermos todos juntos, irmanados em sempre tratar melhor o cidadão, sempre respeitar a família, sempre respeitar os professores, as pessoas que fazem a diferença na nossa educação, e a respeitar Deus acima de todas as coisas. Enfim, se tivermos uma total consciência do que é cidadania.

Cidadania é servir à nossa pátria, servir à nossa sociedade. É assim que eu vejo a dona Anna Schvartzman. Parabéns, senhora, por tudo o que tem feito. Que Deus a abençoe. A condecoração é muito mais do que bem merecida. Que Deus a abençoe e multiplique saúde e felicidades na sua vida. Muito obrigado a todos, Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Belas palavras, deputado Coronel Telhada. Obrigado e parabéns. Representando agora todos os prefeitos dos 645 municípios do estado de São Paulo, tem a palavra o primeiro prefeito da comunidade judaica do Brasil, que está aqui presente, Manoel David Korn.

 

O SR. MANOEL DAVID KORN - Boa noite, Sr. Presidente, boa noite a todos. Quero cumprimentar toda a Mesa em nome da Dra. Anna Schvartzman pela homenagem, parabenizando-a e cumprimentando todos os amigos queridos, Dr. Fernando Lottenberg; Dr. Luiz Kignel; deputado Coronel Telhada e todos os amigos. É uma alegria imensa poder participar, ao lado deputado Fernando Capez, desta homenagem. Muito obrigado, deputado, por ter se lembrado de mim, mas eu não sou mais prefeito, então não posso representar os prefeitos. Posso representar os ex-prefeitos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quem foi rei nunca perde a majestade.

 

 O SR. MANOEL DAVID KORN - Eu acredito muito que a honra de ter sido o primeiro prefeito judeu do estado de São Paulo e a responsabilidade que isso traz com certeza nos enche de orgulho. Acredito que poderemos ainda seguir adiante, fazendo muita coisa boa não só pela comunidade judaica, mas por todo o nosso estado de São Paulo, sempre ao lado de pessoas como o senhor, a quem admiro muito. Respeito seu trabalho e sei o quanto defende e ainda defenderá muito agora não só o estado de São Paulo, mas o Brasil, em sua jornada, então parabéns.

Dra. Anna Schvartzman, não vou me alongar. Receba os meus cumprimentos e minhas homenagens à senhora. Que esta também possa ser apenas mais uma de diversas homenagens que certamente a senhora merece por todo o trabalho que a senhora tem dedicado não apenas à entidade que comanda, mas também a todas as entidades às quais já se dedicou, doando seu tempo de voluntariado e todo o seu empenho. Muito obrigado a todos, tenham uma ótima noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns pela concisão e efetividade do discurso. Bem, antes de passarmos aos três discursos dos integrantes da Mesa principal de trabalhos, assistiremos agora a um vídeo por meio do poderemos conhecer o belo trabalho desenvolvido por Anna Schvartzman, que a levou a este reconhecimento.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que beleza. Depois desse vídeo, nada melhor do que ouvir o presidente do Ciam. Tem a palavra Gabriel Harari. Onde você preferir, mas nós gostaríamos que ocupasse o local de honra, parlatório privativo dos deputados, mas que hoje, engalanado, cede honra ao senhor.

 

O SR. GABRIEL HARARI - Senhoras e senhores, boa noite. É com imensa alegria que, em nome do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, agradecemos à Assembleia Legislativa pela homenagem que tanto nos comove. Em particular, agradeço ao deputado Fernando Capez pela oportunidade de homenagear a comunidade judaica, além de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Sra. Anna Schvartzman, nossa presidente honorária. Nossa gratidão se estende ao deputado Cauê Macris, presidente desta Casa, e às demais autoridades aqui presentes. Por fim, agradeço a todos pela presença.

Cara Anna, é com muito orgulho que estamos hoje na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para assistir à entrega, a você, da medalha de Honra ao Mérito Legislativo. Seus mais de 30 anos na direção do Ciam - 24 como presidente e sete como presidente honorária - contribuíram muito para o Ciam que temos hoje.

Atendemos a mais de 250 crianças e jovens, desde os seus primeiros dias de vida até os 14 anos, com - ou em risco de - deficiência intelectual, e suas famílias. São crianças de famílias em condição de vulnerabilidade, que recebem, no Ciam, intervenções precoces para mitigar sequelas mais graves, como o preparo para a sociabilização, primeiro com suas próprias famílias e, posteriormente, para inserção escolar. São mais de oito mil atendimentos anuais.

Anna, os poucos minutos de que dispomos não dão para falar de todas as pequenas e grandes coisas que você fez pelo Ciam, hoje referência no acompanhamento de crianças com deficiência intelectual. Mas de uma coisa temos certeza: o Ciam não seria o que é sem a sua liderança. Em nome de toda a diretoria, e tenho certeza de que posso falar também das diretorias que me precederam, do grande estímulo que representa continuar seu trabalho, seguir sua luz.

Em nome de toda a equipe, obrigado, Anna, e parabéns pela merecidíssima homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB -  Passamos a palavra agora ao presidente da Federação Israelita, Dr. Luiz Kignel, que também nos honrará com o uso do parlatório oficial.

 

O SR. LUIZ KIGNEL - Sr. Presidente, deputado Fernando Capez, deputado Telhada, pela Mesa temos o Fernando Lottenberg, presidente da Conib, senhoras e senhores, queria iniciar esta homenagem à Anna fazendo agradecimentos a esta Casa, aos nossos deputados, num breve relato do que, talvez há 40 ou 50 anos, os nossos pais, nossos avós, foram acolhidos por este estado, vindos do pós-guerra, sem destino e sem futuro.

O estado de São Paulo recebe a comunidade judaica de braços abertos. O estado de São Paulo fez que aquelas pessoas, saídas do campo de concentração pudessem fazer as suas famílias de novo, lotar este estado.

Vocês têm na nossa comunidade judaica de São Paulo parceiros fiéis. Somos paulistas com orgulho. Fica aqui a minha homenagem, em nome da nossa comunidade, a esta Assembleia.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB -  Muito obrigado.

 

O SR. LUIZ KIGNEL - Falar da Anna Schvartzman não é muito difícil. O problema é o tempo, como disse quem me antecedeu. É muita coisa para falar. Mas, na tradição judaica, e hoje é uma homenagem à comunidade judaica, o melhor é ter sido escolhida uma mulher. Fui buscar, então, na nossa tradição judaica, algumas mulheres, porque é dessa geração a Anna Schvartzman, mas quais nos antecederam? Eu peguei só quatro, Anna, para encaixar com você, o que você representa para nós. Busquei quatro grandes nomes da nossa história judaica.

Fui buscar na matriarca, na Sara, mulher de Abraham, mulher de Abrão. Ela tinha três qualidades, qualidades que você tem. Ela nunca desistiu dos seus sonhos. Ela amou sua família, ela amou seu esposo, aqui o Salomão.

Fui buscar na raiz Ester, a nossa segunda rainha, que simplesmente salvou o povo judeu numa época em que não havia para onde fugir, porque o rei Assuero dominava o mundo todo. E você, Anna, para nós, é um pouco de Ester. Não agiu por impulso, a rainha Ester. Quando necessário, aceitou os desafios e foi destemida.

Para lembrar, uma terceira mulher da nossa comunidade, a juíza Débora. No judaísmo as mulheres têm uma posição muito especial. E Débora foi uma líder no espaço masculino. Ela foi estrategista, ela foi inovadora, ela foi conselheira. Ela se preocupou com a comunidade, o que você fez conosco.

E a última, Anna, se me permite, é Rute, a moabita, nada menos do que dela deve a ascendência do nazir que tanto esperamos. E você também foi, Anna, um pouco como a Rute, em nossa comunidade. Você fez uma vida marcada por amizades, com desprendimento, com dedicação, e deixou uma lição para nós. Está escrito na Mishná, nosso livro sagrado. Assim dizem os nossos sábios, “se a tua mulher é de baixa estatura, curva-te perante ela”. Parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB -  Beleza! E agora, passo a palavra ao presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg, lembrando do Salmo 23: “Ainda que eu atravessasse o vale da sombra da morte, eu nada temeria, porque o Senhor está ao meu lado; a sua vara e o seu cajado me consolam”.

Eu fui o segundo homem mais poderoso deste Estado. Passei por um momento em que tive que enfrentar uma enorme armadilha, ardilmente preparada, e a comunidade judaica esteve ao meu lado, leal e acreditando em todos os momentos. Telhada, V. Exa. também foi leal. Agora o gabinete volta a ficar lotado, com filas de espera para falar comigo, e eu me lembro daqueles que, como os integrantes da Confederação Israelita do Brasil e da comunidade judaica, estiveram sempre ao meu lado, em todos os momentos.

Fernando Lottenberg, nos dê a honra desta palavra. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO LOTTENBERG - Boa noite a todos. Excelentíssimo Senhor Deputado Fernando Capez, na pessoa de quem cumprimento os parlamentares desta Casa, fizemos e seguimos ao seu lado porque você merece, porque você é um amigo nas horas boas e nas horas difíceis. Assim como você contou conosco naqueles momentos, nesse seu caminho de Damasco ou de provações que citou, nós temos certeza de que você também continuará andando conosco, então fizemos porque você merece. (Palmas.)

Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita e meu colega de Ciam, na sua pessoa, cumprimento os integrantes da Mesa e da comunidade judaica presentes nesta homenagem. Não é por acaso que tanto o presidente da Federação como o presidente da Conib eram diretores do Ciam. Foi a Ana quem nos levou. Eu fui sucessor do Luiz no departamento jurídico.

Meus amigos, como vocês viram no filme, o Ciam é uma associação beneficente sem fins lucrativos, fundada em 1959, que tem como missão prestar assistência à pessoa com deficiência intelectual e aos seus familiares, buscando desenvolver sua confiança, autonomia e inclusão na sociedade, permitindo, assim, que tenham seus horizontes ampliados, mais oportunidades e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

A história do Ciam está repleta de narrativas de superação, de pioneirismo, mas, sobretudo, de realizações. Vários projetos podem ser destacados, seja a moradia assistida individualizada para deficientes, inspirada na experiência do Kibbutz Kfar Tikva em Israel, materializada na aldeia em Franco da Rocha, seja nas mais de 250 famílias atendidas na unidade do Jaguaré, na sua quase totalidade, não integrantes da comunidade judaica.

Deputado Capez, eu tive o privilégio de fazer parte, em muitos anos, dessa história. Estávamos lembrando com a Anna quantos anos foram - talvez 20 -, oferecendo a minha contribuição como voluntário, em sua diretoria jurídica de patrimônio, na vice-presidência e em seu conselho.

Posso afirmar que aprendi muito mais do que aportei, pois fazer parte da construção da história desta instituição foi um exercício de ganhos e de significados, tanto para a minha vida pessoal, como comunitária. Reza o costume judaico que, quando homenageamos alguém, costumamos buscar referência nas nossas fontes.

A Anna é uma autêntica representante - como o Luiz falou - das grandes mulheres do povo judeu: mãe, avó, esposa e líder comunitária de primeira grandeza. Uma das dimensões da sua vida diz respeito ao trabalho voluntário dedicado ao Ciam, onde construiu um legado exemplar. Para a sorte da comunidade, continua forte e bastante ativa. Valores como “mitzvot”, que são boas ações, e “tzedaká” norteiam a sua liderança.

A palavra “tzedek” significa justiça, ou seja, fazer “tzedaká” significa fazer justiça, justiça social. Assim, para nós, “tzedaká” é uma obrigação moral, é um exercício contínuo e permanente de generosidade. A Anna tem feito isso por muitos anos, ao se dedicar, de corpo e alma, para que os usuários e assistidos do Ciam possam encontrar dignidade, respeito e recursos, superando assim as suas adversidades e as suas limitações. E o que parece simples no papel, meus amigos, representa um esforço cotidiano. Estão aqui os diretores voluntários, os profissionais do Ciam, um esforço intenso e que exige profunda dedicação. Esta é a outra dimensão da Anna, ou seja, ela o faz na forma de atos de bondade. Em hebraico (Palavra em hebraico.), desinteressada de reconhecimento.

Outro preceito que está nas raízes das ações da Anna e do Ciam é o conceito de (Palavra em hebraico.), que significa, numa tradução direta, reparar o mundo. Dos ensinamentos, qualquer atividade que melhore o mundo implica o (Palavra em hebraico.), é o espaço para que nós aprimoremos a obra do Criador.

Estamos aqui prestando hoje uma justa homenagem a esta guerreira, um grande exemplo para as novas gerações.

Anna, que o seu estilo de liderança possa ser imitado, seguido e reconhecido nessa tarefa incansável de fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Em meu nome pessoal, na qualidade de presidente da Confederação Israelita do Brasil, posso afirmar que a comunidade judaica se orgulha de ter em você uma das faces que dialoga, influencia e interage com diversos setores da sociedade paulista e brasileira, ancorada nos valores da tradição judaica.

A missão do Ciam tem sido exercida com plenitude sob a sua liderança. Temos sempre o que aprender com o seu jeito de ser e de tornar a vida de pessoas com deficiências intelectuais, melhor e mais digna.

Em nome da comunidade e em meu nome, muito obrigado.

Meus amigos, estamos nos aproximando da época das grandes festas judaicas e também das eleições nacionais. É um momento propício para desejarmos a todos um bom ano novo e que as futuras lideranças políticas tenham o discernimento necessário para conduzir a nação brasileira a um futuro melhor para todos. Shaná Tová e Shalom.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Fernando.

Chegamos agora ao clímax desta sessão solene, ao momento que representa sua razão de ser. Encaminharam missivas cumprimentando Dona Anna Schvartzman pelo seu trabalho e por essa merecida homenagem dos 94 deputados estaduais da Assembleia de São Paulo, senhor prefeito Bruno Covas; presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris; ex-prefeito João Doria Jr., professor Marco Antônio Zago; secretário da Saúde e ex-reitor da Universidade de São Paulo; Dr. Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária do Estado, Dr. Francisco Sérgio Ferreira, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado; Sr. João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Estado de Energia e Mineração; Senhor. Gilberto Nascimento Júnior, secretário de Estado de Desenvolvimento Social; e Dr. David Depiné, defensor público-geral.

O porquê da homenagem? Anna Schwartzman, presidente de honra do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, Ciam, desde 1986, e fundadora da Aldeia da Esperança. Em 1989 reorganizou a administração da unidade Jaguaré, mediante reforma em suas instalações, além da implantação de cursos profissionalizantes. Em 1992 transformou essa escola em um Centro de Educação Global do Deficiente Intelectual, iniciando uma política de inclusão e tornando o Ciam uma das entidades pioneiras e referência nesse atendimento.

Recentemente foi homenageada pelo Ciam por sua dedicação com 24 anos de serviços comunitários. Foi inaugurada, na Aldeia da Esperança, uma praça com seu nome, na presença de cerca de 160 pessoas.

O Ciam foi fundado em 1959. Atende na unidade do Jaguará cerca de 250 famílias carentes, dando suporte aos pais e tratamento aos filhos com deficiência intelectual.

Os programas de atendimento, totalmente gratuitos, cobrem as crianças de zero a 14 anos de idade. O Ciam conta com a generosidade de associados contribuintes, doadores e programas de renúncia fiscal das autoridades federais, estaduais e municipais mediante convênio.

Outra unidade, localizada em Barueri, é a Aldeia da Esperança, com alojamentos individuais para cada residente. Nessa unidade, há um programa de residência assistida, conforme o que é aplicado no Kibbutz Kfar Tivika, em Israel. Esse projeto, único no Brasil, é sustentado pela locação das residências, paga pelos familiares ou tutores dos residentes. Em 2001, o centro começou processo de inclusão de seus alunos na rede de ensino regular. No ano seguinte, o programa de formação profissional, sendo que 20 assistidos conquistaram carteira de trabalho. Com a certificação ISO 9001, o Ciam passou a oferecer cinco programas direcionados a crianças e adolescentes, a partir dos três anos de idade, chegando a finalista do Prêmio Criança da Fundação Abrinq.

A senhora e o Ciam fizeram e fazem toda a diferença. Por isso que não sei bem se é a Assembleia Legislativa que está homenageando o Ciam ou se é o Ciam e Anna Schvartzman que homenageiam o povo de São Paulo e a Assembleia Legislativa ao aceitarem esta outorga.

Por esta razão, neste momento, vamos outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Sra. Anna Schvartzman, por sua atuação e luta em prol das crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual e seus familiares na inserção social e profissional dessas pessoas.

Convido todos os integrantes da Mesa e aqueles que se encontram na Mesa estendida para que nos acompanhem nesta outorga, neste momento.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, nós vamos passar a palavra à homenageada, e agora uma das poucas pessoas que detêm o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, Anna Schvartzman, cujo trabalho, só de assistirmos, já nos faz mais próximos de Deus. Com a palavra, Anna Schvartzman.

 

A SRA. ANNA SCHVARTZMAN - Senhoras e senhores, amigos do Ciam e demais autoridades, o que eu posso dizer neste momento de tanta emoção, nunca esperado e com oradores desse nível? Realmente eu estou numa emoção que não tenho nem como falar, mas vou tentar. Quero agradecer o honroso convite que o deputado Fernando Capez fez à comunidade judaica com essa solenidade, me escolhendo para representar o Ciam.

O que é o Ciam? Ciam quer dizer “Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar”, inaugurado em 1959 com a doação da família Fromer e sua decisão de atender crianças com deficiência intelectual que desde o início receberam cuidados especiais, atenção profissional e muito, muito amor. Hoje em dia, nossa missão é muito mais ampla, com atendimento totalmente gratuito, trabalhamos com bebês prematuros e com risco de deficiência e também fazemos um trabalho de contraturno escolar na faixa de sete a 14 anos.

Um sonho que consegui realizar durante a minha presidência foi a construção e implantação da Aldeia da Esperança, uma residência assistida para adultos. Os anos se passaram, as vitórias foram expressivas e o Ciam está a meses de completar 60 anos de sucesso. Falando assim, para uma plateia tão selecionada, ficamos felizes e ao mesmo tempo muito preocupados em encontrar meios para continuar nosso trabalho. Completaremos 60 anos quando eu completo meus primeiros 50 anos de Ciam. Tenho a honra de ser a modesta porta voz da comunidade judaica que no desejo do deputado Fernando Capez faz votos de realizações contínuas e que mantém a fé no porvir do Brasil e de Israel.

Quero destacar o sonho de diversidade e uma aceitação maior da sociedade para essa inclusão das pessoas com deficiências. Que todos sejamos abençoados em saúde, compreensão e união nesta data em que ressalto o companheirismo e a certeza de realizações saudáveis muito mais grandiosas do que um dia se acreditou. Agradeço o trabalho de todo o nosso time e de todos que já passaram pelo Ciam. De forma pessoal, agradeço muito o apoio de minha família. A presença de meu marido, filhos e netos faz deste momento algo mais especial.

Finalmente, quero compartilhar com todos o reconhecimento de ter contribuído com o Ciam e ter sido sua presidente, uma das maiores honras da minha vida. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós vamos entregar agora flores simbolizando o amor, a paz e a harmonia à Anna Schvartzman. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ANNA SCHVARTZMAN - Eu queria agradecer as flores e a minha medalha. Não estou nem acreditando! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Em primeiro lugar, nós, que somos agentes públicos, autoridades públicas, eu e, com certeza, o Telhada, já o somos há mais de 30 anos. Eu, como procurador de Justiça do Ministério Público. Ele, como honrado oficial da Polícia Militar. E, agora, como parlamentares. Somos gratos à comunidade judaica. Somos gratos a tudo que a comunidade judaica tem trazido ao nosso estado e ao nosso país.

Eu, que sou família, assim como o Telhada, gosto da maneira como a comunidade judaica mantém unida a sua estrutura familiar. Apega-se às tradições, passo importantíssimo para que sempre haja o respeito. Sobretudo, a aqueles que viveram mais. A dedicação aos estudos e ao trabalho como meio de superação dos obstáculos e das dificuldades. Como o único caminho para vencer na vida. E, sobretudo, pela integração, pelo desejo de paz, pelo desejo de harmonia e pelo desejo de convivência.

Quando vejo o trabalho do Ciam e da Anna Schvartzman, me vem à mente exatamente isso: amor, paz, integração, trabalho, sacrifício em prol da solidariedade para aqueles que mais precisam. Eu estava procurando algum jeito de fazer o encerramento. Lembrei, Marcos Arbaitman, da época em que você foi  secretário de estado de Esportes, e eu era promotor, brigando contra as torcidas organizadas de futebol.

Você me ajudava. Aquela desarmonia, aquela violência, aquela ignorância bestial, traduzida em violência, matando pessoas por causa de jogos de futebol. O Telhada, no Batalhão de Choque.

Falei: “O que pode simbolizar mais a integração que uma carta que São Paulo encaminhou aos coríntios?” Não é verdade? Na epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, ele diz que os três dons mais importantes da pessoa humana são: a fé, a esperança e o amor. Mas se ele tivesse que destacar, desses três, um desses dons, uma virtude, seria o amor. Capítulo 13.

É isso mesmo, capítulo 13, Carta aos Coríntios. É o amor que estamos, nesta data, homenageando. Esta foi uma sessão solene que outorgou o colar de Honra ao Mérito a uma pessoa que corporifica e simboliza o amor.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todas as autoridades que acorreram a ela e enviaram suas cartas, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial e da Secretaria Geral Parlamentar. Vejam, quantas coisas para fazer uma sessão solene! Da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão.

Está encerrada a sessão. Que Deus nos abençoe. 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos. 

 

* * *