http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

27 DE NOVEMBRO DE 2017

079ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE REALIZAR A PREMIAÇÃO DO “HOMEM MAIS FORTE DO BRASIL 2017”

 

Presidente: PAULO CORREA JR.

 

RESUMO

 

1 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IVONE BATISTA GUIMARÃES

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Homenagem e premiação dos homens mais fortes do Brasil". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a relevância da união dos homenageados desta solenidade, bem como do trabalho social prestado por eles. Anuncia a exibição de vídeo contendo imagens do evento Arena Bruta, no qual competem os homens mais fortes do Brasil.

 

4 - MARCOS MOHAI SZABO

Vereador de Peruíbe, saúda o deputado Paulo Correa Jr pela oportunidade deste evento. Fala sobre a prática esportiva do strongman, que deu origem ao crossfit. Descreve estratégias para estimular o investimento da indústria de suplementos esportivos no atletismo de força. Felicita-se pelo reconhecimento público das imagens de seus atletas, sobretudo entre as crianças. Discorre sobre a criação de personagens e o uso de sucatas com a finalidade de divulgar o esporte. Relata contribuições do esporte para sua saúde fragilizada na infância. Salienta a importância da participação de empresários na premiação desta manhã. Propõe a continuidade da parceria com o deputado Paulo Correa Jr. Lamenta a falta de valorização dos esportistas no Brasil. Presta homenagem ao músico Rogério Nunes pelo trabalho social realizado em presídios. Canta trecho de rap composto por ele, em sua homenagem. Cumprimenta autoridades, colaboradores, competidores e familiares.

 

5 - MARCOS FERRARI

Presidente da Confederação Brasileira de Strongman - CBSM, disserta acerca de dificuldades enfrentadas cotidianamente por atletas. Conta momentos de sua carreira no strongman. Fala sobre as contribuições do esporte para o crescimento pessoal. Felicita-se pelo progresso dessa prática esportiva no Brasil.

 

6 - FERNANDO SARDINHA

Competidor de strongman, discorre sobre crenças pessoais. Informa que busca divulgá-las por meio das redes sociais. Descreve interpretação infantil inspirada em coreografia de sua autoria. Destaca a relevância dos exemplos de atletas para as crianças. Compara o atletismo de força com a música. Agradece pelo reconhecimento recebido nesta solenidade.

 

7 - IVONE BATISTA GUIMARÃES

Mestre de cerimônias, anuncia entrega de premiação da competição Arena Bruta de 2017 e homenagem aos atletas que nomeia.

 

8 - PRESIDENTE PAULO CORREA JR

Faz agradecimentos pela oportunidade de protagonizar a realização desta solenidade. Fala sobre sua experiência pessoal e parlamentar no esporte. Faz convite para a participação do público presente nas iniciativas legislativas de fomento ao esporte. Destaca os exemplos de superação narrados neste evento. Frisa a relevância das derrotas para a conquista da vitória e do reconhecimento público. Ressalta a importância, a seu ver, do patriotismo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear e realizar a premiação do “Homem Mais Forte do Brasil 2017”.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia, em data e horário que falaremos depois, pela NET - canal 7; TV Vivo - canal 9; e TV Digital - canal 61.2.

Para compor a Mesa, anunciamos o deputado Paulo Correa Jr.; o vereador Marcos Mohai; Júlio Cézar Paiva Carvalho, empresário; Caetano Sérgio Aparecido, vereador de Louveira.

Com a palavra, o deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear e premiar o “Homem mais Forte do Brasil 2017”.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Queremos também mencionar a presença do deputado José Zico Prado, que acabou de passar por nosso plenário. Grande abraço. É um grande colega e companheiro.

Gostaria de apresentar e mencionar as pessoas que estão presentes, os atletas campeões que também fazem parte desta solenidade: Gisela Shimada, campeã paulista "Boneca de Ferro"; Rogério Nunes, responsável orientador de escolas e complexos prisionais e Fundação Casa; Francisco Anhê, representando a Secretaria de Esportes de Louveira; Jânio Martins, representando o deputado e professor Salim Curiati.

E agora, mais uma vez, cumprimentando quem faz parte da nossa Mesa: o Marcos Mohai, vereador em Peruíbe. Foi quem me aproximou deste trabalho, pessoa que ensinou a importância deste esporte praticado. Tenho certeza que vocês param as cidades, como disse há pouco na entrevista que dei à Alesp, porque é muito bonito de ver o trabalho, dedicação e carinho de vocês. E o mais importante, o que me chamou mais a atenção ainda, e o Mohai sempre me passou, é que vocês são uma família unida. Quando vocês chegam, é sempre junto. É muito importante de ver isso, as crianças e filhos participando. Parabéns, Mohai, sinto-me extremamente orgulhoso em participar e presidir esta sessão solene, de tanta importância não só para nosso estado, mas para nosso País.

Cumprimento também o Caetano Sérgio Aparecido, vereador de Louveira e o Júlio Cézar Paiva Carvalho, empresário da International Sales Netto Alimentos. Gostaria de ressaltar que esta sessão solene foi aprovada por todos os deputados desta Casa, que normalmente recebe pessoas que fazem a diferença em nosso estado. Pessoas que merecem serem reverenciadas por seus trabalhos sociais, esportivos ou na área política. Enfim, aquilo que mexe e faz a diferença em nossa sociedade. Todos os deputados desta Casa aprovaram por unanimidade, e o presidente também aprovou que esta sessão solene fosse feita no plenário principal da Casa, com muitas histórias.

Hoje ocuparão nossa tribuna, que normalmente é ocupada por pessoas que têm o voto popular, pessoas que têm história em suas bases eleitorais. Mas também é aberta para quando um representante desta Casa, através do voto popular, abre para a sociedade. Esta é a Casa do Povo e tem o direito de falar pelo trabalho que fazem, e serem honrados pela diferença que fazem em nosso estado.

Agora assistiremos a um vídeo institucional com um pouco da história deste trabalho dos homens fortes do Brasil.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Ivone, vou apenas pedir para quebrarmos um pouco o protocolo, para que ouvíssemos as palavras, e vou explicar o porquê. Eu não posso me retirar da Presidência por não ter outro deputado compondo a Mesa. Pelo regulamento da Casa, gostaria de participar da premiação, se pudermos fazer aqui. Então acho melhor ouvirmos primeiro o pronunciamento daqueles que compõem a Mesa. Gostaria que eles fossem chamados, e depois fazemos a premiação, pós discurso dos nossos convidados.

Passaremos a palavra ao vereador de Peruíbe, com esta história e currículo todo, nosso Mohai, para dar início aos discursos.

 

O SR. MARCOS MOHAI SZABO - Primeiramente, gostaria de saudar todos que puderam estar presentes nesta sessão. Gostaria de parabenizar nosso deputado por dar esta abertura tão importante. Começaremos a entender isso daqui para frente, o quanto é importante termos um apoio do governo estadual. Eu, como vereador, procuro atuar e fazer um trabalho dentro do Esporte, mas, obviamente, com apoio do nosso deputado Paulo Correa Jr. esta força acaba ampliando, e conseguimos chegar em horizontes diferentes. Primeiramente, parabenizo o deputado por nos ceder este espaço e oportunidade de mostrar nosso trabalho.

É um trabalho maravilhoso, tanto que hoje o strongman é praticado em vários segmentos, mas de maneiras disfarçadas. Para quem não sabe, o crossfit é originado do strongman. Obviamente o crossfit é manuseado com cargas menores. E classificamos um atleta strongman como de elite. Prova disso é que nosso evento Arena Bruta só permite que o atleta participe se tiver mais de 100 kg de peso corporal. Já é um evento selecionado para que estejam os melhores e mais preparados. Sabemos que é um esporte de elite, que requer treinamento, disciplina, alimentação e suplementação diferenciada.

Hoje, nesta sessão, estamos com os melhores atletas desse segmento no País, representando esse novo formato de esporte que queremos implantar, não só no estado de São Paulo, mas no Brasil. As indústrias de suplementação, de comunicação - televisiva e cinema, podem ter certeza que, muito em breve, terão um foco muito maior para esse cenário do strongman. Estamos preparando um modelo diferente, em que criamos personagens para estes atletas, para que a geração que nos assiste - porque acredito que eu e o Marcos Ferrari somos os primeiros da geração, então surge uma nova geração de atletas, e a tendência é que ele melhore cada vez mais. De certa forma pegamos o esporte na formação em um País que tinha que identificar muita coisa, descobrir muita coisa. Hoje, essa geração que pega o esporte, já pega de uma maneira que já tem uma técnica. De uma maneira grosseira de falar, de certa forma já desmatamos o caminho, então fica um pouco mais fácil para essa geração.

Mas o que me deixa bastante feliz, deputado, é quando atletas como nós andamos em shoppings, supermercados e lugares públicos, e as crianças se identificam conosco. Apesar de nossa aparência bruta, criamos um personagem dentro do esporte, somos amados por essa geração de crianças. E isto é bastante gratificante, em um País que passa por vários problemas. Eu procuro dizer que o sorriso de uma criança, o abraço de uma criança é algo verdadeiro. Então conseguimos nos identificar nesse cenário, através de um esporte que, quando você assiste, quando vê o barulho de um carro tombando, a lata amassando, a sensação que está ali é que somos super-heróis.

Fico bastante feliz com esse trabalho que está sendo feito, e com esse modelo, esses personagens que estamos criando para esse cenário. As empresas, obviamente, estão nos apoiando nesse projeto. A tendência é fazer com que ele se espalhe no Brasil todo. Inclusive, um projeto que já havíamos conversado, do deputado também, é trabalhar com objetos reciclados, e ter uma maneira barata e prática de fomentar cada vez mais o esporte.

Deputado, hoje é um dia de gratidão para mim. Não sei se muitos conhecem minha história, mas nasci em São Bernardo do Campo com um problema pulmonar. Eu tinha um pulmão menor que o tamanho normal. Meus pais mudaram para a cidade de Peruíbe, na Baixada, onde vivo até hoje. Lembro que vivia mais internado do que em casa. Então meus pais largaram tudo que tinham, uma vida boa e estável, e mudamos para o litoral, em busca de uma saúde melhor. Desde então, comecei a praticar atividade física, e procurei todo o universo de esporte. Sou um atleta que já surfei, já joguei capoeira, fiz jiu-jitsu, judô, boxe. Tudo que tinha esporte eu estava envolvido.

Mas onde me identifiquei de verdade foi no cenário do esporte de força e musculação, academia, o universo que vivemos. Quem vive sabe o que eu falo. É um esporte que está no sangue, carregamos no corpo para onde andamos. Hoje, para mim, é um dia especial, porque você ser reconhecido pelo seu trabalho, por aquilo que você fez, é uma coisa que não tem explicação. O deputado, a partir do momento que entrei em contato com V. Exa., não teve nenhum tipo de contestação. O deputado abraçou a ideia, viu que era de interesses verdadeiros.

Falo isto porque tenho amigos aqui, inclusive que vieram de longe. O Fernando Sardinha, que também vai ter seu momento para falar, é um cara com tantos títulos que nem conseguimos contar. Se ficar contando não vai dar tempo na sessão. É uma pessoa também muito querida, que em todos os lugares que anda é ovacionado. É uma pessoa respeitada, que também está à frente deste movimento. Hoje, ser premiado e reconhecido nesta Casa de Leis, por este vereador, tirando todo o fato político, é um grande orgulho. É uma nova história que construímos. Obviamente, teremos um reconhecimento.

Todos que saírem desta Casa de Leis hoje, sairão com um documento oficial. Este documento terá uma importância muito grande. As empresas que compõem esta sessão hoje também recebem esta documentação. Isto é muito importante para a empresa, participar de uma sessão dessas. Só tenho a agradecer deputado, verdadeiramente. E, automaticamente, faço uma proposta para V. Exa., que continuemos juntos. Teremos longos anos de trabalho, cada um dentro da sua esfera. Uns como atletas, outros como empresários, outros como vendedores ou descobridores de situações. Aqui temos vários segmentos. Mas que nós permaneçamos juntos.

Assim como V. Exa. falou, toda guerra, toda história que formos pesquisar em livros, filmes e séries, nunca ninguém consegue vencer sozinho. E se conseguir, logo perde o poder. Sei que a união é importante. Que cada um reconheça seu lugar e momento. Isto também é importante, a humildade de reconhecer o tempo. Precisa de tempo. Hoje, para os senhores estarem aqui como deputados, houve um processo, um aprendizado. Isto também acontece dentro do nosso esporte. Acredito que esta geração veio empenhada e diferenciada, que vai dar muitas alegrias não só para quem é do esporte, mas todos do cenário.

Não vou tomar muito tempo, para que também consigamos dar oportunidade para os demais falarem um pouco. Só tenho a agradecer mais uma vez, deputado, em nome do meu município de Peruíbe, como vereador, e em nome de um brasileiro que está sendo reconhecido nesta Casa de Leis como atleta, porque hoje o atleta no Brasil tem pouco reconhecimento pelo que ele representa. As dietas, noites sem dormir, as dores, lesões que às vezes temos que conviver, só nós sabemos disso. Quero agradecer por tudo isso. Quem é atleta, sabe.

Só queria aproveitar mais um minutinho, porque não tive oportunidade de ressaltar. Gostaria que ficasse em pé o Rogério Nunes, por favor. Para quem não conhece, o Rogério é cantor de rap, e faz um trabalho dentro de presídios e da Febem. Ele é um rapper cristão, que leva a Palavra de Deus em músicas que modificam a estrutura dessas pessoas. Para quem não sabe, ele compôs uma música para mim chamada “Go Mohai”. Vou até cantar um pedacinho, posso deputado? “Eu não vim para competir, vim para dominar. Strongman raça forte, go Mohai.” Esta música foi feita pelo Rogério, e quero agradecê-lo publicamente nesta Casa de Leis. Reconhecer também o trabalho que você faz, que é árduo e muitas vezes sem recursos financeiros, sem nenhum tipo de ajuda. Faz porque realmente é cristão e quer ver a mudança do ser humano.

Não sei se o deputado me permite parabenizar mais alguém que não poderá falar aqui, mas gostaria que o André Buas ficasse em pé para que todos conheçam. Ele é meu amigo de infância, uma pessoa muito importante para mim dentro do cenário de comunicação. É um cara start - faz isso e daqui cinco minutos ele faz acontecer. É uma pessoa importante neste cenário, um cara sem palavras. É excepcional. É o cara que faz chover no deserto. Agradeço sua parceria e fidelidade. Hoje, toda a comunicação visual, não só a do Arena Bruta, mas também de alguns trabalhos, ele é responsável por tudo. É o cara que cuida do meu marketing. Agradeço a você.

Quero agradecer à minha esposa, que está presente nesta noite, a Cristiane. Fique em pé para que todos conheçam. Deputado, Americana e Junqueirópolis estão conosco. A família é grande lá. Quero parabenizar o Ivan, que não terá o poder da palavra hoje, mas falarei em seu nome. O Ivan foi competir no evento Arena Bruta com uma lesão no braço, então já foi competir em desvantagem. Porém, em nosso esporte, os guerreiros não têm desculpa. Era aquilo que eu estava falando para meu amigo da proteína pura, que o Bambam no Pânico me desafiou, sabendo que eu estava com uma lesão no braço. Mas, como era ao vivo, se ocorre ele ia falar para todo o mundo que arreguei.

Então finalizo minha fala, e darei espaço para quem estiver inscrito. Quero que o deputado também explane, se possível. Agradeço a todos. O Fernando Sardinha terá o espaço para falar também, mas não sei se vai dar para falar de todos os títulos. Depois, o pessoal vai ter que acompanhar nas redes sociais. Agradeço ao Marcelo, meu assessor que está sempre comigo. Já estamos no segundo mandato, e não é fácil a vida política. O deputado sabe como é também.

Agradeço toda a assessoria do deputado, as pessoas que hoje dispuseram do tempo para estarem aqui, fotógrafos, cameramans, assessores, o vereador que veio de Louveira prestigiar nosso atleta que também é um fenômeno do strongman. Ele é conhecido como coringa, o Marcos Maverick. E nosso subsecretário de Louveira, seja bem-vindo. Agora, passo a palavra. Eu ficaria o dia todo falando para vocês, mas a única palavra que tenho para resumir este dia para vocês é gratidão por todos que estão aqui. Acho que não só para mim, mas para todos vocês, a partir de hoje será um dia histórico, e sairemos com um documento oficial da Casa de Leis dos deputados reconhecendo o nosso trabalho.

Obrigado a todos. Bom dia. Passo a palavra para os demais. Rojão, desculpe irmão, é fotógrafo que está sempre comigo também. Aquele não me larga. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Gostaria de mencionar também a presença da Sra. Magda Campos, árbitro de strongman da CBSM - Confederação Brasileira de Strongman. Também cumprimento o Fernando Sardinha, nosso grande campeão que está conosco, para quem peço uma salva de palmas. (Palmas.) E já mencionar também um futuro deputado aqui da Casa, porque ele chegou aqui e já se sentiu em casa, já dominou tudo. Ao nosso Cerimonial.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Gostaria de chamar para falar agora o Sr. Marcos Ferrari. Ele é pentacampeão brasileiro de Strongman - Categoria Absoluta; melhor atleta sul-americano desde 2011; recordista sul-americano; presidente da Confederação Brasileira de Strongman - CBSM; atleta referência da Força Bruta da Rede Globo; primeiro atleta a competir em três organizações mundiais na história do esporte do Brasil - Arnold American Strongman e Champions League.

 

O SR. MARCOS FERRARI - Bom dia a todos, a Mesa. Primeiramente, obrigado, deputado, por este momento muito especial. O Mohai é sem palavras. Para nós, como atletas, como você falou, é muito importante qualquer tipo de reconhecimento. Imagina um como este aqui hoje. É algo muito importante. O Caetano, que está ajudando muito o strongman em Louveira. O senhor empresário ali também, obrigado por este momento. E a todos os presentes.

Queria falar agora não como presidente ou atleta, mas só como Marcos Ferrari mesmo. Acho que todo profissional que decide escolher uma carreira sabe o caminho que ele tem que percorrer desde o início. Por mais que ele não tenha a experiência, ele tem a noção de que vai ter que passar por altos e baixos, e por muita coisa. Quando decidimos entrar para o strongman - é interessante um termo que ouvi muito no começo, as pessoas falavam: “Parece burro de carga, está sempre levando peso nas costas, na mão.” É interessante que o burro de carga é muito importante dentro dos afazeres na fazenda. Sem ele não teria como fazer algumas funções, porque a máquina não chegaria onde ele chega.

Nós, como atletas, passamos por lesões, dificuldades financeiras, emocionais. Todo dia tem que matar um leão. E se não matar o do dia anterior, tem que matar dois no outro dia, para chegar aqui hoje e receber, de uma forma tão carinhosa e respeitosa, esta homenagem que estamos recebendo hoje. Para mim, é uma emoção muito grande, porque cada dia destes meus dez anos de carreira como atleta, eu consigo lembrar de todos eles. Eu sei porque comecei no strongman devido a minha filha, que tinha leucemia, com um ano e sete meses. Ela que me deu força para entrar. Eu lembro de cada lesão que tive nesse tempo, de cada pequena vitória.

Eu lembro de uma criança com síndrome de Down uma vez, que chegou para mim e falou: “Vamos tombar pneu juntos.” E aquilo, para ela, pareceu o maior troféu do mundo. Então, tudo isso ficou gravado. É óbvio que erramos muito, eu errei muito durante este tempo. Mas estar aqui hoje me prova que mesmo errando, consegui chegar. E vocês chegaram também. É uma honra ser presidente da Confederação Brasileira, e ser atleta de strongman. Eu digo que o strongman não é só o esporte, mas é algo para a vida. Você aprende a ser um strongman na vida. Você aprende a levar porrada, levantar a cabeça e continuar andando. Isto é ser strongman. E não precisa ser atleta. Nós temos strongmen espalhados pelo Brasil inteiro.

Agradeço muito por esta oportunidade. O strongman cresce dia a dia, e cada vez mais tem adeptos chegando. Tenham certeza de que as atitudes que conversamos em reuniões, a questão dos equipamentos a partir de sucata, de levar o strongman para o Brasil inteiro - pelo menos começando em nossos vizinhos aqui, tudo isso vai fazer com que o esporte cresça muito mais. Então só tenho a agradecer, e desejar que possamos voltar aqui em uma nova oportunidade, com muito mais vitórias para dividir. Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Vamos chamar agora o Fernando Sardinha, vice-campeão Mister Universo Profissional; bicampeão Mister Universo; tricampeão mundial; campeão sul-americano; pentacampeão brasileiro; tricampeão paulista e absoluto; bicampeão Troféu Brasil; campeão Mister Santos; recordista de 130 competições; recordista mundial de 126 troféus; recordista mundial de nove federações diferentes; 32 anos de carreira; cantor; tecladista; pianista; ator da Companhia Oswaldo Montenegro; palestrante; educador físico; campeão brasileiro de jiu-jitsu; campeão brasileiro de judô; campeão paulista de saltos ornamentais; campeão paulista juvenil de natação 100 metros rasos nado livre. Já estou até cansada, imagina ele.

 

O SR. FERNANDO SARDINHA - Bom dia, tudo certo? Gente, vim de Ribeirão Preto, por isso cheguei atrasado. Desculpem-me. É só pelo fato dos compromissos tomarem mais conta do que normalmente é habitual. Não estamos acostumados pelo esporte ser reconhecido. Quando ele é reconhecido, mistura com sua vida pessoal e acaba atrapalhando algumas coisas. Isso tem acontecido comigo nos últimos anos. Eu não tenho certeza absoluta até que ponto entro na casa das pessoas, porque, além de ser fisiculturista e educador físico, também me tornei um vlogger, entre aspas. Eu tento levar alguma coisa que esteja agregada a minha vida.

A primeira delas é a Palavra de Deus. Não sou absolutamente religioso, mas acredito em energia boa e ruim, porque somos pura energia. E eu acredito em um ser maior, que no meu caso é Deus, que está além deste mundinho todo aqui. Este mundinho é pequeno demais para tanta coisa que pode ser feita para o lado bom ou ruim. Isto explica a energia. Então acredito nisto. Eu levo a Palavra para a casa das pessoas, tanto com a música - porque quem leva música para a casa das pessoas, também está entrando todos os dias nas famílias, e eu acredito que a família é um alicerce de qualquer coisa que você queira fazer, seja do esporte ou da própria política.

Não acredito muito em político que não quer unir a família. Isto, para mim, é muito importante, porque a família traz a estrutura para que o político seja calmo e sereno o suficiente para tomar as melhores atitudes. Isto dentro do nosso esporte é fundamental. Quando você tem família perto você, come melhor, bebe melhor, representa melhor seus amigos. Você não tem um espaço da sua vida que você pense em não fazer o bem. Isto é o que faço nas minhas redes sociais. Falo e exponho isto todos os dias, e acabo penetrando na vida das pessoas, como a música faz. Você conta a coisa básica, simples e honesta, e as pessoas se identificam com aquilo, porque sabem que não é demagogia.

Você não precisa vender nada. Você só está entrando na vida delas para mostrar sua verdade. O que é o Fernando Sardinha como atleta? É o Fernando Sardinha como ser humano, cara. Não tem diferença nenhuma. Eu não tenho diferença entre ser um cara que expõe a vida perante as câmeras ou o que vem na Assembleia Legislativa para um evento tão importante para mim, quanto para quem já é velho do esporte. Isto, para mim, acaba entrando por outro lado. Eu entro na vida das pessoas simples, e também na das pessoas importantes. Aquelas que podem tomar alguma decisão.

Isto aqui, para mim, depois de 32 anos de carreira, tem uma função muito forte. Talvez não exista nada mais importante do que o reconhecimento para o atleta. Não existe. O troféu simboliza alguma coisa, a medalha, seus títulos simbolizam, como o reconhecimento de uma criança - e fui surpreendido ontem à noite por um menino que imitou minha coreografia, que brinco e danço com o público. E, normalmente, em um campeonato de musculação você se arrisca, porque fica com meio glúteo de fora. Mas não tem lado sexual, o glúteo é um músculo. Mas aquela criança interpretou exatamente como é, que eu estava tentando fazer o meu melhor para mostrar o maior desenvolvimento físico, definido e proporcional possível. Esta é a ideia do fisiculturismo. Assim como o garoto vê vocês tombando um carro, o pneu. Esta noção básica dela muda a estrutura da vida da criança. Muda porque eu tive meus sonhos de criança de querer ser um super-herói. Começou por isso. Eu não queria ter um raio que saísse dos meus olhos, mas sim força bruta. Então, possivelmente, se tivesse um Mohai, um Ferraz, eu particularmente estaria ali querendo ser eles. E essa criança me surpreendeu ontem, o filho de um amigo meu. Gravaram ele fazendo a mesma coreografia. Ou seja, você realmente pode mudar a vida de uma criança com o esporte.

E, para vocês darem esta oportunidade de nós mostrarmos nosso esporte, independente do que falam na mídia e na sociedade, podemos realmente começar a educação por aí. E isto é legal, quando você quer fazer isto. Eu tenho certeza de que o Mohai e todo mundo quer fazer isso, até quem mexe com música. Eu sou músico e sei o que estou falando. Queremos que a música emocione as pessoas. Queremos que a música entre na casa das pessoas e que o pai comece a cantar, mesmo que o filho esteja cantando todos os dias. O pai cansa e fala: “Esta música não sai da minha cabeça.” Pronto, você já uniu a família. Já fez algo de bom.

Então é isso. Agradeço a cada um de vocês. Muito obrigado pela oportunidade de eu ser reconhecido por tantos anos, como eles sabem muito bem, de batalhas sem apoio. Talvez sem uma palavra “sim”, porque o “não” você escuta toda hora. E o principal: todo mundo conta com genética ou patrocínio. Eu conto com a lei do esforço. É isto. Bom dia. Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Agora com a premiação. O 3º colocado é o Sérgio Batista de Carvalho.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Ele não compareceu, então o Marcelo vai receber em nome dele. Ele é campeão do Arena Bruta deste ano, o homem mais forte do Brasil 2017. O 2º colocado é o Marcos Alberto Fernandes de Morais.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - E o campeão do prêmio “Homem Mais Forte do Brasil 2017” é o Thiago Aparecido de Oliveira.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Agora as personalidades do esporte serão homenageadas com um diploma. Chamamos o Sr. Sandro Ueno. Desde 1984 nos esportes de força, tem em seu currículo os títulos de campeão paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - O Marcos Ferrari, que já falamos aqui, é pentacampeão brasileiro de strongman da categoria absoluta; melhor atleta sul-americano desde 2011; recordista sul-americano; e atleta referência na Força Bruta da Rede Globo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Agora vamos homenagear também o nosso vereador em Peruíbe. Ele que fomentou o esporte no País. Hexacampeão brasileiro de strongman, o vereador mais forte do mundo, e idealizador do título “Homem Mais Forte do Brasil”, Marcos Mohai Szabo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Vamos homenagear também a produção do evento. Boaz Produções, representada aqui pelo Sr. André Rubens Gomes.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Vamos também chamar aqui o representante da Proteína Pura, em homenagem por apoio e incentivo ao esporte.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Gostaríamos de chamar novamente o Fernando Sardinha. Não vou ler tudo de novo, senão não acaba hoje.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IVONE BATISTA GUIMARÃES - Ele é do Nordeste, acho que não conseguiu chegar porque tinha muito trânsito. E finalizando, uma atleta que também deveria ser bastante homenageado, Ivan Campos.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE- PAULO CORREA JR - PEN - Neste momento, em nome do Mohai, estendendo àqueles que compõem a Mesa e a todos os atletas que aqui estão, o agradecimento pela oportunidade de ter sido procurado por vocês, para entender um pouco mais sobre este esporte e esta dedicação. Enfim, como eu disse anteriormente, entender um pouco mais sobre esta família. Teria um discurso bonito e pronto escrito aqui, mas como sempre digo, acho que o melhor discurso é aquele que falamos do coração.

Vocês já explanaram aqui e leram o currículo, a trajetória de cada um dos senhores. Eu gostaria apenas de traduzir isto no sentimento de uma pessoa que ama o esporte. Talvez, daqui a pouquinho, eu chegue aos 100 kg também, aí quem sabe eu entro para a turma. Mas meu esporte é o basquete, que conheci aos 12 anos e até hoje, ainda no sábado disputei um campeonato master, e agora disputaremos a final dia 16. O basquete é meu esporte, mas sou apaixonado pelo esporte e faço parte da Comissão de Assuntos Desportivos da Casa. Ali nós traduzimos e debatemos várias maneiras de incentivar o esporte, e como inserí-lo nas escolas, no estado de São Paulo.

Convido vocês para que participem mais, para que, através deste grupo, eu possa levar sugestões de inserir este esporte tão bonito que vocês fazem. Agora, o que eu levo para casa. Vou descer a serra, para quem não sabe eu moro em Santos, cidade com o melhor time de futebol do mundo. Vou descer daqui a pouquinho, e levo para casa, cada olhar, sorriso e paixão de vocês. E o mais importante que ouvi aqui hoje: há exemplos de superação de vida, como ser humano. Ouvi aqui as palavras de que “erramos, mas chegamos e conseguimos”.

Eu tiro como exemplo que eu tinha um sonho, me apaixonei pela política e por três vezes disputei eleições e perdi. E muito bem votado. Fui vencer na quarta eleição. Então, nesta caminhada, você ganha amigos, e acaba aprendendo. E vou dizer uma coisa: às vezes, quando perdemos em competições, porque querendo ou não a política também é uma competição, é um vestibular no crivo popular, eu digo que as derrotas me prepararam para a vitória. Você aprende muito. Às vezes você acha que está perdendo, e dentro de você existe uma construção para que quando chegar a vitória, esteja preparado. Eu vi isto em alguns exemplos nos discursos de alguns de vocês aqui hoje, de como é importante você não desistir quando você não tem apoio, e chega e consegue.

Hoje, vocês recebem o reconhecimento do Estado de São Paulo, através dos deputados desta Casa, e eu tendo o privilégio de presidir esta sessão. Portanto, deixo aqui meu abraço a esta família maravilhosa. Posso dizer que me sinto muito honrado e feliz por fazer parte dela com vocês, e poder levar não só através daquilo que ouvimos através da música e do rap, mas através do que precisamos e ouvimos. Nós que estamos no meio da política precisamos ser honestos, ter Deus no coração e ser patriotas. Querendo ou não, vocês levam o patriotismo do nosso País mundo afora pelas redes sociais, pela dedicação e empenho que vocês têm. Muito obrigado. Mais uma vez, a Assembleia Legislativa se sente honrada de ter este grupo tão sério e exemplar, que hoje é homenageado nesta Casa.

Esgotado o objetivo da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 08 minutos.

 

* * *