02 DE OUTUBRO DE 2009

056ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA TORCIDA JOVEM DO SANTOS FUTEBOL CLUBE”

 

Presidente: BRUNO COVAS

 

 

RESUMO

001 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Bruno Covas, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o 40º Aniversário da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube". Convida os presentes a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - GERALDO ALCKMIN

Secretário de Estado de Desenvolvimento de São Paulo, recorda a memória do Governador Mário Covas. Informa que a entidade luta pela paz nos estádios de futebol, valoriza a cidadania, com as ações sociais. Elogia a participação da torcida feminina.  Lembra a contratação da jogada Marta, o que deve impulsionar o futebol feminino. Destaca a importância do futebol no Brasil.

 

003 - MARCELO TEIXEIRA

Presidente do Santos Futebol Clube, parabeniza a Torcida Jovem. Fala do preconceito relativo às torcidas organizadas. Elogia as ações sociais, culturais e esportivas da entidade. Enaltece a criação da Escola de Samba Torcida Jovem. Ressalta a importância da presença dos torcedores em todas as ocasiões e em qualquer circunstância. Cita desafios enfrentados dentro e fora do Brasil. Faz apelo à Prefeitura de São Paulo para que seja retomada a sede paulistana da torcida santista.

 

004 - Presidente BRUNO COVAS

Anuncia a apresentação do "Hino do Santos Futebol Clube", pelo cantor Kiko Zambiamke, acompanhado pela bateria da Torcida Jovem.

 

005 - COSME DAMIÃO

Fundador da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, solicita que seja  prestado um minuto de silêncio, em memória dos torcedores falecidos. Elogia o desempenho do mestre-sala e da porta-bandeira da entidade. Faz histórico sobre o surgimento da Torcida Jovem, no bairro do Brás. Informa que o grupo é politizado, teve participação na campanha pelas "Diretas Já" e pela anistia, e foi o primeiro a propor a paz nos estádios. Enaltece o respeito dos torcedores ao estatuto e ao pavilhão da entidade. Lamenta o fechamento da sede paulistana.

 

006 - Presidente BRUNO COVAS

Anuncia a exibição, no painel eletrônico, de vídeo sobre a Torcida Jovem.

 

007 - MARCOS GORDINHO

Presidente da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, pleiteia a união dos torcedores santistas pela retomada da sede paulistana. Destaca a participação da escola de samba no centenário do clube, a ser comemorado em 2012. Louva o trabalho dos antecessores.

 

008 - Presidente BRUNO COVAS

Presta homenagem, com a entrega de medalhas, a vários integrantes da Torcida Jovem. Entrega placa comemorativa ao Sr. Cosme Damião, fundador da Torcida Jovem. Saúda a memória de seus ancestrais santistas. Recorda as várias conquistas do Santos Futebol Clube, aliada à força de sua Torcida Jovem. Lembra que o time paralisou guerras e foi tido, pela Fifa, como o melhor do século XX. Enaltece a figura de vários jogadores. Recorda o milésimo gol de Pelé. Lembra a fundação do time, bem como da Torcida Jovem, surgida no bairro do Brás, que tem 60 mil associados e desenvolve trabalhos sociais, além da participação política em fatos recentes. Anuncia apresentação musical do cantor Kiko Zambiamke, com a bateria da Torcida Jovem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Covas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Para compor a mesa, quero anunciar a presença do Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento; Sr. Marcelo Teixeira, Presidente do Santos Futebol Clube; Sr. Marcos Gordinho, Presidente da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube e do Sr. Cosme Damião, fundador da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o 40o aniversário da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento.

 

O SR. GERALDO ALCKMIN - Bom-dia a todos, estimado Deputado Bruno Covas; Sr. Marcelo Teixeira, presidente do Santos Futebol Clube; Sr. Cosme Damião, fundador da Torcida Jovem do nosso Santos; Sr. Marcos Gordinho, presidente da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube; Vereador José Soares, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Vicente, amigos, amigas, é uma grande alegria estarmos juntos celebrando esses 40 anos da Torcida Jovem.

Quero cumprimentar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por essa iniciativa. Quero cumprimentar o nobre Deputado Bruno Covas, jovem líder, santista pelo DNA, neto de Mário Covas, filho do Pedro, de uma família inteira de santistas. Quando alguém era muito bom, Mário Covas dizia: “Esse é da escola da Vila Belmiro”. Bruno Covas tem na sua origem essa paixão pelo “Peixe”. Fico muito alegre. Meu pai também era santista, acompanhei aquele ataque maravilhoso do Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

O Cosme Damião teve a iniciativa de criar essa Torcida Jovem, uma torcida que empurra o time, vibra com o time, que não é plateia, é palco, faz as coisas acontecerem, luta pela paz nos estádios, tem postura política de cidadania, trabalho social. Agora, está na presidência o Marcos Gordinho - aliás, no Santos, até o “Gordinho” é esbelto.

Quero saudar a nossa torcida feminina. Uma torcida sem as mulheres é como um céu sem estrelas, como um jardim sem flores. (Palmas.)

Quero cumprimentar a nossa bateria, sempre presente nos momentos mais emocionantes.

O futebol no Brasil não é apenas um grande esporte, mas está identificado com a alma brasileira, com a cultura brasileira. Não há um menino de qualquer recanto deste País que não tenha brincado com uma bola, que não tenha paixão pelo futebol. Tenho certeza, Marcelo, de que com Marta no nosso Santos vamos fazer crescer muito o futebol feminino. Por um período curto, morei nos Estados Unidos. É interessante que nos Estados Unidos o futebol feminino é até mais popular do que o futebol masculino.

  Trago um grande abraço ao nosso Santos. Quando fui Governador, lembro que o ex-Governador Laudo Natel, que foi Presidente do São Paulo Futebol Clube, procurou-me. Estávamos fazendo a Linha 4 do Metrô, que passa em frente à Avenida Francisco Morato, perto do estádio do Morumbi. Ele disse: “Vim pedir se o senhor pode denominar a estação de Metrô de Morumbi-São Paulo, em homenagem ao São Paulo Futebol Clube.” Respondi-lhe: “Governador Laudo Natal, o pedido do senhor é uma ordem. Só tem um detalhe: depois que o metrô chegar à Vila Belmiro. Antes, não.”

  Trago, portanto, um grande abraço à nossa Torcida Jovem. Peço licença a vocês, porque ainda tenho outro compromisso. Gostaria de cumprimentar o Deputado Bruno Covas, uma das mais brilhantes lideranças do nosso Estado, pela bela iniciativa, pela oportunidade de poder abraçar todos os amigos do “peixe”.

Com o Santos, como e onde ele estiver! Viva a nossa Torcida Jovem do Santos! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Bruno Covas - PSDB - Esta Presidência quer anunciar e registrar a presença do Vereador José Soares, da Câmara Municipal de São Vicente, líder do PSDB; do Sr. Paulo Gonzalez Monteiro, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos; do Sr. Luiz Roberto Copati, assistente da Superintendência da Infraero.

O Secretário Geraldo Alckmin teve que se ausentar. Assim, chamo o Clodoaldo para fazer parte da Mesa. (Palmas.)

Com a palavra o Sr. Marcelo Teixeira, Presidente do Santos Futebol Clube.

 

O SR. MARCELO TEIXEIRA - Bom-dia a todos! Uma saudação especial ao Deputado Estadual Bruno Covas, que teve a feliz iniciativa de homenagear a Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

O Bruno já não faz mais parte da família do Mário Covas. Ele é reconhecido por si próprio, por suas iniciativas - não só como esta, de homenagem à nossa principal torcida -, mas principalmente pela defesa das causas sociais da Cidade de São Paulo, do Estado de São Paulo e do Brasil. Ele, brilhante político, sério, digno, que honra a classe política, orgulha todos os santistas que admiram e acompanham o seu trabalho. Cumprimento-o por esta iniciativa e agradeço a esta Casa de Leis.

Quero parabenizar a Torcida Jovem pelos seus 40 anos. Nós, que somos oriundos da arquibancada, sabemos valorizar a iniciativa e o apoio dos integrantes da Torcida Jovem. Ainda existem muitos preconceitos em relação a torcidas organizadas no nosso País. Aliás, existem, como em todos os segmentos, pessoas que não trabalham e não dignificam corretamente os nossos segmentos.

A Torcida Jovem tem que ser vista pelas suas ações sociais, não só pelo apoio ao Santos Futebol Clube, mas por tudo que realiza - principalmente nesses últimos tempos, com a criação da Escola de Samba, que é o Santos na avenida, através da Jovem. Temos que reconhecer todo o trabalho e toda a iniciativa da velha guarda, representada pela diretoria presidida pelo Marcos.

Acompanhamos e vemos todo o sacrifício e essas iniciativas sociais, culturais, esportivas voltadas aos interesses não só dos integrantes da torcida, mas principalmente às camadas mais pobres da nossa sociedade.

Hoje, fizemos questão de vir a São Paulo para cumprimentar cada um de vocês, sabendo que a Jovem não é apenas importante ao Santos, na nossa arquibancada. É também muito importante em todas as arquibancadas de Santos, do Estado de São Paulo, do Brasil e do mundo. Onde o Santos esteve, jogando a Libertadores, campeonatos internacionais, lá estavam a faixa e as bandeiras da Jovem, sempre acompanhando o Santos Futebol Clube em todos os cantos do mundo.

É esse o reconhecimento que os santistas querem fazer neste momento. Ao longo desses 40 anos, debaixo de chuva, debaixo de sol, lá estavam os integrantes da Jovem, gritando, torcendo e lutando pelo Santos Futebol Clube. Sabemos também de tantos desafios que esta torcida enfrenta quando vai ao interior, quando vai pelo Brasil afora, defendendo o Santos Futebol Clube e lutando por ele. Até mesmo a violência, quando vocês estão torcendo pelo Santos e estão defronte de tantas ciladas e perigos. Em qualquer circunstância, vocês estão sempre presentes, ao lado do Santos Futebol Clube.

É o agradecimento que o Presidente faz neste momento, reconhecendo a importância de vocês.

Aproveito essa oportunidade para fazer um apelo às autoridades da nossa cidade. É inadmissível que uma torcida tão importante, que faz trabalhos sociais tão sérios, possa ficar sem uma sede. (Palmas.) Faço um apelo ao Prefeito Gilberto Kassab, inclusive a todos os integrantes do Governo em São Paulo. O Santos Futebol Clube precisa que a Torcida Jovem tenha a sua sede aqui na Capital. O clube precisa, por meio dos projetos com esta diretoria, recuperar a nossa sede para que possamos desenvolver as nossas atividades, não só esportivas, mas de todos os projetos hoje vinculados ao Santos Futebol Clube e à Torcida Jovem aqui em São Paulo. Não mediremos esforços para regularizar essa documentação.

Que nesta audiência com o Prefeito Gilberto Kassab isso seja regularizado definitivamente, e que, em nenhum momento, a Jovem tenha problemas futuros, com a sua sede sendo entregue definitivamente, por direito e por justiça, em São Paulo.

Parabéns, Marcos, Diretoria, Velha Guarda. Contem sempre comigo, independentemente de eu estar na Presidência. Enquanto estiver na Presidência, estarei com vocês porque reconheço a importância da Jovem na história do Santos Futebol Clube.

Gostaria de entregar essa lembrança que, para nós, é muito significativa, e que une o orgulho de todos nós do Santos Futebol Clube, com os 40 anos da Jovem de São Paulo e do Brasil. Quero entregar ao Marcos, representando a nossa diretoria, o nosso conselho e todos aqueles que admiram a Torcida Jovem em São Paulo. Parabéns, Jovem! (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega da lembrança.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Ouviremos agora a execução do Hino do Santos, pelo cantor Kiko Zambiamke.

 

* * *

 

 - É executado o Hino do Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Tem a palavra o Sr. Cosme Damião, fundador da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

 

O SR. COSME DAMIÃO - Bom-dia a todos. Autoridades, nobre Deputado Bruno Covas, na pessoa de quem saúdo todos os Srs. Deputados presentes; meu querido Presidente, Marcelo Teixeira, um abraço extensivo a toda a sua família, ao seu pai, Milton, que nos viu pequenininho, nesses 40 anos. Você não era nascido, mas seu pai já estava conosco.

Pessoal, ao meu tricampeão, nosso irmão, quando nós chegamos ele já estava no Santos, eu era pequenininho e perturbava. E nosso funcionário, meu irmão Maneco. Antes de começar, eu pediria licença para realizarmos um minuto de silêncio em memória daqueles que já se foram, associados que faleceram e que muito nos ajudaram. E lá em cima, tenho certeza de que estão conosco.

 

* * *

 

 - É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. COSME DAMIÃO - Gostaria de agradecer a Deus por esses 40 anos. Ficamos emocionados. Quero agradecer também ao casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. As mulheres que cantam são as nossas guerreirinhas, maravilhosas, que hoje estão junto e isso é muito bonito.

Falar da Torcida Jovem, são 40 anos, vamos começar a contar até 68, quando um grupo do qual eu fazia parte, frequentava os estádios de futebol em São Paulo. E lá começamos a nos encontrar no jogo, num time que era o time de branco, time do nosso coração - o Santos. E o Santos, em São Paulo, não possuía torcida nenhuma. Não existia torcida. Não havia ninguém. E apareceu esse grupo 66, 67, 68. E em 69, resolvemos formar uma torcida uniformizada, como  dizíamos. Escolhemos o nome de Torcida Jovem, porque o mais velho não tinha 16 anos, e o Pelé falava: “aqueles jovens”. Então isso ajudou para a ser Torcida Jovem do Santos.

O tempo foi passando e essa reunião foi no dia 26 de setembro, de 1969, numa velha casa no Brás aonde eu morava, e hoje ela está aí.

Muito se passou. Se fôssemos contar algumas passagens, não poderíamos deixar de falar da nossa passagem pela política brasileira, pela política estadual, pela política da Cidade de Santos.

Começamos a amar a Cidade de Santos, com todo respeito, onde temos filhos nessa cidade. Somos radicados hoje na Cidade de Santos. O nosso Santos Futebol Clube e a Cidade de Santos sempre foram defendidos com muita galhardia pela Torcida Jovem.

Participamos da luta das “Diretas Já”. Fomos consideradas uma torcida mais politizada deste País, porque participamos da luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Bruno, seu avô e eu descemos em Santos com a faixa “Anistia Ampla, Geral e Irrestrita”. A bateria que lá estava era da Torcida Jovem do Santos.

Nas “Diretas Já”, quando o nosso querido Osmar Santos anunciava, em pleno Vale do Anhangabaú, a bateria que lá estava era a da Torcida Jovem do Santos.

Quero dizer que a primeira entidade a propor a paz no estádio de futebol foi a Torcida Jovem do Santos,  fundadora e criadora da Toesp. Filiada à União das Escolas de Samba, reivindicava sempre alguma coisa com temas críticos. A Torcida Jovem ia para a avenida representando Santos na Capital de São Paulo.

Não é fácil torcer por Santos aqui na Capital. Não é. Mas nós tornamos isso fácil porque a união sempre foi a força da nossa entidade. Nós sozinhos jamais conseguiríamos fazer alguma coisa. Uma andorinha só não faz o verão. Por isso, cada associado que entrava na torcida tinha importância. Não importa se ele tem 10, nove, oito ou 100 anos, não importa sua classe social.

Como a gente sempre falou: de marechal a marginal, tem uma torcida organizada. Todos respeitam o nosso estatuto, o nosso querido pavilhão. Isso é muito importante. Jamais pregamos coisas que pudessem denegrir o nosso querido Santos Futebol Clube. A torcida sempre foi feita com muito amor e muito carinho.

Uma outra coisa muito importante: a nossa quadra foi construída em 98, quando fomos para lá. Era o local de desmanche de carros e só tinha mato. Cortamos o mato e fizemos aquela região crescer. Todo tijolinho que está lá é com o dinheiro dos simpatizantes e de associados da Torcida Jovem. Foi feito com muito carinho, com muito amor.

Estou falando isso, gente, porque era um sonho que tínhamos e o Marcelo acompanhou. O Marcelo, um menino ainda, ajudava a por o bloco na rua, na Avenida Tiradentes.

Eu não quero me perder porque a emoção se faz no meu coração. Gente, é uma entidade que nos momentos difíceis busca forças, principalmente quando fomos proibidos e discriminados por uma coisa que não fizemos.

Fomos proibidos de vestir a camisa, de sacudir a nossa bandeira. A portaria da Federação não nos permitia. Vestíamos nossas camisas, balançamos as nossas bandeiras, os batuques dizendo que com isso iria acabaria a violência, mas passamos um momento difícil, um momento duro.

Saímos da Bela Vista, mas não tínhamos aonde ir. Corajosamente, pedimos um espaço. Por mérito, éramos um bloco que tinha mais título em São Paulo da atualidade. A Oesp nos ajudou a conseguir esse espaço. Gente, foi duro.

Marcelo, Bruno, o último dia 31 foi o dia mais triste da nossa vida ao ver entregar a chave de uma coisa que construímos com amor e com carinho. E lá ninguém fez nada até agora. Não vai fazer nada? (Palmas.)

E o mais triste dia também foi ver a festa preparada dos 40 anos  na nossa quadra. Tivemos que fazer uma simples festa numa chácara em São Bernardo, que foi brilhante, com mais de duas mil pessoas. Foi bacana porque pudemos nos abraçar e nos unir nessa luta.

Também, no domingo, quando fizemos a festa tradicional de Cosme e Damião, a quadragésima festa nossa na rua, o nosso coração partiu em ver as crianças dizendo: “Tio, a Jovem vai voltar? Tio, nós não vamos mais jogar bola? Vai ter a festa das crianças?” O nosso coração doía. Só quem conhece o trabalho social dessa entidade sabe - e nós começamos lá atrás esse trabalho.

Quero pedir aplauso à atual  diretoria brilhante, que não mediu esforços, que em pouco tempo montou sua sede.

Hoje temos duas casas alugadas injustamente, mas não deixamos a peteca cair. Fomos lá, me perguntaram qual foi a primeira caravana que a Torcida Jovem vez. Sabe qual foi, Marcelo? Acho que todo mundo sabe, foi nos mil gols do Pelé, no dia 19 de novembro de 1969. E, de lá para cá, fomos muito leais ao nosso slogan: “Com Santos, onde e como ele estiver”. Não deixamos a peteca cair nesses 40 anos. Vejo a molecada viajar de ônibus, de trem para levar a nossa faixa lá. Nós já fizemos muito isso. Hoje eles fazem com muito carinho. Estamos numa luta tremenda: ensaiar na rua, fazer os nossos carros alegóricos. Eu peço a todos que rezem para que esse espaço volte merecidamente a quem construiu, porque era um barro. Espero que o Prefeito Kassab e seu secretariado entendam que aquilo não é bom para a Torcida Jovem. É bom para a população da Chácara Califórnia.

Gente, o Santos é grande e a Torcida Jovem sempre respeitou todas as coirmãs. Nunca procuramos a divisão dentro do Santos. Nós estamos com o Santos e como diz o nosso hino: “nascer, viver e no Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter.” Eu nasci e vou viver na Torcida Jovem, um orgulho que nem todos podem ter.

Com muito carinho, com muito amor, agradeço a todos os nossos associados, a todos os presentes, aos nossos merecidos homenageados porque ajudaram a erguer esta bandeira nestes 40 anos.

Podemos esquecer alguém numa homenagem, mas quero que todos entendam que a Torcida Jovem do Santos Futebol Clube nasceu para ficar com ele onde ele estiver e como ele estiver. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Teremos agora a exibição de um vídeo sobre a historia da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Tem a palavra o Sr. Marcos Gordinho, presidente da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube.

 

O SR. MARCOS GORDINHO - Bom-dia a todos. Quero agradecer ao Deputado Bruno Covas pela homenagem prestada à Torcida Jovem.

Quero falar um pouco sobre o que anda acontecendo na Torcida Jovem, dentro da nossa quadra, nosso carnaval, os ensaios na rua. Quero dizer aos nossos associados que essa é a hora da união. Todos juntos, vamos vencer. Quero deixar bem claro que aquele sonho de levar nossa escola de samba, no centenário do Santos, para o Grupo Especial, está de pé ainda. (Palmas.) É um compromisso nosso. (Palmas.) Mesmo que não estejamos nessa quadra, vamos pôr nosso carnaval com dignidade, representando esses 40 anos da nossa Torcida Jovem.

Peço para a rapaziada que tem a torcida Jovem no coração ficar de pé. Vamos cantar “Parabéns” porque é um dia especial para todos nós.

 

* * *

 

- É entoada a canção. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. MARCOS GORDINHO - Para terminar, rapaziada, entrei na Torcida em 1992, sou até um pouco novo de torcida. Na humildade, em nome da diretoria, quero agradecer a todos aqueles que passaram pela nossa entidade, tanto nas diretorias e na presidência ou como sócio comum. Uma salva de palmas a todos.

Obrigado, rapaziada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Neste momento faremos a entrega de medalhas aos seguintes homenageados: presidente Marcelo Teixeira.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Clodoaldo Tavares Santana.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Norberto Dias, o Zulu.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Wilson Xavier.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Adilson Ligeirinho, representado pelo Emerson.

Emerson, é para entregar a ele; não é para ficar com você. (Risos.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Toninho Português.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Manoel Gomes Lima, o Maneco.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. David Martins.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Nizael da Silva Leite.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Reinaldo Azevedo, o Vicente.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Valderi Charles de Barros, Manequim.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Edivaldo dos Santos, Maloca.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Lúcio Oliveira Soares.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. José Carlos Veloso.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Marcos Gordinho.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Francisco Fidalgo, neste ato representado pelo Sr. Cosme Damião.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Eduardo Supla, neste momento representado pelo Sr. Emerson.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Faremos a entrega, neste momento, de uma placa comemorativa dos 40 anos ao Sr. Cosme Damião.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sr. Presidente Marcelo Teixeira, Sr. Presidente Marcos Gordinho, Cosme, Clodoaldo, Vereador José Soares, senhoras e senhores, em casa, desde criança, aprendi com meu avô a torcer pelo Santos. A democracia morria nesse ponto: Santos Futebol Clube.

E o nosso glorioso alvinegro da Vila Belmiro, o Santos Futebol Clube, já nasceu predestinado. Um time que já nasceu grande e se tornou gigante pelas suas vitórias e pela força de sua torcida.

Obtivemos a vitória no primeiro jogo contra o Santos Athletic Clube. E a primeira vitória em competições oficiais foi exatamente sobre o Corínthians, 6 a 3, em pleno Parque São Jorge.

Nosso primeiro título foi em 1935, quando fomos campeões paulistas e outras 16 vezes. Depois fomos bicampeões da Libertadores e bi-mundial (1962-1963), oito vezes campeões nacionais. Considerado o melhor time do Século 20 e o melhor das Américas de todos os tempos pela Fifa.

Tivemos em nossas fileiras jogadores como Carlos Alberto Torres, Lima, Gilmar, Zito, Chico Formiga, Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pepe, Clodoaldo, Rodolfo Rodrigues, Serginho Chulapa, Narciso – que demonstrou ser um guerreiro dentro e fora dos gramados - Fábio Costa, Robinho, Diego, Léo e o maior de todos, o rei Pelé.

É um time que paralisou guerras e ganhou torcedores e admiradores ao redor do mundo. Não poderia ter uma torcida qualquer.

Nossa torcida espelha a grandeza do time. Um exemplo de amor e dedicação ao clube. Uma torcida jovem que está com o Santos onde e como ele estiver. Como em um casamento: nos momentos de alegria e de tristeza e sem traições.

O caso de amor entre time e torcida é tamanho, que a história dos dois chega a se confundir, e hoje já não se pode pensar em Santos sem lembrar da torcida jovem.

Uma torcida que começou há 40 anos e continua hoje com o mesmo entusiasmo que existia naqueles jovens que fundaram o clube na longínqua noite de 14 de abril de 1912.

Durante os anos 60, quando ainda o Santos não possuía essa enorme massa de torcedores, um grupo de jovens começou a comparecer nos jogos do Santos na capital paulista. No começo eram 10, 12 torcedores liderados pelo Cosme, Alemão, Tobogã, Menezes entre outros. Com o passar dos jogos, já eram dezenas, os anos foram passando e um grupo virou centenas, resultando em milhares. Até hoje mais de 60 mil associados já vestiram a camisa do Santos e entoaram os gritos da torcida jovem.

Foi então que no dia 26 de setembro de 1969, quando o Santos retornava de mais uma excursão vitoriosa, invicto em uma série de sete partidas pela Europa, 13 garotos reunidos numa velha casa no tradicional bairro do Brás, em São Paulo, decidiram fundar oficialmente a Torcida Jovem.

Aquela casa que passou a ser a primeira sede oficial da primeira torcida uniformizada e organizada do Santos Futebol Clube, a Torcida Jovem, era a casa de Cosme Damião, esse torcedor símbolo e louco pelo Santos FC, e que hoje está aqui conosco.

A primeira grande alegria dessa torcida não tardou a acontecer. Foi no dia 19 de novembro daquele mesmo, no Rio de Janeiro, quando o rei marcou seu milésimo gol.

Depois disso, não demorou muito a crescer e hoje representa a maior torcida organizada do clube e uma das maiores do país, mostrando sua força não só aqui na capital, como em todo Brasil e até no exterior, através da subsede de Nova Iorque.

A Torcida Jovem sempre foi atuante na política nacional. Participou da luta pela autonomia política da Cidade de Santos, foi uma das fundadoras da associação das torcidas organizadas de São Paulo e da Associação das torcidas organizadas de Santos.

Esteve presente nos comícios das Diretas Já, e na campanha pela anistia e participou, mais tarde, dos protestos pelo impeachment do então Presidente Collor de Mello. Porém, mesmo participando desses momentos importantes da história nacional, nunca se esqueceu ou deu as costas para o que acontecia ao seu redor.

Instalado na sede desde 1978, a Jovem participou, junto com os moradores do Bixiga, de várias reuniões para reivindicações das melhorias do bairro, como por exemplo o cercado e a construção do playground da Praça Pérola Byington, campanha de Natal das crianças pobres do Bixiga e várias outras.

Por isso, ao longo dos anos, sempre participou ao lado do Santos Futebol Clube e da sociedade, das lutas pelo bem-estar de todos.

Chegando agora aos 40 anos de glórias, com muita união e a mesma força e idealismo de todos aqueles que há 40 anos fundaram a torcida jovem do Santos Futebol Clube e demonstraram todo seu amor e dedicação ao Santos e à Torcida Jovem, sempre mantendo a tradição pelos interesses do torcedor e lutando pela paz nos estádios.

Parabéns, torcida jovem, com o Santos onde e como ele estiver! Antes de dar por encerrada a sessão, convido mais uma vez o cantor Kiko Zambiamke, para cantar “Parabéns” para a Torcida Jovem.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, ao Deputado Ruy Codo e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para o corte do bolo no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 10 minutos.

 

* * *