O governador Tarcísio de Freitas sancionou uma lei que homenageia o ex-senador e deputado estadual por São Paulo, Major Olimpio. O ex-parlamentar faleceu em março de 2021, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Criada e aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a norma dá o nome do político paulista a um dispositivo rodoviário em Campinas. A nova legislação foi publicada na edição desta quarta (4) do Diário Oficial.
Major Olimpio foi deputado estadual na Alesp por dois mandatos, entre 2007 e 2015, quando aprovou diversas leis de sua autoria e foi líder do PDT. Em 2014, foi eleito como deputado federal e, já em 2018, foi o senador mais votado do país com mais de 9 milhões de votos.
Segundo o autor da Lei, deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), a homenagem se dá "em reconhecimento ao relevante histórico de trabalho e dedicação do senhor Sérgio Olímpio Gomes pelo estado de São Paulo e pelo Brasil no exercício de seus mandatos".
Dia do Despachante
Também nesta quarta-feira, o Executivo publicou outras duas leis criadas pela Assembleia Legislativa. Uma delas institui o Dia do Despachante Aduaneiro, em 25 de abril, enquanto a outra dá um novo nome a um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município de Casa Branca, no Interior do estado.
Confira a lista completa de leis sancionadas:
Lei n° 18.018/2024 - Denomina "CAPS III - Centro de Atenção Psicossocial - Enfermeira Mercedes Lisbôa Costa" o CAPS III - Centro de Atenção Psicossocial, localizado no Município de Casa Branca - SP, de autoria do deputado Barros Munhoz (PSDB);
Lei n° 18.019/2024 - Denomina "Senador Major Olimpio" o dispositivo de acesso e retorno com duplo viaduto SPD 133/065, em Campinas, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania);
Lei n° 18.020/2024 - Institui o "Dia do Despachante Aduaneiro", incluindo-o no Calendário Oficial do Estado, de autoria do deputado Bruno Zambelli (PL).