Secretário da Saúde comemora início dos testes clínicos da vacina contra dengue

O secretário estadual da Saúde, David Uip, disse que a terceira fase do desenvolvimento da vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan pode mudar a história do mundo. A declaração foi feita nesta terça-feira, 23/2, na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que ouviu a exposição do secretário sobre as metas e execução dos programas a cargo de sua pasta no último quadrimestre.
24/02/2016 13:55

Compartilhar:

Wilson Polara e David Uip<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-02-2016/fg185400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira,23/2,da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-02-2016/fg185401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> David.Uip. A terceira fase do desenvolvimento da vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan pode mudar a História do mundo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-02-2016/fg185402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Início dos testes clínicos contra a dengue é comemorado por David Uip<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-02-2016/fg185403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Anunciada na segunda feira, 22/2, a terceira e última fase de testes clínicos da vacina em voluntários começa a ser desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o National Institutes of Health (EUA). Segundo Uip, a vacina em teste pode proteger as pessoas, com uma única dose, contra os quatro tipos de vírus da dengue.

Os estudos começam com 1,2 mil voluntários recrutados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, mas devem atingir ao todo 17 mil em 13 cidades, situadas nas cinco regiões do país. . O prognóstico é que o Instituto Butantan comece a distribuir a nova vacina em 2018, com capacidade de produção de 1 bilhão de doses.

Os investimentos para o desenvolvimento dos estudos devem somar R$ 300 milhões. O Ministério da Saúde vai investir R$ 100 milhões, e a outra parte dos recursos previstos deve vir do Ministério da Ciência, Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



David Uip disse que nenhum governo no mundo está preparado para uma epidemia. "Estamos tentando garantir recursos para ajudar os municípios, mas as dificuldades são grandes. Precisamos de aportes federais, mas é necessário reconhecer que não há dinheiro novo no Ministério da Saúde. Estamos lutando tostão por tostão destinado à saúde. Como? Combatendo o desperdício e melhorando o uso dos recursos disponíveis".

Voltar
alesp