Microcefalia: Saúde poderá realizar levantamento na região de Campinas

Preocupado com o aumento de casos de microcefalia no nordeste do país, o deputado Edmir Chedid (DEM) reivindicou à Secretaria da Saúde que seja realizado um levantamento nas unidades públicas da Região Administrativa de Campinas a fim de identificar possíveis casos da doença.
04/12/2015 10:14

Compartilhar:

Solicitação à Secretaria de Estado da Saúde foi apresentada pelo 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-12-2015/fg181896.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


A preocupação está fundamentada no alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecendo que há uma relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia no Brasil. É preciso que haja uma avaliação em relação a supostos casos da doença, que também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mosquito responsável pela epidemia de dengue em Campinas.

De acordo com Edmir Chedid, a própria OMS solicita que todos os países estabeleçam a capacidade de diagnóstico da doença e que se preparem para o aumento no número de casos reforçando o atendimento pré-natal e neurológico. O comunicado reconheceu pela primeira vez a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia ao mencionar o estudo brasileiro do Instituto Evandro Chagas.

Em decorrência do grande número de casos de dengue, a preocupação é que os municípios da região possam ser acometidos por este vírus que traz grandes problemas à saúde pública. Por isso, esperamos que a Secretaria possa realizar urgentemente este levantamento para que todas as medidas possíveis sejam adotadas em parceria com as administrações municipais.

Voltar
alesp