Frente parlamentar avalia conclusões do Congresso Paulista de Extensão Rural

A Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, coordenada pelo deputado Davi Zaia (PPS), reuniu-se nesta quarta-feira, 15/10, no Plenário José Bonifácio, com representantes de diversos órgãos e entidades ligadas ao setor. Participaram da mesa os deputados Barros Munhoz (PSDB) e Welson Gasparini (PSDB).
16/10/2015 11:16

Compartilhar:

Davi Zaia na coordenação da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-10-2015/fg177032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quinta-feira,15/10 da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-10-2015/fg177033.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abelardo Gonçalves Pinto, presidente da APAER<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-10-2015/fg177034.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Luiz Fontes, representante do secretário de Agricultura Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-10-2015/fg177035.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Abelardo Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), apresentou ao grupo o relatório do I Congresso Paulista de Extensão Rural - O Papel das Redes na Política de Extensão Rural, promovido entre os dias 22 a 24 de setembro na cidade paulista de Agudos pela Apaer, com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp).

Na opinião do deputado Barros Munhoz, profundo conhecedor da agricultura paulista e brasileira, é necessário sair do discurso para entrar no pleito. "Primeiro, verificar qual é a estrutura adequada que a secretaria deve ter hoje. Defendo a municipalização da assistência técnica rural, deixar a cargo do próprio município, que melhor conhece a realidade da região". O agrônomo José Luiz Fontes representou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e declarou que o órgão tem a mesma estrutura organizacional desde 1967. A Secretaria de Agricultura precisa de uma reformulação, pois não é organizada para a agricultura de 2015, asseverou Fontes.

O deputadoDavi Zaia, coordenador da frente, disse que o ambiente é de cooperação entre todos os setores e definiu que o primeiro passo será a discussão de um projeto de lei que trata dos recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). "Estamos discutindo uma emenda com a Secretaria da Fazenda e acredito que, na semana que vem, possamos trabalhar a questão da garantia de que o Feap continue tendo os recursos garantidos. A discussão do orçamento, da ampliação de recursos para a agricultura familiar e extensão rural e, por outro lado, toda a estruturação da Secretaria de Agricultura serão objeto das ações da frente parlamentar. Vamos discutir, junto à Secretaria da Agricultura, as mudanças necessárias para que o órgão possa ter uma estrutura mais adequada para responder as demandas e necessidades da agricultura neste momento, completou Zaia.

Voltar
alesp