Presidente da TIM fala na CPI das empresas de telecomunicações

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações ouviu nesta quarta-feira, 23/9, o presidente da TIM no Brasil, Rodrigo Modesto de Abreu, convidado para falar sobre as reclamações de usuários dos serviços prestados pela empresa.
24/09/2015 15:28

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Ed Thomas, Rodrigo Modesto de Abreu,Orlando Morando, Roberto Morais, André do Prado e Salim Curiati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg176206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Modesto de Abreu e Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg176207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha oitiva do Presidente da TIM, Rodrigo Modesto de Abreu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg176208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


O presidente da CPI, deputado Orlando Morando (PSDB), exibiu vídeo com reportagem de uma emissora de TV que mostra que o tempo médio de atendimento nas chamadas feitas aos call centers pelos clientes é de 12 minutos e que a duração das pausas durante as ligações, 8 minutos em média. Morando perguntou ao presidente da TIM se a reportagem retrata a realidade. Rodrigo de Abreu disse que o tempo médio para um cliente da TIM ser atendido é de 60 segundos. O parlamentar também mencionou denúncia de que os atendentes dos call centers estão sendo orientados a fazer cair as ligações

Rodrigo Abreu disse que o volume de contatos feitos pelos usuários aumenta em razão da maior complexidade dos serviços prestados. Novos serviços, cada vez mais complexos, fazem com que aumente a quantidade de ligações, inclusive aquelas para tratar de problemas de cobrança. Grande parte dessas reclamações, segundo ele, refere-se às cobranças pro rata, isto é, aquelas ligadas a mudanças dos planos de serviços e os respectivos períodos de transição e vigência. O representante da TIM admitiu existir uma tensão com as métricas, porém não considera que os números das reclamações sejam altos.

Ao fim da reunião da CPI, o presidente Orlando Morando sugeriu que a operadora subscrevesse um termo de ajuste de conduta, (TAC) em relação aos principais itens que motivam as reclamações dos consumidores. A sugestão foi aceita pelo representante da TIM do Brasil.



Participaram também da reunião da CPI os deputados Roberto Morais (PPS), Ed Thomas (PSB), André do Prado (PR) e Delegado Olim (PP).

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