CPI das Santas Casas recebe David Uip, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

Secretário da Saúde fala sobre os programas Pró-Santa Casa e Santas Casas SUStentáveis. Iniciativas do governo do Estado visam suplementar as verbas do Sistema Único de Saúde
23/09/2015 10:35

Compartilhar:

David Uip e Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg176116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados participam da reunião da CPI das Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg176117.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> David Uip, Ed Thomas e Wilson Pollara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-09-2015/fg176118.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


O secretário estadual da Saúde, David Everson Uip, esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 22/9, para participar da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias sobre a situação econômico-financeira das Santas Casas no Estado de São Paulo, presidida pelo deputado Ed Thomas (PSB). O secretário foi convidado para esclarecer os objetivos dos programas Pró-Santa Casa e Santas Casas SUStentáveis, além dos valores envolvidos e quais instituições filantrópicas fazem parte do programa.

O Santas Casas SUStentáveis determina critérios para acompanhamento e manutenção dos repasses financeiros referentes ao auxílio financeiro das instituições filantrópicas. O programa organiza o financiamento suplementar sobre o que o SUS paga a esses instituições, montando uma rede de atendimento nos hospitais no interior do Estado baseada em hospitais estruturantes para atendimentos de alta complexidade, hospitais estratégicos para cirurgias eletivas, pacientes de curta permanência e apoio a doentes crônicos, aliviando assim os hospitais centrais.

Segundo Uip, a postura do governo de São Paulo para auxiliar as instituições filantrópicas muda a história das Santas Casas, responsáveis pelo atendimento de 56% da população atendida pelo SUS no Estado.

O secretário apontou a falta de repasses da União e a não atualização da tabela SUS. Para Uip, existem quatro macroproblemas: o subfinanciamento, o desperdício, os roubos e a judicialização. Estamos tentando remodelar o sistema. Mas o SUS tem de ser repaginado.

Participaram também da reunião da CPI os deputados Celso Giglio (PSDB), Welson Gasparini (PSDB), Orlando Bolçone (PSB), Itamar Borges (PMDB) e André do Prado (PR).

Voltar
alesp