Violência doméstica tem novo fórum de denúncia e repressão

Entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil - 43,7 mil só na última década -, sendo que 31% delas conviviam com o agressor no ambiente doméstico. Esses foram alguns dos números apresentados pelo procurador-geral de Justiça Márcio Elias Rosa ao comemorar a sanção, pelo governador Geraldo Alckmin, da lei complementar que cria a Promotoria de Justiça e Combate à Violência Doméstica.
22/07/2015 15:56

Compartilhar:

Márcio Elias Rosa, Geraldo Alckmin e Maria Lucia Amary na sanção do PLC que cria a Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-07-2015/fg173039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aloisio de Toledo César, Márcio Elias Rosa, Geraldo Alckmin, Maria Lúcia Amary e Saulo de Castro   <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-07-2015/fg173040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Correa Jr, Delegado Olim e Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-07-2015/fg173041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin e Maria Lúcia Amary, 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-07-2015/fg173042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Durante a cerimônia de sanção, ocorrida nesta terça-feira, 21/7, no Palácio dos Bandeirantes, Márcio Elias Rosa acentuou que, apesar de indicadores positivos no Estado de São Paulo, há muito a ser feito como a criação desse órgão diferenciado do Ministério Público que atuará na repressão e prevenção da criminalidade de gênero no âmbito doméstico. A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, lembrou que o projeto, apresentado e defendido pelo procurador-geral Márcio Elias Rosa, encontrou respaldo junto ao presidente Fernando Capez, que deu celeridade à sua aprovação no Parlamento. E também contou com a sensibilidade do governador em acolher essa proposta. O governador Geraldo Alckmin lembrou que há trinta anos, no governo Franco Montoro, surgia em São Paulo a primeira Delegacia de Defesa da Mulher. Ao citar os altos índices de violência praticada especialmente contra as mulheres, usou a expressão "chaga" para se referir à violência doméstica e observou que acabar com a impunidade é o melhor meio para diminuir "essas ofensas e ferimentos graves no corpo e na alma de quem convive com essa situação".

Participaram da cerimônia, além da deputada Maria Lúcia Amary, que representou o presidente Fernando Capez, os deputados Carlão Pignatari, Orlando Morando e Pedro Tobias (todos do PSDB), Delegado Olim (PP), André do Prado (PR) e Paulo Correa Jr. (PEN).

Voltar
alesp