Edmir Chedid propõe Campanha de Conscientização sobre o Zóster

A Assembleia Legislativa (Alesp) deverá analisar, a partir de agosto, o Projeto de Lei 1051/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que estabelece a Campanha de Conscientização sobre o Zóster.
13/07/2015 17:57

Compartilhar:

Parlamentar pediu apoio aos demais deputados para análise e votação do Projeto de Lei após o recesso de meio de ano.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-07-2015/fg172858.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


O zóster ou herpes-zóster, também conhecido como "cobreiro", se traduz numa inflamação aguda causada pelo mesmo vírus da catapora.

Edmir Chedid declarou que o intuito é promover ampla divulgação das características desta doença, suas causas e tratamentos dos sintomas, bem como a indicação das medidas preventivas a serem adotadas. O Projeto de Lei foi elaborado há cerca de um mês e está pronto para análise dos parlamentares, o que deverá ocorrer após o recesso de meio de ano.

A campanha deverá ser realizada por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet, jornais, rádio, revistas e televisão, bem como por intermédio de cartazes e distribuição de cartilhas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. Também deverão ser realizadas palestras e audiências sobre o tema e cursos aos profissionais de saúde.

No Brasil, a cada ano, registram-se cerca de 10 mil hospitalizações no SUS por catapora e zóster. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos de idade, sendo que a dor associada ao zóster pode perturbar sono, trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente a qualidade de vida e levando à depressão.

Voltar
alesp