Realizações e metas da Secretaria da Agricultura são expostas em comissão

O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, compareceu nesta terça-feira, 30/6, à Comissão de Atividades Econômicas, presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), para falar sobre o andamento de sua gestão, e de ações, programas e metas da pasta.
30/06/2015 21:33

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Atividades Econômicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-06-2015/fg172595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Arnaldo Jardim ainda respondeu sobre a ameaça potencial que representa a ocorrência da gripe aviária nos EUA, que até o momento atinge 50 milhões de aves naquele país, e dos cuidados que vêm sendo tomados para evitar que a doença atinja o território paulista.

Fernando Gomes Buchala, médico veterinário da coordenadoria de defesa agropecuária esmiuçou o assunto, começando com dados de meados da década de 2000, quando as primeiras ocorrências da influenza aviária na Ásia contaminaram mais de 700 pessoas com mais de 500 óbitos.

Buchala alertou sobre a capacidade que o vírus Influenza aviária tem de trocar material genético com outros vírus influenza (suína, humana...) e, a partir daí, surgir um novo patógeno com a capacidade de disseminação do vírus humano (a gripe sazonal que nos acomete principalmente no inverno) e a letalidade do Influenza aviária.

Buchala esclareceu a importância do setor no agronegócio brasileiro. Hoje, frango de corte e ovo são produtos acessíveis para grande parte da população, que consome mais de 40 kg de carne de ave por ano. Qualquer ocorrência da influenza colocaria em colapso essa cadeia produtiva.

Voltar
alesp