Programa de bônus da Sabesp atinge recorde de adesão em maio

A Sabesp declarou que maio de 2015 foi o mês com maior registro de percentual de adesão ao programa de bônus desde sua criação. A economia, segundo Edmir Chedid (DEM), foi de 6,2 mil litros/segundo. O parlamentar disse que, no mês passado, 83% dos clientes na Região Metropolitana de São Paulo reduziram o consumo de água.
26/06/2015 15:12

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid disse que economia média foi de 6,2 mil litros por segundo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-06-2015/fg172393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


Edmir Chedid explicou que o aumento foi consequência da queda no percentual dos usuários que elevaram o consumo que, em maio foi de 17% contra 18% em abril. Desses 17%, 10% tiveram de pagar tarifa de contingência por gastarem mais que a média de consumo. Os demais 7% elevaram o gasto, mas não foram enquadrados na sobretaxa por consumirem menos de 10 mil litros mensais.

Iniciativas como o bônus, além de obras de interligação entre mananciais e outras medidas adotadas pela Sabesp, reduziram em 58% a dependência do Cantareira, o sistema produtor mais afetado pela seca. Na comparação com fevereiro do ano passado, quando o bônus passou a valer, a produção de água do Cantareira em maio caiu 18,4 mil litros/segundo. Dos 83% que reduziram o gasto de água em maio, 73% efetivamente ganharam o bônus, enquanto os demais 10% diminuíram o consumo, mas não o suficiente para receber o desconto na fatura da Sabesp. Tem direito ao benefício o cliente que baixar o gasto na comparação com a média do período de fevereiro de 2013 a janeiro do ano passado, antes da crise.

Voltar
alesp