Estado poderá realizar estudo para diminuir casos de maculosa

O deputado Edmir Chedid (DEM) garantiu que irá encaminhar ao Poder Executivo, por meio das secretarias da Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Saúde, requerimento para elaboração de estudo técnico que possa resultar na diminuição de casos de febre maculosa registrados na Região Administrativa de Campinas (RMC).
19/06/2015 17:11

Compartilhar:

Capivaras hospedam o carrapato-estrela ou micuim, que é o transmissor da febre maculosa.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/R-06-2015/fg172005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


A apreensão demonstrada pelo parlamentar ocorreu depois da divulgação de pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovando que 63% dos casos de febre maculosa registrados no Estado de São Paulo estão agrupados na RMC, principalmente na extensão da área onde estão os municípios que integram a Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

De acordo com o levantamento da Unicamp, realizado no período entre 2003 e 2013, foram notificados 1,2 mil casos de febre maculosa no Brasil, sendo que 570 ocorrências no Estado de São Paulo. Deste total, 360 casos foram notificados principalmente em Campinas, Jaguariúna, Pedreira e Piracicaba.

A pesquisa, considerada inédita em nível nacional, comprova que a grande incidência da doença na RMC se deve às características ambientais e demográficas favoráveis à existência e reprodução das capivaras, animais que hospedam o carrapato-estrela ou micuim, transmissor da febre maculosa.

Voltar
alesp