Ano Internacional da Agricultura Familiar


20/05/2014 16:46

Compartilhar:

 


Cerimônia realizada nesta terça-feira, 20/5, na Assembleia Legislativa, marcou a instituição de 2014 como Ano Internacional da Agricultura Familiar, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O início do evento foi uma promoção conjunta de quatro frentes parlamentares instaladas no Parlamento Paulista: a da Agricultura Familiar e Reforma Agrária e a de Segurança Alimentar e Nutricional, ambas coordenadas pelo deputado Professor Tito (PT); a da Agroecologia, sob a coordenação da deputada Ana do Carmo (PT) e do deputado Aldo Demarchi (DEM); e a de Apoio à Extensão Rural, coordenada pelo deputado José Zico Prado (PT).



"Estamos aqui porque apostamos em um Brasil melhor. Esperemos que este evento seja um marco histórico no encaminhamento das questões agrárias em nosso Estado", afirmou o Professor Tito na abertura da cerimônia, que contou com a participação de lideranças políticas, comunitárias e sociais de diversas partes do Estado.



Aldo Demarchi lembrou seu apoio à agricultura familiar há várias décadas. "Como acredito na agricultura familiar, convoco todos vocês a refletir também sobre a agricultura orgânica, cuja rentabilidade chega a ser 305 maior e que conta com instrumentos de estímulo do governo federal", propôs.



O deputado José Zico Prado criticou a destinação de recursos do governo estadual para a agricultura, que, segundo ele, não chega a 0,60% do Orçamento. "Nós reivindicamos que o governo faça um investimento pesado na agricultura familiar, porque o agronegócio tem pernas fortes, pode caminhar sozinho", ele afirmou. Zico destacou ainda que, dos 645 municípios paulistas, 521 têm menos de 50 mil habitantes e são essencialmente agrícolas.

Voltar
alesp