CPI do Trabalho Escravo questiona política de combate à migração ilegal

Bolívia e Peru são os principais países de onde migram trabalhadores que vivem no Brasil em condição análoga ao de escravo
30/04/2014 18:51

Compartilhar:

 


A omissão dos governos desses países, aliada à debilidade da fiscalização brasileira nas fronteiras, favorecem o aumento de trabalhadores que se sujeitam a atividades degradantes e exaustivas, principalmente na área têxtil.

Essa foi a conclusão partilhada pelo padre Roque Pattussi, coordenador do Centro de Apoio ao Migrante (Cami), e por Juliana Felicidade Armede, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que participaram, nesta quarta-feira, 30/4, da reunião da CPI do Trabalho Escravo.

O próprio presidente da CPI, Carlos Bezerra Jr. (PSDB) questionou, por mais de uma vez, os dois cônsules presentes à reunião, Arturo Jarana, do Peru, e Jaime Pedro Valdivia Almanza, da Bolívia, sobre as providências tomadas pelos seus governos para coibir a migração ilegal de trabalhadores.

Participaram também da reunião os deputados Marco Aurélio de Souza (PT), Sahra Munhoz (PCdoB), Luiz Cláudio Marcolino (PT) e Hélio Nishimoto (PSDB)

Voltar
alesp