Assembleia discute crise da citricultura

A secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi, considera que é absolutamente necessário melhorar a organização da cadeia produtiva da laranja.
11/12/2013 19:11

Compartilhar:

 


Nesta quarta-feira, 11/12, a Comissão de Atividades Econômicas recebeu a secretária da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, em reunião presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), para discutir os problemas enfrentados pelos pequenos produtores de laranja. A reunião, contou também com a presença de Alfredo Luiz Brienza, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de Vitor Manuel dos Santos Alves Junior, representante da Secretaria da Fazenda.

Segundo Mônika Bergamaschi, no caso da citricultura é difícil saber qual é a pior crise, de demanda ou de oferta. Temos que solucionar esses enormes gargalos de altos e baixos.

A secretária espera que os pequenos produtores observem o crescimento da classe média brasileira focando no mercado interno. O consumo de laranja pelos brasileiros é insignificante diante dos padrões internacionais. A citricultura precisa de uma reestruturação para aproveitar as possibilidades que o mercado oferece

José Zico Prado sugeriu a criação de uma comissão permanente para acompanhar os problemas da citricultura. Mônika Bergamaschi informou que a Secretaria de Agricultura possui a Câmara Setorial de Citricultura, que está inoperante, e se dispôs e a reiniciar os trabalhos dessa Câmara, com a participação de membros de cooperativas de citricultores, representantes do governo, e parlamentares. A sugestão foi aceita pelos parlamentares e a reativação da Câmara deverá ocorrer no início de 2014.

O deputado Itamar Borges (PMDB), presidente da comissão, considera que a reunião foi muito proveitosa e estabeleceu um planejamento das ações que vão acontecer de agora em diante, focadas na recuperação e fortalecimento do setor da citricultura.

Voltar
alesp