Secretário fala à Comissão de Educação e Cultura

Meta é a inclusão cultural plena da população paulista
04/12/2013 20:12

Compartilhar:

 


A Comissão de Educação e Cultura, presidida por João Paulo Rillo (PT) recebeu, nesta quarta-feira, 4/12, o secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, para falar, nos termos constitucionais, sobre o andamento das ações de sua pasta.

No início de sua exposição, o secretário afirmou que sua gestão visa a inclusão cultural plena da população paulista. Para atingir esse objetivo, a secretaria busca fomentar as atividades culturais em todo o Estado, buscando valorizar o patrimônio cultural paulista, tanto material, como museus, como imaterial, que é a cultura popular, que vem cada vez tendo mais espaço. Esse objetivo conta com parecerias com a sociedade civil, municípios e a União, e também com as organizações sociais, que estão encarregadas da gestão de equipamentos da pasta.

Destaque dado pelo secretário foi o fomento à produção cultural, feito em duas vertentes, o Proac ICMS e o Proac Editais. O secretário citou o empenho pessoal do governador para dar mais verbas à cultura, portanto ele crê que irá aumentar a verba disponível para o Proac.

Marcelo Mattos Araújo ressaltou ainda ser necessário a ampliação das verbas orçamentárias para a cultura, que dependem da aprovação de emendas ao Orçamento do Estado, que em breve irá a votação na Assembleia.

João Paulo Rillo disse que esse aumento é de vontade dos parlamentares, e foi demanda em todas as audiências públicas que discutiram o Orçamento em 21 cidades do Estado, mas que dependem de sanção do governador

Voltar
alesp