Documentos revelam colaboração entre as forças de repressão do Brasil e da Argentina

André Saboia Martins, secretário executivo da Comissão da Verdade Nacional destaca a existência de coordenação repressiva internacional e a certeza de que a colaboração entre as ditaduras já acontecia, alguns anos antes da chamada Operação Condor.
14/10/2013 14:03

Compartilhar:

 


A Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva ouviu nesta sexta-feira, 11/10, em conjunto com a Comissão Nacional da Verdade, depoimentos acerca do desaparecimento na Argentina de dois militantes brasileiros na Argentina e de três militantes argentinos no Brasil. A comissão abordou ainda o elo entre os desaparecimentos por meio da parceria entre as ditaduras do Cone Sul.

O secretário executivo da Comissão Nacional da Verdade, André Saboia Martins também colaborou com o relatório, que mostra ainda a possível correlação dos três desaparecimentos com os casos de Joaquim Pires Cerveira e João Batista Rita, presos em Buenos Aires e trazidos para o Brasil.

O presidente da Comissão Estadual da Verdade "Rubens Paiva", deputado Adriano Diogo (PT), considera que esses casos não foram devidamente investigados, tanto que, a comissão chamou essa audiência em todo o território nacional e o assuntou repercutiu até mesmo na Argentina. Adriano Diogo destacou ainda que o trabalho da comissão está tomando um rumo mais investigativo, um passo muito importante que demonstra que a comissão está no caminho certo

Voltar
alesp