CPI fará visita a indústria de autopeças paralelas e a desmanche regularizado

Relatório final será entregue ao CADE
25/09/2013 19:14

Compartilhar:

 


Realizada reunião da CPI da Cartelização do mercado de autopeças nesta quarta-feira, 25/09,sob a presidência do deputado Fernando Capez com a finalidade de tomar ciência das sugestões enviadas à CPI e tratar de outros assuntos de interesse da CPI.

Segundo o presidente da CPI, a impressão que fica depois dos trabalhos de investigação é que as montadoras não precisam desse mercado, e que não produzem peças de reposição em número suficiente, pois o interesse é a venda de carros novos. "Esse comportamento das montadoras acaba indiretamente favorecendo o crime organizado, que atua através dos desmanches ilegais de veículos para a venda de peças", concluiu.

Capez afirmou ainda que o relatório da CPI será entregue ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que, segundo seus representantes, irá levar em consideração as conclusões da comissão para eventuais medidas.

O deputado Jooji Hato (PMDB) citou como exemplo da discrepância dos preços entre as peças. Hato citou ainda o Projeto de Lei 380/2013, enviado pelo governo estadual, que objetiva coibir crimes contra o patrimônio, notadamente o furto e o roubo de veículos automotores, prática diretamente relacionada ao mercado de autopeças e acessórios automotivos de origem não comprovada. Para Jooji o projeto precisa ser bem discutido para evitar brechas que possibilitem a apropriação de peças pelo mercado ilegal, bem como ações que causem dano ao meio ambiente.

Voltar
alesp