Comissão de Cultura realizará audiência pública em defesa do Teatro Oficina

O Teatro Oficina já faz parte da cultura brasileira. É um teatro que tem uma arquitetura diferenciada, uma obra de arte. O projeto atual do teatro é da arquiteta Lina Bo Bardi e completa 20 anos no dia 3 de outubro.
22/08/2013 17:38

Compartilhar:

 


Com a presença de José Celso Martinez Corrêa, presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzon, e de diversos atores do grupo, foi aprovado nesta quarta-feira, 21/8, na Comissão de Educação e Cultura, requerimento de João Paulo Rillo (PT) para a realização de audiência pública sobre preservação da área do entorno do Oficina. O teatro está sendo ameaçado pela construção de empreendimento imobiliário vizinho, autorizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Rillo, presidente da Comissão, sugeriu a realização de audiência com a presença do secretário de Cultura, Marcelo Araújo; da presidente do Condephaat, Anna Lanna, e do relator do processo, Egídio Carlos, além de representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Compresp), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e do fundador do Teatro Oficina, Zé Celso.

A iniciativa de Rillo foi recebida com esperança pelo diretor e os atores do Oficina. "É o primeiro gesto de solidariedade concreto que recebemos", disse Zé Celso. Ele lembrou que o teatro é tombado pelo Condephaat e pelo Iphan e, há 55 anos, atua na vanguarda da cultura brasileira.

Voltar
alesp