Recentes manifestações populares em debate na Comissão de Educação (I)

O deputado João Paulo Rillo (PT), presidente da Comissão de Educação que teve a iniciativa, juntamente com os deputados Adriano Diogo e Carlos Neder do PT de promover a audiência pública "O Brasil na Cabeça", considera que essa é a hora para debater sobre o significado das recentes manifestações.
03/07/2013 17:38

Compartilhar:

 


A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa promoveu, no dia 2/7, a audiência pública O Brasil na cabeça - Essa é a hora de pensar sobre o país que queremos, para debater as recentes manifestações de rua ocorridas durante o mês de junho de 2013. A iniciativa foi do presidente da comissão, deputado João Paulo Rillo, e dos deputados Adriano Diogo e Carlos Neder, todos do PT. Rillo justificou a audiência pela necessidade de se fazer, neste momento, uma reflexão coletiva para aprofundar o debate sobre os temas levantados entre os manifestantes, como a qualidade da educação, melhores salários para professores, mobilidade, direito à cidadania, entre outros. Alguns dos parlamentares presentes à audiência pública manifestaram seu apoio à sua realização, que ajuda a esclarecer, como disse Francisco Campos Tito (PT), o "quadro tão novo que estamos vivendo". "Com esse debate de alto nível, nós crescemos", disse Telma de Souza (PT).

Leci Brandão (PCdoB) preocupou-se, além da situação dos jovens negros, com o fato de, na prática o Estado não ser laico, pois "a agressão religiosa está sendo configurada na questão política". Para ela, certas camadas da população sentem-se incomodadas pelo fato de que desde 2003 é feita uma política em prol do povo, e também pelo fato de estar uma mulher na presidência. Edson Ferrarini (PTB) apontou o excesso de partidos políticos e as composições necessárias para manter maioria no Congresso Nacional como uma distorção política. O Brasil, por conta desse loteamento de cargos, é ingovernável, disse Ferrarini.

Participaram ainda da reunião os deputados Carlos Giannazi (PSOL), Adriano Diogo e Edinho Silva (ambos do PT). A audiência pública foi registrada pelo Movimento Fora do Eixo e será transmitida pelo site www.postv.org.

Voltar
alesp