Recentes manifestações populares em debate na Comissão de Educação (II)

Renato Rovai, editor da revista Forum, fala sobre a manifestação das ruas e do papel da internet.
03/07/2013 15:49

Compartilhar:

 


A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa promoveu, no dia 2/7, a audiência pública O Brasil na cabeça - Essa é a hora de pensar sobre o país que queremos, para debater as recentes manifestações de rua ocorridas durante o mês de junho de 2013. A iniciativa foi do presidente da comissão, deputado João Paulo Rillo, e dos deputados Adriano Diogo e Carlos Neder, todos do PT. Rillo justificou a audiência pela necessidade de se fazer, neste momento, uma reflexão coletiva para aprofundar o debate sobre os temas levantados entre os manifestantes, como a qualidade da educação, melhores salários para professores, mobilidade, direito à cidadania, entre outros. Renato Rovai, editor da revista Fórum primeiramente contextualizou as manifestações populares e o papel da internet. Também falou sobre as diversas pautas das ruas e disse que está feliz com as manifestações, que "abriram uma janela de esperança para o reflorescer dos projetos" no país. Rovai considera que o debate é importante, pois "os movimentos de junho em todo Brasil embaralharam todas as peças da classe política nas eleições de 2014", e o melhor caminho é dialogar na busca de um novo modelo e essa é a responsabilidade dos democratas.

Participantes consideraram que o jogo político brasileiro mudou. Alguns dos parlamentares presentes à audiência pública manifestaram seu apoio à sua realização, que ajuda a esclarecer, como disse Francisco Campos Tito (PT), o "quadro tão novo que estamos vivendo". "Com esse debate de alto nível, nós crescemos", disse Telma de Souza (PT).

Participaram ainda da reunião os deputados Carlos Giannazi (PSOL), Adriano Diogo e Edinho Silva (ambos do PT). A audiência pública foi registrada pelo Movimento Fora do Eixo e será transmitida pelo site www.postv.org.

Voltar
alesp