Recentes manifestações populares em debate na Comissão de Educação (III)

O jornalista Breno Altman, diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel, faz avaliação das manifestações ocorridas em junho de 2013.
03/07/2013 14:38

Compartilhar:

 


A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa promoveu, no dia 2/7, a audiência pública O Brasil na cabeça - Essa é a hora de pensar sobre o país que queremos, para debater as recentes manifestações de rua ocorridas durante o mês de junho de 2013. A iniciativa foi do presidente da comissão, deputado João Paulo Rillo, e dos deputados Adriano Diogo e Carlos Neder, todos do PT. Rillo justificou a audiência pela necessidade de se fazer, neste momento, uma reflexão coletiva para aprofundar o debate. Para o jornalista Breno Altman, diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel, o debate é importante pois aumenta a possibilidade de achar caminhos. Altman indentifica que o sistema político está falido, não há mais uma relação de representação progressiva entre o povo e o Estado, é isso que as manifestações de junho sinalizaram. Ele relativizou a força da internet nas manifestações, que lembrou terem crescido após a violenta repressão policial havida em São Paulo em 13/6, que levaram também a uma mudança de opinião por parte da mídia, que deixou de condenar as manifestações. Exemplo disso é o fato de, pela primeira vez em sua história, a TV Globo ter feito um editorial de cinco minutos pedindo desculpas à população pelo seu posicionamento.

Uma das propostas defendidas por Altman foi uma reforma tributária que "arranque dinheiro dos ricos" para financiar as mudanças da sociedade, "o desafio histórico é imediato, e a esquerda está atrasada nisso", disse Altman, para quem as análises dos fatos ainda precisam ser maturadas.

Participaram ainda da reunião os deputados Carlos Giannazi (PSOL), Adriano Diogo e Edinho Silva (ambos do PT). A audiência pública foi registrada pelo Movimento Fora do Eixo e será transmitida pelo site www.postv.org.

Voltar
alesp