Sessão solene sobre o Conselho Estadual de Educação abriga análises quanto ao futuro da área

Na sua homenagem ao CEE, órgão colegiado tal qual a Assembleia Legislativa, o presidente Samuel Moreira elogiou duas grandes qualidades do conselho: dinamismo e busca de consenso em todas as suas decisões. "O Conselho Estadual de Educação é um órgão plural, mas a diversidade de opiniões e o calor dos debates só trazem qualidade às suas deliberações".
21/05/2013 19:37

Compartilhar:

 


A solenidade dirigida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, nesta segunda-feira, 20/5, foi mais do que uma comemoração aos 50 anos do Conselho Estadual de Educação. O momento foi de reflexão sobre as conquistas e os desafios do ensino público no Estado.

A deputada Célia Leão (PSDB), o secretário da Educação, Herman Voorwald e o presidente Samuel Moreira falam sobre essa importante homenagem que comemorou o cinqüentenário do Conselho Estadual de Educação.

Fazendo uma autocrítica à Política Estadual de Educação, Guiomar Namo de Mello, presidente do CEE, frisou o sucesso que tem sido a universalização do ensino, que tem acompanhado o crescimento da população, mas que a educação pública ainda tem que fazer o seu dever de casa: melhorar a qualidade do ensino. Para a presidente do CEE, é preciso a adoção de uma política de recursos humanos corajosa, que nem sempre será popular. "Temos de investir na formação de professores. E isso é possível em quatro anos, mesmo que tenhamos de corrigir falhas de formação básica desses profissionais". O secretário da Educação, Herman Voorwald, explicou que estamos passando por um momento de rediscussão da educação: "A sociedade mudou, os jovens mudaram, os professores mudaram..." Para o secretário, a solução para melhorar a qualidade do ensino passará por um novo tipo de gestão na área pedagógica que crie maior vínculo do professor com uma única escola. Usando o termo "reengenharia", o secretário quer que o professor seja referência para os alunos, atuando também como orientador. Além disso, frisou a necessidade de atuação conjunta das pastas de Saúde e de Desenvolvimento Social. Voorwald acrescentou à lista de avanços citados pelos outros educadores a municipalização dos primeiros anos do ensino fundamental.

Voltar
alesp