Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, ouve filhos de presos e de desaparecidos políticos

O deputado Adriano Diogo (PT), fala sobre a nova fase das atividades da Comissão Estadual da Verdade, que vai ouvir, de 6 a 10 de maio, cerca de 38 depoimentos de filhos de ex-presos políticos, mortos e desaparecidos no período da ditadura militar.
06/05/2013 18:48

Compartilhar:

 


O Seminário Verdade e Infância Roubada realizado dia 6/5 pela Comissão Estadual da Verdade, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), iniciou a reunião com o filme "15 filhos", de autoria de Marta Nehring e Maria Oliveira, com depoimentos colhidos em 1996 de filhos de desaparecidos políticos, alguns dos quais irão participar do seminário. As dificuldades enfrentadas pela mãe após o desaparecimento do marido, foram enfatizadas por Rosana Momente, filha de Orlando Momente, militante do PCdoB e desaparecido em 1973. Rosana contou que só soube a verdade sobre seu pai aos 15 anos. Ele entrou na clandestinidade em 1963, um ano após seu nascimento. Sua mãe, com dificuldades financeiras, precisou trabalhar como empregada doméstica, sendo obrigada a colocar a filha num internato.

Cecília Capistrano, neta de Davi Capistrano, militante do PCB e desaparecido em 1974, focou seu depoimento na história de sua mãe, filha de Davi Capistrano, também militante do PCB e presa no DOI-Codi.

Filho de Paulo Fontelles e Hecilda Fontelles Veiga, Paulo Fontelles Filho, nascido na prisão, relatou o que sua mãe, grávida, sofreu ao ser presa. Foi levada à Polícia Federal onde, diante de sua recusa em dar informações a respeito do marido, ouviu, sob socos e pontapés, que "filho dessa raça não deve nascer". No dia de seu nascimento, Hecilda foi levada ao hospital onde o médico induziu o parto e fez o corte sem anestesia.

Voltar
alesp