Presidente da Fundação Casa fala à CDH

Em entrevista coletiva a presidente da Fundação Casa fala sobre temas abordados em sua exposição na Comissão de Direitos da Pessoa Humana da Assembleia Legislativa. Diminuição da maioridade penal foi um dos temas abordados
17/04/2013 12:03

Compartilhar:

 


A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa ouviu nesta terça-feira, 16/4, a presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Gianella, para falar sobre aquela instituição, da qual está à frente há quase oito anos. O convite foi feito por requerimento do deputado Antonio Mentor (PT). Vários parlamentares presentes à reunião fizeram questionamentos. O presidente da CDH, Adriano Diogo (PT), pediu opinião da presidente sobre a questão da redução da maioridade penal. Berenice Gianella falou que, na prática, o Brasil pune menores a partir de 12 anos de idade, ainda que em liberdade assistida. Ela afirmou ver "histéricos de plantão" sobre a questão, seja a favor ou contra. A presidente da Fundação Casa lembrou que, proporcionalmente, é baixo o percentual de crimes hediondos praticados por menores, e a diminuição da maioridade penal não daria o efeito que alguns imaginam.

Berenice fez referência à proposta que o governador Alckmin entregou à Câmara dos Deputados, afirmando que não trata da redução da maioridade penal. No texto, é proposto maior rigor com menores que cometem crimes hediondos, com ampliação do tempo de internação, que se daria em unidades com mais segurança física, e pelo prazo máximo de oito anos. São considerados hediondos os crimes de homicídio qualificado, latrocínio, extorsão mediante sequestro, estupro, entre outros.

Para mais informações sobre o assunto acesse a página inicial no portal da Alesp (www.al.sp.gov.br)

Voltar
alesp