Comissão estadual da Verdade ouve depoimentos sobre Aurora Furtado e Issami Okano

O deputado Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão da Verdade, faz um resumo da reunião e destacou o trabalho importantíssimo que está sendo feito pela Comissão da Verdade, tanto a nacional, como também todas as outras.
11/04/2013 12:23

Compartilhar:

 


Na 30ª audiência pública da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), foram abordados os casos de Aurora Maria Nascimento Furtado, a Lola, morta em 10 de novembro de 1972, e de Issami Nakamura Okano, desaparecido em 14 de maio de 1974.

Lola nasceu em 1946, em São Paulo, e atuava na Ação Libertadora Nacional (ALN). Estudante de psicologia na Universidade de São Paulo, militou no movimento estudantil nos anos 1967 e 1968. Integrou o PCB, pertenceu à DISP e, após o AI-5, passou a atuar politicamente na clandestinidade. Foi presa após uma batida policial da qual tentou fugir mas, após rápido tiroteio, levou um tiro na perna. Foi violentamente torturada, em 10 de novembro morreu em consequência das torturas e seu corpo crivado de balas foi jogado na rua. Uma versão oficial de sua morte quer fazer acreditar que Lola foi morta em tiroteio por ter sido confundida, após interpelação de um policial, com traficante de drogas. Contudo, fotos encontradas nos arquivos do ICE/RJ, mostram profundas marcas de tortura no corpo de Lola, inclusive o afundamento do crânio.



Issami Nakamura Okano nasceu em 1945, em Cravinhos (SP), e também atuava na ALN. Estudava química na USP e foi no movimento estudantil que começou sua atividade política. Preso em 1969 e condenado a dois anos de reclusão, cumpriu pena no Presídio Tiradentes e foi libertado em outubro de 1972. A segunda e última prisão de Issami foi decorrente do trabalho de infiltração do médico Henrique Ferreira de Carvalho, o Jota. No dia 14 de maio de 1974, Issami foi preso por agentes do DOI-CODI/SP em sua casa, no bairro de Pinheiros, e está desaparecido até hoje.

Maiores detalhes na página inicial do site ( WWW.al.sp.gov.br )

Voltar
alesp