Audiência pública aborda a humanização do parto e outros desafios da maternidade

O deputado Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, fala sobre os temas tratados na reunião e destaca o aumento absurdo do número de cesarianas, violência institucional no parto e a ausência de ações por parte do governo do Estado para reverter essa situação.
30/08/2012 11:45

Compartilhar:

 


As comissões de Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizaram nesta quarta-feira, 29/8, a audiência pública Saúde da Mulher " desafios à maternidade. Os temas abordados foram, em relação ao parto e nascimento, os modelos, locais de assistência, qualidade e formação, e também a inserção de obstetrizes. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde, Marcos Martins (PT). Os deputados Ulysses Tassinari (PV), Marco Aurélio de Souza. Gerson Bittencourt e Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, todos do PT, solidarizaram-se com as demandas apresentadas e posicionaram-se contra a mercantilização do parto e o grande número de cesarianas. Leci Brandão (PCdoB) lembrou que a discriminação é maior ainda entre mulheres pobres e negras nos hospitais públicos.

Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, exibiu vídeo de presa parturiente algemada à cama do hospital, e lamentou que violências como essa ainda ocorram. Propôs que fossem feita moções junto ao CRM-SP em apoio ao médico Jorge Kuhn e ao secretário de Saúde e governador pedindo o reconhecimento das obstetrizes.

Voltar
alesp