Comissões realizam audiência pública para discutir Saúde da Mulher e desafios à maternidade.

O deputado Ulysses Tassinari (PV), destacou a luta das obstetrizes para obter a regulamentação da profissão e a questão da humanização do parto.
30/08/2012 11:32

Compartilhar:

 


As comissões de Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizaram nesta quarta-feira, 29/8, a audiência pública Saúde da Mulher " desafios à maternidade. Os temas abordados foram, em relação ao parto e nascimento, os modelos, locais de assistência, qualidade e formação, e também a inserção de obstetrizes. As especialistas convidadas destacaram os maiores desafios da maternidade no Brasil, que são a medicalização abusiva, que incluem a disseminação das cesarianas, que respondem por 53,9% dos partos em São Paulo- enquanto a Organização Mundial de Saúde considera 15% a taxa ideal - e a taxa de morbi-mortalidade materna, que não cai há dez anos. Essas mortes, em sua grande maioria, ocorrem por causas evitáveis.

Outro desfio a ser vencido é a violência institucional no parto, que é relatada por 25% das mulheres, segundo pesquisa. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde, Marcos Martins (PT). Os deputados Ulysses Tassinari (PV), Marco Aurélio de Souza. Gerson Bittencourt e Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, todos do PT, solidarizaram-se com as demandas apresentadas e posicionaram-se contra a mercantilização do parto e o grande número de cesarianas. .

Voltar
alesp