Comissão de Atividades Econômicas discute problemas da avicultura paulista em audiência pública.

Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), faz um diagnóstico da crise que se abate sobre a avicultura paulista. Pozzer considera que a audiência pública foi bastante proveitosa, o que trás a certeza que os deputados irão desempenhar papel fundamental no encaminhamento dos problemas do setor junto ao Governo do Estado.
29/08/2012 11:27

Compartilhar:

 


A Comissão de Atividades Econômicas realizou nesta terça-feira, 28/8, uma audiência pública para tratar dos problemas que atingem o setor da avicultura paulista, solicitada pelo deputado José Zico Prado (PT). Estavam presentes o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp), Melquíades de Araújo, e representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Fernando Buchala, além de representantes do setor avícola.

Érico Pozzer apresentou um diagnóstico da avicultura paulista, que representa 7,63% da economia e a quarta posição no agronegócio no Estado, empregando atualmente mais de 50 mil pessoas. Os problemas do setor se agravaram com a quebra da safra de milho e soja nos Estados Unidos, o que levou o preço dessas mercadorias no mercado interno a aumentar 45% no milho e 100% no farelo de soja, pois os produtores preferem exportar o produto ou vendê-lo à vista.

A própria atividade está ameaçada, pois isso descapitalizou os produtores, que acabam interrompendo suas atividades. Só este ano, mais de 3 mil trabalhadores foram demitidos nos abatedouros. Pozzer falou ainda que a avicultura está cada vez mais se concentrando em mãos de grandes empresas, que conseguem financiamentos via BNDES.

Voltar
alesp