Eliminação da pobreza no Estado de São Paulo é a meta do programa São Paulo Solidário.

Rodrigo Garcia, secretário estadual de Desenvolvimento Social, considerou muito positiva a oportunidade de discutir com a Comissão de Direitos Humanos os programas sociais do Estado. Garcia destacou a importância do programa São Paulo Solidário para a erradicação da extrema pobreza no Estado de São Paulo até 2014.
22/08/2012 11:50

Compartilhar:

 


A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu nesta terça-feira, 21/8, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, para falar sobre os programas e ações desenvolvidas para combate à vulnerabilidade social implantados pela sua pasta.

Garcia deu destaque ao Programa São Paulo Solidário, que tem como lema "Nenhum paulista será deixado para trás". Pouco mais de um milhão de paulistas vivem em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, sendo que, ao contrário do resto do Brasil, a maioria delas (92,68%) vive em áreas urbanas metropolitanas.

Essa população será atingida em três etapas. Até o final de 2012, serão mapeadas as famílias dos cem municípios de menor Índice de Desenvolvimento (IDH) do Estado; até 2013, será a vez das 480 cidades do interior; e, em 2013, dos 65 municípios das regiões metropolitanas. Através de trabalho de campo, a Busca Ativa, as famílias carentes são localizadas e é feito o diagnóstico de suas condições sociais (Retrato Social).

A seguir, será firmado um pacto, a Agenda da Família Paulista, que fornecerá metas aos beneficiados para superar suas quatro privações principais, detectadas com base no questionário prévio, com o uso de programas sociais, que podem ser da área educacional ou de saúde. As famílias assinarão um termo de compromisso, e passarão a ser acompanhados pelo serviço social de sua cidade.

Voltar
alesp