Parlamentar defende implantação de modelo alternativo de pedágio eletrônico.

O deputado Edmir Chedid (DEM), defendeu a redução dos preços dos pedágios e considera que o valor cobrado aos usuários de estradas deveria ser baseado pelo que utilizam realmente da quilometragem das estradas.
19/08/2011 16:29

Compartilhar:


O deputado Edmir Chedid (DEM) defendeu iniciativa da ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes) em anunciar para janeiro de 2012 os testes do modelo piloto de pedágio eletrônico no Estado de São Paulo. O parlamentar informou que o modelo proposto entrará em teste em algumas praças de pedágio do interior, que serão definidas e anunciadas até novembro.

O modelo piloto é idêntico ao implantado nos Estados Unidos. Em São Paulo, ele deverá ter custo inferior ao modelo disponível no país, fato que poderá resultar em seu processo de massificação. Além disso, Edmir Chedid explicou que também haverá condições de se implantar uma tarifa de pedágio por trecho percorrido, refletindo a necessidade do usuário. O modelo foi apresentado pela ARTESP e faz parte das discussões de um grupo de estudos criado pela Secretaria de Logística e Transportes com a intenção de propor alternativas à cobrança de pedágios.

alesp