Representante da OAB fala a CPI do Ensino Superior

Edson Cosac Bortolai, presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB/SP, considera que há uma necessidade muito grande de melhorar algumas faculdades de direito e destacou que o Estado brasileiro tem que fechar faculdades de direito.
20/10/2011 20:19

Compartilhar:

 


A falta de um corpo docente adequado e o grande número de formados nas faculdades de direito acaba desaguando em um número também grande de reprovações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil, avaliou o presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB/SP, Edson Cosac Bortolai. Ele foi ouvido nesta quarta-feira, 19/10, pela CPI do Ensino Superior Privado, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB).

Segundo dados apresentados por Bortolai, de cada 10 formandos que prestam o exame da Ordem, apenas um é aprovado. E para ele, "o problema do ensino universitário começa no ensino básico, que não prepara os alunos". Segundo o advogado, a grande massa de estudantes mal preparados vai depois engrossar o contingente de alunos que, não conseguindo acesso às faculdades gratuitas nem àquelas mais tradicionais, é admitido em escolas em que faltam condições de ensino.

"O esgarçamento no ensino do direito começou no governo FHC, quando o governo permitiu um aumento avassalador no número de escolas de direito", disse. Ele reforça seu argumento com dados: nos Estados Unidos, com população de 300 milhões de pessoas, existiriam, 200 faculdades de direito; no Brasil, com 200 milhões de habitantes, elas chegam a 1.400.

Voltar
alesp