Novo Modelo de Saúde poderá por fim a "ambulancioterapia".

O deputado Edmir Chedid (DEM), fala sobre o novo modelo de saúde pública que poderá ser adotado pelo Executivo
21/02/2011 11:09

Compartilhar:

 


A ALESP iniciará um debate sobre o modelo de saúde pública que poderá ser adotado pelo Poder Executivo. Segundo o deputado Edmir Chedid (DEM), este modelo prevê que as 17 regiões de saúde possam oferecer serviços e equipamentos para atender os usuários do SUS. Além disso, a proposta é acabar com a "ambulacioterapia", nome que define o transporte dos pacientes entre municípios.

O parlamentar explicou que entre as metas previstas estão as melhorias da estrutura e do fortalecimento dos 17 DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), a criação da carreira de gestor da saúde e a elaboração de planos regionais para definir prioridades e aperfeiçoar a integração dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) com os hospitais regionais.

As UBSs representam a porta de entrada aos usuários no SUS. Por isso, o parlamentar espera que a regionalização represente uma "melhora considerável no atendimento". "Muito programa de saúde municipal está fundamentado na compra de ambulância para o simples transporte do paciente. Agora, o Estado quer oferecer mais qualidade nos serviços e colocar fim ao transporte de paciente", explicou.

Com o processo de regionalização, Edmir Chedid espera que os pacientes notem as melhorias do serviço público de saúde em todo o Estado. Toda a atividade prevista será desenvolvida em parceria com municípios e diretores regionais de Saúde. "Trata-se de um esforço conjunto, que deverá contar inclusive com o apoio da comunidade por meio dos Conselhos Municipais de Saúde", finalizou Edmir Chedid.

Voltar
alesp