Parlamentar defende ações do Governo do Estado para a realização de testes de DST/AIDS no interior

O deputado Edmir Chedid (DEM), estima que é necessário ampliar e intensificar a realização dos testes de DST/AIDS no interior do Estado e poder também contar com o apoio das prefeituras .
09/02/2011 14:08

Compartilhar:

 


Para contribuir com os programas implantados com a intenção de divulgar as atividades de prevenção de DST/AIDS, o deputado Edmir Chedid (DEM) solicitou o empenho do Governo do Estado junto aos municípios para a realização dos testes que detectam a doença. Em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde registrou um aumento recorde pela procura dos testes de prevenção no Centro de Referência em DST/AIDS, que funciona na capital paulista.

O parlamentar informou que o aumento recorde se deve à conscientização da população quanto à importância das informações em relação às doenças sexualmente transmissíveis e do tratamento oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. "Por isso, acredito que as ações da Secretaria de Estado da Sa­úde devam ser intensificadas em todo o interior . No entanto, é preciso lembrar que esta atividade também deve contar com o apoio das prefeituras, seja na disseminação das informações ou na distribuição de preservativos", argumentou. No último mês, o Centro de Referência em DST/AIDS realizou 750 testes até o último dia 27. Este número é maior se comparado ao mesmo período de 2010, quando se registrou a realização de 336 exames. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, quase triplicou a realização do teste por pessoas em situação de maior vulnerabilidade da doença. No último mês, 37 exames tiveram resultado positivo, enquanto em janeiro de 2010, 13 resultados foram positivos.

Das 750 sorologias realizadas, 673 foram exames rápidos, o que representa quase 90% do total de testes. Os exames de HIV estão disponíveis gratuitamente à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para saber os locais que realizam o teste, ligue para o Disque-DST/AIDS: 0800-162550.

Voltar
alesp